Minha visita a Helsinque foi regada a culinária finlandesa, eu não conheço muito bem a culinária finlandesa e esperava comer principalmente salmão e batata, mas me surpreendi comendo alguns animais de caça. Sou suspeita para falar de carne de caça porque adoro, rena, alce e outros são carnes que sempre que posso experimento.
Almocei e jantei em lugares bem distintos, e fiz uma pequena lista de lugares onde comer em Helsinque.
Onde comer em Helsinque : Dicas de restaurantes
Meripaviljonki
O restaurante panorâmico de Hakaniemi! Fiquei encantada com a vista, o restaurante é panorâmico e tem vista para uma península, e a decoração também é bem bonita. Eu comi uma carne que estava quase derretendo de tão macia!
Hotel Katajanokka
Eles tem um restaurante no subsolo do hotel, onde funcionava uma prisão, então em alguns lugares do restaurante você pode ver resquícios da antiga prisão, o muro em algumas partes mostra bem isso.
Eu comi o Jail Burger (adorei o nome!) que vinha com maionese defumada e adorei a experiência.
Juuri
Meu restaurante favorito em Helsinque! Foi lá que experimentei sapas pela primeira vez, sapas nada mais é que suomi tapas, ou tapas finlandesas.
Não foi o restaurante mais barato que comi, mas se você procura um bom restaurante para passar um momento agradável eu recomendo muito o Jurii porquê para mim é o melhor lugar onde comer em Helsinque.
Como prato eu escolhi cordeiro, não imaginava que iria comer cordeiro em Helsinque, mas estava ótimo. Ahhh, o Juuri fica praticamente do lado do Museu do Design de Helsinque, dá pra fazer as duas coisas no mesmo dia.
Cafeteria Ateneum
Eu falei algumas vezes que adoro cafeterias de museu, e aproveitei minha visita ao Ateneum que é a Galeria Nacional de Helsinque para almoçar lá mesmo.
Eu esperava umas comidinhas bem simples, mas alem das opções de sanduíches e quiche simples, há também um menu de pratos quentes e um buffet livre de saladas e bebidas quentes (chá e café) eu escolhi uma salada e estava excelente.
Saaga
Esse foi o restaurante que desde o primeiro dia eu quis ir, ele é especializado em culinária da Lapônia, então você pode comer carne de rena, alce, urso e outras carnes de caça.
A decoração dele também é toda inspirada na Lapônia, com iluminação à meia luz e velas, além de peles de animais nas paredes. O Sagaa me lembrou um pouco o Olde Hansa, o restaurante medieval de Tallin.
Como entrada eu pedi uma seleção de mini tapas da Lapônia, então tinha queijo, carne de urso, carne de rena, salmão e algum outro peixe de água fria que não lembro o nome. Como prato principal, fui de rena com um molho delicioso e cenoura doce para acompanhar.
A comida é ótima, fiquei encantada com tudo que comi, mas achei o serviço um pouco lento, o que no meu caso não foi um problema, já que fui a noite e fiquei papeando com minha amiga, mas que pode ser chato para quem vai no almoço e tem coisas para fazer depois.
Outros posts sobre Helsinque
- Como ir do aeroporto de Helsinque ao centro
- Roteiro de 2 dias em Helsinque
- 10 Coisas para fazer em Helsinque
- Museu do Design de Helsinque
- Roteiro de 10 dias pela Finlândia, Rússia e Países Bálticos
- Como ir de Helsinque a Tallin de ferry
Eu visitei os restaurantes a convite do Visit Helsinki, para o projeto #HelsinkiSecret Residence, mas as impressões são minhas e refletem apenas a minha experiência.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
De comer com os olhos! Cada prato lindo <3 e também não imaginava tanta carne de caça, tô quase lambendo a tela pra ver se vem algum gostinho hahahah
Ahhh se eu te disser q eu quero conhecer a Finlândia há uns 10 anos você acreditaria? me encanto por esse país mas o idioma é impossível aheuaheaue tive que repetir o nome do restaurante umas 3x e já esqueci. deixei no favoritos!!
Quanta delícias num post só, Paulette.. Eu ainda não experimente carne de nenhum animal exótico.. não que eu saiba né… porque já comi cavalo sem saber que era 🙁
Mas tendo oportunidade, quero experimentar todas essas delícias.
Beijão =)
Lista maravilhosa! Gostei especialmente do conceito do hotel katajanokka. Muito bom!
Que ótima lista! Com certeza sempre ajuda quem está indo pra lá! Os pratos são maravilhosos e pelo jeito muito saborosos também!
Ai Paula tanta dica boa:) E eu aqui a ver isso com alguma fome… Obrigado pela partilha. Vai ser útil certamente quando decidirmos ir a Helsínquia. Renato
Apesar de ser chatinha para comer algumas coisas, confesso que as carnes de alce, urso, rena, etc. me deixam um tanto curiosa. Mas, vem cá… o Pihka sumiu desse post? kkkkkkk #maintencionada #sopensaembesteira
Melhor pergunta ever! hahahahaha
Na verdade eu esqueci de tirar foto dentro, e por isso ele não entrou =P
Ai que fotos lindas, dá vontade de visitar todos esses lugares e de provar isso tudo 🙂 Obrigada pelas dicas, tudo já anotado para a próxima viagem.
Este tipo de artigos é muito útil para os viajantes! Eu antes de viajar costumo procurar posts que refiram os melhores spots para comer, tendo em conta a qualidade e preço. Parabéns pelo artigo.
Que delicia de post, literalmente! Deu até água na boca… E pensar que chegamos tão perto de Helsinque (Fomos até Tallinn), mas não fomos até lá! Ficou pra próxima, e aí já vamos ter boas dicas pra comer!
Apesar de comer pouca carne, a foto dos pratos me deu água na boca, principalmente o hamburguer…
dia 06/10 próximo, chegarei em Helsinque.
Pelo que vi, os pratos são muito pequenos.. Confere?
Joaquim
nesses restaurantes sim, na minha primeira vez na cidade fui em outros que a porção era normal.
Olá Paulinha.
Tenho só uma noite em Helsinque e será exatamente o aniversário da minha esposa. Queríamos um jantar no local agradável e num preço justo. Saaga me pareceu bem interessante. Estou certo ou vc sugeriria outro?
Beto
O Saaga sem dúvidas seria um lugar apropriado para a ocasião!