Bolonha é mais uma daquelas cidades apaixonantes da Itália que fazem o turista não querer mais sair de lá.
E das cidades italianas, é uma das mais antigas! Os primeiros registros da cidade são de 500 a.C., quando a cidade ainda nem havia sido colonizada pelos romanos.
A colonização foi acontecer apenas 200 anos depois, e logo com a queda do Império Romano, Bolonha passou a fazer parte do Império Bizantino.
Somente em meados de 700 d.C. que Bolonha se tornou uma cidade independente. Mas como a história da cidade sempre foi meio turbulenta, cerca de 800 anos depois ela passou a ser controlada novamente pelas autoridades italianas, nesse caso o Papa.
E cerca de duzentos anos depois, Bolonha passou a ser comandada por Napoleão Bonaparte.
Em 1939, a cidade foi destruída pela Segunda Guerra Mundial, e levou algumas décadas para se reconstruir totalmente.
Hoje ela é sede de uma das principais universidades do mundo, a Universidade de Bolonha, fundada em 1088 d.C.
Pois é, se você imaginou que não poderia existir uma universidade mais antiga do que a de Oxford, acabou de encontrar uma!
A cidade é uma das mais importante da Itália, e hoje você saberá porquê! Quer saber mais sobre a cidade e o que fazer por lá? Acompanhe a seguir as dicas de hoje!
O que fazer em Bolonha e o que visitar
Basílica de São Petrônio
A Basílica de São Petrônio é de encantar qualquer pessoa. Ela é considerada uma das maiores igrejas católicas do mundo, e acredite: ela tem a capacidade para 28 mil pessoas!
A basílica começou a ser construída perto de 1570 d.C, mas nunca foi concluída. Até hoje as obras permanecem incompletas.
Ela é mais um exemplo da exuberante arquitetura gótica, dentre tantas outras igrejas e catedrais que seguem esse mesmo estilo arquitetônico na Itália.
A Basílica de São Petrônio surpreende por dento. Colunas enormes sustentam a igreja, cheia de detalhes por dentro.
Do lado de fora, você pode reparar que ela é dividida ao meio. A metade de baixo é feita de mármore, e a de cima de tijolos, provavelmente porque a obra está inacabada.
Na fachada feita de mármore, se você olhar de perto, verá pequenas esculturas talhadas na pedra reproduzindo algumas passagens da bíblia.
A basílica é formada por 22 capelas, sendo uma das mais interessantes a número 4.
Ela recebeu pinturas que ilustram o inferno e o céu segundo a visão católica. Porém, uma pintura feita de Maomé no inferno não agradou em nada os muçulmanos. Por conta disso, ela já sofreu alguns ataques terroristas.
As Torres De Bolonha
Bolonha possui muitas torres medievais que foram preservadas até hoje. Elas foram construídas originalmente para proteger a cidade contra ataques de inimigos, mas também representavam poder político.
Com o passar dos anos, as torres foram se deteriorando. Em meados de 1500, elas não eram mais tão atraentes para a população, e por isso caíram em desuso.
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
Hoje em dia a cidade ainda preserva 20 delas, sendo uma das principais a Torre Degli Asinelli, localizada no Centro Histórico da cidade.
Com quase 100 metros de altura, é possível subir de escada até o topo. Para isso, você precisará encarar 500 degraus! Em compensação, a vista é incrível. Com um pouco de sorte, você conseguirá avistar o Mar Adriático, se o dia estiver bonito!
Só não se esqueça de não ir de mochila e nem mala, porque além de não ter guarda volumes, você precisará dobrar o seu fôlego para chegar com peso até o topo!
Piazza Maggiore
A Piazza Maggiore é a principal e mais importante praça da Bolonha. Ela foi encomendada em meados do século XVI pelo Papa Pio IV.
Na época em que ela foi construída, uma série de casas e prédios precisaram ser demolidos para dar espaço à Piazza Maggiore.
Hoje em dia ela é um dos principais points dos jovens da cidade, que se encontram para beber, conversar e praticar atividades lúdicas.
Ela é considerada o marco zero da cidade. Por isso, bem próximo à praça é possível ter acesso a diversos pontos turísticos e atrações da cidade, como lojas, bibliotecas, museus e galerias.
É um ponto muito bem localizado, e se você se hospedar pela região, terá acesso fácil a mercados, bancos, lojas e às ruas que concentram boa parte da gastronomia de Bolonha. Bem em frente a essa praça, fica localizada a Fonte de Netuno.
Fontana del Nettuno
A Fontana del Netunno é um dos monumentos mais importantes da cidade, e foi levada para a Piazza del Netunno em meados do século XVI, mais precisamente em 1564.
A Fontana del Netunno é um dos símbolos mais importantes de Bolonha. Se você reparar bem no monumento, reparará que ela tem certo teor erótico.
A água, por exemplo, sai dos seios das sereias, que estão sendo apertados por elas mesmas.
Até o ano de 1888, as pessoas da praça usavam a água da fonte para lavar roupa, legumes e verduras na hora de cozinhar. Por esse motivo, ela foi cercada para que não fosse deteriorada com o tempo.
