Istambul é uma grande metrópole europeia que rivaliza com Londres na quantidade de habitantes, e há muito o que fazer em Istambul e muita coisa bonita para visitar.
Vira e mexe alguém me pede dicas sobre o que fazer em Istambul, sempre que alguém viaja me pergunta sobre a cidade já que eu nunca escondi que Istambul é minha cidade preferida no mundo.
A grande quantidade de posts que eu tenho sobre a cidade certamente revelam um pouco que já fui muitas vezes a cidade e o quanto sou apaixonada por lá.
Istambul é um cruzamento de culturas, onde antigo e novo estão sempre lado a lado, onde o oriente encontra o ocidente literalmente. Istambul tem a particularidade de ser uma cidade localizada em dois continentes diferentes : Europa e Ásia.
Eu acho que é essa dualidade que me encantou em Istambul, uma cidade onde tradição vive em meio a modernidade e mesquitas e modernas discotecas com vista para o Bósforo.
Leia também :
Onde fica Istambul
Istambul é a maior cidade da Turquia. Mesmo sendo a maior cidade, Istambul não é a capital da Turquia, esse título cabe a cidade de Ankara. Istambul fica no comecinho da Turquia, não muito longe de países como Bulgária e Grécia.
O que Fazer em Istambul
Passear por Sultanahmet
Sultanahmet é a parte mais turística de Istambul, e alguns turistas nem mesmo visitam outros lugares porquê basicamente é onde fica a maiorias dos lugares para visitar em Istambul e as principais atrações da cidade.
Mesquita Azul
Não dá para negar que a Mesquita Azul é a principal atração de Istambul, com seu estilo otomano clássico, a mesquita azul é a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes.
Para quem não sabe os minaretes são essas “torres” e cada uma dessas torres hoje em dia tem um alto-falante que é por onde se pode ouvir o chamado para as orações nos horários de orações da religião islâmica.
Um fato engraçado é que como ela foi construída com seis minaretes, o Sultão Ahmed pagou para que fosse acrescentado mais um minarete a mesquita principal da Meca que é o lugar mais sagrado do Islamismo e por esse motivo, precisa ter um diferencial.
Tudo começou quando o sultão Ahmed pediu para que construíssem minaretes dourados (altın minareler em turco) mas o arquiteto entendeu seis minaretes (altı minare em turco) e no final o sultão teve que mandar um minarete a Meca.
Como se vestir para ir a mesquita?
No post da Mesquita Azul eu dediquei alguns parágrafos para falar sobre isso, e o post da Mesquita Azul tá bem mais completo mas vou dar umas dicas gerais aqui : Homens precisam estar de calça e mangas longas, e mulheres precisam vestir algo que cubra os braços e ombros e que seja abaixo do joelho, além é claro de cobrir o cabelo.
Leggings e certos tipos de calça não são permitidos porquê até cobre as pernas, mas como molda as formas não é permitido.
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM
O Segura Viagem é essencial para qualquer destino. Qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
Na Mesquita Azul eles emprestam umas roupas para você se cobrir, mas eu sempre levei meu lenço na bolsa para cobrir meu cabelo.
Hagia Sofia
Sempre digo que a Hagia Sophia é o prédio que resume um pouco dessa mistura que é Istambul, é antiga, já foi igreja de duas religiões diferentes, já foi mesquita e hoje em dia é um museu onde dá para ver tudo isso misturado, imagens de santos junto com letras árabes.
Imaginem um lugar com 1400 anos, que foi transformado com o passar do tempo e hoje tem elementos de religiões diferentes. É impossível não se impressionar com o tamanho do pátio principal, a gente se sente minúsculo lá dentro com o tamanho do prédio.
Quando me pedem dicas de Istambul, eu sempre digo que a Hagia Sofia é o segundo na lista de o que fazer em Istambul, perdendo apenas para a Mesquita Azul. No geral eu acho muito mais tranquilo de visitar a tarde, nas vezes que fui de manhã eu sempre achei que estava mais cheia.
