Sabia que há casos em que não se precisa tirar visto para a China? A China tem um sistema de exceção de visto, o chamado visto de trânsito para a China e também o visto de chegada que tem algumas condições bem peculiares. Essas são exceções, para viagens de turismo “normais” e para outros fins, precisa tirar visto para a China!
O visto de trânsito de 144 horas na Chin, te dá direito a ficar 6 dias como turista na China sem a necessidade de tirar um visto prévio. Esse tipo de visto está em vigor nas principais cidades chinesas, e todos os anos eles adicionam mais cidades na lista, além das cidades citadas, mais umas 4 estão para aderir ao visto de trânsito de 144 horas.
Antes do visto de trânsito de 144 horas, existia já na China o visto de trânsito de 72 horas. O visto de 72 horas na verdade se transformou em 144 horas na maioria das cidades, e hoje apenas uma minoria delas tem apenas o de 72 horas, a maioria ampliou ou pretende ampliar para as 144 horas.
Para fins de compreensão, vou usar o termo ” visto de trânsito para a China de 144 horas” mas as leis e tudo se aplicam também ao visto de trânsito de 72 horas. A única diferença entre esses dois são as cidades onde você pode pedir um ou outro. A maioria tem o de 144 horas, mas alguns ainda funcionam apenas o de 72 horas.
Visto de Trânsito para China
Minha experiência com visto de trânsito para China
Minha primeira experiência com o visto de trânsito chinês foi meio por acaso e inesperada. Eu iria para Tóquio e faria apenas uma escala em Pequim, mas como Pequim estava debaixo de uma tempestade de neve, e a Air China consegui piorar tudo com o péssimo serviço, fui obrigada a passar quase 20h em Pequim e a sair do aeroporto.
Eu estava um tanto tensa porquê não sabia como funcionava bem o visto de trânsito para a China, mas foi relativamente tranquilo apesar da fila gigantesca que eu enfrentei no aeroporto de Pequim. Depois de quase duas horas na fila eu passei pelo agente de imigração e foi tudo bem rápido.
Então posso ir para China sem visto?
Depende. O visto de trânsito, a pessoa tem que estar em trânsito, não pode ser uma viagem redondinha para a China. Não pode ser por exemplo Brasil – China – Brasil porquê assim você não estaria em trânsito mas sim viajando para a China. Para esse esquema funcionar, é necessário que você esteja indo para um terceiro país via China.
Precisa também ter o passaporte de um país que dá direito a esse visto de trânsito ( Brasil e Portugal estão na lista!)
No meu caso funcionou perfeitamente porquê meu itinerário era Londres – Pequim – Tóquio. A China não era meu destino, eu estava apenas em trânsito por lá.
Quanto tempo posso ficar na China com o visto de trânsito?
O visto é válido por 72 horas. A grande vantagem aqui é que as 72h só começam a contar quando der meia noite do dia seguinte. Exemplo : Se você chegou as 15h em Shangai, seu visto só vai começar a contar as 72h depois da meia noite, e assim você ganha umas horas a mais.
Qualquer pessoa pode usufruir desse visto de trânsito?
Não, além de ter que estar em trânsito, precisa também entrar com o passaporte de um dos países seguintes.
Europa
Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Montenegro, Macedônia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.
Américas
Argentina, Brasil, Canadá, Chile, México e Estados Unidos
Oceania
Austrália e Nova Zelândia
Ásia
Brunei, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Japão e Qatar
Cidades onde pode entrar com visto de trânsito para China por 144 horas
Aeroporto de Pequim capital, nos dois aeroportos de Shanghai ( Pudong e Hongquao) e nos aeroportos das seguintes cidades : Chengdu, Shenyang, Kunming, Hangzhou, Wuhan, Tianjin, Qingdao, Nanjing, e Xiamen.
Cidades onde pode pedir o visto de trânsito de 72 horas
Aeroporto de Pequim capital, nos dois aeroportos de Shanghai ( Pudong e Hongquao) e nos aeroportos das seguintes cidades : Guangzhou, Chengdu, Shenyang, Dalian, Harbin, Xian, Guilin, Kunming, Hangzhou, Wuhan, Tianjin, Qingdao, Nanjing, Changsha e Xiamen.
Notem que as cidades dos dois vistos são praticamente as mesmas, as exceções ficam por conta de Guangzhou, Guilin, Xian, Harbin e Changsha.
Como requerer o visto de trânsito para a China
Basta chegar por uma das entradas mencionadas acima, preencher a ficha de imigração e ir para a fila da imigração que diz “144h transit visa”. Dai só mostrar o passaporte e a ficha junto com um comprovante de passagem para um terceiro país e passar na imigração normalmente. O policial vai carimbar o seu passaporte normalmente.
Precisa claro, ter uma reserva de hotel na China (ou comprovante de alguém que vai te hospedar) e dinheiro o suficiente para passar esse período, assim como um turista qualquer.
Seleção de hotéis nas cidades para pedir visto de trânsito na China
Shanghai | Pequim | Nanjing | Hangzhou |
Tianjin | Chengdu | Wuhan | Qingdao |
Dalian | Shenyang | Kunming | Guangzhou |
Não! Você pode apenas passear e visitar livremente a região metropolitana de onde seu visto foi emitido.
Se você entrou pelo aeroporto de Pequim, não pode ir para Shangai por exemplo. Você pode apenas passear por Pequim e arredores, na grande Pequim, nada de sair viajando pela China.
