Site iconSite icon No Mundo da Paula

O que Fazer em Pequim e o que Visitar

o que fazer em pequimo que fazer em pequim
foto : Shutterstock por aphotostory

Você nunca vai ter a menor dificuldade de encontrar o que fazer em Pequim! A capital da China é um prato cheio para viajantes, tem ponto turístico que era palácio, tem shoppings gigantes, tem lugares históricos, e tudo isso misturado com um toque mais exótico.

Pequim ou Beijing? Visitar Pequim, a capital chinesa, está cada vez mais fácil para os brasileiros. Depois de algumas mudanças no visto chinês, brasileiros podem passar até 6 dias na capital sem a necessidade de um visto!

Leia também : Visto de trânsito para a China

E por conta disso, o turismo na China tem sido cada vez mais comum. Claro que a cultura, a arte, a culinária e as tradições milenares também são responsáveis por atrair cada vez mais turistas.

Ao entrar em Pequim, certamente você se sentirá no futuro. Com uma arquitetura singular, ruas cheias e prédios futurísticos, Pequim reserva uma experiência única para qualquer pessoa que visitar a capital.

Por isso, no post de hoje separamos as principais atrações turísticas e passeios que você pode e deve fazer ao visitar uma das cidades mais antigas e ricas em história no mundo.

O que fazer em Pequim e o que visitar

Muralha Da China

Acho que você já esperava por essa atração em primeiro lugar, não é? E não é para menos. Afinal, que outro ponto turístico pode ser visto da lua?!

A Muralha da China, também conhecida como Grande Muralha, mede no total quase 22 mil quilômetros! Não é à toa que ela levou mais de 20 séculos para ficar pronta.

Sim, é isso mesmo que você leu. Vinte e dois mil quilômetros e 20 séculos de construção. Por esse motivo, obviamente, ela foi classificada como uma das 7 maravilhas do mundo. 

Ela foi construída ao longo de diversas dinastias, e o motivo era a proteção do país contra ataques de países inimigos, em especial a Mongólia.

A muralha tem cerca de 8 metros de altura e 6 de largura. Alguns estudos concluíram que ela tem algo em torno de 40 mil torres, que eram locais estratégicos onde os soldados chineses ficavam para observar os territórios inimigos.

Para entrar na muralha, existem alguns grandes portais, sendo os principais os de Shanhai, Niángzi e Juyong. São portais colossais e imponentes, construídos há séculos atrás. Vale muito a pena visitar a Muralha da China!

A maioria dos turistas que viajam pra Pequim tem a Muralha da China como atração número 1 na lista de o que fazer em Pequim. É até verdade que a Muralha da China é enorme e corta várias províncias, mas é em Pequim que ela é super visitada e mais acessível aos turistas estrangeiros.

Como visitar a Muralha da China

Basicamente existem três seções diferentes da muralha que dá para ser visitada em Pequim :

Eu fui na de Mutianyu, na minha opinião é a melhor por não ser a mais próxima de Pequim, e por isso ter menos turistas. Gente, quando falo isso acreditem porquê só quem pegou atração cheia nível China sabe do que estou falando.

Eu comprei uma excursão que me levou até Mutianyu, saímos do centro de Pequim as 7h da manhã, sair cedo para mim era algo bem importante, afinal não queria chegar lá e pegar muita muvuca. Chegamos lá num horário bem bacana e apesar de ter outros turistas, não estava super cheio.

O tour que eu comprei, tinha um guia que falava inglês, a entrada  e almoço inclusos, o que não estava incluso era o teleférico para subir.

Quando a gente já estava saindo, pude ver que foi ficando bem cheio, filas enormes e a muralha em si bem cheia, ir com esse grupo foi bom porquê conseguimos ir cedo e tive a oportunidade de fazer fotos bem legais num lugar incrível.

foto : Shutterstock por ymgerman

Feira De Wangfujing

Pequim é cheia de feiras de comida de rua. E sem dúvida vale a pena conhecer essa também! No entanto, o gosto pode parecer um tanto quanto excêntrico, principalmente para o mundo Ocidental.

Quer um exemplo? Lá você encontrará muitas barracas e lojinhas que vendem espetos de escorpião, grilos, insetos e outros bichos. Outro hábito muito estranho para o ocidente é o consumo de sopa de cachorro. 

