Casablanca é a maior cidade do Marrocos e conta também com o porto mais movimentado e importante para o comércio da região. Localizada na costa atlântica do país, possui uma população de mais de 3,5 milhões de habitantes.
Casablanca é o hub da Royal Air Maroc, e muita gente tem viajado com essa companhia por ter os preços mais baratos para viajar para a Europa. Como muitos voos tem escalas longas, muita gente termina ficando com muitas horas livres, ou mesmo um dia inteiro para visitar Casablanca.
Se é o seu caso e você quer saber o que fazer em Casablanca, ou mesmo se você tiver mais tempo, esse post é para você! Vou dar dicas do que fazer em Casablanca seja para um ou mais dias.
Apesar de seus bairros mais antigos ostentarem seu uma arquitetura colonial francesa e tradicional marroquina, atualmente a identidade de Casablanca apresenta um ar progressista e de desenvolvimento. A cidade é um próspero centro comercial, contando com espaços modernos, bons restaurantes e boates.
Se você pensa em viajar ao Marrocos, separamos aqui algumas dicas de viagem a Casablanca e um pequeno de o que fazer em Casablanca em um dia, confira!
O que você precisa saber sobre Casablanca?
Casablanca é uma cidade encontrada na região de Grand Casablanca, no Marrocos um país localizado no Norte da África e que é banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo.
Além disso, existem vários idiomas falados em Casablanca, mas os principais são o Árabe marroquino (Darija), que é a língua oficial do Marrocos, o berbere (Amazigh), francês e até mesmo Espanhol que é falado por mais de 20 mil pessoas no país.
A explicação para o espanhol ser falado no país deve-se ao fato da curta distância entre os países. Ademais, a Espanha protegeu o Marrocos por algum tempo depois de 1912. Tudo isso resultou na influência do espanhol na cultura e na língua.
A moeda oficial do Marrocos é o dirham (MAD; abreviado para dh no Marrocos), dividido em 100 centavos. As moedas são emitidas nas denominações de 1dh, 2dh, 5dh e 10dh, além de 10, 20 e 50 centavos.
Já as notas são emitidas nas denominações de 20, 50, 100 e 200. O dirham é uma moeda restrita e não pode ser retirado do país, não é negociado e teoricamente não está disponível no exterior.
O que fazer em Casablanca e o que visitar
Agora que você já conhece um pouco sobre a cidade de Casablanca, traremos aqui alguns dos principais pontos turísticos que você não deixar de conhecer na sua passagem por lá.
#1 Mesquita Hassan II
Aproximadamente 6.000 artesãos marroquinos, durante seis anos, foram necessários para construir esta majestosa mesquita, que foi encomendada pelo rei Hassan II e concluída em 1993.
Seu imponente minarete (uma torre alta e fina de onde o muezim conclama os muçulmanos às orações) é o marco mais reconhecível da cidade. Além disso, o interior da Mesquita Hassan II é uma obra-prima de mosaicos complexos, molduras de gesso esculpidas e tetos de madeira pintados.
Conta com um espaço para 25.000 fiéis é uma das maiores mesquitas do mundo. Quem não é muçulmano, pode visitar o interior da mesquita, no entanto é necessário se vestir corretamente para visitar a mesquita.
A visita leva cerca de uma hora e durante o passeio você poderá conhecer o Salão de Oração, o Salão do Minarete, o Salão de Ablução (purificação) e, ainda, o local do hammams (banho árabe com vapor) e suas piscinas! O horário de visitação varia de acordo com a época do ano. Você pode conferir os horários no site oficial, basta clicar aqui.
Endereço: Boulevard de la Corniche, Casablanca 20000, Marrocos
#2 A Antiga Medina de Casablanca
A Medina de Casablanca representa a parte mais antiga da cidade, e remonta à reconstrução realizada pelo sultão Mohammed ben Abdallah. Embora não seja tão antiga como as medinas medievais de outras cidades marroquinas, ainda é um ótimo lugar para explorar a pé.
