O que fazer em Luang Prabang
Luang Prabang, é a cidade mais turística do Laos, mesmo sendo apenas a quarta maior cidade do país. O Laos não é um super destino turístico, o país rural e sem saída para o mar não tem turistas como seus vizinhos Tailândia ou Vietnã. A cidade é um misto de centro turístico patrimônio da Unesco, com uma parte rural.
Luang Prabang é a quarta maior cidade do Laos e banhada pelo rio Mekong. O centrinho da cidade e maravilhoso e há muito o que fazer em Luang Prabang se você gosta de visitar templos. Nos arredores da cidade, é o paraíso para quem curte natureza.
O que fazer em Luang Prabang e o que visitar
Ronda das almas em Luang Prabang
Se eu for indicar apenas uma coisa o que fazer em Laos, será ir nessa cerimônia. Para quem não conhece, é uma cerimônia onde a população oferece comida aos monges, que passam de manhã bem cedo. Mas não se trata apenas de dar comida aos monges, tem toda uma simbologia por trás, e eu fiquei feliz de estar lá.
Eu fui pra Luang Prabang durante a baixa temporada, e foi bem tranquilo. Cheguei no centrinho um pouco depois das 5h da manhã e já tinha gente esperando. Fiquei andando, e assim que o dia começou a amanhecer, os monges começaram a passar. Uma procissão de laranja ao poucos começa a surgir no horizonte.
É bonito de ver os monges passando, mas o mais bonito é tirar um minuto para reflexão. Os monges vivem principalmente de doações, doando comida e outras coisas. Se por um lado os monges exercem a humildade recebendo apenas doação, por outro as pessoas budistas podem ganhar graças pelo ato generoso.
Como se comportar durante a Ronda das Almas
Eu vi umas duas pessoas muito sem noção, e preferi escrever sobre. Não dá para esquecer que por mais que seja a grande atração de Luang Prabang, é uma cerimônia religiosa. Você iria de short/saia/regata para uma cerimônia religiosa? Então use uma roupa mais composta e cubra os ombros. Lembre-se de sempre respeitar, principalmente quando se trata de religião.
Mantenha uma distância dos monges! Eu sei que você quer tirar fotos, mas não se aproxime de mais dos monges. Além de não ser legal, é desrespeitoso. No dia que eu fui, tinha um senhor tirando foto com flash! Imagine alguém tirando foto com flash em cima de sua cara? Além de tudo, no budismo os monges estão num posição superior a de nós simples humanos.
Wat Xieng Thong
Um dos três templos mais bonitos de Luang Prabang. Esse foi por coincidência o primeiro templo que eu visitei na cidade. Por dentro do complexo tem várias “capelas” mas essa é uma das mais bonitas, todas com esses telhados pontiagudos.
Ele é tão bonito e famoso, que no dia que eu fui tinha noivos fazendo fotos de casamento lá, todos com roupas típicas do Laos, lindo! No dia que for visitar templos, prefira ir de sandália ou outro calçado fácil de tirar, já que precisa entrar descalço! Eu fui de tênis e tinha que tirar e colocar toda hora, seria mais fácil com outro tipo de calçado.
Como se comportar e se vestir em templos budistas
Aquela regra da roupa para a ronda das almas vale aqui também. E acrescento uma das mais importantes : Tirar os sapatos antes de entrar nos templos. Os pés são a parte mais impura do nosso corpo no Budismo, e os sapatos devem ficar fora de um lugar sagrado como um templo.
Palácio Real
Infelizmente não pode fotografar ele por dentro. O antigo palácio real hoje funciona como um museu, já que não existe mais monarquia no Laos desde 1975. Na verdade o palácio serviu de residência por menos de 70 anos, e é num estilo bem sóbrio
Por dentro, ele é um palácio mais simples do que os que conheço da Ásia. Eu sei que muitos palácios na Ásia são diferentes dos europeus, mas esse aqui está longe de ter o luxo ou a pompa do Grande Palácio em Bangkok ou outros. Quando eu fui, uma parte estava fechada, mas pude ver a sala do trono, o salão de baile e os aposentos reais.
Templo Real
O verdadeiro nome dele é Haw Pha Bang. Ele fica ao lado do antigo palácio real, e assim como o palácio ele é bem recente. Quando eu digo bem recente, é BEM recente mesmo, já que apesar dele ter começado a ser construído no anos 60, ele só ficou pronto em 2006! É nesse templo que fica a imagem de Buda mais importante da cidade.
Wat Sene
Os templos são os principais pontos turísticos de Luang Prabang. Eu tirei uma manhã pra visitar eles, mas não fui em todos. Depois de você ver meia dúzia de templos, por mais lindo que sejam, começa a ser repetitivo. Eu fui de manhã e na baixa estação e foi bem tranquilo de visitar e fotografar.