Sim, parece um tanto quanto estranho e é! Apesar de tudo, isso não é uma prática comum na China, as pessoas não costumam comer esse tipo de coisa normalmente. Esse é um lugar muito para turistas

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA ÁSIA

O Segura Viagem é essencial para qualquer destino. Qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

Mas não se preocupe, você não precisa comer nada disso se não quiser. Nesta mesma feira você também encontrará comidas como yakissoba, rolinho primavera, noodles e espetinhos de carne (mas não se preocupe porque não são de cachorros).

Eu comendo escorpião em Pequim

Leia também : Mitos e verdades sobre a China

Rua Quianmen

A Rua Quianmen é um grande calçadão, ideal para quem quer conhecer o centro de Pequim e fazer algumas compras.

A circulação de carros é proibida nessa rua, e você terá livre acesso às lojas e shoppings. Se você parar um pouco na rua, preste atenção no movimento. Você verá muita coisa diferente acontecendo ao mesmo tempo.

Aproveite para fazer uma pausa para almoçar e conhecer algumas ruas famosas que ficam próximas à Rua Quianmen, como a Dashilan, por exemplo.

O mais interessante desta rua não são as lojas, e sim a arquitetura preservada por séculos, que remete ao antigo Império Chinês.

foto : Shutterstock por Travelerpix

Praça Da Paz Celestial

A Praça da Paz Celestial é uma das praças mais famosas de Pequim, e uma das mais importantes para os chineses. No ano de 1989, ela foi palco para uma das cenas mais famosas que você já deve ter visto, de um homem encarando um tanque de guerra.

Acontece que nessa época o povo chinês era duramente reprimido por um governo autoritário. Por isso, esse ano ficou marcado por diversos protestos feitos no país, sendo alguns deles na Praça da Paz Celestial.

Bem próximo à praça também existem outros pontos turísticos importantes, como o Mausoléu de Mao Tsé-Tung e a famosa Cidade Proibida. E por falar nela, que tal saber um pouquinho mais sobre esse ponto turístico?

Cidade Proibida

A Cidade Proibida é um complexo de edifícios majestosos, onde por mais de meio milênio um total de 24 imperadores chineses governaram o país. Durante o percurso, é possível observar pátios enormes que dão acesso direto aos pavilhões onde ficavam os imperadores.

Os próprios pavilhões são verdadeiras obras de arte, e ao redor deles há imensos jardins, belos e singulares que foram conservados até hoje.

Observe também que os pavilhões possuem estátuas que possuem um significado importante para os edifícios. No telhado dos pavilhões há figuras de guardiões, que deveriam proteger os edifícios no caso de ocorrer um incêndio.

E na entrada de cada prédio há dois leões que deveriam proteger a entrada dos inimigos. Eles parecem iguais, mas há um macho e uma fêmea. 

Hoje em dia, a Cidade Proibida é um dos lugares mais importantes e visitados pelos próprios chineses, já que alguns séculos atrás a entrada de todos os cidadãos era proibida. Por isso mesmo é uma atração muito cheia, e eu recomendo comprar o ingresso antecipadamente.

Essa é uma região bem cheia e com muitos turistas. Uma parte da Praça Celestial é quase sempre fechada. Para chegar o mais perto possível dela, há um controle de identidade, e você vai ter que levar seu passaporte se quiser entrar.

Palácio De Verão

O Palácio de Verão também foi declarado Patrimônio Mundial, e vale a pena reservar um dia para visitá-lo. Ou melhor, talvez você precise de mais do que isso, porque um dia pode não ser o suficiente para conhecer tudo!

Afinal, o Palácio de Verão tem “apenas” 70 mil metros quadrados, e é formado por um complexo de jardins, templos e pontes. Além, claro, dos próprios palácios! Ou seja, é muita coisa para conhecer em apenas um dia!

Até dá para passar por todas as atrações, mas se você quiser observar e conhecer a região com mais calma, é sugerido separar pelo menos de 2 a 3 dias para conhecer tudo em detalhes.

Por isso, se você estiver com pouco tempo, é melhor reservar uma ida quando estiver com o tempo menos apertado!

A temperatura dentro do Palácio de Verão é mais baixa do que a da Cidade Proibida, e por isso mesmo ele era usado pelo imperador nos dias mais quentes. Ele servia como um refúgio às altas temperaturas.

O ponto turístico não fica muito próximo ao centro, mas é fácil chegar até lá de táxi ou metrô.

Compre ingressos antecipadamente

Para algumas atrações, é imprescindível comprar os bilhetes pela internet ANTES. Lugares como Cidade Proibida e Palácio de verão tem filas enormes e você pode passar horas na fila para comprar ingresso.

