Toulouse é depois de Paris a cidade que eu melhor conheço na França, meu marido nasceu lá e uma parte da família mora lá até hoje então por esse motivo sempre fui a Toulouse pelo menos 2x por ano. É uma cidade grande para os padrões franceses e tem muita coisa para fazer e visitar na cidade.
Para quem não conhece, Toulouse é a quarta maior cidade da França e fica numa área estratégica, perto das montanhas e do mar, assim no inverno você pode esquiar a 1h de distância nos Pirineus e no verão tem o Mar Mediterrâneo que fica a mais ou menos 1h de distância também e tem muitas cidades interessantes para visitar nos arredores.
Eu nunca tinha feito post sobre Toulouse aqui, engraçado que já fiz sobre Foix, Carcassonne, Albi, Mirepoix e outras cidades da região mas nunca tinha escrito nada sobre Toulouse porquê quando vou dificilmente faço turismo, é mais reunião de família, meu marido vai rever os amigos e coisa do tipo mas dessa vez tirei um dia para turistar pela cidade.
O que fazer e visitar em Toulouse
Praça do Capitole
Se você for comprar um cartão-postal de Toulouse as chances que a foto seja desse prédio aí são grandes, o prédio em questão é o Capitole, a prefeitura de Toulouse. O nome Capitole vem do fato que na Idade Média era lá que os capitouls que eram os “vereadores” da cidade se reuniam, capitouls, capitole.
Quase todos os dias tem feira pela manhã na Praça do Capitole e no dia que fui além da feira tinha também uma manifestação, por isso não consegui uma foto sem as barracas da frente.
Na parte de dentro há várias salas que podem ser visitadas gratuitamente, no entanto aos sábados é possível que estejam fechadas se houver casamentos, já que na França as pessoas se casam na prefeitura e não no fórum.
Capitole por dentro
Nem todo mundo sabe, mas dá para entrar no Capitole gratuitamente. A prefeitura da cidade é uma das mais lindas da França, num prédio de estilo neoclássico com uma escadaria majestosa e um teto que conta um pouco da história da cidade.
Dê uma passada por lá nem que seja para apenas admirar esse símbolo de Toulouse por dentro.
Sala dos Ilustres
Essa é a sala dos ilustres, a sala mais famosa do Capitole e é incrível! Essa é a sala onde são realizados os casamentos e outras cerimônias políticas da cidade, e que dá para visitar se não tiver nada acontecendo no dia. A famosa sala dos ilustres tem bustos e estátuas de homens importantes da cidade.
Quem for bom observador vai ver que nas ruas de Toulouse existem duas placas com nome de rua, a primeira é em francês e a segunda é em occitano, a língua regional do sul da França.
A França tem várias línguas regionais e em alguns casos funcionam como uma segunda língua realmente e tem caráter semi-oficial. Em Bayonne todas as placas de trânsito estavam escritas em francês e em basco.
Convento dos Jacobinos
Durante a Idade Média, Toulouse foi um centro de peregrinação importante, logo após Santiago de Compostela.Nessa época várias ordens religiosas se instalaram ali e os mais conhecidos eram os dominicanos.
Esse convento é um convento dominicano mas é conhecido como convento jacobino em referência ao maior convento dominicano francês que fica na rue St Jacques em Paris, o nome jacobino vem de Jacques a rua do convento dominicano parisiense.
Estão vendo essa urna aí? Ela é na verdade uma urna funerária e dentro estão os restos mortais de São Tomás de Aquino desde 1369, apesar do convento ser da ordem dos dominicanos, a igreja tem como santo São Tomás de Aquino, é claro!
A igreja é muito bonita, mas diferente da maioria das igrejas européias ela não tem muitas imagens, riquezas, a beleza vem da forma dela.
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
Eu já fui em várias catedrais góticas, em Paris, Amiens, Viena etc…mas é a primeira vez que ví uma com colunas na parte interior. As colunas terminam numa coluna maior em forma de palmeira com várias ramificações, bem bonita!
