Eu não acredito que até o momento eu ainda não tinha escrito um post sobre o que fazer no Porto, eu até tenho vários posts sobre a cidade, mas percebi que não tinha um post geral com dicas sobre o que fazer no Porto, onde comer, onde se hospedar e essas coisas, e aqui estou eu para corrigir o erro.
Eu já estive no Porto 4x e posso dizer que conheço relativamente a cidade, e tenho um carinho especial por ela já que considero o Porto como um pontapé inicial nessa minha vida de viajante, foi a primeira cidade onde viajei sozinha e depois da primeira experiência eu passei a viajar cada vez mais.
Muita gente fica apenas dois dias no Porto, o que até dá para conhecer as principais atrações turísticas da cidade, mas acho um pouco corrido e recomendo pelo menos 3 dias, assim dá para ver as coisas com mais calma, visitar as caves do vinho do Porto, e curtir a cidade que para mim é o grande barato.
Poderia fazer um post com pelo menos 100 coisas sobre o que fazer no Porto, mas tentar deixar esse post o mais enxuto e ainda assim o mais completo possível.
O que Fazer no Porto e o que visitar
Capela de Santa Catarina
Claro que em Portugal a gente imagina que tem azulejo em todo canto, não é verdade? Mas alguns lugares tem painéis lindíssimos e o da Capela de Santa Catarina (também conhecida como Capela das Almas) é incrível e tem quase 16 mil azulejos contando um pouco da vida de Santa Catarina e de São Francisco de Assis.
Ela até é bonita por dentro apesar de ser pequena, mas para mim a beleza maior é na parte externa mesmo.
Estação de São Bento
Ainda falando sobre azulejos, a estação de trens de São Bento tem um painel de azulejos lindíssimos, são 551 metros quadrados de imagens que reprentam cenas da vida do Norte de Portugal, assim como acontecimentos históricos, os painéis de azulejo cobrem todo o salão principal da estação.
Passeio de barco
Eu adoro passear de barco, e mesmo tendo ido diversas vezes a cidade eu sempre faço um passeio de barco no rio Douro, que é o passeio das pontes do Douro, durante mais ou menos 1h a gente faz o passeio no barco que sai da Ribeira, ali pertinho da linda ponte Dom Luiz I e conhece um pouco mais das outras pontes e de outras partes menos conhecidas do Porto.
Cais da Ribeira
Na parte baixa da cidade, aqui você vai ter belas vistas do Douro e da Ponte Luíz I. Eu sempre gosto de passar por lá na hora do almoço ou no final da tarde. Seja para almoçar ou tomar um café com essa vista.
Mercado do Bolhão
Na minha primeira vez no Porto eu achei esse nome um tanto engraçado, mas o Bolhão é um dos mercados mais tradicionais da cidade, quando estive na cidade em 2011 ele não passava de mais uma feira de produtos alimentares, um tanto simples na época.
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
Quando voltei em 2015 ele estava bem mudado, além das barraquinhas de frutas e verduras começaram a aparecer restaurantes, bares e lugares para fazer degustação de vinho, uma espécie de gourmetização do Mercado do Bolhão que apesar de ainda ter barraquinhas tradicionais, melhorou com o passar dos anos e as visitas dos turistas.
Igrejas
Em muitos pontos eu acho Porto parecida com Salvador, acho que é aquela coisa de a cidade ter uma parte alta e baixa, ladeiras e principalmente por causa das igrejas barrocas aliás essa foto aí em cima poderia ter sido tirada no Pelourinho fácil, fácil.
São muitas as igrejas para se visitar no Porto e eu vou recomendar algumas que visitei : Catedral da Sé, que é a mais importante das igrejas da cidade, vale muito a pena pagar para visitar o claustro, é barato e tem um painel de azulejos maravilhoso.
Valem também visitar a Igreja de Santo Idelfonso, Igreja dos Clérigos, Igreja dos Carmelitas descalços, Igreja do Carmo e a Igreja dos Congregados.
Leia também : Roteiro de carro no Algarve
Livraria Lello
Os fãs de Harry Potter já sabem que a escadaria da Livraria Lello inspirou a J.K. Rowling no livro Harry Potter e a câmara secreta, mas além disso a livraria é linda e sempre é escolhida como a mais bonita ou uma das livrarias mais bonitas do mundo, título que eu acho super merecido.
Nos últimos anos com todo o sucesso da livraria e do Porto de uma maneira geral, ela passou a cobrar uma entrada que é descontada quando você compra um livro lá dentro, além da arquitetura e da beleza da Lello, vale a pena também aproveitar para conhecer os clássicos da Literatura Portuguesa.
Degustação de vinhos
Tem como falar sobre o que fazer no Porto sem falar em vinho do Porto? Um dos clássicos da cidade é fazer a degustação do vinho nas caves, eu não sou entendida de vinho e nem a melhor pessoa para falar do assunto mas posso citar as caves de vinho do Porto que visitei.
As caves de modo geral ficam em Gaia (do outro lado do rio) e em várias dela tem tour para conhecer um pouco mais da história do vinho do Porto e sempre tem petiscos para acompanhar a degustação.