A China é o país mais populoso do mundo, e o turismo interno lá é gigantesco. Essa foto eu tirei no dia que eu fui, tava super quente lá. Mas fui em lugares bem piores, por isso quando eu encontro ingressos corta fila eu sempre compro.

foto : Shutterstock por Fotokon

Tempo De Confúcio

Confúcio viveu de 551 a.C a 479 a.C, e é considerado até hoje um dos maiores filósofos chineses. Seu legado pode ser traduzido como exemplos de justiça, moralidade, ética e honestidade.

Em Pequim, foi construído o Templo de Confúcio, o segundo maior do mundo que segue a linha do filósofo. 

O tempo é bem grande, e lá dentro é possível observar toda a cronologia das obras do filósofo. Elas explicam como os pensamentos de Confúcio revolucionaram o sistema educacional da China.

Beihai Park

O Beihai Park fica muito próximo à Cidade Proibida, e como é um ponto turístico bem importante de Pequim, você verá indicações para chegar até lá.

O Beihai Park é um dos maiores jardins imperais da China. Ao longo de mais de mil anos, ele passou por algumas reformas para que ficasse como está hoje. De certa forma, ele acaba sendo o elo entre os templos e os palácios utilizados pelos imperadores.

A região é bem grande. O Beihai Park tem 69 hectares, sendo que o lago tem 39 hectares! Durante séculos o povo chinês foi privado de ter acesso ao lago, e somente em 1925 ele foi totalmente aberto ao público.

Dentro do lago há uma ilha (sim, ele é bem grande) com a Dagoba Branca, um dos principais pontos visitados lá dentro, sendo também o mais alto, de onde é possível observar toda a região. E se você quiser dar uma paradinha para descansar e comer, poderá desfrutar dos restaurantes que ficam lá dentro.

Beijing Zoo

Pequim também possui um zoológico muito importante, já que foi o primeiro inaugurado na China. Atualmente, o Beijing Zoo conta com mais de 450 espécies de animais (dentre elas algumas que estão ameaçadas de extinção, como o Urso Panda) e 5 mil animais no total. Apesar de o zoológico contar com as mais de 450 espécies, a principal atração é o Urso Panda!

Outros animais que correm risco de extinção e estão abrigados no zoológico são o Macaco Dourado, o Tigre da Manchúria e os Iaques do Tibete. A entrada custa de 10 a 15 renminbis.

Onde ver pandas em Pequim?

O zoológico de Pequim será provavelmente sua única chance de ver um panda em Pequim. As pessoas sempre associam a imagem da China com pandas, e a China até é o país dos pandas, mas não tem panda em todas as cidades.

A China é um país gigantesco (maior que o Brasil) e para você ver pandas, o melhor lugar é Chengdu, na província de Sichuan, que é a “casa” dos pandas. Não tem pandas em Pequim, quer dizer até tem, mas no zoológico.

foto : Shutterstock por song jun

Hutong

Se você quiser conhecer de perto como é o dia a dia de um chinês nativo de Pequim, sem o glamour dos palácios imperiais e sem as cenas clichês que vemos em filmes americanos, vale a pena conhecer Hutong, uma das vilas mais antigas que preservaram sua cultura e hábitos.

As vilas tiveram sua origem entre 1271 d.C. e 1368 d.C, durante o império de Yuan. Nessa época, muitas dessas vilas foram construídas ao redor de poços de água para que eles pudessem abastecer as casas da região.

Durante o império de Yuan, existiam apenas 29 vilas, mas com o passar do tempo mais de 3 mil vilas foram criadas. Hoje, esse número caiu para mil. Se você conseguir um tempinho, vale a pena fazer essa visita!

Em um primeiro momento elas podem parecer meio estranhas ou até meio perigosas, mas não são. Se você visitar a região, perceberá como as pessoas caminham tranquilamente e despreocupadas.

Inclusive, as vilas estão sendo alvo de objeto de alguns comércios, como bares, cervejarias, restaurantes. Um dos motivos é porque o turismo tem crescido na região.

foto : Shutterstock por Sean Pavone

Templo Do Céu

Ao visitar Pequim, você não pode deixar de conhecer o Templo do Céu! A área possui mais de 2,5 milhões de metros quadrados, o que ultrapassa bem a própria área onde foi construída a Cidade Proibida!

O Templo do Céu foi construído há muitos séculos para que alguns imperadores pudessem fazer uma das cerimônias mais importantes para a cultura chinesa, a do culto ao céu. Porém, somente muitos séculos depois, mais precisamente no ano de 1988 que o templo foi finalmente aberto ao público.