Documentos como seu passaporte, comprovante de passagem para um terceiro país e visto para o terceiro país (se for o caso). É necessário também preencher o cartão de desembarque que geralmente é dado dentro do avião, se não receber dentro do avião, tem vários deles na mesinha antes de passar na imigração.
É necessário que você informe a companhia aérea que você vai fazer a parada na China, assim a companhia aérea já avisa e pré registra você com o pessoal da imigração. Há uma fila especial para o visto de trânsito, claro que isso depende do aeroporto que você vai, mas se atente para placas com os dizeres “transit visa” “72 hours visa free” ou “144 hours visa free”
Nada, o agente da imigração vai apenas carimbar seu passaporte, com a data e o tempo de permanência.
Não, o visto de trânsito só é emitido nos aeroportos das cidades que já foram citadas. Não há essa possibilidade para quem não chega por um desses aeroportos.
O visto de trânsito só vale uma vez? Passo pela China na ida e na volta, funciona?
Sim. No meu caso eu fiz Londres – Pequim – Tóquio com o visto de trânsito. Fiquei alguns dias em Tóquio e fiz o caminho inverno Tóquio – Pequim – Londres sem problemas, não limites, o importante é apenas que a China seja o país de trânsito e não o destino final.
O Visto de trânsito vale para Hong Kong e Macau?
O visto de trânsito para China em nada tem a ver com Hong Kong e Macau que tem sistemas de imigração próprios. Tanto Hong Kong como Macau não exigem visto para a maioria das nacionalidades. Hong Kong e Macau você pode entrar sem pedir o visto com antecedência.
O que você pode no entanto, é usar Hong Kong ou Macau para ser o terceiro país e assim ter o seu visto de trânsito. Se você fizer um voo que seja por exemplo Brasil – Pequim – Hong Kong você tem direito ao visto de trânsito para China porquê Hong Kong seria o terceiro país.
Visto de trânsito para China de 144 horas e um pouco mais
Uma grande vantagem do visto de transito para a China é que as 144 horas não contam a partir do momento que você passa pela imigração, mas a meia noite do dia seguinte, então você ganha algumas horas a mais de turismo.
Visto na chegada (para Shenzhen)
Essa é outra exceção para algumas regiões um pouco especiais na China. Em algumas cidades você pode receber um visto na chegada com validade de 144 horas.
Eles estão querendo abrir a exceção para toda a província de Guangzhou, que fica no sul da China, mas não achei nada oficial sobre isso. Hoje, sei que isso é possível em Shenzhen, que fica na fronteira com Hong Kong.
A China e a maioria dos países abre exceções não por bondade, mas por questões econômicas e esse acredito ser um dos principais motivos para essa exceção aqui. Muita gente vai para Shenzhen saindo de Hong Kong e aproveitam para passar o dia nos diversos spas que tem lá e comprando tudo que podem nos shoppings.
Shenzen fica praticamente colado com Hong Kong, menos de trinta quilômetros separa a cidade chinesa de Hong Kong, são tão próximas que o metrô de Hong Kong chega até a entrada de Shenzhen.
Eu mesma uma vez decidi ir para Shenzhen algumas horas antes, foi só pegar os documentos e o metrô aqui em Hong Kong. Ir de Hong Kong para Shenzhen é a maneira mais popular para ir de Hong Kong para a China continental.
Como tirar visto de chegada em Shenzhen
Não há um site com informações oficiais, mas li em alguns blogs que para o visto de chegada apenas a fronteira de Lo Wu funciona. Então você precisa pegar o metrô em Hong Kong (na estação de Hung Hom) que tem como destino final Lo Wu.
Quando você chega em Lo Wu (ponto final) é só seguir o fluxo de gente, e logo você vai ver a fila de imigração. Não passe nessa fila, você precisa pegar a escada rolante e subir para tirar o visto antes de passar com o agente de imigração em Shenzhen.
Você pega uma ficha, preenche um papel e vão chamar pelo seu número. Você vai entregar o passaporte, depois chamam para pagar e por último você recebe o visto colado no passaporte. Eu fui num domingo de manhã e todo o processo levou mais ou menos meia hora. Só depois que desci e passei na imigração propriamente dita.
Quanto custa o visto de chegada em Shenzhen?
Ai é que está o problema! Para a maioria dos países o visto de chegada custa 168RMB (yuans), mas por questões de reciprocidade, se você tiver passaporte brasileiro eles vão cobrar 468 RMB.
Eles não aceitam pagamento em outra moeda, mas ao lado tem uma casa de câmbio. Tinha lido também que só aceitavam dinheiro em espécie e parece que mudaram isso. Quando fui na semana passada eu vi adesivos com menção de cartões de crédito, vi Visa e Mastercard.
Qual a diferença entre o visto de trânsito e o visto na chegada para a China?
Basicamente é o lugar por onde você entra. Alguns lugares você só pode ter o visto de entrada, enquanto outros você pode ter o visto de trânsito. O visto na chegada de Shenzhen é algo simples, mas que não tem tanta informação sobre o assunto.
Atualizações e informações
As leis na China as vezes mudam sem aviso prévio, e acontece de nem mesmo os sites oficiais conseguirem ter uma informação linear. Como estou morando bem perto da China e pretendo visitar esse país incrível com frequência, tentarei manter esse post atualizado.