Atualização : A Hagia Sophia voltou a ser uma mesquita agora em 2020. Para visitá-la, as mesmas normas da Mesquita Azul são exigidas.
Basílica da Cisterna
Uma cisterna que foi construída no ano de 532! A cisterna foi construída na Época Bizantina para atender a demanda de água da cidade e hoje é uma das atrações de Istambul.
A gente pode atravessar a cisterna e seus mais de 300 pilares um pouco no escuro ao som de música erudita, e como é uma cisterna sempre tem uma gota caindo aqui e ali.
Bazaar em Istambul
Grand Bazaar
Uma das principais atrações de Istambul se chama Kapaliçarsi em turco e é um mundo a parte! São mais de 60 ruas cobertas onde estima-se que mais de 20 mil pessoas trabalhem (quase todos homens) e é possível comprar absolutamente tudo no bazar, de artesanato turco a roupas de couro.
No Grande Bazar não dá para usar aquele “na volta a gente compra” porquê é impossível você lembrar onde era a loja na volta, são ruas e mais ruas de lojas todas parecidas umas com as outras e a gente se perde fácil, então se você estiver interessado tem que comprar logo.
A questão é que o Grande bazar é um daqueles lugares que o preço nem sempre é o preço real, e é preciso negociar tudo, coisa que eu detesto e não tenho o menor jeito, então para evitar esse tipo de coisa eu só compro em lojas que tem preço fixo, sem a plaquinha com o preço eu raramente compro.
Bazar Egípcio
Atrás da Mesquita Nova fica um outro bazar menor e mais tranquilo, é o bazar egípcio ou bazar das especiarias que é a grande especialidade do lugar.
Os preços são ligeiramente mais baratos que no Grand Bazaar, e por ele ser menor é mais simples de comprar as coisas lá.
Torre de Gálata
A Torre de Gálata é um dos símbolos de Istambul, ela foi construída por genoveses em 1348 quando Istambul ainda se chamava Constantinopla, no lugar onde já existia uma antiga torre de madeira que era usada para controlar os navios no Bósforo.
A Torre de Gálata hoje é uma torre de observação com vista 360º graus da cidade, um dos lugares com as melhores vistas de Istambul.
Dentro da torre tem um café e um restaurante e se você for na Torre de Gálata pode aproveitar e comer ou tomar café lá, eu almocei no restaurante duas vezes, e apesar de não ter a melhor comida de Istambul, tem uma vista incrível e vale a pena conhecer.
Cruzeiro no Bósforo
O Bósforo é a essência de Istambul, e sempre recomendo incluir um cruzeiro no Bósforo para qualquer pessoa que me pergunta o que fazer em Istambul. Há cruzeiros mais curtos e mais longos e os horários dependem basicamente da época que você vai se é baixa ou alta temporada.
Meu cruzeiro favorito é o longo que dura quase um dia inteiro e faz uma parada no vilarejo de Anadolu Kavagi que é o último porto antes do Mar Negro.
O vilarejo é pequeno e possui uma torre e ruínas de um castelo e alguns restaurantes, tem vários lugares para comer com uma vista linda. Se você quiser comprar lembrancinhas, aproveite para comprar lá porquê é mais barato que em Istambul.
Torre da Donzela
A Torre da Donzela é conhecida por esse nome por causa da lenda de uma donzela que foi trancada na torre, e hoje essa ilhota artificial no meio do Bósforo já na parte asiática. Na parte de cima tem um café com uma varanda onde você provavelmente vai tomar o café mais caro de Istambul, mas que vai também ganhar uma das melhores vistas da cidade!
A torre também é conhecida erroneamente pelo nome de Torre de Leandro, que é uma outra legenda mas que se passa em outro estreito na Turquia, no estreito de Dardanelos e não no Bósforo e por isso mesmo não era em Istambul.
