Lille é a capital da região Norte na França, e essa foi a minha segunda vez lá- Minha primeira vez em Lille foi no final de 2009, me lembro que achei super parecida com Bruxelas e fiquei surpresa em como tinha milhares de cervejas por lá. Talvez você não saiba muito o que fazer em Lille, mas a cidade é bem bonita e dá para visitá-la em dois dias.
Posição estratégica
Lille é uma cidade que fica numa posição privilegiada : a 1h de Paris de TGV (trem-bala francês) e 1:15h de Londres de Eurostar, além de estar há uma média de 40 min de Bruxelas também e apesar disso, Lille não é lá uma cidade que as pessoas de fora costumam visitar, apesar de ser uma das maiores francesas ela não está na rota turística, talvez por ser meio cinza e chover com frequência por estar perto da Inglaterra talvez porquê os parisienses e boa parte dos franceses fazem piadas com o sotaque dos habitantes do norte (os ch’ti )
O que fazer em Lille e o que visitar
Vieux Lille
O centro histórico da cidade é conhecido como Vieux Lille e é uma das partes mais bonitas da cidade onde os tons terrosos dos tijolos predominam. Os amantes da gastronomia belga vão poder se esbaldar aqui onde também há vários tipos de cerveja e mexilhões com batata frita.
Grand Place
As atrações principais ficam na parte histórica da cidade, e essa praça é bonita e reflete bem o passado de riqueza que Lille já teve. Uma das minhas coisas favoritas sobre o que fazer em Lille é sentar em algum bar/restaurante na Grand Place e ficar olhando as pessoas passarem.
Beffroi
O Beffroi que é essa torre de 104m que segundo dizem tem o formato do Big Ben. A torre fica no prédio da prefeitura. Ele é o mais alto da região, eu visitei o de Arras mas é bem menor que o de Lille. A torre está aberta a visitação, tem também um áudio-guia e lá do alto é possível ter uma vista de 360º da cidade.
Assim como as principais cidades do norte, Lille também chama a sua praça principal de Grand Place. Essa praça fica bem no centro histórico é o ponto de partida para as visitas turísticas da cidade, todo os arredores da Grand Place são ruas históricas cheias de prédios e monumentos a serem visitados.
Aliás, além de Bruxelas e de outras cidades da Bélgica, várias outras cidades no Norte da França tem uma praça principal no centro da cidade, e a chamam de Grand Place.
A Grand Place foi originalmente onde aconteciam as feiras durante a Idade Média, e ainda hoje é onde as manifestações populares acontecem. Uma curiosidade : Apesar de todo mundo chamar de Grand Place, a praça oficialmente se chama Place du Géneral de Gaulle, apesar de que poucas pessoas sabem disso e a chamam assim.
Câmara do Comércio
Duas diferentes fachadas da câmara do comércio que foi construída no início do século XX na tentativa de diminuir o fluxo da Bolsa que nessa época já havia se tornado pequena demais para o fluxo da região que na época além de minas tinha também o setor industrial muito forte.
Antiga Bolsa de Valores
Na Grand Place fica a Vielle Bourse que é sem dúvida o prédio mais famoso da cidade, a antiga bolsa na verdade não foi aberto para ser uma bolsa de valores mas sim um prédio comercial em estilo renascentista flamengo.
Ele até abrigou uma bolsa de valores mas apenas mais de depois de 200 anos que foi inaugurado. Na fachada é possível avistar 24 janelas que eram na verdade as 24 lojas desse prédio.
Eu passei dois dias em Lille, cheguei no domingo e fui embora na segunda no final do dia mas o meu domingo não foi muito produtivo já que cheguei lá no dia da maior festa da cidade : Braderie de Lille.
La braderie de Lille
A braderie de Lille é uma mistura de festa com liquidação, onde quase todos os comerciantes vendem seus produtos a preços bem reduzidos e pessoas normais montam barraquinhas com comidas, antiguidades ou qualquer outra coisa que você queira vender, misturado a isso tem muita música, cerveja e mexilhões com batata frita – prato típico da região que por estar quase na fronteira com a Bélgica se parece demais com esse país.
Falando em mexilhões, é o prato mais vendido no dia da braderie, e no final os comerciantes fazem uma montanha com as cascas dos mexilhões vendidos e quem tiver a maior quantidade ganha.
Cheguei no meio da braderie e foi meio impossível visitar e fotografar as coisas já que muitas ruas estavam fechadas e cheias de barraquinhas na frente, então minha visita foi praticamente de um dia.
Como eu já conhecia Lille foi mais fácil, é melhor passar dois dias na cidade pra ver tudo com mais calma, apesar que fazer uma day trip saindo de Bruxelas pode também ser uma opção se você pegar um trem rápido.
Prefeitura
Esse último prédio aí é a Prefécture du Nord, que não necessariamente é a prefeitura. Se eu fosse mais direta diria que é uma prefeitura de departamento/província e não da cidade como estamos acostumados. Na França as divisões político-geográficas são feitas de maneira diferente e sempre tenho dificuldade em explicar isso.
A prefeitura do departamento é linda e fica de frente para o museu de belas-artes. Foi uma das poucas coisas da minha lista de o que fazer em Lille que estava mais afastada, meio fora do Vieux Lille mas ainda assim dá para ir a pé.