Lembrem no entanto, que essas informações não são oficiais. Quem for e tiver informações novas sobre visto de trânsito para China, deixe aqui um comentário para eu poder atualizar o post e continuar ajudando outras pessoas.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
O visto de 144 horas não funciona em Pequim????
Ericka
Apenas o de 72h funciona em Pequim
Paula, olha isso. O site Melhores Destinos fala que já é possível o visto de trânsito de 144 horas para Pequim.
http://www.melhoresdestinos.com.br/china-visto-turismo.html
Obrigada, Claudio! Que bom que mudaram, vou já corrigir
Olá Paula adorei o seu post! Pretendo estar em HK em agosto 2018. muito grato
boa noite
Estou com a seguinte dúvida sobre o visto de transito.
Posso comprar uma passagem
Ida: Brasil x Pequim
Volta: Tailandai x BRasil
E uma 3a passagem Pequim x Tailandia em menos de 72?
Vale o visto de transito?
Bernardo
Deixa eu ver se entendi bem : Sua passagem é Brasil, China, Tailândia e Brasil? Se sim, vale por quê a Tailândia seria o terceiro país. O que não pode ser é tipo Brasil-China ida e volta, tem que ser da China pra outro país, o que no seu caso seria a Tailândia.
Minha passagem de ida seria brasil ate a pequim e de volta seria tailandia ate o brasil.
Aproveitaria e compraria uma passagem de pequimm ate a tailandia adicional, ficando 72h em pequim. Posso fazer sem conexao da mesma cia, isto é comprando por minha conta? Outra duvida, preciso ter o assento confirmado?
Sobre o assento confirmado, acredito que sim. No aeroporto há uma fila de imigração especial para esses casos, você basicamente precisa preencher o papel e mostrar a reserva ou bilhete provando que você vai sair da China, ou seja vai para o terceiro país. No geral é o suficiente, mas claro que pode ser que o cara da imigração pergunte algo, mas eles são geralmente tranquilos na China se vc tiver todos os documentos certinhos.
Somente para confirmar:
Posso usar o visto considerando que farei
Brasil x Pequim (passagem 1)
Pequim x Tailandia (passagem 2)
Isto é, serão passagens diferentes e não Brasil x Pequim x Tailandia
Bernardo, deu certo para você ? Vou viajar na mesma situação.
Oi, vc conseguiu viajar assim?
Boa tarde
Posso usar o visto considerando que farei
Brasil x Pequim (passagem 1)
Pequem x Tailandia (passagem 2)
Isto é, serão passagens diferentes e não Brasil x Pequim x Tailandia
O que importa é que vc saia da China e vá para um terceiro país, na lei não fala nada sobre ter que ser a mesma passagem.
Olá!
Por favor, com o visto de trânsito em Pequim, dá para visitar a muralha da China, ou ela se encontra fora do limite em que se pode circular com esse tipo de entrada no país?
Obrigada!
Marina
Depende do trecho da muralha da China! A muralha em si tem vários trechos em várias províncias, mas tem trechos dentro da região de Pequim sim, basta escolher um desses. Esses dentro da região de Pequim pode, até pq o governo sabe que os turistas vão lá p visitar isso mesmo 🙂
Ola Paula,
meu voo sai de SP, para em Frankfurt e dai em Pequim, para assim seguir a Bangkok (uffa).
São somente 2 horas de conexão. Eu preciso pedir o visto de trânsito mesmo assim?
A volta é praticamente igual, mas por Xangai.
Att
Ana
Ana
Vc vai passar pela imigração normal, ACHO que não precisa pedir esse específico pq vc não vai sair do aeroporto nem passar 144h lá, mas recomendo que você se informe melhor com a companhia aérea, que deve saber melhor
Ana estou com a mesma duvida , vc ja fez a viagem ?
Olá!
Por favor, sabe se é possível visitar a muralha da China com o visto de trânsito em Pequim, ou a muralha está fora do limite municipal em que posso circular?…
Obrigada!
Marina
Marina
Como respondi ali em cima : Depende do trecho da muralha da China! A muralha em si tem vários trechos em várias províncias, mas tem trechos dentro da região de Pequim sim, basta escolher um desses. Esses dentro da região de Pequim pode, até pq o governo sabe que os turistas vão lá p visitar isso mesmo ?
Olá Paula, para ir a Shen Zen é permitido somente de metrô para conseguir o visto? Vou ficar em Hong Kong. Tem como fazer antes de ir? Um abraço
Kathia
Fazer antes de ir não seria um visto de entrada, mas um visto normal onde vc pode ir pra toda a China e ficar vários dias. Esse de Shenzhen é um visto de entrada, uma “ajuda” para quem não tem visto chinês, mas claro que se você preferir pode tirar um visto normal antes. Mas claro, se for apenas visto na chegada, tem que ser na chegada em Shenzhen, e de metrô pq é na estação que fica o ponto de controle da imigração onde pode ser tirado na hora.
Paula, meu destino é Bangkok e resolvi fazer o percurso Brasil – China – Tailândia por questões financeiras (é muito mais barato ir pra Xangai e de lá pegar um voo para Bangkok. Então, no meu caso, eu posso usar o visto de trânsito, correto?
Você disse que é preciso estar com um passaporte de algum país daquela lista que tu colocou no post. Foi isso que não entendi muito bem. Pra eu ter direito ao visto de trânsito eu só preciso estar com o meu passaporte, né?
Parabéns pelo post!