Palácios em Istambul
Istambul não é a capital da Turquia, apesar de ser a maior cidade do país a capital da Turquia é Ankara, mas Istambul era a capital durante o Período Otomano. Quando se fala de reis (ou sultões no caso) se fala de corte e de moradias suntuosas e palácios.
Palácio de Dolmabahçe
O Dolmabahçe foi o primeiro palácio de estilo europeu na Turquia, por fora ele parece simples mas por dentro em muitos momentos me lembrou o Palácio de Versalhes, principalmente a escadaria de cristal e o salão cerimonial com um lustre incrível que é o lustre mais pesado do mundo.
O Palácio de Dolmabahçe também é conhecido por ser onde o Atatürk passou os seus últimos dias de vida e você passa pelos aposentos dele.
A visita só é feita com guia local, e você pode escolher entre o palácio, ou o palácio e o harém que eu acho menos luxuoso que o do Topkapi mas que ainda assim vale a pena conhecer.
Palácio de Topkapi
O Topkapi foi construído logo após a Tomada de Constantinopla, ao invés de um palácio único (como é o Dolmabahçe) o Palácio de Topkapi é tem vários pavilhões separados, e é incrível! Infelizmente não se pode tirar fotos na partes principais do palácio e eu tenho poucas imagens de lá.
Quando você compra o bilhete, sempre peça palácio e harém porquê o harém é uma das partes que eu mais gosteis, com suas salas luxuosas onde viviam as concubinas do sultão e seus filhos.
Uma coisa que eu não sabia é que no Palácio de Topkapi muitas vezes os irmãos do sultão ficavam presos, o sultão temia uma guerra de sucessão e geralmente colocavam os irmãos na prisão por medo, mais ou menos como no filme O homem da máscara de ferro.
Museus para visitar em Istambul
Com tanta atração histórica, as pessoas geralmente deixam os museus de Istambul meio de lado quando programam um roteiro em Istambul. Eu mesma não fui em nenhum museu na minha primeira visita a cidade, mas depois da terceira vez eu sempre coloquei um ou outro museu na minha lista de o que fazer em Istambul.
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
Os meus museus favoritos em Istambul são o Museu de Arte Turca e Islâmica com seus tapetes, Museu de Arte Moderna e o Museu Arqueológico que fica dentro do Parque de Gülhane e é um desses lugares pouco visitados de Istambul.
Banho Turco
Grosseiramente falando, o banho turco é um parente próximo da sauna e do banho romano. A grande diferença é que na sauna finlandesa o vapor é seco, e no banho turco e úmido, aliás muito úmido e menos quente, e que termina com uma esfoliação bem intensa do corpo para retirar todas as células mortas e um banho de espuma.
Onde comer em Istambul
Eu adoro comida turca e quando estou em Istambul eu fico que nem pinto no lixo porquê gosto de absolutamente tudo que fazem por lá, e quando eu digo tudo é T-U-D-O mesmo, uma vez comi um sanduíche chamado kokoreç que nada mais é que miúdos de cordeiro assado, e acredite estava muito bom!
Restaurantes em Istambul não são caros, e alguns deles tem vistas incríveis. Se você é chegada a carne assada e a carne de cordeiro, vai se deliciar em Istambul, mas mesmo se não for muito a sua praia, você vai encontrar restaurantes internacionais com muita facilidade também.
Compras em Istambul
Istambul é uma cidade com preços bons e além de tapetes, narguilé, cerâmicas e artesanato turco, a cidade oferece compras para quem gosta de comidas, roupas, acessórios.
Cuidado com as imitações, nos arredores do bazar você vai ver muitas barraquinhas vendendo bolsa e roupa “de marca” mas quando a esmola é demais…você não acha que eles venderiam original fora da loja da marca ou de uma grande loja de departamento, né?
Se seu interesse é roupas, sapatos e cosméticos, o melhor endereço é a famosa Avenida Istiklal com suas lojas das principais fast fashion da Europa (Zara, H&M, Stradivarius, Mango etc..) eu acho meio fraco em se tratando de sapatos, mas as lojas de roupa são as mesmas de qualquer grande cidade da Europa.