Toulouse, la ville rose
Já disse que Toulouse é conhecida pelo apelido de Cidade Rosa? O apelido vem do fato da tonalidade dos imóveis, observe minhas fotos e veja como os principais imóveis tem tonalidade terrosa, é raro ver tons de cinza como em outras cidades da França.
A França de modo geral é um país onde as construções mais antigas são todas feitas de pedra, se vocês olharem cidades como Paris ou Bordeaux os imóveis tem um tom mais cinza ou levemente amarelados, já em Toulouse as cores de tijolo são maioria, deixando assim a cidade com tons terrosos.
Nada disso foi planejado e foi apenas uma questão econômica já que na época Toulouse não tinha pedra e nem dinheiro para mandar trazer as pedras de outra cidade e resolveu construir com tijolos apesar de ser considerado de mau gosto na época. Hoje o fato da cidade ser toda de tijolinhos vermelhos dá um charme a mais a cidade e aquece o coração dos turistas.
Quai de la Daurade e passeio na beira do rio
Num dia de sol vale o passeio pela beira do rio Garonne que banha a cidade, saindo do Capitole dá para seguir até o Quai de la Daurade e seguir pelas margens do rio. Na França todos os grandes rios são represados e sempre tem uma parte aberta apenas aos pedestres.
Catedral de Santo Estevão
Outro monumento religioso para ver em Toulouse, é a catedral de Santo Estevão. Está localizado no centro histórico de Toulouse, não muito longe do Musée des Augustins, e quase ao lado do metrô François Verdier.
Construído a partir do século 5, levou vários séculos antes de ser concluído. Apresenta uma fachada exterior bastante incomum, uma mistura de diferentes estilos e diferentes épocas.
O interior também é bastante original, com uma parte românica e uma parte gótica. Você pode admirar as muitas capelas, os órgãos e os esplêndidos vitrais.
Museus em Toulouse
Para os dias de menos sol (e com sol também, porque não?) vale conhecer o Museu de História Natural, que eu só conheci muito tempo depois da minha primeira visita a Toulouse.
Achei bem interessante e passei uma tarde inteira lá, e ainda dá para emendar a visita com o Jardim Botânico da cidade, e termina sendo uma opção legal do que fazer em Toulouse com crianças também.
Musée des Augustins
Se museu é a sua praia, visite o Musée des Augustins que é na verdade o Museu de Belas Artes da cidade, muitos quadros e esculturas espalhados nos dois andares do prédio, e de quebra conheça o antigo convento da cidade, já que o museu funciona lá e ainda tem um claustro e uma torre bonitinhos.
Eu sou daquelas pessoas que adoram museus, e em Toulouse eu aproveitei e visitei os principais museus da cidade, a minha última ida eu conheci o Museu Georges Labit com muitos exemplos de Arte Oriental, e a Fondation Bemberg que é um museu incrível!
Passeio de barco no canal
O Canal de Brienne é o segundo canal mais importante da cidade, só perdendo para o Canal du Midi.
Um pouco mais afastado dos pontos mais turísticos da cidade, o canal de Brienne possui alguns poucos restaurante-barco e algumas empresas organizam passeio de barco nele, mas mais uma eu não pude ir porquê esse passeios não funcionam fora da época turística e como eu fui em novembro eles já não faziam passeios.
Aéroscopia
Toulouse é uma cidade que vive muito em torno da aviação, a fábrica da Airbus fica na cidade e é possível visitá-la e ver um pouco de perto como é o processo de fabricação de um avião, mas a parte que eu mais gostei foi sem dúvidas o Museu Aéroscopia onde a gente pode ver dezenas de modelos de avião de pertinho, e até mesmo entrar em alguns deles.
Basílica de Saint-Sernin
Outra grande atração da cidade é a Basílica de Saint-Sernin (São Saturnino) eu já conhecia a basílica que fica a uma curta distância a pé da casa de meu cunhado mas essa foi a primeira vez que entrei e descobri a real história contada pela guia.