Leonardo
Da lista que coloquei acima (Brasil é um deles) precisa estar com o passaporte (válido e tals) e ter uma passagem saindo da China e indo para um terceiro país, no seu caso a Tailândia. E olha, no aeroporto de Xangai quando você passa na imigração, tem uma fila separada para esse visto de trânsito, é bem simples!
Boa viagem!
Olá paula, tudo bom?
Meu irmão mora em dubai e estou visitando ele, mas gostaria de saber se você sabe da possibilidade de ir visitar a China por uns dias e depois voltar para cá. Vi q vc informou que somente com a passagem do terceiro país seria possível. No caso eu iria dubai -china- dubai, e após alguns dias volto ao Brasil.
Obrigada
Carol
Não vale pra vc, vc teria que ter uma passagem saindo da China pro terceiro país, o que não é seu caso (já que vc volta p Dubai). O que vc pode fazer é tirar o visto normal pra China que eu explico aqui https://www.nomundodapaula.com/2018/04/como-tirar-o-visto-para-a-china.html
Oi Paula,
Vou pra Pequim agora no começo de novembro e queria tentar o visto de trânsito 144h, é possível? Minha rota é Tóquio, Pequim, Seul. Tenho lido em sites como melhores destinos que está liberado para brasileiros, porém os sites da embaixada chinesa não têm nada sobre esse visto de 144h, será que é verdade?? Tenho medo de chegar lá e não ser, você já fez uso desse visto de 144h?
Att.
Eliza
Como eu contei no post, eu tive o de 72h em Pequim, já que na época não existia ainda 144 e 72h era o máximo. E sim, isso existe de verdade ( fui pra Shanghai tem 2 meses e tinha placas falando da fila desse visto de trânsito) eu moro em Hong Kong e sempre vou pra China, e posso te garantir que ele existe sim, não sei se você lê em inglês, mas se ler, pode procurar outros relatos para se sentir mais segura
Oi Paula,
Ja tentei essa informação em Vários lugares e só achei alguma coisa se shenzhen no seu blog! Você fala sobre a chegada de shenzhen pelo metro, mas eu queria saber se no aeroporto de shenzhen é o mesmo processo??? Eu vou fazer Londres-shenzhen-singapura. Posso pegar o visto de transito no aeroporto de SHENZHEN? Obrigada!!!
Jéssica
Infelizmente não! O visto de trânsito de 144h não funciona no aeroporto de Shenzhen ainda (mas eles querem implementar no futuro!) e só o visto de chegada funciona em Shenzhen, mas tem que ser pelo metrô e ACHO que de ferry, é um visto que visa deixar as pessoas que estão em Hong Kong ir passear na China.
oi Paula, irei fazer Brasil , Tailandia, com conexão longa em xangai. Esse formulario da imigração q entregamos na hora de solicitar as 144h, a gente pega lá mesmo próximo a imigração, ou com a companhia?
Carolina
Em Xangai tem uma fila específica pra isso, você pega o formulário quando chega, tem uma mesinha perto da fila da imigração
Oi!!
Muito obrigado por este post, muito informativo!
Só fiquei com uma pequena dúvida. Eu e a minha namorada vamos para Tóquio, e vamos passar pela China na ida e na volta. Isso teria problema ou essa visto de 72h é só pra usar uma vez?
Outra coisa que vai rolar é que na volta a gente vai fazer escala dentro da China, vamos de Tóquio pra Xian e depois pra Nanjing antes de sair do país, seria ruim também neste caso?
Obrigado!
Luiz
No seu caso, vocês precisam de visto de turismo! Esse visto não permite que você saia da cidade onde recebeu! Se vc chegar por Pequim por exemplo, não pode sair da cidade de Pequim. No seu caso não vale por dois motivos : 1 você entra por Xian, cidade que não tem esse visto de trânsito, e 2 de lá vc vai pra Nanjing, e não é permitido sair da cidade de onde recebe o visto de trânsito. No seu caso, você tem que tirar um visto chinês no consulado mesmo.
Oi Paula, me da uma ajuda? Vou do EUA – Pequim – Hong Kong e depois Hong Kong – Xangai – Doha assim vale o visto de trânsito nas duas vezes?
Sim!
oi Paula, tudo bem?
Consegue me ajudar com uma dúvida? Li em alguns blogs que é possível tirar visto para a China de Hong Kong, em uma media de 5 dias.
Você saberia me confirmar se isso é possível? Conhece pessoas que fizeram isso?
Eu vou pra China, mas durante um ano sabatico, e nao posso aplicar para o visto aqui no Brasil, uma vez que eles nao permitem tanta antecedência.
Obrigada,
Bia
Bia
Pode sim, mas o problema é que não vai conseguir o de cinco anos em Hong Kong (por isso tirei no Brasil) em Hong Kong sai sim rápido em poucos dias, mas no geral apenas 1 ou duas entradas, nunca dão o de cinco anos em Hong Kong.
Oi, Paula. Obrigada pelas informações. Eufiquei com uma dúvida. Irei fazer uma viagem às Filipinas com conexão de 12 horas em Pequim. Até aí tudo bem… é só mostrar o boarding pass do próximo voo e requerer o visto de 72 horas. Na volta, decidi ficar por 6 dias em Pequim (menos de 144 horas)… mas não vou ter o boarding pass do voo seguinte para mostrar, obviamente, já que o voo Pequim – Brasil só vai sair em 6 dias. Todo mundo que vai passar alguns dias em Pequim tem esse “problema”, né? Aí eu mostro só a reserva do voo? Obrigada!