Mas como você já pode imaginar, um dia definitivamente não é o suficiente para conhecer o Templo do Céu, porque ele é realmente muito grande. Por isso, o ideal é que você separe um tempo para conhecer as principais atrações lá dentro.

Vale a pena conhecer o Circular Mound Altar e também a Cypress Nine-Dragon, uma árvore com mais de 500 anos! Já imaginou por quanta coisa na história essa árvore já passou?

Museu da Capital

Esse era um dos museus que queria visitar em Pequim, um museu gigante (como quase tudo na China) com seis andares de estátuas, caligrafia, jade, artigos de vestuário e outros ítens da cultura chinesa.

Além de falar sobre cultura chinesa, tem também artigos sobre outros países da Ásia em geral. Só achei o museu meio vazio, apesar de ser bem interessante e gratuito.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

foto : Shutterstock por Purich Sophonyossawat

Estádio Ninho de Pássaro

O Ninho de Pássaro é o Estádio Nacional de Pequim. Vale muito a pena conhecer essa atração! Ele foi usado em 2008 para sediar os Jogos Olímpicos, e em 2022 será usado para os Jogos Olímpicos de Inverno.

Depois de 2008, ele foi aberto à visitação. Hoje, ele é usado para os principais eventos esportivos que acontecem no país. Sua construção durou cerca de 5 anos porque as obras precisaram ser interrompidas, e mais de 33 milhões de dólares foram gastos na construção do estádio.

Ele recebeu esse nome porque realmente parece um ninho de pássaro e foi projetado com esse intuito!

O mais legal é que durante o inverno em Pequim ele passa a ser chamado de Ice Bird’s Nest, porque o local vira uma estação de esqui. Lá ocorrem campeonatos, apresentações e diversas atividades de recreação!

foto : Shutterstock por V_E

Lama Temple

Esse com certeza é o templo mais bonito de Pequim! Se você tiver tempo para visitar apenas um templo em Pequim, é o Lama que eu recomendo. Ele é tão bonito, que antes de ser templo, ele era um palácio, moradia oficial de um conde.

São cinco grande salões, onde cada um é mais alto que o precedente, eu passei quase meia hora lá só admirando os telhados do complexo.

Transporte em Pequim

Acho que dizer que as cidades chinesas são gigantes é meio redundante, né? Mas Pequim é ENORME! O bom é que o transporte público funciona muito bem em Pequim, são zzzzzz linhas de metrô ligando toda Pequim e região metropolitana.

A maneira mais fácil é comprar um cartão de transporte e recarregar ele com um valor, o preço da passagem varia de acordo com a distância , mas é bem barato.

Outra possibilidade é usar táxi, o táxi na China não é caro e se você tiver com outras pessoas fica até bem barato, mas sempre tenha o endereço do lugar onde você vai escrito em chinês!

Onde comer em Pequim

Assim como lugares diferentes no Brasil possui culinárias diferentes, a China não fica atrás e possui coisas bem diferentes em cada uma das cidades.

Se você conhece um pouquinho da culinária chinesa, já deve ter ouvido falar do pato de Pequim, um prato muito famoso não só em Pequim mas no mundo todo, e claro que é o que recomendo que você coma.

Um dos lugares mais tradicionais para comer é o Da Dong Roast Duck restaurant que ficou meio famosinho depois que Michelle Obama foi vista jantando lá. Um dos lugares que comi muitas vezes em Pequim foi no Din Tai Fung que tem várias filiais na cidade.

Onde ficar em Pequim

Pequim é uma cidade gigantesca! E encontrar hotel em Pequim não é um problema, visto que a cidade é bem turística. No entanto, vale escolher com cuidado onde ficar em Pequim, para não perder muito tempo se deslocando no transporte.

Eu fiquei no Mercure Beijing Central, e sei que não poderia ter escolhido um hotel melhor. Ele foi excelente para poder conhecer a cidade, fica perto do metrô, de alguns dos maiores shopping da cidade e de várias atrações turísticas de Pequim.

Passei também uma noite no Holiday Inn Express Beijing Dongzhimen, que foi bom pq ia chegar tarde e ele ficava perto de uma das estações de onde sai o trem para o aeroporto de Pequim.

Leia também : Grand Mercure Beijing Central, meu hotel em Pequim

Booking.com

Quanto tempo ficar em Pequim?

Pequim é daquelas cidades que mesmo morando a gente não conseguiria conhecer tudo, uma dessas cidades com muitas atrações sabe? Eu recomendaria um mínimo de quatro dias em Pequim para poder conhecer o básico das atrações de Pequim e ainda incluir uma ida para conhecer a Muralha da China.