Esse templo tem um nome engraçado! O nome dele vem do fato que ele foi construído com o dinheiro de uma doação de 100 000 kips (sene kip) em 1718. Ele também é conhecido como o templo dos barcos, já que dentro sempre tem peloo menos um barco ao lado dos templos, que são usados nas corridas anuais e no festival que tem em Luang Prabang.
Monte Phousi
Bem pertinho do centro de Luang Prabang, você vai ver uma escadaria. Essa escadaria dá para o Monte Phousi, onde é possível ver Luang Prabang do alto. Para ter fotos mais bonitas, o final da tarde é o melhor horário já que você pode pegar o por do sol.
Passeio de barco no rio Mekong
Em Luang Prabang, você nunca está muito longe do rio Mekong. Há uma infinidade de possibilidades de passeios de barco por lá. Dá para fazer os mais clássicos passeios de 1 hora, até jantar com apresentações de dança local. O rio com cara de barrento é uma das principais atrações da cidade.
O que fazer em Luang Prabang e região
Cachoeira Kuang Si
Quando vi pela primeira vez a foto dessa cachoeira, não acreditei que pudesse ser tão bonita! Imediatamente lembrei dos Lagos Plitvice na Croácia que tem um tom de azul bem parecido. Essa cachoeira fica a uns 30 km do centro de Luang Prabang, mas apesar de ser a mais bonita, não é a única da região.
Infelizmente o acesso a ela não é dos mais fáceis : O primeiro obstáculo é o transporte, ou você paga excursão com uma agência de viagem em Luang Prabang, ou aluga uma moto ou acerta com um motorista de tuk tuk, já que não há transporte público.
Nong Khiaw
Eu não sou a pessoa mais natureza do mundo, a quase totalidade dos meus relatos aqui são de cidade, mas confesso que gostei de ter ido. Nong Khiaw é um vilarejo nas margens do rio Nam e fica já a uns 200 km da fronteira com o Vietnã e com a China.
É uma das bases para explorar algumas cavernas da região. Não dá para fazer bate e volta saindo de Luang Prabang porquê é longe. Na verdade nem é tão longe, mas a estrada no Laos é um tanto rudimentar e seria muito cansativo.
Coloquei umas fotos no Instagram e muita gente me perguntou sobre a cor da água. Alguns rios da região realmente tem essa cor barrenta durante quase todo o ano, e para piorar eu fui na época das chuvas.
Trilha até o mirante Phou Pha Deng
A parte mais escorregadia da viagem é também uma das mais bonitas! Ok, ela não é escorregadia o tempo inteiro, mas eu fui na época das chuvas e tinha chovido na véspera, então vocês imaginam o barro na trilha, né?
Eu recomendo sempre que a trilha seja feita de manhã, porquê fica essa bruma assim cobrindo a parte debaixo, e meio que por efeito de mágica, ela começa a sumir. Eu acho que é um opção excelente de o que fazer em Luang Prabang e região para quem curte trilha porquê a vista é maravilhosa.
Conhecer as cavernas da região
Ua das principais coisas para fazer na região de Luang Prabang é visitar as cavernas. Era a minha primeira experiência numa caverna assim, e pra completar foi ao mesmo tempo que os tailandeses estavam presos numa caverna, não muito longe dali.
O que eu não sabia até então é que muitas cavernas do Laos serviram como refúgio em tempo de guerras. A Guerra do Vietnã não aconteceu apenas no Vietnã e sim boa parte da chamada Indochina, no caso era Vietnã, Laos e Camboja.
Os civis se refugiavam nas cavernas mais isoladas, e torciam para não serem encontrados. O nosso guia contou que a mãe dele viveu nas cavernas durante a guerra. Fiquei alguns minutos pensando em como pode ser viver ali dentro, a caverna é escura e fria por dentro, mesmo sendo verão! Imaginei como deve ter sido viver ali por anos a fio…
Visitar arrozais
Tem coisa mais asiática que arroz? Eu nunca tinha visto plantação de arroz antes de me mudar para a Ásia. Ainda que a China seja a maior produtora, muitos países na Ásia também o cultivam, e pude ver muitas plantações. Algumas agências tem passeios específicos, mas eu só fui parando e visitando os que estavam no caminho mesmo.
Turismo de experiências
Já tinha comentado no post sobre Nakhon Phanom o quanto eu fiquei feliz de ter conhecido um pouco mais da cultura. Sempre tive interesse em turismo de experiências, mas sempre ficava em dúvida quanto ao grau de exploração animal e humana que existe por trás de algumas atrações.
Eu visitei alguns vilarejos no Laos, lugares onde pequenas cooperativas de tecelãs trabalham de forma ainda bem artesanal. Sim, são vilarejos que recebem turistas, mas nada em massa e desgovernado como vejo em outros lugares.
Foi legal porquê tivemos a oportunidade de ver desde árvores de algodão, até peças de roupa totalmente feitas no local. O vilarejo de Na Yang Tai foi como uma escola para mim, aprendi muito sobre produção artesanal em meia hora, queria ter comprado uma das saias que vi lá, mas era tamanho asiático!
