Dallas é uma das cidades mais curiosas e surpreendentes do Texas, nos Estados Unidos. Diferente do que muitos possam pensar ela não é um faroeste americano, pelo contrário, é repleta de altos edifícios e avenidas largas. Mas isso não impede de encontrar um autêntico cowboy em alguma esquina.
É uma cidade de contrastes? Sim. De um lado, o mundo agrícola com seus gados e petróleo e, de outro, a modernidade típica das grandes cidades americanas.
Alguns turistas recomendam levar sempre um bom dinheiro como reserva, pois o que não falta são os famosos shoppings grandiosos que oferecem a Dallas o apelido de “Big D”.
Leia também : Onde comprar cosméticos nos Estados Unidos
O que fazer em Dallas e o que visitar
Bom, se você é um turista curioso e antenado (não necessariamente nesta ordem) é bastante provável que esteja interessado em conhecer os principais pontos turísticos que Dallas reserva aos seus visitantes. Então, por que não me acompanhar em mais um destino incrível? Vamos lá!
The Sixth Floor Museum
Uma das primeiras lembranças que se tem de Dallas é o episódio fatídico que envolveu o atentado contra o então presidente norte-americano John F. Kennedy, em 1963, que acabou falecendo.
O tiro fatal foi dado pelo assassino que ocupava o sexto andar do edifício. Sinistramente, quando você visita o museu se depara com o possível cenário do dia do assassinato. Mas não pense que o local se resume somente a este episódio. Nele você terá a oportunidade de conhecer sobre a história e o famoso orgulho americano.
Reunion Tower
A bela torre fica no coração da cidade e ela oferece aos seus visitantes a melhor vista de Dallas. Para os nativos, a Reunion Tower é carinhosamente chamada de “The Ball”.
Erguida em 1978, a torre possui uma vista panorâmica de 360 graus, além de um bar que gira lentamente e que oferece bons drinques. Nada melhor para quem se dispor a subir cerca de 171 metros de altura.
Texas Fair Park
O Texas Fair é um atrativo indispensável para quem deseja conhecer Dallas. Trata-se de uma feira que funciona durante todo o ano, embora o “fervo” maior acontece por volta do mês de outubro.
Para quem gosta de se divertir não pode perder a oportunidade, pois no Texas Fair Park você encontra a maior coleção de prédios de exposições do mundo com mais de 1.200 atividades realizadas todo o ano.
Além disso, há parques de diversão, rodeios e museus em que você se sentirá em um perfeito clima country. E mais: nas avenidas Parry e Exposition, localizadas em frente à estação do metrô há vários bares e restaurantes para repor as energias.
Dallas Zoo
Com mais de 8 mil animais e 380 espécies, o Dallas Zoo é hoje o maior e mais antigo zoológico não só do Texas como também de todo o sudeste norte-americano. O espaço é bem grande e por isso merece um dia especial para poder explorar todas as atrações.
Um dos maiores destaques do zoológico é o espaço africano que é composto por girafas, zebras e altas vegetações que se pode conferir bem de perto, e até oferecer um carinho as girafas. É um verdadeiro safari fora da África. Ah, não deixe de conferir o espaço dedicado as serpentes. É de arrepiar.
Cowboys Stadium
Trata-se do maior estádio coberto dos Estados Unidos, algo em torno de 944 mil metros. O complexo megalomaníaco é mais conhecido como AT&T Stadium. Para se ter uma ideia do seu tamanho caberia dentro dele uns sete Maracanãs.
O estádio foi construído em 2009 e está localizado em Arlington, uma cidade próxima que fica a 28 minutos de distância.
O estádio recebe partidas de futebol americano e outras modalidades. Além disso, já foi palco para diversos shows – inclusive Beyoncé e Taylor Swift já se apresentaram por lá.
Bom, nem sempre é fácil conseguir um ingresso para assistir alguma partida no estádio, mas é possível realizar uma visita guiada para conhecer os seus grandiosos espaços. Vale a pena!
Perot Museum of Nature and Science
O Museu de Natureza e Ciência de Dallas é bastante interativo e não deve ficar de fora do seu roteiro. Ele surgiu por volta do ano de 2006 ao agrupar em um único espaço o Dallas Museum of Natural History, do Science Place e do Dallas Children’s Museum.
O museu oferece diversos espaços interessantes que se pode aprender muito, inclusive sobre terremotos que sempre ocorrem em várias partes dos EUA, e sobre os diferentes minerais que não só são encontrados em território norte-americano, mas também em outros países como é o caso do Brasil.