Vanessa
Sim, pode mostrar apenas a reserva, já que muita gente que faz essa parada não tem o bilhete mesmo
Olá, vou fazer uma conexão em Pequim de 9h. Então não preciso aplicar pro visto de trânsito antes né? Quando eu vou fazer check-in para embarcar eles não vão me solicitar nada?
Brenda
Sim, nesse caso não precisa, basta apresentar as passagens ou reserva
Bom dia Paula, primeiramente Obg por tanta clareza nas informações, mas como eu sou meio lerdo e desconfiado rs
Estou indo fazer um viagem pra Thailand ..
Na volta são 12h de escala em Beijin,
Tailândia -beijin capital- Paris
Meu passaporte e brasileiro, consigo sair por algumas horas?
Lucas
Consegue sim!
oi Paula, obrigada pelas informacoes.
se eu entrar por Xangai dentro das 144 horas, posso ir um dia até Hangzhou e voltar?
Oii Paula, to indo pra Tokyo no próximo ano e coivfazer escala na China. Esse visto de trânsito na China qual o valor?
Obrigada pelas informações!
Júlia
Grátis, o visto é mesmo um carimbo e não precisa pagar
Oi Paula! Irei para Tóquio em abril, e minha escala de ida é Madrid e depois Pequim, e então Tóquio. Em Pequim a escala é de 3h.
Na volta passo em Pequim, e depois Alemanha e então Brasil. Também com 3h de escala em Pequim. Como tenho que tirar os vistos da china? Serão duas passagens, tenho que tirar visto, ou tiro o visto de 72h em cada passagem?
Paloma
Não precisa tirar o visto antes, o visto é na verdade um carimbo que te permitiria sair (se vc tivesse tempo) mas no seu caso pode ir direto fazer a conexão. Você faz isso na ida e na volta!
Oi Paula tudo bem? Me ajudar por favor… farei um voo Rio x dubai x shangai
Ficarei 2 dias em shangai depois vou de trem para Pequim e fico 3 dias em Pequim e depois saiu e fico 2 dias em Hong Kong e de Hong Kong vou pra Taiwan.
Depois korea, Japão!
No retorno ao Brasil eu saiu de Tóquio e volto pra shangai somente pra pegar o voo para Dubai. Pois tenho um voo fechado Rio x Dubai x Dubai x shangai x shangai x Dubai x Dubai x Rio.
Desculpa a confusão rsrsr mas minha dúvida principal é: posso entra por shangai e ficar 2 dias lá e de lar ir de trem pra Pequim ficar 3 dias e sair da China continental? Com visto de trânsito.
Abraço
Olá Paula,
Estou indo para Nova Zelândia saindo de Zurich e conexão em Pequim. Ficarei no aeroporto de Pequim por 10 horas. Preciso de visto para essa conexão em Pequim?
Alex
Pode usar o visto de trânsito, não precisa pedir um visto prévio
Olá Paula, tudo bem?
Parabéns pelo site!
Após ler toda a matéria e os comentários, ainda fiquei com uma dúvida: farei o trecho Brasil-Pequim-Tailândia (onde vou usar o visto de trânsito para conhecer a muralha nas proximidades de Pequim), e minha volta será Tailândia-Pequim-Brasil, sem saída do aeroporto na volta.
Neste caso, posso realmente usar somente visto de trânsito? Ou por ter uma segunda passada pela cidade (apenas conexão), preciso do visto de turismo?
Abraços
Guilherme
No caso o visto de trânsito funciona também na volta, vou até editar meu texto e incluir isso! Eu fiz Londres-Pequim-Tóquio ida e volta com esse visto de trânsito sem problemas.
Boa viagem!
Muito obrigado!
Olá Paula, tudo bem?
Vou para Taiwan com conexão de 2 horas somente em Pequim. Estou com medo de não ter tempo suficiente. Preciso tirar o visto nesse caso também? Pois nem sairia da área de embarque (eu acredito)..
Claudia
Se vc vai pelo menos fazer trânsito na China, vc precisa de visto de trânsito, vai passar pela imigração como uma pessoa qualquer em trânsito. Achei o tempo um pouco curto, recomendo que avise aos funcionários da cia aérea.
Entao… posso ir pro aeroporto de GRU despreocupado sobre a necessidade de ter um visto chines? irei para Bangkok e farei uma conexao em Pequim de 10 horas e queria sair do aeroporto para ir ate o centro , tirar umas fotos e voltar. Como funciona? vou pela Airchina, no aviao mesmo eles te dao um formulario , e dai na chegada em Pequim vc se dirige a esse guiche de visto de transito com ele em maos?
No meu caso eu recebi no avião, preenchi e tem uma fila exclusiva chamada transit visa (mas possa ser que no seu terminal seja diferente) então melhor perguntar a cia aérea qdo embarcar
Ola Paula,
Se me puder ajudar agradeço… Estaremos em viagem e vamos passar por Pequim onde estaremos 20horas, ja percebi que chegando ao aeroporto posso pedir o visto de transito, sabe por quanto fica? E também haverá hipotese de guardar a bagagem no aeroporto? muito obrigada…. cumprimentos
Ana
Não custa nada, é apenas um carimbo no passaporte. Não sei se há lugar para guardar a bagagem no aeroporto, mas isso pode verificar no site do aeroporto.
boa viagem!
