Uma gastronomia peculiar, belezas naturais, receptividade e muita história faz da Grécia, em especial Atenas, um dos principais pontos turísticos do mundo.
Viajar por Atenas é entrar em uma máquina do tempo. Durante a civilização grega no período da Grécia Antiga, Atenas foi a principal cidade-estado da Grécia.
A cidade foi fundada há quase 3 mil anos. Depois de uma guerra que culminou a queda de Constantinopla, Atenas foi governada pelos turcos até 1821.
Somente após essa data a Grécia conseguiu sua independência, entrando para a OTAN em 1952 e para a União Europeia em 1981.
Um dos pontos mais interessantes refere-se às guerras que Atenas travou contra Esparta. Afinal, elas deixaram um grande legado histórico para a cidade. As cidades divergiam em diversos pontos, como político, artístico e cultural. E boa parte desta divergência transformou Atenas no que é hoje.
No nosso post de hoje, falaremos mais sobre o que fazer em Atenas, os principais pontos turísticos e como a história moldou uma das cidades mais importantes da Grécia e do mundo em termos históricos, artísticos, mitológicos e culturais.
O que fazer em Atenas e o que visitar
Acrópole De Atenas
A Acrópole de Atenas é um dos pontos turísticos mais importantes da Grécia, e provavelmente um dos mais conhecidos do mundo.
Mesmo quem não conhece Atenas se lembra do país ou da cidade ao ver colunas antigas sustentando um templo em ruínas. Sim, essa é a Acrópole de Atenas!
O significado da palavra é “cidade alta”, e ela foi construída em 450 a.C. para proteger a população contra ataques de cidades inimigas.
Claro que, como você pode imaginar, a acrópole já passou por muitas reformas. Caso contrário, não estaria de pé ainda hoje.
A Acrópole de Atenas é palco para turistas do mundo inteiro. As construções mais visitadas são o Partenon (principal templo de Atenas), o Erecteion (outro templo muito importante), Templo de Atena Niké e o Propileu, um portal sagrado que dá acesso à acrópole.
Importante mencionar que todos esses templos foram construídos durante a civilização da Grécia Antiga, e foram dedicados aos deuses da mitologia grega.
A visitação custa 30 euros, mas residentes e estudantes de países que compõe a União Europeia podem entrar de graça.
Templo de Zeus
O Templo de Zeus e o Arco de Adriano ficam bem próximos um do outro. O Templo de Zeus é o maior e mais importante templo dedicado ao deus dos deuses do Olimpo. As construções ficam bem próximas aos Jardins Nacionais, outro ponto que merece atenção dos turistas.
A construção do templo durou mais de 600 anos, e foi encomendada pelo Imperador Adriano, que governou a Grécia entre 117 d.C e 130 d.C.
Se você comprar o ingresso para visitar a Acrópole de Atenas, o passeio ao Templo de Zeus estará incluído, mas você pode pagar à parte se preferir.
Ágora De Atenas e Museu Arqueológico De Ágora
Ágora foi o ponto mais importante de Atenas durante toda a civilização grega. Ela era o marco zero da cidade, e foi lá onde as principais atividades políticas, comerciais, legais, religiosas e administrativas se desenvolveram.
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
Em meados de 500 a.C, Ágora se tornou um dos principais pontos públicos da cidade, onde a população ateniense desenvolva atividades espirituais, políticas, artísticas, dentre outras.
Durante muitos séculos Ágora ficou esquecida e perdida pelo tempo. Somente em 1931 algumas escavações apontaram edifícios muito importantes na cidade. Algumas das principais edificações descobertas foram o Altar de Zeus Agoraios, Templo de Zeus Phatrios, Atena Phatria, Templo de Ares e Biblioteca de Pantainos.
Hoje, o local é sede do Museu Arqueológico de Ágora, que reúne diversos manuscritos e peças que mostram a importância de Ágora para Atenas.
Plaka
Plaka é um dos bairros mais antigos e mais importantes de Atenas. Fica localizado na porção nordeste à Acrópole de Atenas, em próximo às praças Monastiraki e Syntagma. Caminhar pelo bairro já é uma viagem ao tempo, já que a arquitetura neoclássica remete muito às principais edificações da Acrópole.
Além disso, o bairro possui um monte de labirintos, tornando a experiência ainda mais interessante. Como Plaka fica muito próximo dos sítios arqueológicos, foi considerado o Bairro dos Deuses.