O curioso é que durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, a fonte foi retirada para que não fosse destruída pelos bombardeios, como aconteceu com outros monumentos da cidade.
Palazzo Dell’Archiginnasio
Um passeio muito legal que você pode fazer em Bolonha é conhecer o Palazzo Dell’Archiginnasio.
É incrível como tantas construções dessa época são tão cheias de riqueza e detalhes. Esse prédio já foi sede de uma das principais universidades do país, a Universidade de Bolonha.
Dentro do Palazzo Dell’Archiginnasio dá até para se perder em meio a tantas esculturas, luzes, arcos, salas e brasões de alunos e do corpo docente da universidade.
Dentro do prédio você poderá conhecer muitas das salas que foram usadas pelos universitários da época, inclusive poderá ter acesso ao Teatro Anatômico, que foi muito utilizado pelos estudantes do curso de Medicina da universidade.
Separe um tempinho para conhecer também a Biblioteca Archiginnasio, considerada uma das mais antigas e importantes de toda a Itália.
Infelizmente, o local foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, mas ao longo dos anos foi sendo reconstruído, e hoje mantém sua estrutura original.
FICO Eataly
Essa atração é para todos aqueles que amam comer. Mas, convenhamos: quem é que não manda a ver na culinária italiana?
Com tantas opções de massas, pães, vinhos, queijos e doces caseiros, não tem como não ficar com água na boca!
O FICO Eataly, inagurado em 2017, é um parque gastronômico localizado em Bolonha. Lá, você poderá experimentar e comprar de tudo!
Que tal uma provinha do verdadeiro presunto de parma, ou então saborear alguns dos melhores vinhos do mundo? Aproveite também para comprar alguns queijos e pães a um preço melhor!
A ideia do local é mostrar para os turistas o melhor da culinária italiana. O lugar é bem grande, então seria melhor se você separasse um tempinho para poder conhecer tudo.
Para você ter uma ideia do tamanho do lugar, são mais de 100.000 metros quadrados, o equivalente a mais de 10 campos de futebol! Ou seja, é chão para andar!
São 45 restaurantes e 40 fábricas para você conhecer lá dentro. Mas não se preocupe com o tamanho. O lugar é tão grande, que seria muito cansativo andar a pé.
Por isso mesmo existem bicicletas que podem ser usadas lá dentro. Lá dentro você poderá até ir ao cinema!
Leia também : Eataly Turim
MAMbo
O Museu de Arte Moderna de Bolonha, também conhecido como MAMbo, foi inaugurado no ano de 1975, e busca retratar de forma artística a participação da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
O museu faz parte de um complexo denominado Istituzione Galleria d’Arte Moderna di Bologna, sendo o principal museu que compõe esse conjunto. Também fazem parte dele a Villa delle Rose, o Museo per la Memoria di Ustica e o Museo Morandi.
Apesar de o museu só ter sido inaugurado no final dos anos 70, a primeira construção foi feita em 1915 pelo prefeito da cidade. Ela era na verdade uma padaria, e o objetivo era erradicar a fome da população que havia sofrido cm a Primeira Guerra Mundial.
Durante anos, o museu passou por diversas reformas. Durante a década de 90, ele sofreu uma demolição para que pudesse ser totalmente recuperado, sem que isso afetasse as obras e a arquitetura original.
Lodi Corazza
Ao visitar a Bolonha, você não pode deixar de conhecer a Lodi Corazza, uma famosa vinícola da cidade.
Bolonha é famosa pela produção de vinhos, e por isso você encontrará várias opções de vinícolas para visitar.
Alguns dos vinhos mais conhecidos e apreciados da região são o Sangiovese, Lambrusco e Albana di Romagna.
Muitas das vinícolas da cidade, incluindo a Lodi Corazza, são abertas à visitação. Lá você poderá conhecer de perto o processo de fabricação do vinho, bem como degustar alguns deles.
Essa vinícola fica a apenas 20 minutos do centro de Bolonha. Não deixe de visitá-las no verão, porque ocorre na região um festival chamado Zola Jazz’n Wine Festival.
Durante esse período, algumas vinícolas se juntam para promover shows de jazz ao ar livre. É um programa gratuito e interessante para toda a família! Experimente a sensação de aproveitar um pôr do sol italiano ouvindo jazz à base de um dos melhores vinhos do mundo.
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
Santuário de San Luca
Bolonha é uma cidade cheia de pórticos, e esse se explica pelo fato de que no verão faz muito calor, e no frio faz muito frio. Por isso, eles foram construídos originalmente para que as pessoas pudessem se proteger das temperaturas mais extremas.
O Santuário de San Luca é um dos maiores da cidade, e lá do alto você poderá ter uma vista e tanto. São 666 arcos no total que formam o pórtico que tem mais de 4 km de extensão!
O local sagrado é um ótimo lugar para uma caminhada, mas você precisará subir mais de 2 km se quiser chegar até o topo!
Porém, você não precisa necessariamente subir a pé. Você pode subir de ônibus ou de trem turístico!