Passeie pelas ruas labirínticas e pelas pequenas vitrines que vendem especiarias, roupas e artesanatos. Por ali você encontrará lembrancinhas baratas e originais! Não deixe de conferir também a La Sqala, uma antiga fortaleza portuguesa da Medina e que abriga um maravilhoso restaurante!
Endereço: 2, Rue de Safi, Casablanca 20320, Marrocos
Leia também :
#3 Quartier Habous
Em nenhum lugar a singularidade de Casablanca é melhor exibida do que no Quartier Habous, conhecida com a “nova Medina” e um dos bairros mais pitorescos da cidade.
Construído pelos franceses na década de 1930, com o objetivo de representar o casamento da tradição marroquina com a moderna cultura francesa, o local conta com arcos e arcadas mouriscas, ruas de pedras e um sofisticado souk (mercado) cheio de excelentes lojas de lembranças.
#4 Palácio Real de Casablanca
Aproveitando que você já está no bairro Habous, você pode conhecer ainda o Palácio Real de Casablanca. Esta é a principal residência do Rei e local para diversas celebrações de eventos importantes e recepções reais na cidade.
Infelizmente a entrada ao palácio é proibida! Mesmo assim, o local é uma das principais atrações de Casablanca, valendo a pena visitar a área externa e apreciar seus muros e os seus lindos portões caprichosamente adornados.
#5 O Corniche
Às vezes chamada de South Beach de Marrocos ou Blackpool de Marrocos, o Corniche é um calçadão à beira-mar, cheio de restaurantes, boates, teatros e hotéis. Estendendo-se por vários quilômetros, é um lugar cênico para correr ou conhecer marroquinos de férias na cidade.
Ali é um excelente local para apreciar o pôr do sol no oceano, que costuma ser espetacular! No verão, a dica é curtir dos clubes de praia do Corniche, assim você pode fugir do calor de Casablanca com um belo mergulho.
O que fazer em Casablanca em um dia?
Caso a sua estadia em Casablanca seja curta, montamos um roteiro de viagem que você poderá fazer em apenas um dia.
Pela manhã
Ir até o Quartier Habous
Uma sugestão é conhecer, logo pela manhã, o bairro Quartier Habous. Aprecie a arquitetura do local e aproveite para tirar belíssimas fotos. Aproveite também para conhecer o souk, o mercado do local!
Conhecer o Palácio Real
Já que você está no bairro Habous, é ali que fica o Palácio Real. Por isso, sugerimos que vá até o local, ainda que a visita não seja permitida. A arquitetura do Palácio também rende fotografias lindíssimas!
Pela tarde
Explore a Velha Medina
Curtir a Velha Medina, suas ruazinhas, cores e sabores, não pode ficar de fora do seu roteiro de o que fazer em Casablanca em um dia.
Se você ainda não almoçou, sugerimos conhecer o famoso restaurante La Sqala, que serve uma mistura de comida tradicional marroquina e mediterrânea do Oriente Médio. É uma ótima opção para quem procura comida típica, apesar de o restaurante ser mais caro se comparado a outros da cidade, mesmo assim vale a pena.
Além disso, como falamos anteriormente, é nesta região que você encontra uma antiga fortaleza portuguesa, que você pode incluir no passeio após o seu almoço!
Conheça a Mesquita Hassan II
Bem próximo à Velha Medina fica o principal passeio e algo que você não pode deixar de fazer em Casablanca: visitar a Mesquita Hassan II. Só fique atento, pois no período da tarde são poucos os horários de visitação!
E não se esqueça: você deve utilizar roupas adequadas para a visitação. Assim, não vá de roupas curtas ou que mostrem muitas partes do corpo. Além disso, você não pode mostrar ombros e joelhos (tanto homens quanto mulheres), mas as mulheres não precisam cobrir a cabeça/cabelos
Ademais, para entrar na Mesquita você deverá tirar seus sapatos, portanto vá de meia caso não queira ficar descalço.
