Se Bordeaux é a capital do vinho, Reims é a capital do champagne! Reims é a cidade mais importante da região de Champagne-Ardenne na França e pode ser facilmente visitada num bate e volta já que a cidade fica a apenas 50 minutos de Paris saindo de TGV que é o trem bala da França.
Vocês já devem saber que para algo ser chamado de champagne ele deve necessariamente ser fabricado na região de Champagne e muito do turismo e da riqueza de Reims vem da indústria do Champagne.
O que fazer em Reims e o que visitar
Fiz uma visita guiada pela cidade oferecida pela secretaria de turismo de Reims e descobri muita coisa sobre a cidade que eu totalmente desconhecia e a primeira é que Reims foi a cidade mais destruída durante as Guerras Mundiais.
Quando a guia me contou isso eu fiquei surpresa porquê na França quando falamos da Guerra o que vem na cabeça são as praias da Normandia do dia D ou lugares como Arras por exemplo, mas como Reims fica no leste francês e já mais próxima da Alemanha tudo isso faz sentido.
Biscoito de champagne de Reims
Uma das especialidades de Reims é o biscoito rosa que é uma versão um pouco mais refinada do que no Brasil chamamos de biscoito de champagne e que usamos para ser a base do pavê. O biscoito rosa é super tradicional e as pessoas costumam comer ele molhando no champagne.
Eu aproveitei minha visita e fui na Maison Fossier que é uma loja com mais de 150 anos de tradição que vende uma infinidade de biscoitos e kits. Outra coisa que comprei lá foi o pain d’épices que é um pão de mel com especiarias que apesar de ter sido criado na Idade Média e na China, é muito apreciado em toda a França.
Vestígios romanos
Outra coisa que descobri sobre Reims é que, segundo a minha guia, Reims é a cidade francesa com mais vestígios dos romanos, muito mais que Nîmes que todo mundo imagina que seja a cidade francesa com mais vestígios romanos.
Aqui vemos o que eles chamam de Porte de Mars (Porta de Marte) que é homenageia Marte, deus romano da guerra e foi construído no século III, vocês sabem o que é isso? Mais de mil anos antes do Brasil começar a ser colonizado! Bem no centro de Reims tem ainda os vestígios de um fórum romano.
Claro que tudo gira em torno do champagne em Reims! Olhem só a fachada desse imóvel! Todo o processo da criação do champagne estava sendo mostrado desde o plantio e recolta da uva, até o processo de armazenamento em grandes barris, ao engarrafamento e venda.
Uma prova que absolutamente tudo na cidade gira em torno da bebida é que a forma das extremidades do tramway (metrô de superfície) lembra a uma taça de champagne! Eles fizeram propositalmente para lembrar o quanto a riqueza da cidade deve ao champagne.
Catedral de Reims
Mas a grande atração da cidade continua sendo a catedral de Reims onde durante mais de 10 séculos os reis da França foram coroados aqui nessa catedral.
A catedral de Reims forma o conhecido top 4 das catedrais francesas juntamente com as catedrais de Notre-Dame Paris, a catedral de Amiens e a de Bourges e por isso minha vontade em conhecer, ainda não conheço a de Bourges mas achei ela muito parecida com as outras duas, além do estilo gótico as três que conheço até agora tem como santa padroeira Notre-Dame (Nossa Senhora) e são lindas do interior.
Infelizmente a catedral de Reims estava sendo reformada quando fui e a rosácea de vitrais estava escondida atrás dos andaimes.
Ao lado da catedral fica o Palácio do Tau, que apesar do nome é um museu eclesiástico com peças importantes de reis, papas e bispos da região, o nome palácio vem do fato dos reis se hospedarem lá antes da coroação.
Degustação de Champagne
Ir a Reims e não provar champagne é como ir a Roma e não ver o papa. Nos arredores de Reims, estão as casas de champagne mais famosas do mundo, e você pode fazer uma visita. Há dezenas de tour diferentes, inclusive excursões que te pegam já no hotel em Paris.
Dá para visitar grandes nomes do Champagne como Veuve Clicquot, Moët&Chandon e outros.
Como ir de Paris a Reims
Os trens saem da estação Gare de l’Est em Paris (linhas 4,5 e 7 do metrô) e chegam a Reims em 50 minutos de trem rápido. Eu peguei o trem de 08:40h na ida e o de 17:15 na volta, a estação de Reims fica bem próxima do centro e não tem muito como se perder por lá.
Eu paguei 27 euros a ida e a volta comprando com mais de 1 mês de antecedência. Comprei no site da SNCF que é a empresa francesa de trens então quem puder compre antes porquê no dia mesmo os bilhetes chegam a custar o dobro disso.
Já para quem prefere fazer uma visita de degustação deve ir para Épernay que fica a uns 20 minutos de trem e é onde as grandes marcas como Veuve-Clicquot possui as caves.
Onde se hospedar em Reims
Eu fiz apenas um bate e volta saindo de Paris, mas para quem quer fazer degustações e conhecer a cidade mais a fundo, recomendo dormir em Reims. Os melhores hotéis de Reims ficam no centro. Como a cidade é compacta, dá para fazer tudo a pé.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
BOM DIA PAULA, muito legal a sua postagem. estava pesquisando sobre Reims porque minha filha vai fqzer um mestrado em Reims e deve passar um ano por la. Voce ficou quanto tempo em Reims? voce teria algum conhecido por la ou uma dica de moradia para estudantes. obrigado.
Jorge Brienza – Ribeirao Preto SP
Jorge
Infelizmente não vou poder ajudar, passei apenas um dia em Reims, como turista.
Paula, gostei muito das dicas. Onde foi que você contratou esse tour pela cidade?
Andre
O escritório de turismo da cidade, entra no site https://www.reims-tourisme.com/