Algumas das caves de vinho que visitei no Porto
- Porto Cruz
- Ferreira
- Taylor’s
- Graham’s
Torre dos Clérigos
Levei algum tempo até ter a coragem de subir os 225 degraus da Torre dos Clérigos, mas posso dizer que a vista 360º da cidade do Porto vale o esforço porquê mesmo a torre não sendo tão alta assim (75m) ela fica numa parte alta da cidade e tem uma das melhores vistas do Porto.
Igreja do Carmo
Outra igreja deslumbrante no Porto! Acho ela ainda mais bonita que a de Santa Catarina. Para mim essa é a fachada mais bonita de todas as igrejas do Porto. Quer dizer, essa parte é na verdade a lateral dela.
Bonde 22
A linha 22 é a mais tradicional do bonde (ou eléctrico) do Porto, ela faz o trecho Carmo- Batalha passando pelos principais pontos da cidade, é aquele percurso que já vale o passeio por si só porquê a gente passa pela Livraria Lello, Torre dos Clérigos, Igreja de Santo Idelfonso e outros pontos turísticos do Porto.
Museu do Porto FC
Quem é fã de futebol vai adorar esse museu! O time mais querido do norte de Portugal oferece uma visita para você conhecer o Estádio do Dragão e conhecer o museu do Porco FC, onde pode entre outras coisas ver os títulos conquistados pelo time.
Onde comer no Porto
Comer deve sempre ser considerado um capítulo importante num post sobre o que fazer no Porto, todas as vezes que fui a cidade eu comi super bem, muitos frutos do mar, bacalhau, doces e especialidades portuguesas. Eu até escrevi um post sobre onde comer no Porto com nomes dos restaurantes.
Ainda falando de comida, no Porto eu sempre aproveito para comer muito bacalhau (coisa que adoro!) e frutos do mar e para mim que moro fora desde 2008 eu aproveito para matar saudades dos croquetes e outros salgados que são vendidos quase em toda esquina.
Quando alguém me pergunta o que fazer no Porto, eu sempre recomendo uma visita ao Café Majestic que é um lugar super tradicional no Porto. Para quem quer provar algo bem típico da cidade, não deixe de experimentar uma francesinha!
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
Onde ficar no Porto
Como eu fui várias vezes na cidade, eu me hospedei em diferentes lugares com diferentes preços, a foto de cima é do Crowne Plaza onde fiquei hospedada no final de 2015.
O que gosto do Porto é que apesar da cidade estar virando moda, ainda dá para encontrar opções de hospedagem bem em conta em relação a outras cidades na Europa.
Uma coisa que gosto em Portugal são as chamadas pensões ou residenciais, que seriam mais ou menos o equivalente de nossas pousadas, aquela hospedagem mais simples e com preço mais em conta.
Na minha primeira vez na cidade eu fiquei hospedada no Hotel Peninsular, excelente localização no centro e preço em conta, na segunda vez fiquei no Residencial Belo Sonho que era como uma pousada, simples, barato e no centro e atendimento bem simpático.
Outro lugar que eu me hospedei e amei foi o Centenary Fontainhas um apartamento super bem equipado que eu me senti em casa.
Clique aqui para ver todos os hotéis no Porto
Booking.comMelhor época para visitar o Porto
O ano todo praticamente, eu acho que na primavera e outono é o ideal porquê a cidade não está cheia e a meia estação pode fazer com que os preços de hospedagem sejam mais baixos.
Eu estive três vezes na cidade na época fria (em novembro, em dezembro e em fevereiro) e posso dizer que não é como outras cidades da Europa em relação ao frio, é bem mais tranquilo mesmo em dezembro como foi na minha última viagem, sim precisa de casaco mas eu não usei as roupas mais pesadas que uso em Londres por exemplo.
Compras no Porto
Para quem se interessa por compras, eu recomendo a Rua Santa catarina que é a rua comercial da cidade, com as principais redes de loja e mesmo um shopping, o Via Catarina com várias lojas.
Outro lugar bacana mas um pouco afastado é o El Corte Inglés, uma grande loja de departamentos onde é possível comprar de tudo um pouco.
Leia também : Onde comprar cosméticos em Portugal
Passeios bate e volta saindo do Porto
São várias as opções de lugares para visitar num bate e volta saindo do Porto, as opções mais comuns são Braga, Guimarães, Viana do Castelo e Aveiro. Dá para ir tranquilamente de trem para essas cidades pela manhã, visitar e voltar no final da tarde.
Roteiro de viagem incluindo o Porto
Muita gente faz a casadinha Porto e Lisboa numa viagem para Portugal. É a combinação mais comum de viagem envolvendo o Porto e outras cidades. Há também quem faça o Porto e as cidades do norte como Guimarães e Braga.
Uma outra possibilidade é sair do porto e conhecer o norte da Espanha, Galícia. Cidades como Vigo, está a 150km do Porto, já Santiago de Compostela a distância é de 232 km. Dá ainda para conhecer Coruña e até mesmo Léon.
Mapa com o que fazer no Porto
Outros posts sobre o Porto
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!