Fato ainda mais interessante: Plaka foi construído ao redor de Ágora. Por esse motivo, desde 1800 quando começaram as escavações a região vem se mostrando cada vez mais rica com as novas descobertas.
Como o bairro fica próximo à Acrópole de Atenas e aos principais museus arqueológicos da cidade, acabou se tornando um ponto turístico.
Por isso, é uma boa opção para quem deseja se hospedar, há vários hotéis e apartamentos em Plaka. O bairro possui muitas lojas, cafés e restaurantes, é um dos lugares que mais gostei em Atenas.
Jardins Nacionais
Os Jardins Nacionais compõem um grande parque público que só teve suas obras concluídas em 1840. Ao redor do parque, é possível observar diversos bustos de personalidades de Atenas, como políticos influentes ou artistas mundialmente reconhecidos. Inclusive de filósofos: lá, você encontrará um grande busto de Aristóteles.
Ao caminhar pelos Jardins Nacionais, você se deparará também com o Zappeion, um dos edifícios mais importantes da cidade, já que foi utilizado em 1896 para sediar os Jogos Olímpicos. Exatos 10 anos depois, o mesmo edifício foi utilizado como Vila Olímpica.
Muitos eventos importantes já foram sediados em Zappeion, até mesmo a união da Grécia à União Europeia. Hoje em dia, o prédio é utilizado apenas para reuniões, eventos e cerimônias. A entrada é gratuita e vale muito a pena conhecer o local, que está aberto à visitação todos os dias.
Teatro De Dionísio
Se você gosta de teatros, precisa necessariamente conhecer o Teatro de Dionísio. Afinal, ele é simplesmente o teatro mais antigo do mundo!
Ele foi fundado em torno de 500 a.C, e seu interior é formado por bancos de madeira onde os atenienses assistiam a peças dramáticas e faziam assembleias. As peças teatrais eram uma das principais atividades exercidas pelos atenienses.
Em IV a.C, o teatro sofreu diversas reformas, e foi reconstruído em toda sua parte externa com pedras. Apesar de já ter passado muito tempo, boa parte da edificação se conservou, e hoje é possível ver como ele ficou após a reforma.
Esse é o teatro mais importante da Grécia, pois já foi palco para peças escritas por alguns dos dramaturgos mais importantes, incluindo Sófocles e Eurípedes.
Se você for visitar o teatro, vale a pena também conhecer o Odeão de Herodes, outro teatro quase tão antigo quanto o Teatro de Dionísio, que fica bem próximo dele.
Hoje, grande parte dos festivais de Atenas e dos concertos de música é sediada no Odeão de Herodes.
Monte Licabeto e Kolonaki
Se você quiser ficar hospedado em um bairro mais chique ou então quiser conhecer os estabelecimentos mais luxuosos de Atenas, vale a pena dar uma passadinha pelo bairro Kolonaki, cheio de bares, restaurantes, lojas, hospedagens e boutiques chiques.
Dentro do bairro você também poderá ter acesso ao Monte Licabeto, um dos pontos mais altos da cidade. De lá, você poderá apreciar Atenas vista de cima, proporcionando uma bela vista e algumas excelentes fotos de recordação.
O monte tem aproximadamente 280 metros de altura. No topo há um bar, um restaurante e uma igreja. Você pode apreciar a bela vista e ao mesmo tempo conhecer um pouquinho mais da gastronomia grega.
Estádio Panatenaico
O Estádio Panatenaico também merece uma atenção especial dos turistas. Ele foi construído onde antigamente era um estádio com uma pista de corrida. Sua construção foi finalizada em 330 a.C, com o objetivo de sediar os jogos panatenaicos.
Porém, em 144 d.C, ele foi reconstruído todo em mármore. Um dos objetivos era aumentar a capacidade total do estádio, que passou a comportar 50 mil pessoas. A partir do ano 300, com a expansão do cristianismo, o estádio foi sendo esquecido até que foi totalmente abandonado.
Porém, séculos depois o estádio foi restaurado para sediar os Jogos Olímpicos de Zappas, que aconteceram entre 1870 e 1875. A última vez que foi utilizado para sediar as Olimpíadas foi no ano de 2004. A entrada é de apenas 5 euros!
