Você possivelmente nunca ouviu falar na cidade e não sabe o que fazer em Guangzhou. Guangzhou é mais conhecida no oriente pelo nome de Cantão. Se você comer comida chinesa, com certeza conhece o arroz cantonês, ou pelo menos já ouviu essa palavra antes.
Guangzhou ou Cantão fica no Sul da China, na província de Guangdong, já mais perto de Hong Kong que de Shanghai ou Pequim. Aliás o perto aqui não se resume a distância, e se aplica principalmente a cultura. Aqui a língua falada não é o mandarim, mas o cantonês assim como em Hong Kong.
Guangzhou (Cantão) é a quinta maior cidade da China, mas apesar disso não é uma cidade muito turística. Geralmente as pessoas visitam Pequim, Shanghai e Xian, mas raramente alguém visita Cantão.
Guangzhou é um lugar de negócios e tem a maior feira de importação do mundo, a Canton Fair. Eu fui para a cidade sem muitas expectativas, e ela me surpreendeu! Guangzhou é muito mais bonita e tem mais coisa para visitar do que eu imaginava.
Leia também : Como planejar uma viagem para China
O que fazer em Guangzhou (Cantão)
Templo das seis árvores banyan
É quase sempre o primeiro da lista de o que fazer em Guangzhou. Você consegue imaginar um templo com quase 1500 anos de existência? Claro que a construção atual não é a original, mas ainda assim o lugar é incrível e foi o lugar que mais gostei de ter visitado em Guangzhou.
O que muita gente não sabe sobre templos, é que assim como igrejas, há templos maiores, menores, e que alguns deles a gente pode passar horas visitando. Esse aqui é um exemplo, ele é um complexo com outras “capelas” menores. Além da parte principal, tem um pátio enorme com muita coisa para ver.
A entrada custa 5 rmb e dá para passar pelo menos uma hora lá dentro visitando cada um dos altares. Eu fui de manhã, e mesmo sendo durante o final de semana não achei muito cheio, deu para ver as coisas e andar por lá tranquilamente.
Memorial de Sun Yat-Sen
Sun Yat Sen foi o primeiro presidente quando a China se tornou uma república. Ele é considerado o pai da república na China, e esse memorial foi construído com o dinheiro doado por chineses que moram no estrangeiro e pessoas de Guangzhou quando ele morreu.
Ao redor do memorial fica um parque, todo florido e extremamente bem cuidado, muitas crianças e adolescentes tirando fotos lá. Por dentro, abriga um hall que lembra uma grande sala de teatro, bonita e mesmo com o tempo curto a visita é bem rápida pois basicamente é só isso.
Canton Tower
Um dos símbolos da cidade. A torre de Cantão tem 600m de altura total e possui uma plataforma de observação de onde é possível ver toda a cidade. Hoje ela ainda é a estrutura mais alta da China, e uma das torres mais altas do mundo. Durante a noite, ela fica iluminada e toda colorida.
Se você for subir a Canton Tower, escolha um dia que não esteja nublado para poder ver a cidade. Lá no alto tem também dois restaurantes giratórios para ver Guangzhou de todos os ângulos. A torre fica perto do distrito financeiro da cidade, e é uma área super turística.
Ilha de Shamian
A “Europa de Guangzhou” como chamam. A ilha no meio de Guangzhou era de domínio europeu. Shamian até hoje guarda a arquitetura colonial com suas casas que contrastam com o estilo asiático. Era dividida entre ingleses e franceses, que faziam o comércio por lá.
Shamian é um pouco mais afastado do centro de Guangzhou, mas é um lugar que vale conhecer. O engraçado é que muita gente vai lá para fazer fotos, sabe? Um dos casarões mais bonitos por lá abriga um Starbucks. Eu aproveitei a pausa para tomar um café gelado e e poder “visitar” um deles por dentro.
Parque Liuhua
Muita gente fica surpresa quando posto fotos de natureza na China. Guangzhou é uma cidade com muitas áreas verdes, e o Parque Liuhua é incrível, com muitas pagodas, lagos, e prédios com telhados asiáticos que deixam o parque ainda mais bonito.
O parque tem um lago bem no meio, e esse prédio que apesar de bonito, está abandonado. Pesquisei e não achei informações sobre esse palácio bonito, mas o parque é uma boa dica de o que fazer em Guangzhou, principalmente com crianças.