Museu de Belas Artes
Os amantes de arte terão a oportunidade de conhecer o maior museu de belas-artes fora de Paris. Ele é um dos maiores da França pela quantidade de obras expostas. Fundado no século XVIII ele se tornou rapidamente popular e grande já que foi ajudado por Napoleão num projeto de tornar a arte mais popular entre as pessoas comuns.
Igreja de São Maurício
A Igreja de São Maurício é uma das principais de Lille, ela fica bem perto da estação de Lille-Flandres e é uma igreja que levou séculos para ser terminada e hoje é uma das mais bonitas igrejas góticas do Norte da França e tem uns vitrais lindos.
Meert
Eu falei da Meert no post sobre onde comer em Lille porquê é um clássico da cidade, uma casa de chá que eu apelidei de “Confeitaria Colombo de Lille” e só passar pela frente já é um passeio porquê o prédio é lindo. Pode também entrar, tomar um café da manhã ou chá da tarde, almoçar no restaurante ou apenas passar para comprar um croissant.
Bois de Boulogne
Um pouco mais afastado do centro e do Vieux-Lille, fica o bois de Boulogne um bosque com várias atrações dentro dele. É lá que fica o zoológico de Lille, com seus animais e a citadela militar de Lille. Eu fui no outono e tava lindo com as folhas caídas com tons outonais.
Citadela de Lille
Um pouco mais afastado do centro (mas nem tanto assim!) fica a citadela de Lille, uma citadela em forma de pentágono construída no século XVII como uma fortaleza militar. A citadela abre para visitações em algumas ocasiões (no terceiro domingo de cada mês), mas é necessário agendar pelo menos uma semana antes com o escritório de turismo de Lille.
Mesmo que você não consiga fazer a visita guiada, pode passar por lá para visitar por fora porquê tem uma área verde bem grande que você pode visitar, e antes da citadela tem um parque de diversões para crianças com alguns brinquedos e um bar no centro.
Onde comer em Lille
Por ser uma cidade importante, Lille tem muitas opções de restaurantes diferentes, tanto para quem quer conhecer mais da culinária da França e a culinária mais regional do Norte da França, tanto quanto restaurantes europeus, asiáticos e até latinos.
Quando me perguntam sobre o que fazer em Lille eu sempre digo as pessoas para provarem da gastronomia do Norte da França, principalmente as cervejas e o queijo chamado maroilles.
Onde se hospedar em Lille
Minha última vez em Lille eu fiquei hospedada no Ibis Budget Lille Centre que fica a 600m da estação de trem e todas as principais atrações de Lille ficam a 10-15 minutos a pé, achei a localização excelente, além de ter um preço bom. O Ibis Budget é o mais básico dos Ibis, mas se preço para você é o mais importante, ele é uma boa escolha.
Se puder se hospede no centro porquê praticamente tudo o que fazer em Lille está no centro, e assim você pode fazer tudo a pé, mesmo que a cidade tenha um bom sistema de transporte e de metrô
Compras em Lille
Para quem quer fazer compras : Entre as estações de Lille Flandres e Lille Europe tem um shopping chamado Euralille onde é possível encontrar as principais redes europeias como Sephora, Zara, Mango, Primark, H&M etc…
Cidades nos arredores de Lille
É muito fácil combinar uma visita a Lille com Roubaix, Tourcoing ou Villeneuve-dÁsq, essas cidades ficam na região metropolitana de Lille e algumas delas são ligadas a cidade pelo metrô, sendo assim bem fácil de chegar até lá.
Outras possibilidades, e outras cidades para quem vai passar mais tempo em Lille, é conhecer Arras, Dunquerque, Boulogne-sur-mer, Douai e St Omer. Várias dessas cidades são ligadas a I e II Guerra, e tem locais importantes e museus contando um pouco da história.
Como chegar em Lille
Como falei, Lille é uma cidade que fica no meio do caminho entre três grandes capitais europeias : Paris, Londres e Bruxelas e é bem fácil chegar em Lille saindo de uma delas. Se você estiver em Amsterdam, também é fácil chegar em Lille.
Trem
É a maneira mais simples de chegar em Lille, a cidade tem duas estações principais e a depender de onde você vem, pode chegar por uma ou por outra, mas ambas ficam já no centro da cidade.
Saindo de Paris, é possível chegar em Lille de trem em apenas 1 hora usando o trem bala francês. Tem trem praticamente de hora em hora e você sai e chega já no centro de ambas cidades.
Saindo de Londres, o Eurostar leva por volta de 1:15 para chegar em até Lille, e é bem prático também. Lembre de chegar com pelo menos 1h de antecedência, já que saindo de Londres, é necessário passar pela imigração ainda na estação de trem.
Já Bruxelas, leva apenas 40 minutos se você pegar o Thalys que é o trem de alta velocidade da Bélgica. Há também alguns outros trens belgas comuns e com preços mais em conta, mas que demoram um pouco mais.
Ônibus
Outra possibilidade, é chegar em Lille de ônibus, e a Flixbus é com certeza a melhor empresa de ônibus para esse trecho. O ônibus tem tomadas, wifi, assentos confortáveis e se você comprar com antecedência, consegue preços bem em conta a partir de 5 euros.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.