Se você quiser visitar um shopping mesmo, o mais perto fica na estação Levent, o shopping fica na saída do metrô e tem muitas lojas.
Passeio bate e volta saindo de Istambul
Mesmo sabendo que as opções de o que fazer em Istambul são enormes, muita gente tira um dia para fazer um bate e volta. O passeio bate e volta saindo de Istambul mais comum é para a Ilha dos Príncipes, a ilha parece mais um vilarejo perdido no tempo onde a gente faz passeios de charrete.
Algumas pessoas também vão a Bursa que é a quarta maior cidade da Turquia, ou ainda a Iznik que é uma boa opção de passeio se você curte azulejos e cerâmica.
Istambul na prática
Voos, vistos e formalidades
Brasil
Há voos diretos entre São Paulo e Istambul pela Turkish Airlines todos os dias, e brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo de até 90 dias, também não é necessário nenhum tipo de vacinação específica para visitar a Turquia.
Portugal
Há voos diários e sem escala entre Lisboa e Istambul também pela Turkish Airlines, e quatro voos semanais saindo do Porto.
Portugueses podem entrar na Turquia apenas com um bilhete de identidade/cartão cidadão no entanto precisam pagar por um visto na chegada, e segundo o consulado esse visto pode ser solicitado e pago com antecedência.
Moeda
A lira turca é a moeda oficial da Turquia, e os brasileiros tem vantagem pelo fato dela ter uma cotação bem próxima do Real, sendo a lira turca um pouco mais alta mas facilita muito na hora de calcular, por exemplo 10 liras turcas corresponde a 11 reais aproximadamente.
Transporte em Istambul
A melhor maneira de usar o transporte na cidade é comprar uma Istanbulkart que é o cartão de transporte público, você coloca 10TL e ganha um cartão com 4 de crédito, e a partir dai sua viagem vai custar bem mais barata que se você não tiver o cartão. O Istanbulkart não é vendido em todas as estações, mas vale muito a pena comprá-lo.
A maioria das atrações de Istambul estão concentradas em Sultanahmet, e se você estiver hospedado na área vai pegar transporte poucas vezes, mas há muito o que fazer em Istambul fora dessa parte mais turística e você provavelmente vai precisar usar o transporte público.
Onde se hospedar em Istambul
Minhas estadias em Istambul sempre foram um misto de hotéis e apartamentos, na minha primeira vez que fui a cidade fiquei no Holiday Inn em Fatih, que apesar de não ficar bem na parte mais turística de Istambul, fica relativamente perto, e tem uma parada de bonde bem na frente do hotel. Veja minhas dicas de onde se hospedar em Istambul
Qual a melhor época para ir a Istambul
Eu já fui a Istambul em todas as estações, e acho que a melhor época é sempre primavera/outono ou até mesmo no inverno, já que Istambul raramente faz muito frio como em outras cidade da Europa.
Eu acho o verão muito quente, quando eu fui no verão eu acabei cortando algumas coisas o que fazer em Istambul porquê o sol tava muito quente, e eu preferia descansar ou ficar em algum lugar fechado já que ao ar livre tava bem quente.
O que fazer em Istambul durante o Ramadã
Durante o verão tem acontecido o Ramadã, mas que não tem muita diferença se você for apenas um turista num hotel/apartamento em algum lugar turístico de Istambul, para ser sincera é capaz de você nem perceber se não souber, já que não muda muito o que fazer em Istambul e nem os horários de funcionamento dos lugares.
Outros posts sobre o que fazer em Istambul
- Banho turco
- 5 Mesquitas para visitar em Istambul
- Como é viajar para Istambul depois de um ataque terrorista
- Negra na Turquia : Minha experiência em Istambul
- Museu de Pera
Perguntas Frequentes sobre Istambul
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!