Site iconSite icon No Mundo da Paula

SSSS no Cartão de Embarque : O que Significa

o que significa ssss na passagemo que significa ssss na passagem

Fui “sorteada’ com um SSSS no cartão de embarque esse ano! Estava voando com a American Airlines do Brasil para Hong Kong (com escala dos Estados Unidos!) e recebi o SSSS no meu cartão de embarque.

O que significa SSSS no cartão de embarque?

SSSS é uma sigla que quer dizer Secondary Security Screening Selection, ou em bom português : seleção de triagem de segurança secundária. E de maneira geral quer dizer que você será revistado uma segunda vez.
Leia também : Como comprar passagem barata com erro de tarifa

O que faz alguém ter o SSSS no cartão de embarque?

Não se sabe ao certo o que faz alguém ter o SSSS no cartão de embarque, mas tudo que sai do comum pode ser uma razão. Visitar alguns “países de risco” por exemplo é uma das razões.

1. Itinerários “diferentes” ou passagem compradas de última hora
2. Passagens apenas de ida para os Estados Unidos.
3. Passagens pagas em dinheiro vivo.
4. Seleção aleatória.
5. Passageiros que estão na “lista negra”

Se eu recebi SSSS uma vez, vou ser parado sempre?

Também é algo que não tem muito como saber! É possível que em outra viagem sua para os Estados Unidos, você receba o SSSS novamente, mas não é certeza. Assim como não é certeza que porquê você recebeu uma vez, esteja livre de receber novamente.

Eu sou uma pessoa que viaja com frequência, mas apesar disso eu não posso atribuir o SSSS no meu cartão de embarque a nenhuma razão especial, apenas a seleção aleatória mesmo.

Meu voo era de São Paulo para Dallas, e de Dallas para Hong Kong. Não era a minha primeira fazendo essa rota, visto que eu moro em Hong Kong, e é o “caminho natural” para quem vai do Brasil para a Ásia.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA AMERICA DO NORTE

Seguro viagem para América do Norte é um dos itens mais importantes da sua viagem. Qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

A minha passagem não era apenas de ida para os Estados Unidos, já que eu passaria apenas algumas horas lá numa escala. A minha passagem era para Hong Kong, onde moro e inclusive mostrei meu cartão de residente no momento do check-in.

Minha experiência com um SSSS na passagem

Eu cheguei bem cedo no aeroporto de Guarulhos. Meu voo era só as 22h mas eu cheguei por volta das 16h da tarde e fiquei horas esperando o check-in abrir. Eu tentei fazer o check-in numa dos totens do aeroporto e não consegui. Tive que ir para a fila normal então.

Check-in abriu, fiz tudo direitinho, e deixei as malas com a companhia aérea e recebi meu cartão de embarque. Não tinha nem me tocado que tinha o SSSS no cartão de embarque e fui pro lounge esperar até a hora de embarque.

Na hora do embarque, eu fiz a fila normalmente. Meu voo era São Paulo – Dallas e era só a primeira perna da viagem, que ainda teria um voo ainda mais longo. Quando a atendente da American Airlines foi ler o código de barras do meu cartão de embarque, ele apitou.

Quando ele apitou, a atendente me explicou que eu iria passar por um novo procedimento de segurança, e ai vi o SSSS no cartão de embarque. Eu já tinha ouvido falar do que se tratava, mas nunca tinha passado por isso.

foto : Shutterstock por Igor Karasi

Me indicaram uma pessoa pra eu seguir. Ficamos numa parte separada do portão de embarque, pelo menos uma quinzena de pessoas. Brasileiros e estrangeiros, pessoas variadas.

Quando chegou a minha vez, eles me explicaram que iam abrir minha mala de mão e fazer alguns testes. Eu concordei. Eles abriram, olharam e testaram algumas coisas, passaram alguns produtos para detectar ( acredito que explosivos) e que claro não acharam nada.

Em todo momento foi explicado para os passageiros o procedimento. Tá certo que eles não entraram na questão do porquê a gente ter o SSSS no cartão de embarque, mas eles explicaram tudo que iam fazer.

No total, durou entre cinco a 10 minutos entre o momento que meu cartão de embarque apitou e eu ser liberada para embarcar. Em nenhum momento eles foram rudes comigo, pelo contrário. Embarquei normalmente

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Mais um SSSS no cartão de embarque

Já devidamente embarcada, eu cometi o erro de pedir a comissária um paracetamol. Eu estava com dor de cabeça e não estava muito legal. Vocês sabem como americanos são neuróticos e qualquer coisinha eles expulsam você do avião!

O chefe de segurança veio conversar comigo, e disse que ia levar meu caso pro capitão, uma vez que ele julgava que eu não tinha condições de voar. Eu não tinha febre, argumentei que era só uma dor de cabeça corriqueira.

Depois de uns 15 minutos entre idas e vindas, o chefe de bordo me diz que o capitão não autorizou minha partida, que eu deveria deixa o avião, coisa que o fiz sem nenhuma resistência, uma vez que não havia nada que eu pudesse fazer naquele momento. Sim, tudo por uma dor de cabeça, que eles achavam que podia ser uma ameaça à segurança dos passageiros!!!!

Já na saída do avião, o pessoal de terra da American Airlines estava esperando por mim. Foram extremamente simpáticos e conseguiram me colocar num voo pra Nova York que sairia em meia hora. Só não entendi uma coisa : Se eu não estava em condições de voar naquele momento, como que eles me colocam num voo que sairia em meia hora?

Passado isso, vejo que me colocaram num voo para Nova York e que de lá eu voaria para Hong Kong com a Cathay Pacific, companhia aérea de Hong Kong.

Meu novo cartão de embarque também tinha um SSSS, ou seja tive dois SSSS no cartão de embarque no mesmo dia. Passei, já sabia que ia apitar, e já me preparei para abrir minha mala de mão. Foi tudo bem rápido, e finalmente pude embarcar. Fui para Nova York, e de lá pra casa em Hong Kong.

O que fazer se você receber SSSS com frequência?

Se acontecer por exemplo de você morar nos Estados Unidos, ou viajar para lá com frequência e receber sempre um SSSS no cartão de embarque a cada vez que viajar, você pode entrar em contato para tentar reaver sua situação.

Existe um processo chamado DHS Traveler Redress Inquiry Program, que você pode pedir para eles reavaliarem seu caso. Basicamente você responde um formulário, envia alguns documentos para provar o que disse, e recebe um número de protocolo.

Guarde esse número de protocolo, é a única maneira de pode saber em que pé está a situação. Se não houver nenhum motivo de suspeita, eles podem retirar seu nome da lista negra. Não é certeza, mas é uma reavaliação do seu caso.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Exit mobile version