Dá para passar o dia quase todo, tem 3 lagos principais, tem jardins, tem restaurante e vários monumentos. Eu só consegui visitar uma parte do Parque Liuhua e achei um dos mais lindos parques de Guangzhou. A impressão que eu tenho é que Guangzhou sempre tem coisas para visitar, apesar de não parecer.
Museu do Mausoléu do Rei Nanyue
Esse museu fica bem perto de outras atrações de Guangzhou. Ele é um dos principais lugares de arqueologia da cidade de Cantão. No começo dos anos 80, encontraram um mausoléu de um rei que governou a região mais de dois mil atrás.
A tumba em si eu não achei tão interessante, mas os objetos relacionados sim. Tem uma parte sobre objetos funerários, e eles mostram por exemplo que as pessoas importantes eram enterradas com discos de jade no corpo. O engraçado é que alguns discos de jade faziam o formato de cruz, apesar de ser antes de Jesus e de qualquer sombra de Cristianismo chegar na Ásia.
Museu de Guangzhou
Um museu que conta toda a história da cidade, desde o começo das civilizações até os dias atuais. O museu fica dentro do Parque Yuexiu, num prédio lindo de estilo asiático com quatro andares. A entrada custa 10 RMB e vale muito a pena.
O que eu mais gostei foi conhecer um pouco das diferentes dinastias da China, e conhecer um pouco da arte local. Como eu estudei e conheço pouco da História da Ásia, foi uma grande oportunidade pra mim. Tá certo que o museu não é imperdível de visitar em Cantão, mas é bacana se você tiver tempo.
Beijing Road
A rua de comércio em Guangzhou! Aquela China cheia de gente, de preços populares e de lojas é aqui! Beijing Road é o antigo centro histórico da cidade, onde tudo começou.
Essa parte ficava dentro da área fortificada da cidade, inclusive eles tem uma maquete mostrando como era a rua e a cidade antigamente. Um dos melhores lugares para compras na cidade, já que a rua é fechada para carros.
Leia também : Como pedir visto para China
Ponte Liede
Ela fica perto da Torre de Cantão, e tá longe ser um imperdível da lista de coisas para fazer em Guangzhou, mas como fica perto de outra atração, vale a pena caminhar e conhecer a ponte. Por ali também tem um calçadão com árvores na beira do rio Pérola, dá um visual bonito no final da tarde.
Museu de Guangdong
Pertinho da Torre de Cantão, fica um dos museus mais legais de Guangzhou, o Museu de Guangdong. O museu tem três andares principais, onde a gente encontra arte de toda a província de Guangdong.
São porcelanas, estátuas, esculturas e todo tipo de madeira esculpidas de uma maneira especial feita na cidade de Foshan, que fica aqui ao lado.
O que eu mais gostei foi as porcelanas, isso é uma das coisas que mais babo quando vou a museus na China. A entrada é grátis, mas precisa mostrar um documento de identidade para pegar o bilhete.
Onde comer em Guangzhou
A comida cantonesa na minha opinião é uma das mais fáceis de se acostumar na China. Por aqui o forte é o dim sum, pasteizinhos (dumplings) que podem ter recheio de carnes, legumes, camarão, ou vários deles juntos. Se eu tivesse que recomendar só um lugar, para comer na cidade, certamente seria o Din Tai Fung.
Onde ficar em Guangzhou
Eu escolhi um hotel bem perto da estação de trem. O Jianguo Hotel fica do lado da estação de trem Guangzhou Leste e achei a localização perfeita para mim que chegaria e sairia da cidade por aquela estação. Gostei também porquê há muitos restaurantes e lojas na região. Mas claro, já escrevi igualmente sobre outros hotéis em Guangzhou.
Como chegar a Guangzhou
Trem
Arrisco a dizer quem uns 80% dos turistas que vão a Guangzhou saem de Hong Kong. Em Hong Kong, há duas estações diferentes com trens que vão para Guangzhou : Hung Hom e West Kowloon
Hung Hom tem trens para Guangzhou a cada duas horas em média. A viagem de trem dura quase duas horas, mas é preciso chegar uns 50 minutos antes para passar na imigração.
