Rennes é a maior cidade da região da Bretanha na França, uma cidade universitária e por isso mesmo lotada de jovens e de bares. Apesar do seu centro muito charmoso e lotada de casinhas medievais, Rennes está longe de ser uma cidade conhecida pelos turistas, ela é mais uma cidade base para quem pensa em ir para o Monte Saint-Michel. Cidade jovem e cheia de construções medieval e resquícios romanos, Rennes me surpreendeu.
A cidade de Rennes foi fundada durante a época Galo-Romana mas foi na Idade Média que ela se desenvolveu e chegou ao seu ápice, sendo a capital do Ducado da Bretanha que se separou da França e possuía governo próprio.
Apesar de muita gente ver o Castelo dos Duques da Bretanha em Nantes, foi em Rennes que eles viveram durante a maior parte do tempo em que o Ducado da Bretanha foi independente.
O que fazer em Rennes e o que visitar
Catedral de Rennes
A catedral de São Pedro de Rennes é a catedral mais importante da cidade, ela também é sede do bispado da cidade. A catedral atual, de estilo romano data do século 19, mas foi construída para substituir uma igreja antiga que já existia no século 6 e aparentemente mesmo antes disso o lugar já era destinado a cultos religiosos.
Porte Mordelaise
Uma das antigas entradas da cidade é essa aí chamada de Porte Mordelaise que data do século 3 e era a principal entrada da antiga cidade fortificada, na parte de trás é possível encontrar ruínas que datam da época dos romanos, são fundações de antigos imóveis.
O nome Porte Mordelaise vem da cidade de Mordellles que era logo após essa cidade, hoje em dia a porta fica bem no centro de Rennes e o que era Mordelles hoje é mais uma parte do centro, e a cidade de Mordelles hoje fica na região metropolitana de Rennes.
Rennes é uma das grandes cidades universitárias da França, no caso de Rennes há estudantes de toda a região da Bretanha e mesmo de outras regiões da França que vai estudar lá e por isso mesmo a cidade é bem jovem e festiva, a quantidade de bares e gente jovem na rua é impressionante.
Um lugar que achei bacana foi a Place Rallier du Baty com seus diversos bares, restaurantes e as casas de einxamel que são uma marca registrada do centro de Rennes.
Leia também : Onde comprar cosméticos na França
Eu jamais imaginaria encontrar tantas casas de einxamel na Bretanha, eu até então só tinha ido a região uma vez e só conhecia Brest que é completamente diferente, bem voltada para o mar.
Engraçado que nos anos que morei na França a imagem de casas de einxamel para mim remetia mais a Alsácia e região, com várias casinhas assim como a gente vê em Colmar, Estrasburgo e Mulhouse, além dos pequenos vilarejos da Alsácia.
Praticamente todo o centro antigo da cidade tem essas casinhas, e deveria ter bem mais porquê o incêndio de 1720 destruiu muita coisa, imagine a soma de um incêndio de quase uma semana com casas de madeira?
Prefeitura de Rennes
Na praça central de Rennes e de frente para a ópera, fica a prefeitura da cidade com seu prédio que foi construído após o grande incêndio de Rennes em 1720. A prefeitura fica aberta e no interior possui alguns salões interessantes a visitar com quadros e arquivos antigos da cidade, no entanto é quase impossível aceder a esses lugares aos sábados porquê geralmente há casamentos e o acesso fica restrito.
Compras em Rennes
Para quem se interessa por compras, é próximo da prefeitura que encontramos as principais ruas comerciais de Rennes como Rue le Bastard, Rue d’Orléans, Rue des Estrées…nessas ruas tem várias lojas de roupas e sapatos como H&M, Pinkie, Zara, André etc..
Palais de Saint-George
O Palácio de São Jorge originalmente era uma abadia dedicada ao santo de mesmo nome, a fachada é linda e faz um contraste com as casas de madeira do centro da cidade. Há alguns anos existe um projeto de venda do palácio para que seja construído um grande hotel e até agora parece que ainda não decidiram se conservam o palácio ou se deixam uma rede de hotéis se instalar lá.
O Palácio de São Jorge fica no centro, já na parte leste e eu fui mesmo por acaso, tem um jardim bem bonito (eu fui na primavera) e eu aproveitei para descansar no jardim enquanto apreciava a natureza.
Como chegar em Rennes
Rennes fica a pouco mais de 2h de trem saindo de Paris mas é uma viagem um tanto cansativa para fazer um bate e volta. Dois dias na cidade é o ideal mas se você estiver na região da Bretanha ou visitando o Monte Saint-Michel pode escolher Rennes como base ou mesmo fazer um passeio bate e volta.
Cidades perto de Rennes na França
Para quem vai ficar por um período maior na cidade, vale a pena ir até Nantes que fica a pouco mais de 1h de trem de Rennes. Nantes é a sexta maior cidade da França e dá para conhecer em um final de semana. Outra opção é conhecer cidades menores da Bretanha como St Malo, Vannes, Dinan e Quimper.
Onde se hospedar em Rennes
Em Rennes ficamos hospedados no Ibis Styles Rennes Centre Gare Nord que além de ter um preço bom, ficava exatamente de frente para a principal estação de trens de Rennes, muito fácil para quem chega a cidade de trem.
Fiz a reserva pelo Booking, e mais uma vez o booking tinha os menores preços para o hotel, e cancelamento grátis. No ato da reserva, já mandamos uma mensagem para reservar o estacionamento que fica atrás do hotel e custa 13 euros por dia.
Banheiro
O banheiro era um tanto pequeno, achei a pia minúscula mas me atendeu super bem. O chuveiro foi o que achei melhor no banheiro, não era um chuveiro qualquer mas sim um chuveiro de hidromassagem! O chuveiro tinha jatos em 3 alturas diferentes e fazia uma massagem relaxante durante o banho, eu que sai e passei o dia todo andando em Rennes adorei chegar no hotel e tomar banho nele, foi bem relaxante.
O banheiro possuía ainda secador que apesar de não ser profissional, secava bem e não era fraco como aqueles secadores de viagem.
Quarto do hotel
O quarto possuía um pequeno armário, cofre e televisão com vários canais estrangeiros, não lembro exatamente quanto canais mas tinha canais em inglês e em espanhol. O wifi era gratuito e funcionava muito bem em todas as partes do hotel, usei na sala perto da recepção, no quarto no salão do café da manhã sem problemas.
O Ibis Styles Rennes é um hotel de 3 estrelas e possui um bar e algumas opções de comidinhas, nada que você possa jantar mas tinha algumas opções de sopa e sanduíches quando estive lá. Para quem viaja com crianças, existe um serviço de babá mediante reserva e com custo para quem quer dar uma escapadinha em Rennes e deixar as crianças no hotel, assim como quartos conectados.
Como amenidades tinha apenas algumas balinhas e uma garrafa de água, senti falta de um frigobar no quarto.
O café da manhã não tinha uma enorme variedade mas respondeu as minhas expectativas : pão, croissant, pain au chocolat, mel, nutella, geleias, manteiga, cereais de vários tipos, sucos e algumas frutas
Pontos fortes :
- Bom café da manhã
- Wifi veloz
- Excelente localização.
- Chuveiro de hidromassagem
Pontos fracos :
- Falta de um frigobar
- Pia pequena
Eu gostei de ter me hospedado lá e voltaria se fosse novamente a Rennes, achei o preço em conta em se tratando da França e de um hotel 3 estrelas.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.