A capital da República Tcheca conta com monumentos e construções históricas riquíssimas, sem mencionar as paisagens da cidade e a gastronomia local. Podemos dizer que Praga é uma das cidades mais bonitas da Europa, mesmo que Paris tenha reivindicado o título décadas atrás!
Com pontes antigas, casas em tons pastel, o rio Vltava cortando a cidade, praças históricas, torres com belas vistas e um dos maiores castelos do mundo, Praga é definitivamente deslumbrante!
E então? Quer saber o que fazer em Praga? Nós vamos trazer aqui algumas dicas bem interessantes que ajudarão você a planejar a sua viagem.
O que fazer em Praga
As áreas mais frequentadas pelos turistas em Praga são compactas e geralmente próximas umas das outras. Assim, três dias na cidade costumam ser suficientes para conhecer o principal. Separamos aqui os locais mais famosos na cidade tcheca, confira.
Praça do Centro Histórico
Apesar do histórico de invasões de Praga, a Praça da Cidade Antiga permaneceu relativamente intocada desde o século 10. Milhares de turistas lotam as ruas históricas, aproveitando os restaurantes ao ar livre todos os dias.
A praça em si é o lugar perfeito para admirar Praga. Além disso, no local, os vários artistas de rua, músicos e comerciantes, que se alinham por ali, certamente o manterão entretido.
A praça está cheia de edifícios interessantes para serem apreciados e fotografados. Por exemplo, a Igreja de Nossa Senhora de Týn, a Igreja de São Nicolau e a Prefeitura da Cidade Velha.
Endereço: Staroměstské nám., Stare Mesto, Praga
#2 Relógio astronômico
Enquanto estiver na Praça da Cidade Velha, programe-se para visitar a Prefeitura da Cidade Velha e assistir ao espetáculo do relógio mecânico (chamado de Orloj) marcando a virada de uma hora. O relógio fica na face sul da prefeitura e é o orgulho da cidade.
Ele foi construído no século XV e, apesar de ter sido danificado e reparado durante seu tempo de vida útil, ele é amplamente considerado como o relógio mecânico medieval mais bem preservado do mundo!
A grande atração do relógio é o desfile dos doze apóstolos a cada hora cheia. Esse desfile se reproduz nas janelas superiores do Relógio Astronômico e é uma das principais atrações da Praça!
Além disso, caso você queira apreciar a vista da Praça da Cidade Velha de cima, é possível subir na Torre do Relógio da Prefeitura. O horário de funcionamento da torre é de terça a domingo, das 9h às 18h e às segundas das 11h às 18h. O valor para adultos é de 130 coroas, para estudantes, crianças maiores de 6 anos e pessoas acima de 65 anos é de 80 coroas.
Endereço: Staroměstské nám. 1, 110 00 Josefov
Ponte Charles
Uma excelente opção de programa gratuito em Praga é conhecer a Ponte Charles! Eu diria mesmo que é a principal atração de Praga, e você vai entender quando chegar lá!
Uma simples caminhada pela ponte do século XIV é uma das experiências mais agradáveis e memoráveis de se fazer em Praga.
A ponte foi encomendada em 1357 por Carlos IV para substituir uma ponte mais antiga que havia sido lavada pelas inundações. Embora concluída em 1390, com as impressionantes estátuas adicionadas no século XVII, a ponte não levou o nome de Charles até o século XIX.
A Ponte Charles fica sempre super cheia de turistas, no primeiro dia eu meio que deixei pra lá porquê ela estava lotada. Consegui atravessar e tirar fotos mais tranquilas ( e sem uma multidão atrás de mim) quando decidi ir cedo.
Endereço: Karlův most, 110 00 Praha 1
Bairro Judeu
O bairro judeu, chamado de Josefov, está localizado entre a Cidade Velha e o rio Moldava (Vltava). Sua história começou no século XIII, quando os judeus que moravam em Praga receberam ordens para desocupar suas casas e se estabelecer nessa área.
Os judeus foram proibidos de viver em qualquer outro lugar da cidade e se juntaram a outros judeus exilados de outros países europeus.