Curtir o pôr do sol no Corniche
Para finalizar sua visita em grande estilo, pegue um táxi e vá até o calçadão do Corniche, para curtir um belíssimo pôr do sol em Casablanca!
Onde se hospedar em Casablanca
Em Casablanca, recomendo que vocês fiquem hospedados no bairro de Sour Jdid, principalmente para quem vai pela primeira vez. É o melhor lugar para se hospedar em Casablanca e fazer turismo.
Hospedagens que eu recomendo em Casablanca :
- Kenzi Basma
- Ryad 91
- Odyssee Center Hotel
- Premiere Classe Casablanca Centre Ville
- Park Suites Hotel & Spa
Dicas gerais para a sua viagem a Casablanca
Separamos abaixo algumas dicas que podem ser úteis durante a sua viagem a cidade de Casablanca
Uso de cartões de crédito e débito em Casablanca
O ideal é que, na sua viagem à cidade, você traga sempre dinheiro em espécie com você. Isso porque os cartões não são aceitos por todos os estabelecimentos, principalmente os que ficam fora das áreas turísticas.
Em estabelecimentos mais “sofisticados”, você não deve ter problemas para pagar com cartão. Em qualquer outro lugar, que não sejam estabelecimentos fechados, é aconselhável levar dinheiro em espécie, caso você se depare com algum lojista que não aceite receber pagamentos no cartão.
Fique atento com os “batedores de carteira”
Casablanca tem uma taxa de criminalidade considerada de moderada a alta! Assim, os turistas precisam prestar bastante atenção e usar o bom senso. É muito comum os ladrões furtarem celulares, mesmo em plena luz do dia! Por isso, evite usar ou ostentar seu celular enquanto estiver na rua.
Também há relatos de ladrões que usam motocicletas para abordar usuários usando celular, furtarem o aparelho e desaparecerem em segundos. Situações que são comuns no Brasil até, então apenas preste atenção, OK?
Além disso, se puder, evite a Velha Medina à noite e não mostre grandes quantias de dinheiro, joias ou relógios chamativos. Se você for mulher, não ande pela cidade sozinha à noite.
Pode beber em Casablanca?
Embora o Marrocos seja um país majoritariamente islâmico, o álcool ainda é legal. Os turistas encontrarão muitos bares e restaurantes que servem cervejas, vinho e outros drinks alcoólicos. As lojas de Casablanca oferecem bebidas alcoólicas para consumo externo.
Entretanto, fique atento, pois beber na rua é ilegal. Também, evite beber água da torneira na cidade, mesmo sendo potável, ela pode ser um pouco “forte” e diferente para nós turistas.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Só conheci o norte do Marrocos e adorei! Não vejo a hora de voltar e conhecer Casablanca e as outras cidades mais famosas. Agora com a cia aérea marroquina voando entre Brasil e Europa, acho que muita gente tá aproveitando a conexão para conhecer Casablanca!
Marrocos ainda está na listinha de lugares para visitar e Casablanca com certeza fará parte do roteiro.
Adorei as dicas e como amo arquitetura árabe, certeza que vou gostar.
Eu não sabia desse voo da Air Marroc, uma opção diferente e de quebra dá para encaixar um novo destino!
Que interessante é Casablanca! Quando estive no Marrocos ficou de fora do meu roteiro. Acho que agora tenho um motivo para voltar. Gostei da lista de atrações. Fiquei surpresa com o seu alerta de cuidado com criminalidade, pois não me senti insegura em outras cidades do país. Bom saber!
Ótimas dicas como sempre, Paula! Eu não sabia que tinha tanta coisa para fazer em Casablanca nem que era um hub modinha! Adorei saber para já planejar uma parada!
Adorei conhecer um pouco de Casablanca, parece ser muito interessante e valer a visita.