Esse post vai ser mesmo como um post de utilidade para quem planeja conhecer a capital eslovaca.
Meu primeiro contato com o transporte público em Bratislavafoi ainda no aeroporto, o aeroporto fica a 20 minutos de ônibus do centro da cidade, é bem fácil chegar até lá já que na saída do aeroporto tem um ponto de ônibus e você deve pegar o ônibus 61 que tem como ponto final a estação central de trens.
Como funciona o transporte público em Bratislava
O sistema de transporte é integrado e o bilhete dá direito tanto ao ônibus como aos bondes elétricos. O bilhete não é vendido a bordo, ou seja é necessário comprar antes de subir no ônibus(apenas moedas são aceitas) ele é vendido em máquinas como essa da foto acima.
EmBratislava o bilhete é vendido em função do tempo de viagem e não da zona. Um bilhete de 15 minutos custa 0,70€ e um de uma hora custa módicos 0,90€. Do aeroporto para o centro da cidade é necessário comprar um bilhete de uma hora já que o de 15 minutos não é suficiente.
Com esse bilhete você pode andar de transporte público pelo tempo descrito no bilhete, podendo inclusive trocar de ônibus com a condição que não ultrapasse o tempo descrito no seu bilhete.
Depois de comprado quando você entra no ônibus precisa validar o bilhete, ao lado da porta tem uma maquininha, basta inserir seu bilhete até ouvir o barulhinho e ver que seu bilhete foi validado.
Existem também opções de bilhetes turísticos de um dia, dois dias, uma semana etc..mas eu acho que não vale a pena já que quase ninguém fica bastante tempo em Bratislava e a cidade é pequena e os pontos de interesses são bastante próximos uns dos outros.
Eu peguei transporte apenas do aeroporto até o centro da cidade e do hotel até a rodoviária, que dá para ir a pé mas eu peguei ônibus porquê estava com uma mochila pesada nas costas.
Nossa,como vc conseguiu entender tudo nessa placa? rs
Kisu!
Bah
Tava escrito em inglês tb rs
Ola, Paula. Estou indo para Bratislava e queria saber se voce aconselha a hospedar no centro (mais caro) ou no Hotel Bratislava (mais barato mas mais longe). Obrigada.
Tereza
Eu não fiquei no centro histórico mas a uns 15 minutos de caminhada de lá. Eu sempre aconselho hospedar no lugar mais próximo que seu bolso permitir, então vc que deve ver o que é prioridade pra vc.