Trem na Holanda
Pegar trem na Europa é uma maravilha, e trem na Holanda não é muito diferente. O tamanho e a morfologia da Holanda faz com que ela seja excelente para se viajar de trem. Além de tudo, andar de trem é rápido e prático, não precisa despachar malas, check-in etc…sendo meu meio de transporte favorito.
O país é relativamente pequeno, dá para atravessar a Holanda em mais ou menos três horas, mas ao mesmo tempo tem muita coisa para ser vista. Para facilitar, a Holanda é bem plana, facilitando assim as viagens de trem.
A empresa de trem na Holanda se chama NS e tem uma das mais modernas malhas ferroviárias no mundo.
Tipos de trem na Holanda
Intercity
São os trens rápidos que ligam as principais cidades, geralmente tem poucas paradas já que param apenas nas estações principais. O intercity foi o trem na Holanda que eu mais usei, sempre saindo de Amsterdam para alguma cidade perto num bate e volta.
Intercity direct
Como diz o nome, ele é direto, sem paradas entre as cidades. Ele vai de Amsterdam a Rotterdam em apenas 30 minutos. Os trens são super confortáveis por dentro, relativamente novos e ainda por cima possuem wifi!
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
Se ao invés de usar o Intercity normal, você quiser viajar com o Intercity direct, é necessário pagar um suplemento. Na última vez que usei o trem, era 2,50€ e como me fazia ganhar tempo na viagem, paguei.
Sprinter
O famoso pinga pinga! São no geral trens usados dentro de uma mesma região para ir de uma cidade a outra, geralmente para em todas as estações. Esse trem geralmente é usado em cidades menores, mas existe também a possibilidade de se pegar ele entre duas cidades grande da mesma província como Haia e Rotterdam por exemplo.
Comprando bilhete de trem na Holanda
Dá para comprar bilhetes pela internet e também nos guichê dentro das estações. Exceto se você for pegar um trecho maior (como os trechos internacionais) eu não vejo necessidade de comprar com antecedência.
Uma coisa : Precisa sempre validar o seu bilhete nas maquininhas que geralmente ficam antes da plataforma. Basta encostar o bilhete no leitor que você faz check-in e pode viajar tranquilamente.
Trens internacionais na Holanda
Trem para a Alemanha
O ICE que é o trem rápido da Alemanha liga Amsterdam a Berlim em 6:10h. O trem que vai para Berlim tem uma parada em Hannover, e tem pelo menos 15 saídas diariamente.
Além dos trens que ligam Amsterdam a Alemanha, tem também trens de cidades já próximas da fronteira, como o caso dos trens de Maastricht para Aachen, e Enschede para Munster. Um pouco mais longe, mas ainda possível ir de trem, tem Frankfurt e Munique.
Trem para a Bélgica
Como a Holanda está bem perto da Bélgica, há várias linhas de trem ligando esses dois países. A maneira mais econômica são os trens Intercity. Em 2013 eu peguei um trem de Antuérpia para Amsterdam e levou 1h o trajeto.
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
Como país fronteiriço, a Holanda tem várias linhas de trem para a Bélgica. O trem de Maastricht para Liege é uma das linhas mais populares entre os dois países, apenas 30 minutos separam as duas cidades.
Trem de Amsterdam para Bruxelas e Paris
O Thalys é o trem rápido que liga Amsterdam a Bruxelas e Paris e vice versa. O Thalys é a forma mais confortável e prática de ir de Amsterdam para essas duas capitais. Entre Paris e Bruxelas não há paradas, mas de Bruxelas para Amsterdam o trem para em Antuérpia, Rotterdam, Haia, Schipol (aeroporto) e finalmente Amsterdam.
Ainda sobre o Thalys, duas vezes ao dia ele tem trem direto para Lille, na França. Dá para pegar um trem na Holanda e só parar já na França.
Limite de bagagem em trens na Holanda
Existe um limite de bagagem nos trens, mesmo se existe também uma certa flexibilidade. No intercity direct por exemplo, o limite de bagagem são três malas. Eu prefiro sempre levar o mínimo possível porquê o espaço para malas é como esse ai, bem reduzido e também porquê se tenho muita bagagem eu vou ter que carregar tudo.
Cidades para você visitar na Holanda
Não sou lá a maior expert em Holanda, mas vale muito a pena conhecer Utrecht, Haia, Harlem, Delft, Gouda etc…
Se você tiver sorte de ir a Holanda durante a primavera, visite Keukenhof ou algum campo de tulipa. Faz alguns anos que morro de vontade de ir, mas infelizmente nunca coincidiu minha viagem com a floração das tulipas.
Estação central em Amsterdam
Não dá para falar de trem na Holanda sem falar da estação principal do país, não é? Na minha última ida a Holanda eu passei bastante tempo nela porquê uma das conexões que ia fazer era meio demorada.
A estação central de Amsterdam tem restaurantes, lojas de roupa, lojas de cosméticos, lembrancinhas etc…quase como um pequeno shopping dentro da estação.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!