Para aumentar suas dificuldades, muitos edifícios na área foram destruídos no final do século 19, quando o layout das cidades foi remodelado. Felizmente, muitos edifícios históricos significativos permanecem, incluindo seis sinagogas que merecem uma visita.
Castelo de Praga
Localizado em Hradcany (o distrito do castelo), o Castelo de Praga é sem dúvida a atração turística mais popular da cidade e é fácil entender o porquê. O castelo é de tirar o fôlego e é tradicionalmente a sede dos governantes tchecos e atualmente a residência oficial do presidente do país.
O Castelo de Praga é composto por um conjunto de belíssimos palácios e edifícios conectados por algumas vielas. A entrada para o recinto do castelo é gratuita, embora muitos edifícios como a catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge e a Golden Lane possam ser visitados com um ingresso combinado.
Os horários de visitação aos locais pagos podem ser vistos aqui e os valores dos ingressos, de acordo com o tipo de visitação, podem ser conferidos aqui.
Dica extra: assista a troca da Guarda no Castelo
Aproveite sua visita ao Castelo de Praga e assista à troca da Guarda. Para isso, chegue ao castelo antes do meio-dia para garantir uma boa visão e assistir do cerimonial de troca da Guarda, incluindo uma cerimônia de fanfarra e bandeira.
Os guardas servem tecnicamente apenas ao presidente da República Tcheca e têm alguns requisitos de recrutamento bastante rígidos, incluindo a especificação de que um guarda deve ter entre 1,78 e 1,88 metros de altura para servir. Os uniformes usados pelos guardas são exclusivos dos guardas do castelo e são azul claro no verão e azul escuro no inverno.
Endereço: Hradčany, 119 08 Prague 1
Catedral de São Vito
Como citamos acima, a catedral de São Vito é uma das atrações localizadas na área do castelo. É uma construção majestosa, visível de toda a cidade de Praga. Embora a catedral pareça ter centenas de anos, ela foi concluída em 1929.
Por lá o visitante irá se deparar com muitos tesouros, como o túmulo de São João de Nepomunk, a esplêndida Capela de São Venceslau e o belíssimo vitral em arte nouveau.
Endereço: III. nádvoří 48/2, 119 01 Praha 1-Hradčany
Lennon Wall
Ainda que Praga esteja distante de Liverpool, o berço dos Beatles, os fãs certamente devem visitar esta obra que homenageia uma das bandas mais famosas do mundo. A parede está coberta de grafites, letras e citações de John Lennon e dos Beatles, desde os anos 80 e é muito popular entre turistas e jovens fãs que desejam prestar homenagem ao grupo.
Endereço: Velkopřevorské náměstí, 100 00 Praha 1
Biblioteca Clementinum
Eu já fui em várias bibliotecas bonitas pelo mundo, mas sem dúvidas essa daqui está no meu top 3 de bibliotecas. Imagine uma biblioteca de quase 300 anos, toda em estilo barroco em Praga!
A biblioteca hoje abriga mais de 200 mil livros, mas ela não foi projetada para ser uma biblioteca. Ela era um colégio jesuíta, um dos maiores do mundo, muito rico e com afrescos do pintor Jan Hiebl. Para nossa sorte hoje ela é uma biblioteca e a gente pode visitar.
A casa que dança
Quando comprei meu guia de Praga, uma das fotos que mais me chamou atenção foi com certeza dessa casa.
O prédio inusitado abriga vários escritórios, mas agora também há um restaurante uma galeria lá dentro. Se você quiser saber um pouco melhor como funciona por dentro, pode ir almoçar lá.
Menino Jesus de Praga
Os católicos vão adorar conhecer o menino Jesus de Praga! A devoção começou quando uma princesa nos seus últimos dias entregaram uma imagem do menino Jesus a um convento carmelita, dizendo que a partir daquele dia, eles não teriam mais problemas financeiros.
A estátua do menino Jesus de Praga é diferente, é um menino Jesus mas vestido com roupas de rei, e carregando um globo na mão esquerda. A imagem do menino Jesus de Praga fica na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga.
Estátuas diferentes
Uma das coisas que me surpreenderam em Praga, foi ver muita arte diferente na rua. Algumas estátuas diferentes, ou mesmo debochadas na cidade, principalmente na região de Mala Strana.
