O Palácio de Venaria Reale era um dos palácios da Dinastia de Savoia que eu mais queria visitar, para quem não sabe, nos arredores de Turim tem mais de 20 palácios reais dessa dinastia e o mais famoso deles é o Reggia di Venaria Reale que segundo dizem, é o castelo mais parecido com o Castelo de Versalhes, achei um certo exagero, mas o Palácio de Venaria Reale é lindo, e eu recomendo a visita para quem vai a Turim.
O Complexo de Venaria Reale foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1997 e desde o ano de 2007 que é aberto a visitação, o complexo é gigantesco porquê inclui os 80 mil metros quadrados do palácio, os 60 hectares de jardins, o Parco de la Mandria, e a pequena cidade de Venaria Reale.
A gente começa a visita por uma galeria quase subterrânea que retraça um pouco da História de Turim e da Dinastia de Sabóia, então a gente aprende que foi quando Turim se tornou a capital do ducado, e depois da Itália é que a cidade se desenvolveu.
Essa galeria subterrânea era uma grande área de serviço, a gente geralmente vê os palácios mas dificilmente lembra que eram necessários muitos funcionários para manter algo desse porte, principalmente porquê não havia toda a tecnologia que temos hoje, e o antigo local de serviço, hoje abriga retratos dos nobres da época e traça uma linha do tempo da realeza.
Sem dúvida uma das fotos mais conhecidas desse palácio é essa ai, que é a Galeria Grande que ligava os aposentos do rei aos aposentos do príncipe herdeiro em grande estilo.
A galeria tem 80m de comprimento e 15 de altura e é ricamente decorada com 44 janelas que deixam a galeria ainda mais bonita, eu fui num dia de sol e pude contemplar toda a beleza dessa galeria que é incrível.
Uma das salas principais é a Galeria de Diana. O nome é uma homenagem a Diana, deusa da caça na mitologia romana, e como Venaria Reale foi criado para ser um palácio de caça da nobreza, a gente vai encontrar várias referências a essa deusa na decoração do palácio.
Quando ví esse salão, eu imediatamente lembrei do Palazzo Madama que tem um salão quase idêntico a esse. A semelhança dos dois não é uma obra do acaso, além de terem sidos construídos na mesma época, foram desenhados pelo mesmo arquiteto : Filippo Juvarra, que é certamente o arquiteto mais importante do Piemonte, as principais atrações de Turim foram planejadas por ele.
Como falar de caça num palácio de caça nunca é demais, a capela de Venaria Reale é dedicada a Santo Humberto que é o padroeiro dos caçadores. A capela foi um dos lugares que mais gostei por causa da cúpula que dá um efeito de ilusão de ótica.
Já falei sobre Diana, não é? Pois, além de salões com o nome da deusa, é muito comum também ter quadros com representações dela, ou quadros com cenários de caça. Nesses aqui dá para ver todo o bosque ao redor de Venaria Reale, e não faltam quadros de nobres partindo para a caça com cães, e animais de caça.
Reserve boa parte do dia para fazer a visita porquê o palácio é bem grande, e além de visitar todas as salas, ainda tem os jardins que podem tomar facilmente 1-2 horas da visita se você for numa época de clima bom.
Tem sempre exposições temporárias e a cidade de Venaria Reale é bem fofa, e mesmo pequena vale a pena dar uma passada na rua principal para conhecer.
Por dentro, o Palácio de Venaria Reale está super bem conservado, e a mobília é bem rica, um reflexo dos tempos de esplendor e glória de quando Turim era ainda a capital da Itália.
Os Jardins de Venaria Reale
Quem diz palácio, geralmente diz jardins maravilhosos a altura, mas apesar de enormes os jardins de Venaria Reale não são tão incríveis assim, sim é bem bonito e cuidado mas achei que poderia ter mais flores por exemplo, eu fui em plena primavera e achei que poderia ter mais flores.
Talvez seja porquê os jardins foram completamente destruídos e só depois de 2007 é que o palácio foi reaberto.
São 60 hectares de jardins divididos em várias seções, levem um sapato confortável porquê se vocês pegarem um dia bonito podem passear nos jardins. Os jardins são a perder de vista, e como são divididos em várias partes, dá também para você escolher o que quer visitar.
