Trieste acabou entrando no meu roteiro meio que por acaso : Eu iria fazer uma viagem para Eslovênia e Croácia, mas os preços dos voos para Ljubljana estavam bem salgados. Trieste foi uma adição simpática no meu roteiro de viagem, fiquei apenas um dia na cidade e apesar de não poder dizer
Ljubljana é uma dessas cidades com aeroporto pequeno e que atende a poucos destinos, e mesmo tendo a Easyjet como uma das companhias aéreas low cost que atende a cidade, os voos são relativamente caros no verão e como eu sabia que a cidade de Trieste na Itália fica a menos de 100 km de Ljubljana e tem voos frequentes com a Ryanair, eu não contei duas vezes, já que adicionaria uma cidade e reduziria o custo.
Trieste, onde?
Trieste fica no extremo Nordeste da Itália, já na fronteira com a Eslovênia. Não está entre as cidades italianas mais conhecidas, talvez por estar tão longe das outras ( com exceção de Veneza!). Eu mesma, antes de visitar Trieste, não fazia ideia do que encontrar por lá.
Acabei me surpreendendo com a cidade, fui em agosto que é o pico do verão na Europa. É a época onde locais geralmente viajam de férias, e as cidades ficam com mais turistas que gente local. Foi bem essa sensação que tive, uma cidade com mais turistas que locais. Acho que só quem ficou na cidade foi quem trabalhava no comércio por exemplo e não podia viajar.
O que fazer em Trieste e o que visitar
Eu mesma não sabia o que fazer em Trieste, a cidade apesar de ter mais de 200 mil habitantes, não é tão conhecida assim. Eu fiquei um dia na cidade, e apesar de não ser o suficiente para conhecer toda a cidade e visitá-la com calma, eu consegui ver muita coisa passando apenas um dia em Trieste.
Piazza Unita d’Italia
Essa é na verdade a grande atração de Trieste. A praça mais bonita da cidade, rodeada de prédios históricos e cafés, tudo bem pertinho do mar. Falando nisso, a Piazza Unita d’Italia é a maior praça europeia situada perto do mar. Como era agosto, muita gente estava fora da cidade, e mesmo sendo um lugar super turístico, eu curti.
As vezes gente tem mania de achar que todo lugar super central e perto das atrações são do tipo pega turista, mas as vezes o que a gente precisa é só de um lugar bem central e com uma vista maravilhosa, né? E os cafés da Piazza Unità d’Italia eram excelentes nisso.
Canal Grande
Outra atração de Trieste é o canal que fica bem no centro da cidade, vem do mar e adentra o centro de Trieste. Como Trieste foi uma cidade de comércio marítimo muito forte, criar esse canal era uma das soluções de transporte na época para descarregarem o mais próximo do centro o possível.
Hoje em dia esse canal é uma área bonita da cidade, cortado por três pontes, e sempre tem eventos nessa parte da cidade, inclusive o pequeno mercado de natal da cidade fica na beira desse canal.
Porto Vecchio
A cidade de Trieste fica num golfo que leva o nome da cidade, já quase no Mar Adriático. Por essa razão a cidade sempre foi um importante porto de comércio na região, e por ser também uma cidade que fica já na fronteira.
Eu estive na cidade durante o mês de agosto, e uma das coisas que vi turistas e locais fazerem por lá foi ir ao antigo porto da cidade (porto vecchio) e sentar, relaxar, e mais tarde assistir ao pôr do sol.
Onde comer em Trieste
Eu sai andando pela cidade, e acabei comendo num restaurante que eu já conhecia de Londres. Fui no Fratelli la Bufala de Trieste, um restaurante italiano com filiais em outras cidades como Roma, Napoli, Milão e outras, e mesmo em Barcelona na Espanha e em Londres.
Onde se hospedar em Trieste
Como nosso ônibus saia no outro dia da estação central, eu dei preferência de me hospedar pelos arredores e o hotel que eu escolhi foi o NH Trieste por causa da excelente localização.
O hotel ficava bem perto da estação de trem, e eu pegaria o ônibus para ir pra Liubliana lá no dia seguinte, e facilitou muito a minha vida. Conheci todo o centrinho de Trieste a pé, o hotel era super bem localizado.
Clique aqui para ver todos os hotéis em Trieste
Booking.comQuanto tempo ficar para visitar Trieste?
Eu recomendaria uma final de semana para visitar a cidade com calma, mas sei que muita gente usa a cidade como uma rota no caminho para a Eslovênia, ou mesmo day trip de Ljubljana. Eu fiquei um dia na cidade e foi o suficiente para ver as atrações principais de Trieste, mas não diria que conheço bem a cidade.
Como chegar em Trieste
Trieste possui um aeroporto internacional pequeno. O aeroporto possui voos da Alitalia para Roma e Milão, voo da Lufthansa para Munique e voos de companhias aéreas low cost como Ryanair e Volotea. Outra possibilidade um pouco esquecida são os ônibus, a Flixbus tem trajetos de Trieste para Croácia e Eslovênia. Como a cidade fica perto de outros países, muita gente aproveita para conhecer a cidade juntamente num roteiro com outros países.
Além de tudo, dá para pegar um trem! A estação de trens de Trieste tem trem para as principais cidades italianas. Há trens rápidos de Verona, Bolonha, Turim, Milão e outras. Há também trens regionais ( e mais lentos!) saindo de Veneza e outras cidades menores da região.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.