Onde se hospedar em Luang Prabang
Eu sei que Luang Prabang é uma cidade queridinha de mochileiros, mas eu optei por uma opção mais luxuosa e tive uma estadia maravilhosa. Fiquei no Pullman Luang Prabang, um resort do grupo Accor, e o mais novo hotel da cidade.
Onde comer em Luang Prabang
Comi muito da comida típica laociana nos restaurantes. Em Luang Prabang não faltam opções de restaurantes, inclusive opções de comida ocidental. Quer um conselho? Mesmo que você não vá comer, tome um café ou uma bebida num dos cafés ou restaurantes com vista para o rio Mekong!
Quantos dias ficar em Luang Prabang
Luang Prabang em si não tem muita coisa para visitar, dá para percorrer todo o centro e as atrações de Luang Prabang em um dia. No entanto, há uma infinidade de possibilidades nos arredores, cavernas, cachoeiras, turismo de aventura e muito mais. Eu diria um dia e meio para o centro da cidade e o resto de tempo depende dos passeios que você pensa em fazer.
Dinheiro e compras no Laos
A moeda do Laos se chama Kip. Estão vendo essa nota de 100 mil kips? Eu fiquei rica! Ela na verdade vale menos de 50 reais ou 12 euros em média. Em Luang Prabang, há alguns lugares que você pode pagar com bahts, a moeda tailandesa.
Lugares turísticos costumam aceitar bahts e alguns lugares até mesmo dólares. Na minha primeira noite em Luang Prabang, eu paguei num restaurante com dinheiro tailandês sem problemas.
Melhor época para visitar Luang Prabang
Eu visitei a Luang Prabang durante a baixa temporada (verão) e gostei muito. O verão é a baixa temporada porquê além do calor (na casa dos 35 graus) ainda é a época de chuvas no Sudeste Asiático. Apesar desses inconvenientes, minha viagem foi bem legal porquê a cidade não tinha muitos turistas, então os preços estavam melhores e as visitas foram mais tranquilas.
Como chegar em Luang Prabang
A maneira mais fácil de chegar em Luang Prabang é pela Tailândia. Saindo de Bangkok tem várias companhias aéreas que fazem o trajeto, eu viajei com a Air Asia. Há voos vindos de Chiang Mai, Hanoi, Vientiane, Seul, Singapura e Siem Reap. Existe também a possibilidade de chegar por terra pelo norte da Tailândia.
Eu visitei Luang Prabang a convite do Visit Laos, mas as opiniões são minhas e imparciais.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Olha, ja vi templo busistas em seul e um aqui no Brasil e como sao diferentes! Cada pais tem uma identidade, incrivel!
E aquela cachoeira e muito marivilhos, qnd formos a gente pode se banhar?
Camila
Quando eu fui podia tomar banho sim, mas pode ser que mude no futuro por questões de preservação.
Paula, sabia que Luang Prabang é um dos lugares que eu mais quero conhecer no mundo? A Fabia foi pra lá um pouco antes da gente se conhecer e fala maravilhas… amei seu post e fotos! saudades de vc!
Lindas imagens! Deu muita vontade de conhecer a cachoeira Kuang Si. Ótima dica sobre um roteiro fora do óbvio! Parabéns pelo post!
Paula!! Estou louca para ir até lá! Adorei as dicas desse post. Também vi passar um outro post seu sobre as comidas do Laos e esclareceu muita coisa (principalmente o mistério do arroz colante salgado) rsrs…. Esse arroz existia em quase todo restaurante “Thai” onde eu morava antes, em Montreal (Canadá), mas nunca achei na Tailândia mesmo hahah….
Oi Paula, adorei o post. Mas fiquei com uma dúvida: qual o meio de transporte que você usou para ir para a cachoeira? A excursão, o tuk tuk ou a moto?
Excursão, eu fui de van para lá
Oi Paula, td bem?
Agora estou “sonhando” em conhecer o sudeste asiático. O que vc pode dizer em relação à segurança nesses países? Em relação ao clima já ouvi falar sobre evitar o período das monções…Fora isso, tem tantos lugares para se visitar em cada país que fazer um roteiro fica complicado….Rsrsrs
Pedro
Segurança é a melhor possível! Tirando alguns golpes em algumas cidades, mas aquela coisa ” quando a esmola é demais o santo desconfia” mas no geral são países muito seguros, não tem o que se preocupar!
Oi Paula, td bem?
Agora estou “sonhando” em conhecer o sudeste asiático. O que vc pode dizer em relação à segurança nesses países? Em relação ao clima já ouvi falar sobre evitar o período das monções…Fora isso, tem tantos lugares para se visitar em cada país que fazer um roteiro fica complicado….Rsrsrs
Para variar meu roteiro sera do tipo economississimo….kkkkk