Oi Paula, parabéns pelo blog, muito bom. Preciso de uma dica. Final de março eu e meu marido vamos para Hong Kong, e também queremos ir para tokyo. Vc sabe alguma cia aerea que posso comprar passagem para um destes países e fazer uma parada de uma semana no outro? E preciso vistos???
Mara
Pode comprar pelos sites e ao invés de fazer busca por ida e volta, pode colocar como múltiplos destinos. Não precisa de visto para Hong Kong, mas precisa tirar visto para o Japão antes!
Olá, parabéns pelo post.
Tenho um dúvida no visto de trânsito pois usarei ele 2 vezes na mesma viagem, é possível?
Venho do Canadá entro em Pequim, fico menos de 144h – Vou para Hong Kong – Entro em Shanghai menos de 144h e saio para Canadá.
Acha que funcionaria? A passagem de ida e volta para o Canadá é a mesma, para Hong Kong comprada separa.
Oi Paula, obrigada pelas informações, estava em Taipei e vim conhecer Shangai, ganhei o visto de 144h e agora para voltar para o Brasil desejo voltar para Taipei que fará escala em Shangai novamente. Posso sair e voltar para cá sem problemas?! Ninguém no aeroporto de Pudong conseguiu me ajudar com essa questão da imigração.
Mariana
Se for a volta, tipo país 1, trânsito na China, e país 3, sem problemas
Eu vou para Hong Kong em maio.. mas estou pensando em visitar outras cidades.. eu vou precisar de um visto de entrada ?
Oi Paula, excelente resumo seu feito aqui. Parabéns pelas precisas informações! Tenho uma dúvida: vou chegar em Xangai pelo aeroporto e de lá vou pra Hong Kong. Eu tenho de ir embora de lá por avião ou posso ir de trem de Xangai pra Hong Kong?
Fabio
Como expliquei acima, o visto de trânsito vale apenas pra cidade aonde chega, vc não pode sair da região metropolitana, o que aconteceria se vc pegasse o trem…
Olá Paula!
Minha dúvida é se o visto de trânsito também serve para voos que não são escalas. Exemplo: São paulo/Xangai e de Xangai eu ter outra passagem a parte para a Coreia, no entanto não ser de um mesmo itinerário de voo.
Obrigada!
Jéssica
O importante é que vc tem um voo saindo de Shanghai, não precisa ser da mesma reserva, o importante é que sejam três países diferentes
Oii Paula, tudo bem?
Muito obrigada pelo seu post, muito informativo.
Não sei se podes me ajudar, mas tenho algumas dúvidas…
Estou indo para Xangai para um congresso, meu visto pode ser de turista (L?) ou terá que ser de negócios?
Outra dúvida, queria fazer a solicitação sozinha e com urgência pq já vou dia 5… você sabe se é possivel ainda que um terceiro entregue meus documentos? Estou com receio de não dar certo e estou cogitando contratar uma empresa
Abraço
Dédi
Dédi
Acredito que negócios mas não tenho certeza. Sim, um terceiro pode ir, mas como seu caso é meio urgente eu ligaria para o consulado o mais rápido possível
Olá Paula, deixa eu ver se entendi bem.
O meu roteiro de Viagem é – Brasil, Pequin( menos de 72h), Macau, Hong Kong e volta para o Brasil. total de 12 dias. quer dizer então que eu não preciso de visto?!!
outra coisa, se eu quiser conhecer uma parte da muralha em Pequin eu consigo com esse visto de 72h? é na região metropolitana?
bjos
Arina
Nesse caso o visto de trânsito funciona sim. Para a muralha, se eu não me engano, Mutianyu fica dentro da região metropolitana e por isso funciona, mas verifique antes de ir!
Olá Paula! Muito obrigada pelas informações!
Meu caso é o mesmo da Jessica. Comprei GRU-Shangai, mas no dia seguinte embarco para o Vienam, numa passagem que comprei separada. Até aí tudo bem, liguei no consulado e eles me informaram que consigo o visto de trânsito sem problemas. Mas a volta que está me preocupando um pouco rs.
Volto das Filipinas para Xangai dois dias antes do meu voo pro Brasil, também em passagem comprada separada. Você acha que terei problemas para conseguir o visto de trânsito? Existe limite? Ó consulado me informou que pessoas já conseguiram mas não tem como eles garantirem ?
Que eu saiba não tem problemas, até pq vc tem provas que vai sair da China, mas eu não tenho como te dar 100% de certeza.
Ola Paula. Muitas regras diferentes!!!
Espero que se encontre.
Eu portugues, vou viajar de portugal para as philippinas.
O voo faz escala de 7 horas em Shenzhem Bao.
Nao tenho bagagem. Apenas levo a minha mochila.
Ninguem me diz ao certo se vou precisar de visto ou nao.
So vou estar em transito. Nao tenho bagagem para recolher nem faço alfandega. Tambem nao vou sair do aeroporto. Apenas aguardar o proximo voo…
Tem experiencia com este aeroporto Shenzhen Bao??
Obrigado. Fique bem
Olá, Paula!
Uma dúvida: irei para Pequim desde Tóquio. Ficarei em Pequim 5 dias (contando dia de chegada e saída) e irei para o Qatar porém, com conexão em Tóquio. Minha dúvida é se vão conceder visto de trânsito 144hs por ir e voltar pra Tóquio (mesmo a volta sendo conexão para um terceiro país). Obrigado se puder ajudar.