West Kowloon em compensação, tem trem a cada 20-30 minutos (depende do dia e do horário) e trem bala, e vai de Hong Kong para Guangzhou em apenas 48 minutos. É também preciso chegar com antecedência para passar na imigração.
A única desvantagem do trem bala é que o trem bala não chega no centro da cidade, e sim numa estação bem afastada.O trem de Hung Hom demora duas horas pra fazer o trajeto, mas você chega em Guangzhoudong (Guangzhou East) uma estação central em Guangzhou.
Se você pegar o trem bala, apesar do trajeto durar apenas 48 minutos, vai ter que encarar quase 1 hora de metrô para chegar até o centro, já que esse trem chega em Guangzhou South. Só vai valer a pena se você estiver em algum bairro mais pro sul da cidade.
Avião
O Aeroporto de Guangzhou oferece voos para toda a Ásia e mesmo para Europa, África e América do Norte. As principais companhias aéreas presentes são a China Southern, Air China e China Eastern.
Guangzhou tem voos de outras companhias aéreas não-asiáticas como Emirates, Aeroflot, Turkish Airlines, Air France e Finnair. O aeroporto de Guangzhou é um dos aeroportos onde é possível pedir o visto de trânsito de 144h para a China.
Transporte em Guangzhou
A cidade tem um sistema de metrô bem eficaz, com nove linhas. O preço varia de 2 a 8 RMB de acordo com a distância. Existe bilhete de uma passagem, e de dia inteiro mas eu preferi fazer o cartão eletrônico.
Dá para fazer em praticamente toda estação de metrô e ainda pagar nas lojinhas com o mesmo cartão, além de recarregar também nas lojas de conveniência.
Todo o metrô de Guangzhou é super bem sinalizado em inglês, foi bem fácil se locomover por lá com o transporte público. Táxis são relativamente baratos, mas ai você esbarra com a barreira da língua. Tenha sempre o endereço de onde você que ir na língua local.
Canton Fair
A Feira de Cantão é a maior feira de importação e exportação do mundo e é um exagero de grande, assim como a maioria das coisas na China. A Canton Fair acontece duas vezes por ano : Uma em abril e uma em outubro.
Para empresários, e pessoas interessadas em trabalhar com importação da China, é uma das maiores oportunidades de negócios. Muitas pessoas viajam inclusive do Brasil para fazer negócios na China nessa época.
Quantos dias ficar em Guangzhou
Apesar de tudo, há muito o que fazer em Guangzhou, muita coisa para visitar na cidade em dois dias de preferência. Eu poderia certamente ficar mais dias e conhecer mais os arredores, ou conhecer mais coisas e com menos pressa.
Dá para fazer bate e volta saindo de Hong Kong?
Hoje eu acho muito cansativo e fora de mão. É necessário duas horas para ir de trem de Hong Kong até Guangzhou, sem contar a antecedência para chegar, já que precisa passar na imigração.
No final de 2018, a China vai inaugurar um trem bala ligando Hong Kong a Guangzhou em apenas 46 minutos, então acho que vai ficar mais simples fazer um bate e volta.
Preços das coisas em Guangzhou
Apesar de ser uma cidade grande na China, Guangzhou tem preços em conta. Se você comparar os preços com a vizinha Hong Kong então, ai que vai achar a cidade baratíssima. Claro que coisas de lojas internacionais são mais ou menos tabelados, mas todo o resto é bem barato.
Você vai gastar pouco, pois muitas atrações de Guangzhou são grátis ou bem baratas. Se realmente quiser economizar, pode ainda listar o que fazer em Guangzhou de graça, mas não acho necessário, uma vez que a cidade não é cara.
Eu comi pratos por 35 RMB (uns 20 reais) em restaurantes. Claro que eram restaurantes asiáticos e nada muito luxuoso, mas também não era barraquinha na rua. Comida ocidental é um pouco mais cara, mas ainda assim dá para comer pagando pouco. Metrô eu paguei uma média de 2RMB (1 real e pouco) por trajeto.
Melhor época para visitar Guangzhou
Como Guangzhou fica no sul da China, é quente e úmido durante boa parte do ano. O inverno é curto e suave e não incomoda para quem quer conhecer a cidade. De outubro a abril seria os meses de clima mais agradável, já que o verão é bem intenso nessa parte da China.
Compras em Guangzhou
Guangzhou/Cantão é um dos grandes centros de compras da China. Absolutamente tudo que você queira comprar, vai achar na China, e em especial em Guangzhou.
