Tallin é uma cidade que parece ter saído dos contos de fadas! Faz uns dois anos que sonho em ir a Estônia, ou melhor dizendo a Tallin. Tallin é a capital da Estônia, e você vai adorar conhecer essa cidade!
A cada vez que alguém me pergunta onde quero ir e eu respondo Estônia, 95% das pessoas ou não sabem onde fica ou olham para mim incrédulas por eu querer ir para um país “desconhecido” ou que não aparece na TV e por isso imaginam que não seja turístico.
Nesse momento eu fico imaginando qual seria a cara dessas pessoas se soubessem que quero ir para Bulgária, Sérvia, Azerbaijão, Irã ou Uzbequistão… e que Tallin é a mais conhecida das cidades que sonho em visitar.
Tallin sempre me pareceu uma cidade de contos de fadas, com aquelas casinhas lindas que dá vontade de não parar de fotografar.
Tallinn para mim era o ponto alto das férias de verão, durante algum tempo eu sonhei com essa cidade que apesar de ficar a pouco mais de 3 horas de vôo de Londres não era tão fácil ir.
Precisava conciliar minha ida com um tempo clemente, não queria conhecer a cidade debaixo de neve ou num clima que não me permitisse poder andar por horas e horas livremente pela cidade.
Saímos de Helsinque e fomos a Tallinn de ferry atravessando os 80 km no Golfo da Finlândia que separa esses dois países, e já antes de chegar no centro histórico de Tallin meus olhinhos brilhavam, porquê a cidade é linda e exatamente como eu imaginava.
Não sei muito bem de onde vem a vontade de conhecer a Estônia, eu imaginava que queria ir por ser um país pouco falado ou um país de onde não tenho nenhuma ideia, não me lembro de já ter visto reportagens mostrando Tallin ou o povo estoniano na televisão.
Acho que não é pelo fato de ser desconhecida já que a Letônia e a Lituânia e muitos outros países são ainda mais desconhecidos, mas a vontade maior sempre foi de ir para Tallin e nos últimos tempos meio que virou uma obsessão minha.
O que fazer em Tallin
Muralha medieval de Tallin
Uma das primeiras coisas que fizemos foi subir na muralha antiga da cidade, custa 3 euros por pessoa e é fácil de subir já que não é tão alta.
Na parte de fora tem essa espécie de plataforma longa onde dá para ver alguns pontos da cidade, na parte de dentro nas extremidades tem alguns documentos e maquetes falando sobre como era Tallin na Idade Média.
Tallin é a mais bonita e mais bem conservada cidade medieval que já fui, toda a parte antiga da cidade é fortificada e é dentro dos muros da cidade antiga que estão os lugares a serem visitados. Parece realmente uma casa de bonecas a cidade, tudo muito bonito e caprichado.
Na praça central, fica o prédio da prefeitura de Tallin e esse dragão é uma espécie de mascote da cidade desde a época medieval. O dragão aqui na verdade é uma calha e a gente vê vários nas lojas de lembrancinhas da cidade.
Centro histórico de Tallin
O centro histórico da cidade é extremamente rico, durante a época da Liga Hanseática era nessa praça que era feita todo o comércio da época, e os principais prédios da cidade ficavam aqui, até hoje é onde fica a prefeitura de Tallin e uma antiga farmácia que funciona até hoje.
Apesar do passar dos séculos e de diferentes povos dominarem a Estônia, essa praça sempre foi o ponto alto da cidade, hoje além de praça central ela abriga a maior parte dos restaurantes da cidade e a prefeitura também fica nessa praça.
Sempre tem um portão, um beco, uma ruela onde ir e a graça mesmo é sair caminhando sem rumo, muita gente fica apenas um dia em Tallin e eu acho que dá para conhecer tudo num dia apenas visto que tudo está concentrado na parte antiga da cidade.
Catedral de Alexandre Névsky
Cheguei a Tallin no começo da tarde e ficaria mais um dia inteiro mas a chuva foi um desafio e o lugar que eu mais queria ir que era a Catedral de Alexandre Névsky eu só consegui ir no segundo dia. Do porto já é possível ver a catedral ortodoxa que é um dos principais pontos turísticos de Tallin.
Ela foi construída entre os anos de 1894 e 1900 quando a Estônia era dominada pela Rússia, e em 1991 com o fim da União Soviética a Estônia voltou a ser independente e pensaram em demolir a catedral já que era uma obra que representava os anos de tirania dominação russa mas, felizmente eles resolveram não levar adiante essa história de demolição e hoje a catedral é um dos pontos mais visitados em Tallin.
