Site iconSite icon No Mundo da Paula

O que Fazer em Sultanahmet

o que fazer em sultanahmeto que fazer em sultanahmet

Sultanahmet é o coração histórico de Istambul, o lugar onde a maioria dos turistas se hospedam e também o lugar onde a maioria das atracões da cidade estão concentradas.

Apesar de ser o bairro com a maior quantidade de lugares turísticos, alguns turistas terminam achando que Sultanahmet se resume a Mesquita Azul e a Hagia Sofia, então resolvi fazer um post mostrando o que fazer em Sultanahmet. Vocês vão ver que apesar de parece pequeno, um dia é pouco para conhecer a região de Sultanahmet.

Como imagino que você está planejando uma viagem para Istambul, vou deixar alguns links de outros posts da cidade que valem a leitura.

O que fazer em Sultanahmet

Mesquita Azul 

Sem dúvida o cartão postal mais conhecido de Istambul, e um dos primeiros lugares que os turistas conhecem por ser umas das atrações principais de Sultanhamet.

A Mesquita Azul é o apelido da Mesquita do Sultão Ahmed (daí o nome Sultanahmet) e o apelido só faz sentido quando a gente entra na mesquita, porquê apesar dela ser cinza no exterior, por dentro ela tem azulejos azuis.

Para quem acompanha meu blog, sabe que eu sou uma apaixonada por Istambul, e todas as vezes que eu vou a cidade eu visito a Mesquita Azul pelo menos uma vez. Tá certo que é um dos lugares mais cheios de Istambul, mas não tem muito como escapar disso, minha dica é ir a tarde!

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

Todas as vezes que fui pela manhã, notei que a mesquita está sempre mais cheia, e sem contar que a tarde há um intervalo maior entre o tempo das orações ( os turistas não podem entrar durante as orações) e fica bem menos corrido.

Gran Bazaar

Sem dúvidas o mercado tradicional mais famoso do mundo! Não há a mínima possibilidade de você não se perder andando pelos corredores do Gran Bazaar, e nem queira lutar contra isso. Vá andando sem rumo e admirando a variedade de produtos vendidos por lá, afinal não é todos os dias que você vai a um mercado que funciona desde o século 15, não é verdade?

Especiarias, doces, artesanato, roupas e bugigangas, eu acho que dá para encontrar absolutamente tudo no Gran Bazzar. Vale lembrar que os turcos são comerciantes natos, e eles vão fazer o possível para chamar sua atenção, isso é um pouco chato mas é cultural, e se você se interessar por algo, vale pechinchar muito, nunca compra nada sem pechinchar.

Para comprar eu prefiro o Bazar das Especiarias por ser menor, ter um pouco menos de turistas, além de ter os preços ligeiramente mais baixos. Se você for comprar, entre na loja, sente, converse, os turcos são muito simpáticos, e se você disser que é do Brasil, eles serão ainda mais simpáticos!

É comum eles oferecerem chá ou café se você estiver comprando, não tenha medo de aceitar, é algo cultural e você não paga nada mais por isso.

Obelisco de Teodósio

Quase do lado da Mesquita Azul fica o antigo hipódromo de Istambul, nos dias de glória da na época Constantinopla, haviam muitas estátuas e monumentos nessa região, mas hoje só resta o obelisco de Teodósio. O obelisco foi um presento do Egito, e foi instalado no ano de 390 (sim, 390!) data de vários séculos antes de Jesus Cristo.

Apesar de ser enorme, ele não é visto num primeiro momento porquê fica ao lado, quase nos fundos da Mesquita Azul. Foi também do lado desse obelisco que teve o atentado em janeiro de 2016, e desde então, toda vez que passo por lá, o lugar está com flores.

Hagia Sofia 

Já disse que para mim, é o lugar que mais reflete a a essência de Istambul! Hagia Sofia já foi igreja católica (ortodoxa, romana e ortodoxa novamente) e com a tomada de Constantinopla pelos turcos, virou uma mesquita e desde o ano de 1931 que virou um museu para documentar tudo isso.

A Hagia Sofia então tem elementos comuns a essas duas religiões, imagens de santos ao lado de caligrafia árabe, detalhes de arquitetura cristã com um minarete do lado de fora, e acho que é justamente essa junção de tudo que faz desse lugar especial.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Eu também prefiro ir a Hagia Sofia no período da tarde, como já fui diversas vezes na cidade e na Hagia Sofia, notei um fluxo menor de pessoas durante a tarde, de manhã achei mais cheio e lotada de guias e grupos de excursão.

Cisterna da Basílica

Outro lugar que nem todo turista costuma ir, é uma cisterna gigantesca com capacidade para mais de 30 milhões de litros de água, construída na Era Bizantina.

A cisterna tem mais de 300 colunas que formam o caminho por onde a gente passa, no começo assusta um pouco porquê é um pouco escuro, mas à medida que a gente vai andando pelas colunas ficamos maravilhados de ver algo tão antigo ainda de pé.

Banho Turco 

Alguns dos mais tradicionais hamams da cidade estão localizados em Sultanahmet, o Çemberlitas é o mais conhecido de todos, mas há uma infinidade de hamams nos arredores de Sultanahmet, reserve uma parte do dia para participar desse ritual.

Eu sou suspeita para falar porquê adoro banho turco, todo o ritual de relaxamento, de conhecer um lugar tradicional que já existia a séculos atrás, e a parte principal : a esfoliação. Me sinto revigorada depois, e ainda ganhei uma experiência cultural no país.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Apesar dele estar ao lado da Mesquita Azul, pouca gente termina visitando esse museu que é um dos meus favoritos na cidade. Com a maior coleção de tapetes do mundo, o museu conta muito da História turca e otomana através das suas peças.

A parte que eu mais gosto? A de caligrafia e do Alcorão? Caligrafia era algo bem sério no antigo Império Otomano, como a língua turca era escrita com caracteres árabes, eles usavam calígrafos especiais para escrever os livros, mais ou menos como a gente vê com a caligrafia japonesa ou árabe mesmo.

Já na parte do Alcorão, há uma infinidade deles com decorações lindas, tudo feito minuciosamente pelas mãos de gente talentosa.

Essas são as minhas dicas do que fazer em Sultanahmet, dá para preencher pelo menos dois dias inteiros só com coisas a fazer. Coloquei os lugares no mapa para facilitar a visualização.

Outros posts sobre Istambul : 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Exit mobile version