Se você procura lojas de roupas, sapatos e lojas em geral, as duas principais ruas comerciais de Guangzhou são a Beijing Road e a Shangxiajiu Pedestrian Street, ambas com diversas lojas.
Um outro ponto interessante é que Guangzhou/Cantão é o paraíso das compras no atacado. Todo mundo sabe que a China é o lugar para comprar produtos no atacado, mas poucas pessoas sabem que Guangzhou é um das melhores cidades para comprar na China.
Se você prefere shoppings, a região de Tianhe é a melhor para encontrar shoppings. Além de marcas como Zara e H&M, você também vai encontrar lojas como Michael Kors, Prada e Louis Vuitton.
Leia também : Citygate Outlet em Hong Kong
Shoppings em Guangzhou
- K11
- Tianhui Square
- Tianhe City
- Gaode Zhidi Square
- CTF Finance Center Tower/mall
Shoppings de venda no atacado
- Baima Clothing Wholesale Market
- Guangda Vast Foreign Trade Shoes Plaza
- Beauty Exchange Center
- Liwan Toys Wholesale Market
- Sanyuanli Leather Product Wholesale Market
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Oi Paula! cheguei no seu blog fazendo um pesquisa no google sobre o que fazer em Guangzhou. Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa cidade e so’ esta passando pelo meu roteiro porque vou a Seoul visitar uma amiga e Guangzhou e’ uma opcao de stopover.
Pretendo ficar 5 dias ai,tu acha que tem o que fazer em 5 dias ou e’ mto tempo? fiquei com uma duvida. Como e’ o lance da internet? E’ como em Shanghai que acesso as redes sociais e google sao bloqueados?
Obrigada
Lizie
A internet na China como um todo é bloqueada para muitos sites ocidentais. Tenho um post explicando melhor https://www.nomundodapaula.com/2018/06/internet-na-china-sites-bloqueados.html
Oi , Paula, ainda bem que achei seu Blog, demais!!!!
Vc poderia me ajudar com as questoes abaixo?
Estarei em transito em Guangzhou, viajando da australia para a India. Li que o visto de transito vale por 72 horas e que é feito no aeroporto mesmo, confere?
Sendo assim, pensei em vez d ficar plantada no aeroporto dar uma voltinha na cidade, o que vc acha. Quais locais vcs indicaria para eu conhecer? Vc conhece algum receptivo na cidade que faria esse servico? Fico na cidade por 12 horas.
Obrigada!
Fernanda
Sim, até onde sei eles ainda tem o visto de 72h que vc pega no aeroporto de Guangzhou mesmo, o visto de trânsito. Sobre os lugares que indico para visitar são esses que escrevi aqui nesse post. Sobre receptivo em Guangzhou eu tenho essas sugestões de tour aqui https://www.getyourguide.com.br/s/?q=Cant%C3%A3o&et=82854&p=1
Ou, Paula, amei o seu blog. Já estive em Guangzhou e o que mais gostei foi um passeio que fiz no Rio das Pérolas a noite, em uma embarcação onde era servido jantar com coisas típicas chinesas. Amei tudo! Imagino qvc deva conhecer esse passeio ..Parabéns, seu blog é excelente, bem informativo e útil!
Márcia,
Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
Olá Paula tudo bem?
Qual seria o melhor local em Guangzhou para encontrar boas bugigangas marcas (replicas) produtos de todo o tipo? vc pode nos dar essa informação? Obrigado!
Lucas
A Beijing Road e a Shangxiajiu Pedestrian Street tem muitas lojas, mas talvez o ideal para você seja os mercados mais específicos, o problema é que eles só vendem no atacado a maioria deles. Um que talvez valha a pena olhar seja o Ziyuangang Leather Market
ola, vc sabe dizer se dentro de Guangzhou compro eletronicos como celulares versão global? obrigado, boas dicas
Igor
Infelizmente não sei dizer
Olá Paula! Tudo bem?
Cheguei no seu blog através de uma pesquisa que estou fazendo sobre o que fazer em Guangzhou. Estou procurando informações sobre o visto de trânsito de 72h. Não sei se você fez viagens recentemente para a China. Saberia me informar se esse visto ainda permanece em funcionamento depois da pandemia?
Muito obrigado:)