Eu vi algumas fotos do interior da catedral Alexandre Névsky e ela é impressionante por dentro, mas eu não pude entrar para visitá-la porquê como dá para ver em algumas fotos, ela estava em reforma durante a minha viagem e no dia que fui não pude entrar.
Parlamento da Estônia
Em frente da Catedral fica esse prédio rosa que é na verdade o prédio do parlamento da Estônia, em estilo barroco ele aparenta ter sido uma construção “recente” mas apesar dessa fachada ele na verdade é parte do castelo de Toompea que existe já desde o século XIII.
Igreja de São Olavo
Tallin é muito pequena e você praticamente não vai precisar de mapa, basta sair andando entre as ruas e becos e sempre vai ter uma coisa interessante a ver.
A Igreja de São Olavo possui um mirante no campanário e muita gente sobe para apreciar a vista, eu subi e a vista é bonita, se não estou enganada o preço para subir é 3€ mas a subida é um tanto complicada.
São mais de 250 degraus bem estreitos onde apenas uma pessoa passa de cada vez mas o problema maior é que existe apenas uma escada para subir e descer então quando você estiver subindo nos degraus estreitos alguém vai descer e vocês precisam parar para ver quem avança e quem fica parado e isso várias vezes durante todo o trajeto.
Eu subi mas se soubesse o quanto difícil era teria apenas me contentado de ver a vista dos mirantes da parte alta da cidade. Acreditem se quiserem, mas a Igreja de São Olavo já foi o prédio mais alto do mundo (até o começo do século XVII)
Na praça tinha um show de música e dança tradicional, eu corri para tirar uma fotos. Umas senhoras cantando e dançando música tradicional estoniana, todas vestidas com roupas tradicionais, parecia um sonho!
O mais legal é que elas chamavam o pessoal que estava assistindo para dançar e ensinava o pessoal a fazer os passos, em alguns momentos até parecia a nossa quadrilha junina.
Na praça central funciona uma feira onde é possível comprar várias lembrancinhas de Tallin e vários produtos típicos também, tem também roupas e acessórios feitos de peles de animais e alguma comida em conserva de animais um tanto exóticos para o nosso paladar.
Também nessa praça é possível ver muita gente vestida em trajes medievais, tudo bem que a maioria deles estão trabalhando ou anunciando algo turístico mas é uma delícia para os olhos passear por essa praça e ver as pessoas em trajes típicos que parecem ter saído do século XIII.
E depois de um dia e meio de Tallin e de chuva a nossa viagem seguiu para a nossa próxima cidade que era São Petersburgo, logo logo venho contar tudo em outro post.
Onde comer em Tallin
O restaurante onde comi e mais gostei foi o Olde Hansa, um restaurante medieval que fica na praça principal de Tallin e é super famoso por lá, li sobre ele em vários guias e decidi jantar lá.
Nesse restaurante, você se sente como se tivesse na Idade Média, nem mesmo eletricidade tem, a gente entra numa espécie de taverna a luz de velas, e come apenas produtos que já existiam na Estônia alguns séculos atrás, a minha experiência foi excelente!
Tudo bem que o Olde Hansa não é o restaurante mais barato de Tallin, mas a experiência de jantar lá é incrível, e mesmo se você não puder comer lá, vale a pena pelo menos ir tomar uma cerveja na varanda, quase sempre tem músicos com trajes medievais tocando lá.
Fora do centro histórico de Tallin
Eu até saí e fui na parte “real” de Tallin fora dos muros mas o interesse na parte de fora é bem próximo do zero, não achei nada que valesse muito a pena passar muito tempo fora dos muros da cidade antiga. Esse prédio foi o único prédio interessante que vi do lado de fora.
Onde se hospedar em Tallin
Como a cidade é bem pequena, praticamente qualquer lugar que você se hospedar dentro do centro histórico de Tallin, é um lugar bem localizado. Eu fiquei hospedada num apartamento bem no centro histórico da cidade e é onde eu recomendo que vocês se hospedem também.
Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Tallin
Booking.comMelhor época para conhecer Tallin
Sem dúvidas a melhor época para conhecer Tallin é o verão. A Estônia é daqueles países muito frios, com muita neve no inverno, sabe? Além das temperaturas negativas no inverno, uma coisa que é importante lembrar é que durante o inverno os dias são curtos.
Em Tallin, o dia as vezes dura apenas 6-7 horas, o que quer dizer que amanhece tarde (lá pelas 9h da manhã) e que anoitece cedo (as vezes as 4 horas da tarde já está escuro) e isso pode afetar o seu passeio.
Como chegar em Tallin
É possível chegar em Tallin de ferry vindo de Helsinque e países nórdicos. Tem também a possibilidade de chegar de ônibus vindo dos países vizinhos, além do avião.
