O Palazzo Madama é uma antigo palácio que serviu como o primeiro prédio do senado do Reino da Itália e tem esse nome porquê ele foi reformado por duas diferentes rainhas da Casa de Savoia, aquela famosa dinastia de quando Turim era a capital da Itália.
Eu comecei a visita de baixo para cima, as vezes quando vou a um museu e eles tem um percurso um pouco diferente, a pessoa da bilheteria explica, mas caso não me aconselhem nada diferente, eu sempre começo de baixo e vou subindo, no caso do Palazzo Madama eu achei a melhor ordem de visita porquê a gente termina com uma bela vista.
Eu meio que voltei de Turim apaixonada pelos museus e pelos prédios, todos os museus que visitei lá ficam em prédios que na verdade são palácios! Tá certo que eu não vistei todos os museus de Turim, mas os 3-4 que visitei dessa vez ficam em prédios bonitos que já valem a visita.
Falando ainda do prédio, adivinha quem é o arquiteto? Sim, Filippo Juvarra (pelo menos a fachada é dele, já que o prédio é muito mais antigo) o famoso arquiteto que construiu ou reformou muitas atrações de Turim como Superga, Venaria Reale, Palácio de Stupinigi etc…
Como comecei a visita pela parte de baixo, a primeira coisa que eu ví foi a parte de Arte Sacra no subsolo do Palazzo Madama. Eu não sou muito fã desse tipo de arte e meio que passei bem rápido por essa seção que abriga quadros, jóias com motivos religiosos, crucifixos, e esculturas.
Finalmente quando cheguei no primeiro andar é que passei a adorar minha visita, cheguei e dei de cara com uma sala toda barroca linda. Aquele tipo de sala que a gente não sabe exatamente pra onde olhar porquê é rica em detalhes, tem teto decorado, parede decorada, e que chega a ser exagerado mas ainda assim é muito bonito.
Uma das esculturas de destaque do Palazzo Madama é essa aí de marfim que mostra duas passagens bíblicas diferentes : A esquerda é a cena que o Rei Salomão (sentado no trono ao centro) julga as duas mães que chegam no palácio e cada uma clama que seu filho está vivo, e que o filho morto é da outra, e o Rei Salomão deve decidir qual é a mãe verdadeira.
E a cena a esquerda é quando Deus pede a Abraão para oferecer Isaque seu filho em sacrifício, as esculturas são grandes e ficam bem no centro de uma das principais salas do Palazzo Madama.
As salas são sensacionais! São 35 salas espalhadas em quatro andares, e o primeiro andar é dedicado ao Barroco, por isso as salas são assim cheias de ouro, imagens de anjos etc… E assim como nos outros museus de Turim, as salas estavam quase todas vazias, deu para eu visitar sem pressa, e fotografar tranquilamente sem ter milhares de pessoas no fundo da foto (alegria de blogueiro!)
Esse aparador é praticamente o mesmo que eu tinha visto no Palácio de Stupinigi, na véspera. Ébano com a parte branca toda de marfim e uma riqueza de detalhes impressionante. No Palazzo Madama há também vários móveis, já que eles também exibem decoração e peças de mobília.
O quarto andar do Palazzo Madama abriga as exposições temporárias, quando eu fui havia havia uma específica sobre cerâmica, com exemplos de várias escolas italianas de cerâmica. Eram várias salas com uma linha do tempo, contando um pouco da História da Itália através dos trabalhos de cerâmica.
Não deixe de ir até o terraço deles que fica no quinto e último andar (tem elevador, mas tava quebrado quando eu fui!) é de lá que a gente tem uma vista maravilhosa de Turim, dá para ver os principais pontos turísticos da cidade como o Palácio Real, a Mole, Piazza Castello, Superga, Chiesa di San Lorenzo e uma vista incrível para os Alpes com neve.
Se você assim como eu é uma dessas pessoas que adoram uma vista, vale a pena subir no terraço do Palazzo Madama porquê a gente tem uma vista 360º e é um dos melhores lugares para ver Turim do alto.
Informações práticas sobre o Palazzo Madama :
Horário de funcionamento : Das 10 as 18h, fechado às terças.
Preço : 10€, grátis para menores de 18 anos e outras categorias. Por 3,50€ a mais dá para pegar um audioguia.
Mapa do Palazzo Madama :
Outros posts sobre Turim :
- Museu Egípcio de Turim
- Museu de Arte Oriental
- Palácio de Caça de Stupinigi
- O que fazer em Turim
- Eataly : Compras gastronômicas em Turim
- Como ir do aeroporto de Turim ao centro
- 10 Motivos para visitar Turim
Eu visitei o Palazzo Madama gratuitamente, mas as opiniões dadas aqui são minhas e imparciais.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Adorei conhecer esses lugares por dentro!!! Quando fui à Turim, não cheguei a entrar… E também estava nublado e não consegui ver os Alpes de nenhum lugar… Já vi que preciso voltar lá, hehe
Que lugar lindo, assim como toda a Itália, né? Não sabia que Turim já tinha sido capital do país, que coisa!
Muito luxuoso o lugar, e a vista então, maravilhosa! Mais um lugar pra visitar!
O Palácio é maravilhoso, mas não dá pra disfarçar… a vista é ESPETACULAR! Tem que deixar pro final mesmo, senão eu ficaria lá horas e horas e esqueceria de ver o resto ahhah
Que palácio maravilhoso! A arquitetura na Itália é impressionante. Em minha passagem pelo país eu ficava bobo andando pelas ruas e observando os prédios e construções.
Países com patrimónios arquitectónicos riquíssimos como a Itália podem dar-se ao luxo de criarem museus como este. Lindo em cada detalhe. Adoro Itália, mas ainda não fui a Turim. Fiquei encantada com o seu entusiasmo….
Abraço
Que maravilha, Paula! Sou suspeita pra falar, porque amo a Itália de paixão – tá no sangue -. Amei as dicas e você tem toda razão: terminar com uma bela vista é fechar com chave de ouro qualquer passeio, né?! Amei!
Que palácio lindissímo! Adorei as fotos, parabéns!
Itália tem tanta e tanta coisa super interessante para conhecer. Sem dúvida que este é um local imperdível 🙂
Que joia esse museu! Tá valendo a visita tanto pelas obras como pela vista que tem no terraço hem. Tmb adoro um museu vazio, tenho a sensação de que ele é todo só pra mim, rsrsr
Paula, eu já li todos os seus posts de Turim e eu adorei a maneira como escreve e descreve os locais. Já adorei Turim e estou muito animada com todos esses palácios que vou encontrar.
Parabéns pelos posts, adorei!
Mayte
Com certeza vc vai gostar, a cidade é muito bonita e tem muita coisa a oferecer! =)