Quando eu comecei a marcar os lugares que eu queria ir, vi que meu hotel ficava bem perto da Cidade Proibida, e que eu provavelmente poderia ir a pé para muitos pontos turísticos de Pequim mas não foi bem assim. Apesar do meu hotel ser super bem localizado, o que parecia 5 minutos a pé era na verdade 30! Pequim é uma cidade gigante!

Como Pequim é uma cidade enorme, as vezes ir do ponto A ao Ponto B leva facilmente 1h de transporte, e assim você deve lembrar disso e não pensar em colocar duas atrações distantes e enormes no mesmo dia quando estiver planejando o que fazer em Pequim.

Precisa de seguro viagem para China?

Apesar de não ser obrigatório, eu recomendo sim comprar um seguro viagem para China. Imagina você doente na China sem falar chinês? Aconteceu comigo e felizmente tinha seguro e deu tudo certo.

Melhor época para visitar Pequim

O inverno na China é bem diferente em cada cidade, mas o inverno em Pequim é bem rigoroso. A não ser que você esteja acostumado, evite o inverno porquê vai certamente pegar só temperaturas negativas o tempo todo.

Outra época que eu evitaria, seria a época do Ano Novo Chinês, que além de ser ainda frio, é uma semana considerada de alta estação, e fica bem mais difícil (e caro!) achar hospedagem.

Para mim a melhor época para visitar Pequim é abril e maio, e depois setembro e outubro, que ainda não está tão frio. O verão costuma fazer muito calor, e é bem abafado também, mas sei que tem pessoas que até preferem essa época.

Compras em Pequim

Apesar de achar Shanghai melhor para compras, gostei de alguns shoppings que fui em Pequim. Para mim um dos melhores lugares foi a região de Sanlitun, que tem as principais lojas que já conhecemos como Apple, Zara, H&M, Uniqlo e outras.

Outro grande pólo de shoppings é em Xidan, tem uns quatro shoppings juntos que você não sabe bem onde começa um e termina o outro. Lojas de roupas, sapatos, bolsas, cosméticos e acessórios junto com alguns andares de restaurantes e praças de alimentação.

Como chegar em Pequim

Saindo do Brasil, a Air China voa de São Paulo para Pequim, com uma parada técnica em Madri apenas.

Se você for apenas para a China, precisa tirar um visto prévio. Se você estiver só de passagem por pouco tempo e de lá for para outro país, talvez tenha direito ao visto de trânsito que é muito mais simples de se conseguir.

Se você estiver na Ásia, fica bem mais fácil, Pequim é super bem conectada a outros países da Ásia e tem voos para….

De Pequim para outras cidades

Pequim é um grande entroncamento ferroviário, dá para rodar a China toda de trem saindo de Pequim. O lugar mais comum para as pessoas irem depois de Pequim é Shanghai, já que as duas cidades ficam a apenas 5h de distância indo de trem rápido.

Muitas pessoas fazem o chamado triângulo chinês : Pequim, Shanghai e Xi’an numa primeira visita a China. Pra dizer a verdade, não acho Xi’an a melhor terceira opção, e ainda é bem longe.

Acho que tem outras cidades mais legais como Guilin, Guangzhou, e já que é pra ir pra mais longe, até emendaria com Hong Kong e Macau, ou uma ida para Seul ou Tóquio por exemplo.

Outra cidade bem comum para casar numa viagem a Pequim é Tianjin, inclusive muitas pessoas fazem um bate e volta saindo de Pequim para Tianjin, já que graças ao trem bala a viagem demora apenas 30 minutos entre as cidades.

Planejando uma viagem para a China

A China não é o país mais fácil do mundo para viajar, mas se você planejar bem uma viagem para a China, as chances de qualquer problema é menor.

Um erro muito comum é na escolha de hotel na China. Nem todos os hotéis chineses tem o mesmo standard internacional, ou pessoas que falam inglês.

Não se esqueça que para usar dinheiro em Pequim, a melhor opção é fazer a troca nos bancos, sendo as melhores opções o Banco da China e o Banco de Pequim. Você só precisa levar o dinheiro e o passaporte, e lá os funcionários ajudarão você a fazer a troca.

Você gostou das dicas de hoje sobre o que fazer em Pequim? Deixe o seu comentário abaixo, e caso já tenha viajado para lá, conte a sua experiência!

Não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais e com pessoas que você conheça que estejam planejando viajar para lá!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Exit mobile version