O aeroporto de Tallin é pequeno, é o aeroporto principal da Nordica (companhia aérea nacional) e aeroporto secundário da Air Baltic, além de receber também voos low cost da Ryanair, Easyjet, WizzAir e outras.
Tallin combina com o quê?
A Estônia é um país pequeno que pode ser facilmente visitado junto com outros da região. Por causa da proximidade da capital Tallin com as outras capitais dos Países Bálticos, muita gente termina fazendo o percurso Tallin – Riga – Vilnius.
No meu caso, eu fiz o roteiro começando em Helsinque na Finlândia, atravessei o golfo de ferry, e de Tallin fui para São Petersburgo na Rússia de ônibus e de lá para Riga. Essas são capitais que dá para combinar facilmente com uma viagem para Tallin.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Que delicia! Essa cidade também já faz parte da minha lista há uns dois anos. Beijinhos.
http://www.viajarso.blogspot.com
É linda, linda! Não parece uma cidade de verdade mas sim um cenário de filme!
beijo!
Que linda esta cidade Paula! Eu tenho muita vontade de conhecer a Estônia e só ouço falarem bem de lá. Deve ser mesmo fascinante. Ainda terei a oportunidade de visitar :-). Bjs
Era meu sonho antigo! Ir a Estônia foi mais um sonho realizado, a cidade é linda!
Olá Paula
Tallin deve ser linda mesmo! As praças lembram-me as cidades da Polónia, com os seus edifícios que parecem casinhas de brincar! Um dia destes vou ter que ir até lá… 🙂
Beijos
É mesmo encantadora esta cidade! O único conselho que dou é ir numa época de bom clima já que no frio a cidade tem menos coisas a fazer
Boa noite, Augot!
Você ficou quanto tempo lá… 2 dias? 2 dias seriam suficientes para ter uma idéia nítida de como é a cidade?
Um beijo,
Lena
Fiquei 2 dias, Lena
Sim, acho que em dois dias dá para conhecer toda a parte antiga da cidade, na verdade no segundo dia eu visitei alguns lugares repetidos já que a cidade é bem pequena.
bjos
Ola Paula. Seu blog está sendo mto útil para mim. Estarei em Tallinn em Junho. Já reservei o ferry que vc sugeriu de Helsink – Tallinn.Tenho um dia e meio para conhecer. Vc acha que devo seguir que trajeto pra dar tempo de ver tudo?
Obrigad, abraços.
Sandra
A parte antiga da cidade é bem compacta e depois de uma tarde eu já tinha visto quase tudo. Eu não fiz um trajeto específico, saí andando e só no dia seguinte que peguei um mapa.
Olá Paula,
Finalmente me decidi e comprei a passagem para Tallin com embarque de SP no final de Março/2017 e retorno pela Polonia (Cracovia) no dia Abril/2017.
Será minha primeira viagem que farei só e gostaria de pedir algumas informaçõespara vc, se possivel.
Quantos dias seriam necessários em Tallin, Riga e Vilinius?
Vale a pena Kaliningrado e Gdansk?
A principio só iria para Varsóvia e Cracóvia, além das capitais dos paises Balticos, mas dependendo do tempo, poderia incluir Kaliningrado….
Vc me ajuda?
Dsede já agradeço
Pedro
Eu gostei muito de Gdansk, mas não acho assim um lugar imperdível sabe? É uma cidade bem bonitinha, mas é pequena. Kaliningrado e Vilnius eu não conheço e não sei o que recomendar.
Sobre os outros : Tallinn 1-2 dias e Riga 2 dias tb foi o que eu fiz.
Boa viagem!
Oi Paula
Gostaria de agradecer suas dicas….
Realizei um sonho e cá estou eu em Tallinn, esperando um ônibus para Riga conforme vc relatou…..Bjs pois minha viagem continua…
Que bom! Fico feliz por vc! Espero que sua viagem continue excelente! =)
Oi Paula,
Minha viagem foi um sucesso….
Deu tudo certo de forma cronometrada…rsrs
Valeu a pena comprar as passagens de onibus com antecedência. Cheguei a pagar 3 Euros para ir de Tallin para Riga e 5 euros de Riga para Vilnius (uma pechincha)….
Depois de Vilnius, passei por Varsóvia, Breslávia e Cracóvia…
Todas cidades maravilhosas!!!
E não tive problemas com o inglês, que era um dos meus maiores receios…Vc se vira bem com a língua, tranquilamente…Muitos falam o inglês e com o o pouco que vc conhece dá para se virar…
Acredito que esse tour solitário que fiz serão o começo de muitas….
Obrigado novamente Paula