Wesley
Não vejo razão para não receber o visto (e se vc vai para um terceiro ou quarto, quinto país..) não importa, o importante é ter o terceiro país e não esqueça de ter o visto pro Japão pq certamente eles vão pedir
Olá Paula, parabéns e obrigado pelo post!
Fiquei com algumas dúvidas, espero que possa me ajudar. Vou para Tóquio e farei conexão de algumas horas em Pequim, mas não pretendo sair do aeroporto. Nesse caso, vou precisar de algum visto para esperar o próximo voo ou posso ir despreocupado?
E como anda a questão da exigência de vacinas? Você sabe se a China costuma exigir carteira de vacinação (em especial, da febre amarela) para voos de conexão? E o Japão para turistas?
Muito obrigado desde já.
Jorge
No seu caso vc pode seguir as placas de conexão internacional (se informe melhor com a companhia aérea) como vc não vai para a China, não precisa se preocupar com esse lance de vacinas pra lá! O Japão quando eu fui pela última vez tb ainda não cobrava vacina, mas eu recomendo que vc veja isso com o consulado que deve ter mais informações atualizadas!
boa viagem!
Paula, Parabéns pelo excelente post. Gostaria que esclarecessem a seguinte situação:
Passagem PARIS – PEQUIM chegando pelo aeroporto ( PEK ) ficaremos menos que 144 horas e embarcaremos no PORTO de TIANJIN para cruzeiro com final em CINGAPURA, onde embarcaremos para EUROPA novamente. Essa situação se aplica ao visto de 6 dias ? Minha dúvida se deve ao fato de entrar pelo Aeroporto de Pequim e embarcar pelo Porto de Tianjin , outra cidade. Agradeço sua orientação.
Sidney
Não tenho certeza pelo fato de Tianjin estar em outra província, em Hebei. Não sei te informar, recomendo que entre em contato com o pessoal do cruzeiro que pode te dar uma informação melhor.
Obrigado pelo atenção. Sucesso.
Ola Paula, parabens pelo site.
Espero que voce possa responder, obrigado.Sairei de Londres(aonde moro) espero poder usar o visto de 144 duas vezes: Londres, Pequim, Hong Kong volta por Xangai e depois para casa Londres tudo isso em 10 dias, qual sua opniao? Muito obrigado
Oi Paula,
Não consegui entrar não China pq eu estou na Coreia para China, e a Korean Air me barrou pq meu voo de saida da China para o Japão, tem uma conexão na Coreia de 3 horas. Eles entenderam que não estou em trânsito, mas sim voltando.
Enfim perdi meus tickets.
Agora estou na Coreia e tentando ver o que faço. A ideia será que ir para China e de lá pegar um voo direto para o Japão. Isso é possível certo? Seria considerado trânsito?
Outra dúvida, qual dica vc me daria para fazer o checkin aqui na Coreia. Levar mais algum documento ? Impresso ou print no celular? Por favor me ajude
Daniel
Seu voo era Coreia – China- Japao- Coreia? Você estava indo para algum lugar passar algum tempo? Isso não ficou claro na sua mensagem sobre de onde você saiu e de onde você iria ficar por um tempo. Sobre estar voltando : Eu voei Londres-Pequim-Tóquio e na volta fiz no sentido contrário. Eu viajei com tudo impresso, mas eles aceitam tudo com o print do celular tb sem maiores problemas. A minha dica se você estiver no aeroporto ainda, é conversar com a Korean Air para ver o que eles recomendam que seja feito no seu caso.
Boa sorte!
Boa tarde Paula!
Tudo bem?
Estou indo para a China e vou fazer uma escala em Dubai.
Saberia me informar se preciso ter o Visto para Dubai além do da China?
Desde já agradeço pela sua atenção.
Alex
Acredito que não, mas melhor ver isso no site do consulado deles, que é uma informação mais oficial
Visto de chegada em Shenzen tem validade para ir na Feira de Cantão (Guangzhou)? (Brasil-Hong-Kong-Guangzhou-Hong-Kong-Brasil).
Vc precisa ter um visto business pra Canton fair
Paula, boa noite.
Obrigada por todas as informações postadas aqui, com certeza ajudam muito o que querem se aventurar na China.
E tenho uma dúvida: vou pegar um navio em Shangai, em fevereiro, mas meu vôo é de SP para Pequim ( onde vou passar 4 dias) e depois pego o trem para Shangai ( onde fico 1 dia) e embarco no navio.
Como vc disse acima, para Pequim o visto de trânsito é só de 72h, né? Então, qual visto que eu vou ter que solicitar para fazer esse roteiro? Muito obrigada
Tayla
Teria que ser o visto de turismo comum
tá ok…vou ver isso então. Muito obrigada, Paula!
olaaaaa…
eu irei fazer uma escala de 9hrs e meia em shanghai.
estarei viajando pela air china de nagoya (japao)- shanghai (escala)- milao.
pra poder pegar esse visto q me permite ir ao centro de shanghai,eu teria que avisar a cia aerea?? voce sabe me dizer como fazer isso?
e se eu nao avisar? eu posso simplesmente entrar na fila de pedido??
obrigada desde ja
Gabriela
Vc avisa na hora do check-in. Se não avisar, não sei o que pode acontecer, mas acho sim que vc pode passar na fila, basta estar com todos os comprovantes (passagem ou reserva de passagem) certinhos pra mostrar
Paula,
No meu caso:
Viajarei pela Air China
Ida: São Paulo- Shangai- Bangkok
Volta: Bangkok- Pequim- São Paulo.
