Voce conhece quantos sites úteis para viajantes negros? Aqueles sites feitos por nós para nós mesmos? Quantas vezes você, viajante negro já se perguntou se sofreria racismo na sua viagem para a Europa? Eu posso garantir que você não é o único! Toda semana recebo comentários e emails de outros viajantes negros querendo saber um pouco mais sobre o que esperar de uma viagem a países onde não é tão comum assim encontrar pessoas negras.
Já pensou em como seria legal encontrar outros viajantes negros durante a sua viagem? Ou que tal fazer um tour guiado com uma temática sobre negros? Hoje em dia isso já começa a ser possível, algumas empresas começaram a ver a demanda e começaram a
Há também alguns poucos blogueiros que começaram a falar sobre como é viajar sendo negro. Me lembro ainda a primeira vez que postei algo sobre aqui no blog, eu sentia uma necessidade de falar sobre isso, já que os poucos blogueiros que falavam eram de blogs estrangeiros e não conhecia nenhum em português.
Preconceito racial em viagens
Quando contei sobre o episódio de racismo que sofri em Helsinque, recebi muito apoio de todos os lados, mas alguns viajantes negros tiveram palavras tão bonitas e me confortaram de tal maneira que eu me senti um pouco na obrigação de passar isso adiante e explorar mais o tema.
Muitos outros negros já passaram por situações de preconceito durante as viagens, muitos temem que isso aconteça, então ver pessoas como eles viajando, conhecendo o mundo sem medo e sem problemas dá um super ânimo para as outras pessoas.
Comecei então a escrever sobre como é ser turista negro em diversos lugares, ainda sofremos muito preconceito em viagens e eu precisava falar mais sobre isso, e também precisava dar a minha contribuição tranquilizando as pessoas, não há só lugares ruins e precisava dividir também sobre os lugares onde tive ótimas experiências como turista negra.
Já recebi tanto email de gente falando que ficou mais tranquila quando leu sobre mim em países como Japão, Dinamarca, Rússia etc…fico feliz de poder ajudar um pouco a tranquilizar outros viajantes negros como eu, e eu também aprendo muito com outros sites e blogueiros, por isso quis compartilhar com você dicas de outros sites e blogs feitos por viajantes negros e que falam sobre o tema de viagem e negros.
Sites úteis para viajantes negros
Diáspora Black
“Uma rede de anfitriões e viajantes interessados em vivenciar e valorizar a cultura negra. Para quem quer se conectar com nossa memória, fortalecer nossas identidades e fomentar engajamento.” O diáspora black é um site com o objetivo de juntar viajantes e anfitriões negros, com ideias de hospedagem e experiência, onde a gente se sinta sempre bem acolhido.
Ele ator, ela jornalista. Morando no Complexo do Alemão e desbravando o mundo, ocupando espaços e quebrando estereótipos. Fique super feliz quando encontrei esse blog, somo tão poucos blogueiros negros de viagem aqui no Brasil que descobrir um é sempre motivo de festa.
Guia Negro
Outro dia o Guilherme publicou uma lista com 12 viajantes negros para inspirar, e eu adorei participar e conhecer novos viajantes negros. O Guilherme escreveu um livro contando como é ser um corpo negro viajando pelo mundo e sempre escreve posts com enfoque em cultura negra.
Tour Pequena África
A Gabi faz um tour pela Pequena África no Rio com a Rio2Explore, uma empresa com tours diferenciados que oferece tours com o conceito de Local Friend para que você possa conhecer mais profundamente aqueles lugares que nem sempre estão no mapa, e ainda pode ter um olhar diferente sobre lugares que você acha que conhece.
Sites Úteis para Viajantes Negros em inglês
Oneika the Traveller
Uma dos blogs que mais me inspiraram para escrever meus relatos sobre ser uma mulher negra e viajante. A Oneika é uma canadense que viaja bastante sozinha assim como eu, e tem uma categoria chamada “Travelling while black” onde ela conta como é ser uma mulher negra viajando o mundo.
Eu conheci o Erik numa feira de viagem em Londres, fomos apresentados por uma amiga em comum que me disse ” ele escreve sobre como é viajar sendo uma minoria” e eu imediatamente gostei, era a primeira vez que conhecia um blogueiro negro pessoalmente, e desde então passei a acompanhar seu trabalho e viagens (ele quer ser o primeiro negro a conhecer todos os países do mundo) pelos quase 100 países que ele já visitou
Travel Noire
Um portal da diáspora negra espalhada pelos quatro cantos do mundo, dicas de viagem, promoções de passagem, e um mundo de fotos de negros lindos viajando no Instagram deles.
Harlem Walking Tours
Recentemente eu estive nos Estados Unidos e procurei tours sobre cultura negra e achei o Harlem Walking Tour que queria muito fazer durante minha passagem por Nova York. Infelizmente não estava lá nos dias do tour (que acontece aos sábados se não estou enganada!)
Outros posts sobre viajar sendo negro
- 5 Países mais racistas na Europa
- Como é ser negra no Japão
- Uma turista negra na Turquia
- Como é ser uma turista negra na Alemanha
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.