A Easyjet é dentre as companhias aéreas low cost, a segunda que eu mais usei, devo ter viajado pelo menos uma dezena de vezes com a empresa, que é a principal concorrente da Ryanair e uma das mais populares aqui na Inglaterra.
Bagagem
A Easyjet não é tão agressiva como a Ryanair mas também possui uma política extremamente rígida para quem não é acostumado a viajar em companhia low cost. O bilhete só dá direito a uma bagagem de cabine, caso você tenha uma mala em dimensões maiores ela deve ser despachada e será paga a parte.
Recentemente a easyjet lançou o “cabin guarantee” que é o seguinte : Se sua mala tiver as medidas exigidas pela companhia (não lembro as medidas exatas mas é menor que o que estamos acostumados) eles garantem que sua bagagem será transportada na cabine e sem nenhum custo adicional, mas se ela foi um pouquinho maior (tamanho cabine normal) eles levam também mas caso o compartimento de malas esteja lotado você vai ser obrigado a despachar a mala e pagar por isso.
Na foto vocês podem ver o “medidor” de malas da Easyjet, na parte da frente é o tamanho “cabin garantee” e na parte de trás o tamanho “normal” de bagagem de cabine.
Eu particularmente não acho isso problemático, eu viajo com mala de cabine “normal” e raramente vejo o compartimento ficar lotado em vôos low cost, acho que só seria um problema se você estiver entre os últimos a embarcar e ter o azar do compartimento estar lotado, mas não acredito que isso aconteça com frequência, então basta não ser um dos últimos a embarcar.
Outra diferença é que na Easyjet é possível viajar com uma sacola de duty free/free shop por exemplo, o que não é permitido na Ryanair por exemplo onde a pessoa deve colocar tudo dentro da bagagem de mão, aliás a exceção da Easyjet continua sendo a sacola do duty free já que só é permitido um volume como bagagem de mão, bolsa e computadores devem estar dentro da sua bagagem de mão por exemplo.
Update : Agora a Ryanair também já permite uma sacola a mais.
Embarque
Na maioria das vezes que viajei com a Easyjet, o embarque não é feito pelos túneis como estamos acostumados e sim a pé, você anda pela pista e sobe as escadas do avião, ou quando o avião está mais distante você pega um ônibus. Isso é um pouco chato quando o tempo está frio ou chuvoso porquê a gente tem que andar tudo e esperar a fila para subir no avião sob as condições metereológicas do dia e para mim que moro na Inglaterra chuva e frio são meus parceiros!
Assim como sua principal concorrente, a Easyjet também oferece “speedy boarding” que é uma taxa que você paga para estar entre os primeiros a embarcar. Eu acho completamente indispensável, já que a Easyjet tem assentos marcados, você paga para embarcar mais cedo mas não há muita vantagem já que você não precisa escolher onde vai sentar.
Refeições
Tem propaganda em toda parte, e as refeições a bordo são cobradas a parte. Aqui uma foto para vocês terem uma idéia dos preços :
Apesar de algumas desvantagens eu ainda acho que vale a pena viajar com as companhias low cost porquê realmente são mais baratas que as tradicionais. A Easyjet é quase sempre mais cara que a Ryanair mas ela cobre mais países que a Ryanair.
Quem já viajou pela Easyjet aí?
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.