Rory Meyers Children’s Adventure Garden
Trata-se de um belíssimo jardim construído com o intuito de conectar as crianças à natureza. Além de muito verde e espaços encantadores dignos de serem fotografados (e até filmados) são realizados frequentemente várias exposições interativas sobre a ciência e a natureza. O Rory Meyers é encantador não só para a criançada, mas também para os adultos.
Frontiers of Flight Museum
Se você é uma pessoa apaixonada por aviação e tudo que diz respeito a aviões não pode deixar de visitar o museu dedicado a eles. No Frontiers se tem uma verdadeira aula da evolução da aviação, um dos desejos mais antigos da humanidade.
Entre seus diversos atrativos destaca-se a famosa cápsula lunar Apollo 7. São mais de 30 aeronaves distribuídas ao longo do museu, sendo que muitos deles foram construídos na região norte do Texas.
Além disso, existem mais de 35.000 artefatos históricos, 13 galerias e exposições, dirigíveis como o famoso Hindenburg, história de aviadores importantes como, por exemplo, Amelia Earhart, Richard Byrd e Charles Lindbergh.
Fort Worth Stockyards
Gosta de cowboys e Velho Oeste? O Fort Worth nada mais é do que uma cidade vizinha que fica a uns 30 a 40 minutos de distância de Dallas. Essa é uma oportunidade única de sentir o clima de faroeste que é conhecido por boa parte dos brasileiros por meio de filmes do gênero.
Tudo parece cinematográfico, mas acredite é real. Em 1890 o Fort Worth Stockyards era um dos pontos mais importantes no que diz respeito ao comércio de gado no estado do Texas. E devido a isso acabou se desenvolvendo.
Para se ter ideia, a palavra stockyard significa “curral” e graças aos vários deles disponíveis que houve o desenvolvimento da região.
Aqui você encontrará atrativos interessantes como, por exemplo, a Stockyards Station, que é a rústica estação de trem. Se puder, visite o local durante o verão, pois geralmente é realizado uma cena de duelo entre atores com direito a tiros bem altos.
Outro atrativo bem interessante é conhecido pelo nome de “Texas Cowboy Hall of Fame” que é um conjunto de carroças históricas restauradas. Além disso, se quiser sentir “na pele” todo o clima do velho oeste poderá se dirigir até o estúdio fotográfico e se vestir com as roupas típicas da época para fazer um belo registro para os seus arquivos pessoais.
Dallas World Aquarium
Se você gosta de atrações aquáticas como, por exemplo, aquário e oceanários não pode deixar de conhecer o Dallas World Aquarium que é um aquário totalmente diferente do que já tenha visto.
Trata-se de um misto de estufa tropical com vários animais. Você adentra o espaço por meio de um caminho que começa no topo das árvores, segue por uma floresta até chegar no rio. Detalhe que há um túnel de tubarões e raias de fazer até os mergulhadores perderem o fôlego. É incrível.
Além disso, você pode ver bicho-preguiça, jacaré, macacos e outros animais de perto, pois eles ficam bem a vontade nos espaços naturais do Dallas World Aquarium.
Em meio a vários aquários há um interessante que é escuro e os peixes que nele nadam são fosforescentes, o que é um espetáculo de encher os olhos!
West End Historic District
Trata-se de um distrito repleto de prédios antigos muito bem preservados, além de vários armazéns erguidos com tijolos. Aqui você pode voltar no tempo e sentir toda a nostalgia através de um passeio de charrete.
Um prédio que merece a sua visita é o Old Red Courthouse que se assemelha a um castelo. Ele é facilmente percebido, pois sua fachada é em tom avermelhado.
Ele foi construído por volta do ano de 1892 e hoje abriga várias exposições para oferecer história e cultura a todos os seus visitantes, principalmente sobre Dallas. Nessa parte você vai ver os principais prédios nesse tom de tijolinho.
Dallas Arboretum
Uma bela e natural atração da cidade texana é o Dallas Arboretum que é um jardim enorme. E se tiver a oportunidade de conhecer este importante ponto turístico durante a primavera será agraciado por diversas espécies maravilhosas de se contemplar como é o caso das azaleias e tulipas.
Agora durante as outras estações, em especial o verão e o outono poderá se deparar com outras flores. Além disso, se for ao Dallas Arboretum durante o verão é recomendável visitar o local durante o período da manhã devido ao calor que é intenso.
Os jardins abrigam, durante o ano, exposições e quando chega o Halloween geralmente ganha uma decoração especial com as famosas abóboras. E por mais que existem vários lagos não é permitido se banhar neles, com exceção para a fonte dos sapos que é permitido às crianças.