Conheça um pouco mais sobre Praga
Como falamos, a cidade de Praga fica localizada na República Tcheca, um país da Europa Central e que fica ao sul de outros países, como a Polônia e Alemanha, a oeste da Eslováquia, e ao norte da Áustria.
O idioma falado em Praga é o Tcheco, que é uma língua da família eslava ocidental falada principalmente na República Tcheca e que forma, junto com o polonês, o sórbio e o eslovaco o subgrupo ocidental das famosas línguas eslavas.
Quanto à moeda utilizada no país, fique atento, já que a moeda da República Tcheca não é o Euro, e sim a Coroa Tcheca! Os habitantes locais chamam a moeda de “Koruna” em vez de “Coroas”. A abreviação é CZK ou Kč. Atualmente, 1 Euro equivale a 25 coroas tchecas, mas verifique a taxa de câmbio antes da sua viagem.
Dicas para a sua viagem a Praga
Separamos algumas dicas que podem ser úteis antes da sua viagem para a capital da República Tcheca, confira.
Evite Praga durante a alta temporada
Visualmente, Praga é uma das cidades mais bonitas da Europa, e isso, obviamente, faz com que ela seja um dos destinos mais procurados por turistas do mundo que estejam visitando o continente europeu.
Assim, durante a alta temporada é comum que a cidade esteja muito lotada, principalmente no auge do verão no país. Portanto, se você pretende passear e se perder nos lindos pontos turísticos da cidade ou tirar fotos sem que diversas pessoas estejam se amontoando atrás de você, sugerimos que visite Praga em outras épocas do ano!
Só preste atenção no período do inverno europeu, já que a estação por lá costuma trazer temperatura bastante baixas. Mas, mesmo assim a cidade fica encantadora.
A primavera e o outono são os melhores meses para visitar a cidade, porque Praga fica bastante colorida, com as folhas das árvores mudando de cor. Nessas estações o clima ainda não é muito frio e a cidade não está extremamente cheia.
O metrô para de funcionar à meia-noite
É estranho imaginar que uma cidade com a reputação de festeira como Praga teria o principal meio de transporte desligado na madrugada. Sim, o metrô na cidade para à meia-noite e retorna apenas às 05h! Apesar disso, bondes (chamados de tramvaj) e ônibus permanecem em operação.
Utilizando cartão para pagamentos
Praga está entre as cidades da Europa que você pode utilizar seu cartão de débito/crédito sem problemas. Mesmo compras menores são possíveis de serem pagas com cartão. Obviamente que é importante que você tenha algumas notas do dinheiro local.
Onde ficar em Praga
Na época que fui para Praga, eu fiquei hospedada no Ibis Praha Old Town, que é um dos hotéis mais centrais e com bom preço em Praga. Se o seu objetivo é conhecer tudo a pé em Praga, e ter um hotel bom e barato, esse aqui é uma excelente opção.
Quantos dias ficar em Praga
Como eu tinha bastante tempo de sobra, eu passei 6 dias em Praga, o que a maioria das pessoas consideram muito. Três dias inteiros é uma boa quantidade para ver as principais atrações de Praga.
Compras em Praga
Como os preços de Praga são um pouco mais baixos que os de outros países europeus, vale a pena dar uma olhada nas vitrines e fazer algumas compras em Praga.
Um shopping que fica bem numa área turística é o Myslbek Shopping Gallery. Lojas como Zara, H&M e outras são praticamente o mesmo preço de outras capitais, mas algumas lojas locais tem preços melhores.
Roteiro de viagem com Praga
Quem vai pra Praga, geralmente aproveita para visitar outras capitais e cidades da Europa. Ainda na República Tcheca, as cidades de Brno, Ostrava, Olomouc e Cesky Kumlov valem a visita.
Praga é uma cidade muito visitada em conjunto com Budapeste, uma vez que poucos menos de 550 km separam as duas capitais. Sem dúvidas são duas cidades lindas para serem visitadas.
Praga também faz uma boa casadinha de viagem com Dresden na Alemanha. Munique e Viena também são outras opções ótimas para o roteiro.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.