São Saturnino era então bispo de Toulouse no ano de 250 e na época o Cristianismo ainda não estava totalmente estabelecido.
Havia uma festa pagã e pediram a ele para se curvar diante de um dos deuses pagão, como ele era cristão ele se recusou a adorar um deus pagão e como punição amarraram ele nos pés de um touro que seria sacrificado.
Contam que o touro saiu correndo em disparada arrastando o corpo do bispo e só parou no lugar onde hoje é a basílica. A basílica só foi construída alguns séculos depois, e no começo era apenas uma pequena igreja memorial em homenagem ao santo.
A basílica atual só começou a ser construída no século XI com a ajuda dos peregrinos que iam fazer o Caminho de Santiago, muitos deles começavam o caminho em Toulouse. Hoje a basílica com sua torre é a maior em estilo românico de toda a Europa.
Marché Victor Hugo
Um mercado alimentar onde é possível encontrar várias especialidades gastronômicas da região, passe lá nem que seja apenas para dar uma olhadinha nos queijos, se tiver com fome pode comprar algo nos diversos stands ou almoçar em um dos restaurantes que ficam no primeiro andar do mercado.
Roda gigante
Durante os meses de verão, a roda gigante de Toulouse vira uma atração, ela fica na beira do Rio Garonne e por 5€ você consegue dar umas voltas e ter uma das mais belas vistas de Toulouse, já que a cidade não tem tantos prédios altos e a vista da roda gigante dá para ver boa parte da cidade.
Saint Cyprien
Atravessando o rio Garonne pela Pont Saint-Pierre ou Pont Neuf, você chegará no bairro de Saint-Cyprien. O bairro é pouco conhecido dos turistas, mas tem vários bares, restaurantes e museus legais.
Se você passar por Saint Cyprien, aproveite para conhecer Les abattoirs, um museu super legal e que fica quase vazio durante a semana. Gratuito com o passe de turismo.
Les abattoirs
É o museu de Arte Moderna e Contemporânea da cidade, o lugar é relativamente novo (foi aberto em 2000) e conta com mais de 3400 obras num espaço onde se privilegia as obras e os artistas que vão da segunda metade do século XX até os dias atuais,
Uma curiosidade : O museu se chama les abattoirs (os matadouros) porquê fica no local onde funcionava os antigos matadouros da cidade.
A terra do Rugby
Paris, Marselha e Lyon tem grandes times de futebol, mas em Toulouse, a paixão é outra : Rugby! Se você não conhece rugby, é um esporte similar ao futebol americano.
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
Claro que eu recomendo que você torça pelo time de Toulouse que chama Stade Toulousain, e que é o melhor time da França. Se tiver sorte de pegar um jogo durante sua visita a cidade, é uma boa ideia de passeio se você curte esportes.
Se por acaso o Stade Toulousain não jogar durante a sua visita a Toulouse, você também pode optar por visitar o estádio Ernest-Vallon e descobrir os vestiários, áreas de treinamento e ver os vários troféus do time.
Passeios bate e volta saindo de Toulouse
Há muito o que fazer em Toulouse, mas se você tiver uns dias a mais, pode conhecer outras cidades da região.
Toulouse fica bem no centro da região, e é a melhor alternativa para começar a conhecer o sudoeste da França. Alguns dos vilarejos mais bonitos da França ficam a 1-2 horas de Toulouse.
Se você procura sugestões e nomes de cidades, anota ai : Cordes-sur-Ciel, Albi, Cahors, Figeac, Montauban, St Cirq-Lapopie, Rocamadour e Carcassonne.
Muita gente também chega por Toulouse para fazer turismo religioso. É que Toulouse fica perto de Lourdes, onde existe um dos maiores santuários marianos do mundo. Como Toulouse é a maior cidade na região, ela muitas vezes é o ponto de partida.
