Eu confesso que não sou a pessoa mais fã desses ônibus de turismo, geralmente eu prefiro passar mais tempo na cidade conhecendo tudo com calma, e de preferência andando a pé, porquê sei que é a maneira mais eficaz de ver e conhecer uma cidade durante uma viagem.
No entanto, eu sei que as vezes a gente tem pouco tempo, está com a viagem mais corrida e quer ver o máximo de coisas em um espaço de tempo menor, e nesses casos o ônibus de turismo ajuda muito, porquê é bem prático : a gente senta, coloca o fone e vê os principais pontos da cidade e ainda conhece super bem a história.
Eu já usei esses ônibus em algumas cidades, e a minha última experiência foi com o ônibus de turismo em Turim, que é uma cidade que muita gente usa como bate e volta saindo de Milão, boa parte dos turistas passam apenas um dia em Turim, e nesse caso acho que pode ajudar a conhecer bem a cidade, já que algumas linhas passam por lugares um pouco mais distantes, fora do centro histórico e um tanto menos acessíveis de transporte público.
O ônibus de turismo em Turim tem 3 linhas diferentes : A, B e C. Eu fiz o tour das linhas A e B e acho a linha A a principal, é assim aquela linha dos “imperdíveis” em Turim, enquanto a linha B seria mais ou menos uma linha no estilo Turim fora da rota turística e a linha C é a linha dos palácios e casas reais.
O ônibus das linhas A e B são aqueles ônibus de andar tradicional, já o da linha C é tipo um micro-ônibus, todos possuem wi-fi e o ônibus de turismo em Turim tem áudio em português! Das várias atrações da cidade, essa foi a primeira que vi com áudio em português, tudo bem que algumas vezes a pronúncia em português estava um tanto “estranha” mas adorei poder conhecer um pouco mais da história de Turim no meu próprio idioma.
Linha A do ônibus de turismo em Turim
Para mim, é a linha realmente importante do tour, é a linha clássica onde a gente vê as principais atrações de Turim, a primeira parada ficam em Piazza Castello, assim como todas as outras linhas que começam e terminam lá.
A linha A passa pela Piazza Vittorio Veneto, Villa della Regina, Monte dei Cappuccini, Borgo Medievale, Parco e Castello del Valentino, Porta Nuova e Via Roma e daí dá uma volta pelo Pólo Real e passa pela Porta Palatina, Duomo e o centro histórico.
Uma volta completa leva em torno de 40 minutos, e é a linha mais turística na minha opinião. Como o trajeto é relativamente curto, dá para fazer a linha A e a B sem problemas, geralmente um bilhete de 24h cobre a linha A e B, a linha C é um bilhete a parte.
Linha B do ônibus de turismo em Turim
Essa é uma linha que passa mais por fora das atrações de Turim, até passa em lugares legais, mas seria mais uma linha “fora da rota turística” que passa por locais mais distantes do centro histórico de Turim, lugares que até tem o que fazer, mas que geralmente os turistas não vão.
Basicamente a linha B sai da Piazza Castello e segue até chegar na região de Lingotto, um bairro no sul de Turim que é onde fica o Museu do Automóvel, a antiga fábrica da Fiat e o Eataly.
Daí segue pela Via Nizza, passa pelo Estádio Olímpico (Turim foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2006) Palácio de Caça de Stupinigi, Porta Susa e Museu Pietro Mica e volta para Piazza Castello.
O tour da linha B é bem mais demorado, já que ele vai pra fora de Turim, e passa por lugares mais afastados do centro. Para dar a volta completa da linha B demora mais ou menos 1:30h e pegando a linha A e a linha B a gente vê quase toda a cidade de Turim em poucas horas, quando fui o bilhete para essas duas linhas custava 10€ para 24h.
Para mim, uma das principais atrações por onde a linha B do ônibus de turismo em Turim passa é o Palácio de Caça de Stupinigi, mas acho que passa um pouco rápido demais, e mal dá para tirar foto. Como é um palácio lindo, e a atração mais bonita da linha B, acho que poderia parar por 5 minutos para a gente tirar fotos, como acontecem em algumas atrações em outras cidades.
Linha C
O ônibus de turismo em Turim tem ainda a linha C, que é a linha das residências reais, ela passa pelas principais residências reais de Savoia que ficam nos arredores de Turim, acho que ela é mais uma linha para quem vai passar mais tempo e na cidade e conhecer os palácios.
A linha C praticamente não passa no centro da cidade, ela passa por lugares turísticos que são menos acessíveis com o transporte público como é o caso do Museu da Juventus, o Palácio de Venaria Reale e o Parco la Mandria, onde fica o Castello de la Mandria.
Esses lugares ficam fora de Turim e não há metrô nas proximidades, então vale muito a pena usar o ônibus de turismo se você for visitar um desses lugares, já que a linha C se comprada separadamente custa apenas 5€ por 24h.
Outros posts sobre Turim
- Lugares para ver Turim do Alto
- Melhores museus de Turim
- Onde comer em Turim
- 10 Motivos para visitar Turim
- Como ir do aeroporto de Turim ao centro
- As melhores sorveterias de Turim
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.