Nasher Sculpture Museum
Gosta de arte? Então não se esqueça de colocar no seu roteiro uma visita a este interessante museu que possui esculturas contemporâneas e modernas, fora os seus belos jardins que dão um toque especial.
O proposito é o de interagir entre os espaços como edifícios e a área verde, o que propicia uma harmonia inigualável. Quanto ao acervo existem centenas de obras criadas por renomados artistas mundiais como é o caso de Picasso, Giacometti, Shapiro, Miró, dentre outros.
A arquitetura do museu foi cuidadosamente planejada pelo arquiteto Renzo Piano e o arquiteto paisagista Peter Walker para propiciar aos visitantes uma experiência única e totalmente diferente de qualquer outro museu do mundo. Indispensável!
Dallas Museum of Art
Bem ao lado do Nasher Museum há o Dallas Museum que foi fundado em 1903 e ocupa o ranking dos 10 maiores museus de arte dos Estados Unidos (o maior é o Metropolitan em Nova York).
Hoje existem mais de 24.000 obras que retratam mais de 5.000 anos de história, não só de Dallas, dos Estados Unidos como de diversas partes do mundo.
Além das exposições, o Dallas Museum oferece diversificadas atrações em sua programação como, por exemplo, palestras, concertos e apresentações artísticas. Ah, não deixe de conferir em sua visita, a mobília que pertenceu à casa antiga de Coco Chanel.
White Rock Lake
Se quiser parar um pouco para relaxar e curtir o clima de Dallas nada melhor do que aproveitar o White Rock Lake que é um parque muito conhecido e apreciado pelos norte-americanos, principalmente por aqueles que gostam de praticar corrida.
Vale a pena curtir o pôr-do-sol neste local observando o entardecer através das águas do lago. Além disso, é um bom lugar para se fazer um piquenique ou passear com cães.
John Fitzgerald Kennedy Memorial
Como o próprio nome indica é uma homenagem ao antigo presidente norte-americano John Kennedy que infelizmente foi assassinado em Dallas.
O memorial foi inaugurado em 24 de junho de 1970. O projeto foi elaborado pelo arquiteto americano Philip Johnson e tornou-se um atrativo turístico bastante visitado.
Trata-se de uma espécie de “túmulo aberto” que representa a liberdade de espírito de Kennedy. À noite, observa-se um belo espetáculo de iluminação, a qual cria a sensação de que a própria luz oferece a sustentação necessária para manter erguida a construção.
Localizado a um quarteirão do local em que Kennedy foi assassinado, o memorial já sofreu várias críticas por parte do público, mas o objetivo dos seus idealizadores foi devidamente alcançado: promover a reflexão nos visitantes.
Onde Ficar em Dallas
Eu recomendo que você fique hospedado no centro de Dallas, o chamado Downtown Dallas, principalmente se você não estiver de carro. Eu fiquei hospedada no Crowne Plaza Dallas Downtown e a localização era maravilhosa, pude ir a pé para várias atrações de Dallas.
Clique aqui para ver mais opções de hotéis em Dallas
Booking.comTransporte em Dallas
Se você ficar hospedado no centro de Dallas, vai conseguir fazer muitos passeios a pé. Para as coisas mais distantes, Dallas tem um sistema de bonde urbano e ônibus bem eficiente. Também usei o Uber algumas vezes na cidade.
Quantos dias ficar em Dallas?
Eu acho que dois dias inteiros dá para conhecer as principais atrações de Dallas, ou três quatro dias se você quiser visitar vários museus, e conhecer os lagos que ficam fora de Dallas por exemplo.
Como Chegar em Dallas
O aeroporto de Dallas é um hub da American Airlines, então as chances de você chegar em Dallas por essa companhia são bem grandes. A AA tem voo saindo de São Paulo todos os dias. A Latam também tem voos diários para Dallas.
Roteiro de viagem de Dallas
Dallas é super fácil de casar com outras cidades num roteiro de viagem. Eu priorizaria as cidades no Texas mesmo, por ser um estado grande, dá para fazer um triângulo entre Dallas, Houston e San Antonio.
Bom, depois de tanta coisa para se ver, admirar e contemplar pode-se dizer que Dallas é realmente uma cidade de contrastes únicos, pois une o antigo ao novo, o arcaico ao moderno. Por isso mesmo é um dos destinos turísticos americanos mais interessantes.
Gostou de conhecer um pouco Dallas? Opine nos comentários abaixo.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Caramba, fui para Dallas apenas quando era pequena e não lembro muito, mas fiquei muito marcada pelo incrível Museu de Natureza e Ciência de Dallas!!!! Legal demais! Quero voltar adulta para aproveitar todas as suas dicas 😀