O trenzinho que leva até o topo do santuário custa apenas €10, e sai do Centro Histórico em direção à Basílica di San Luca.
Palazzo Re Enzo
O Palazzo Re Enzo é um palácio localizado na porção norte de Bolonha. Ele começou a ser construído em 1244 d.C, e a construção durou apenas 2 anos.
Recebeu esse nome porque hospedou Re Enzo, filho de Federico II, que virou Rei da Itália em 1220.
Um fato curioso: na lateral do palácio foi colocado um lampião que se acende sempre que uma mulher dá à luz em Bolonha!
Palazzo Comunale
O Palazzo Comunale, também conhecido como Palazzo d’Accursio é um complexo de edifícios que serviu de base política em Bolonha por mais de sete séculos consecutivos.
Somente no ano de 2008 que a prefeitura foi transferida para outro prédio, que hoje fica localizado atrás da estação ferroviária de Bolonha.
Dentro do complexo fica localizada a Biblioteca Salaborsa. Se você estiver pela região, vale a pena visitar o prédio.
Além de ser muito bonito, dentro da biblioteca você poderá conhecer a área arqueológica e tomar um café enquanto as crianças brincam em um saguão destinado a elas.
O mais legal é que essa biblioteca funciona praticamente como um centro cultural. Por isso, é comum assistir a eventos como peças teatrais, musicais ou fazer parte de oficinas.
Essa biblioteca foi construída em cima de ruínas romanas. Para que os visitantes pudessem ver de perto com foram as escavações arqueológicas, boa parte do piso da biblioteca foi feito em vidro!
Aulas de Culinária
Bolonha recebe o apelido de “a gorda” em partes por causa da rica culinária regional. Bolonha e a região é conhecida pela delícias : molho ragu (bolonhesa) o presunto cru e o queijo parmesão, mortadela e muitas outras delícias da região.
Uma das experiências mais legais para se fazer em Bolonha é com certeza uma aula de culinária. Você pode escolher entre dezenas de aulas diferentes, com diferente durações, desde uma tarde a até uma semana.
Onde ficar em Bolonha
Eu fiquei hospedada no Mercure Bologna Centro, ele fica super perto da estação de trem e a uma curta caminhada das atrações de Bolonha.
Eu escolhi o hotel principalmente por causa da localização, eu ia chegar e sair de trem e queria também usar o trem para conhecer as cidades que ficam perto de Bolonha.
Eu recomendo que você fique de preferência perto de centro histórico, assim vai fazer tudo tranquilamente a pé.
Passeios bate e volta saindo de Bolonha
Não faltam opções de cidades próximas de Bolonha, entre as opções mais próximas temos Parma, Modena, Rimini e San Marino. San Marino é um dos menores países do mundo, e é facilmente visitado em um dia saindo de Bolonha.
Forli, Ferrara e Ravenna são também outras opções a serem consideradas. A região da Emilia-Romana tem várias cidades médias e cheias de histórias que vale a pena conhecer.
Dirigir uma Ferrari
Entre os passeios bate e volta saindo de Bolonha, um dos mais populares é dirigir uma Ferrari em Maranello. Há diferentes tour, além de dirigir uma Ferrari você pode visitar o museu e conhecer mais sobre a marca.
Roteiro de viagem incluindo Bolonha
Bolonha fica em uma posição um tanto privilegiada na Itália, ficando numa distância razoável de muitas cidades importantes na Itália. Bem fácil assim de incluir Bolonha no roteiro.
Eu fiz um roteiro de Roma para Florença, e de lá Bolonha, Veneza e Milão. Esse é um roteiro de viagem legal com Bolonha e outras cidades importantes da Itália, mas não é o único.
Dá também para fazer um roteiro mais pelo norte, com Veneza, Verona, Milão e Turim por exemplo. Se você pegar o trem rápido, dá para ir de Bolonha para Veneza em 1:30h.
Quantos dias ficar em Bolonha
Para visitar apenas Bolonha, acho que dois dias inteiros dá para conhecer o básico, mas eu ficaria muito mais tempo para poder conhecer as cidades próximas. A região é muito rica em lugares para conhecer.
Como chegar em Bolonha
Avião
Bolonha tem um aeroporto que recebe voos das principais cidades europeias. Não tem voo direto saindo do Brasil, mas é possível chegar fazendo uma escala em alguma cidade da Europa.
Saindo de Portugal, há voos diretos com a Tap saindo de Lisboa, e ainda com a Ryanair saindo do Porto e de Lisboa.
Trem
É bem fácil chegar em Bolonha de trem! A menos que você esteja na Sicília, ou bem no sul da Itália, trem é a melhor forma de chegar em Bolonha. Tem trens rápidos saindo de Roma por exemplo que chegam em Bolonha em apenas 2 horas.
Entre os trens internacionais, há trens que vão para Áustria e para a Alemanha. Geralmente são trens noturnos, mas há uma opção diurna que sai de Bolonha, passa por Innsbruck na Áustria e termina em Munique, na Alemanha.
Você gostou das dicas de hoje sobre o que fazer em Bolonha? Deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais e com amigos que estejam planejando viajar para lá!
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!