Mesmo, na volta, eu passando por outra cidade na China, meu visto vale?
Eu consigo usar o visto de Trânsito para as 2 cidades?
Larissa,
Teoricamente vale sim, em caso de dúvidas, recomendo entrar em contato com a companhia aérea
Oi Paula,parabens pelo canal e pelo blog,instagram tbem.
Vou viajar inicio de outubro do ano que vem ,vou fazer Munique -Xangai-Hong Kong e depois descer para os outros paises do Sudeste Asiatico.Pretedo ficar uns 2 a 3 dias em Xangai.
Queria saber se e possivel pegar um trem em Xangai e descer em Hong Kong?Vou fazer o visto de transito 72 horas ou de 144 horas ,se tem trem direto ate Hong Kong ai fica tudo certo mas e se nao tem trem ate Hong Kong e vou ter que ir ate Shenzhen e depois ir ate Hong Kong certo? Nesse caso vou precisar fazer outro visto de transito para passar por Shenzhen e depois seguir para Hong Kong?Posso fazer 2 vistos de transito?Um grande abraco e ate mais…
Luiz
Como eu disse, NAO pode sair da região de onde vc recebe o visto. Se vc recebeu em Xangai, não pode sair da região metropolitana
Paula me tira uma duvida, o meu caso nao seria escala, eu faria Manila (filipinas) x Shangai x Shangai x Bangkoc (Tailandia), mas por empresas aereas diferentes nesses dois trajetos, minha ideia é ficar 2 dias em Shangai somente para ir na disney rsrsr, será q assim pode? ou somente quando é uma escada da cia aérea?
Entao….Vou sair de Sao Paulo ficar uns 3 dias em Munique para a Octoberfest 2020 ,depois quero ficar 3 dias em Xangai e em seguida ir para Bangkok para iniciar o Sudeste Asiatico ,vou voltar para Brasil saindo de Cingapura.Eu vou precisar de visto para ficar uns 3 dias em Xangai? Posso ir tranquilo pois serao so 3 dias na China? Acho que agora fui claro e desculpas por nao conseguir me expressar melhor na primeira pergunta ,eu fiquei nervoso.Um grande abraco e obrigado.
Bom dia! Vou fazer assim, Brasil – Xangai – Filipinas – China – Brasil
Ficando 4 dias em Xangai, 5 dias em Cebu nas filipinas e depois na volta mais 3 dias em xangai, é sem problema?
passagem de xangai pra filipinas ta comprada a parte, não tem problema?
abraço!
Olá, Paula!
Em primeiro lugar, muito obrigada pelas dicas.
Gostaria de saber se para o visto de trânsito a passagem com destino a China e ao próximo país precisam estar no mesmo localizador?
Vou viajar de Singapura para Pequim no dia 28/06/2020 e ficarei em Pequim até o dia 02/07/2020 (04 dias). De Pequim seguirei para Hong Kong, onde ficarei até o dia 06/07/2020 e depois voltarei para o Brasil pela Emirates com uma pequena conexão e Dubai.
Gostaria de saber se com esse trajeto eu me enquadro no visto de trânsito ou se precisarei tirar o visto na embaixada?
Ainda, vi que vocês escreveu que Hong Kong se enquadra em destino final fora da china. Onde eu encontro essa informação?
Desde já,
Muito obrigada.
Oi Paula, estou indo para Pequim eu um mochilão, meu voo sai de Taiwan pela China Airlines e depois sai de Pequim para Hong Kong pela Cathay Pacific, vou ficar 96 horas na China, eu consigo esse visto de transito mesmo sendo por empresa diferente?
Ana Flavia
A empresa não influi em nada, o que importa é seu itinerário
PAULA . o aviao aterriza aos 30 minutos do início do dia 12/07/2020 em pequim .
Até tirar a mala …ir para fila das 144 horas sem visto em pequin …vamos que a
servidora carimbe a entrada em pequin as 3 da manha do dia 12 . Ou seja : 3 A.M
Quando vence as 144 horas ? Faz o cálculo e me diga que horas deverei embarcar para sair de pequin
Bom dia! Vou fazer assim, Brasil – Xangai – Filipinas – China – Brasil
Ficando 4 dias em Xangai, 5 dias em Cebu nas filipinas e depois na volta mais 3 dias em xangai, é sem problema?
passagem de xangai pra filipinas ta comprada a parte, não tem problema?
abraço!
Olá Paula, aqui é Paulo from Salvador-BA!!!
Eu e minha esposa iremos para a Itália no próximo ano, e pretendemos de lá ir visitar a Muralha da China.
Estamos planejando adquiri passagem Roma – Pequim (4 dias) – Cingapura (3 dias) – Roma, sendo que serão três bilhetes de diferentes companhias aéreas (Air China – Singapure Airlines – Qatar Airways).
Nossa dúvida é que se forem três bilhetes de cias. aéreas diferentes posso pleitear o visto de 144 hrs.
Agradeço a informação que será fundamental para nossa viagem.
Grande abraço da Bahia!!!
Bom dia Paula, tenho uma viagem com destino final a Bali, minha passagem é de DUBAI, para Pequim com escala em Hong Kong, e de Pequim Para Malásia. No meu caso, devido a essa escala em Hong Kong, eu consigo o visto de trânsito de 144h?