Onde comer em Toulouse
A cidade de Toulouse tem uma rica tradição gastronômica e se você gosta de foie gras, é o lugar perfeito para comer porquê é uma das especialidades da região! Como uma cidade grande, Toulouse tem restaurantes de todos os tipos e para todos os bolsos, desde culinária francesa a asiática.
Onde ficar em Toulouse
Sem dúvida alguma, eu indico você se hospedar no centro de Toulouse. É a parte mais turística e você vai conseguir ver as principais atrações turísticas de Toulouse a pé.
Hotéis que eu recomendo
- Ibis Styles Toulouse Capitole
- Hotel Croix Baragnon
- Ibis Styles Toulouse Centre Gare
- Mercure Toulouse Centre Saint Georges
- La Cour des Consuls Spa e Hotel
Clique aqui para ver uma lista completa de hospedagem em Toulouse
Booking.comComo se locomover em Toulouse
Se você estiver hospedado no centro histórico, dificilmente vai precisar usar o transporte público, porquê o centro é bem compacto e dá para visitar as principais atrações de Toulouse a pé.
Se você quiser visitar alguns lugares um pouco mais distantes, a cidade conta com duas linhas de metrô, bonde, ônibus e serviço de bicicleta em livre serviço. A cidade é plana para quem quer andar de bicicleta. Para as cidades da região, muitas delas dá para chegar de trem mesmo.
Compras em Toulouse
Se você quer dar uma olhada nas vitrines, dê uma passada na Rue de Rome que é uma rua de pedestres cheia de lojas em Toulouse. As principais grandes marcas estão presentes na cidade e você vai achar lojas como H&M, Zara e Primark.
Toulouse Pass
O escritório de turismo de Toulouse me ofereceu um passe turístico para a minha visita a cidade. O passe oferece transporte grátis e ilimitado, além de visitas guiadas na cidade, entrada para os museus, lugares históricos etc…
Tava toda empolgada para fazer o passeio de barco no rio Garona, o passeio de barco é grátis para quem tem o passe mas infelizmente só funciona na alta temporada, em novembro eles já tinham parados os passeios por falta de demanda turística.
Achei que vale a pena o passe se você for fazer passeios guiados como eu fiz ou se for a museus para aproveitar bastante a carta.
Quantos dias ficar em Toulouse
Acho que dois dias inteiros dá para ver as principais atrações de Toulouse. Claro que com mais tempo é melhor para visitar mais coisas e ver tudo com calma.
Disse dois dias inteiros porquê sei que muita gente sai de outras cidades na Europa e querem saber se um final de semana é suficiente para conhecer Toulouse.
Roteiro de Viagem com Toulouse
Além dos passeios bate e volta saindo de Toulouse, dá para incluir a cidade em roteiros de viagem de mais dias. Pode fazer um roteiro partindo de Bordeaux, descendo e passando também por Bayonne e Biarritz.
Uma outra opção é uma viagem super Pirineus. Durante o inverno, Toulouse vira porta de entrada para quem vai esquiar nas pistas dos Pirineus ou para quem vai com destino a Andorra.
Para um roteiro de viagem mais mediterrâneo, você pode sair de Toulouse e Ir pra Narbonne, Montpéllier, Béziers e emendar com a Provença, pode colocar Nîmes, Aix-en-Provence, Marselha e até Nice no seu roteiro.
Como chegar em Toulouse
Saindo de Paris, há vários voos por dia com a Air France e a Easyjet. Os voos levam em torno de 1h. Há voos também de outras cidades da França e outras capitais europeias.
Saindo de Paris de trem, é possível chegar em Toulouse em 4:30h se você pegar o trem rápido. Já se for de ônibus, a Flixbus faz o trajeto, mas conte umas 9 horas de trajeto entre as duas cidades.
Leia também : Como ir do aeroporto de Toulouse ao centro
Outros posts sobre Toulouse
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!