Essa foto tirei da varanda do café que fica dentro do palácio, achei os preços bem em conta, mesmo estando dentro de um palácio e tendo esta vista.
Os jardins do Palácio de Venaria Reale tem uma vista para os Alpes, depois de algum tempo na cidade a gente meio que se acostuma a ter os Alpes como pano de fundo, mas eu sempre me surpreendo de ver as montanhas tão próximas da cidade, principalmente porquê as mais altas ainda tinham neve no topo.
A cidade de Venaria Reale
O Palácio de Venaria reale fica coladinho a cidade de Venaria Reale, que apesar de bem pequena é fofa e merece que você dê uma volta por lá. Tem uma praça central com uma igreja de estilo barroco e umas arcadas bem parecidas com as que encontramos em Turim.
Basicamente a cidade é uma rua apenas, mas é uma rua longa cheia de restaurantes, bares, sorveterias e vale a pena passar para comprar algo para comer, até tem um café bacana dentro do palácio, mas na cidade as opções são melhores.
Como chegar no Palácio de Venaria Reale
Alguns meses atrás foi criada uma linha de transporte especial chamada de Venaria Express, ligando Turim a cidade de Venaria, Palácio de Venaria Reale e o Parque La Mandria.
O ônibus passa em vários pontos do centro de Turim, eu peguei o meu na Praça XVIII de Dezembro, na região de Porta Susa, se você pegar o metrô, desça na estação de XVII Dezembro e na saída vai ver vários pontos de ônibus, só atravessar e vai ver um ponto com essa plaquinha indicando o ônibus.
O bilhete custa 1,70€ durante a semana, e pode ser comprado diretamente com o motorista ou em tabacarias autorizadas. No site do transporte tem a lista de lugares onde comprar e os horários do ônibus.
Informações práticas sobre o Palácio
Horário de funcionamento : de terça as sextas funciona das 9h as 17h. Finais de semana e feriado funciona das 9h as 18:30h.
Preço : 25€
Há audioguias disponíveis em algumas línguas,mas aindanão há opção em português.
Outros posts sobre Turim
- Palácio de Caça de Stupinigi
- Onde comer em Turim
- O que fazer em Turim
- 10 Motivos para Visitar Turim
- As melhores sorveterias de Turim
- Lugares para ver Turim do alto
Eu visitei o Palácio de Venaria Reale a convite deles, mas o texto reflete as minhas opiniões e é imparcial.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Uau! Que palácio lindo!
Adorei o post. Super completo, daqueles que parece que estamos viajando juntas.
Parabéns!
Adorando viajar com seus posts sobre o norte da Itália. Não coloquei Turim e região no meu roteiro da minha última viagem à Itália e depois desse post e do Palácio de Caça de Stupinigi meio que me arrependi. Obrigado por apresentar esses lugares tão bonitos
Abs
O palácio é exuberante, não conheço Turim, mas fiquei louca pra conhecer, e os jardins são realmente magníficos!
maravilhoso este palácio! a gente fica até um pouco perdido diante da grandeza desses palácios ne!? Adorei! achei tudo lindo que voce colocou!
Gente, que luxo!! Achei esse lugar maravilhoso! E adorei o seu post e as fotos. Achei ótimo como você detalhou as galerias, me fez viajar! Obrigada por compartilhar!
Amei teu post, principalmente porque dizem que minha família é descendente deles. Será?? rsrsr O castelo é lindo, não conheci ainda mas com certeza já está na minha lista faz um bom tempo.
Que lugar grandioso! Eu me perderia admirando esses corredores e galerias. A Itália é demais <3
Uau! Tô completamente encantada por esse palácio! Que coisa mais linda! Agora tô morrendo de vontade de conhecer pessoalmente também!
Paula, eu adoro visitar castelos e palácios. Acho que já visitei muitos, mas ainda fico encantada quando vejo um que ainda não conheci e é tão belo. Gosto muito dos seus relatos, parabéns!
Que incrível esse lugar! Geentee.. é um luxo turistar em palácios hein? Eu adoro! Esse acabou de entrar na minha lista de desejos. Obrigada pela dica! Parabéns!