Troca da Guarda em Atenas
A troca de guarda em Atenas ocorre no prédio do parlamento grego que fica na praça Syntagma, bem no centro da cidade, no final da rua Ermou (para quem vem da Acrópole). Lá também fica a tumba do soldado desconhecido e ao lado fica o jardim nacional de Atenas que mostrarei um pouco em outro post e que também merece a visita.
A troca completa da guarda acontece apenas aos domingos, mas pude ver os soldados se movimentando e trocando de lado.
Entenderam o porquê da graça? Os soldados vestem uma espécie de saiote e calçam um sapato gigante que até parece sapato de palhaço com um pompom no bico.
Em alguns momentos eles fazem uns movimentos lentos e claros completamente sincronizados. Para mim só foi menos surpreendente que os guardas do Vaticano que usam uma roupa colorida estilo “bobo da corte”.
Outro lugar onde também há uma pequena troca de guarda é na Casa Presidencial que fica no fundo do Jardim Nacional perto da Syntagma, lá apesar de ser algo menor é bem mais fácil ver e fotografar porquê não há tantos turistas para assistir.
Praias perto de Atenas
Votsalakia
Quando pensamos na Grécia, o que vem à cabeça em primeiro lugar são as ruínas e templos sagrados, talvez. Mas o que muita gente se esquece é que a Grécia possui algumas das praias mais lindas do mundo.
E se você acha que será necessário desembolsar uma fortuna para passear em um iate ou cruzeiro caro, está enganado (a)! Aos arredores de Atenas, você poderá conhecer algumas das mais belas praias do mundo e relaxar gastando bem pouco.
É o caso de Votsalakia, que fica em Piraeus, a apenas 9 quilômetros de Atenas. No verão grego as praias ficam cheias, mas não se preocupe, porque elas não ficam lotadas e dá para aproveitar bem ainda assim.
Como ela fica ao lado de um porto, não é recomendado ficar muito perto dele, já que a água é mais poluída com o entra e sai dos barcos e navios.
Também é recomendado que você vá de chinelo, porque a praia é de cascalhos. Bem próximo à praia há uma porção de bares e restaurantes para que você possa almoçar com conforto e aproveitar o resto do dia na areia quentinha.
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
Leia também : Riviera de Atenas, praias perto de Atenas
Glyfada
Glyfada é outra praia bem próxima de Atenas. Suas águas são cristalinas e tom azul turquesa com verde esmeralda faz dela uma das praias mais bonitas da Grécia.
Porém, alguns trechos da praia são particulares, e por serem pagas, ficam mais vazias mesmo durante o verão.
As águas são bem calmas e não tem muitas ondas no mar, então a praia é recomendada para quem quer mais tranquilidade ou para crianças e idosos.
A praia também tem uma boa infraestrutura, e bem próximo à orla você encontrará bares e restaurantes. Também há duchas e guarda-sóis para alugar.
E se você quiser um pouquinho de agito, basta ficar na região até o anoitecer. Ela é conhecida pela vida noturna, pois é cheia de boates e casas de festas.
Vouliagmeni
A Vouliagmeni, outra praia bem próxima à Atenas, é um pouco mais popular, e por isso fica mais cheia mesmo durante os meses em que não faz tanto calor.
Porém, vale a pena visitar o local, já que ela é uma das praias mais bonitas da região. Inclusive é ideal para surfistas, já que ela possui ondas (a maioria das praias da região não tem ondas).
Também há bares e restaurantes ao redor da praia, e é comum que ali aconteçam eventos e festas na própria praia.
Se você quiser nadar em águas mais tranquilas e que não sejam salgadas, bem próximo à praia você terá acesso ao Lago Vouliagmeni!
Você gostou de saber mais sobre os principais pontos turísticos de Atenas? Deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais e com amigos e conhecidos que estejam planejando uma viagem à Grécia!
Aegina
Todo mundo sonha com ilhas gregas como Mykonos e Santorini não é? Infelizmente não foi dessa vez que pude ir visto que essas ilhas ficam um pouco longe de Atenas que era o que escolhi ver dessa vez.
Aegina fica muito próxima de Atenas, a distância entre as duas é de apenas 27 km. Aegina é uma das ilhas salônicas já que se encontram no Golfo Sarônico. Reza a lenda, ou melhor a mitologia grega que Aegina era a mãe de Éaco que mais tarde se tornaria o avô de Aquiles
Aegina tem praias bonitas e fica muito perto de Atenas, é um passeio de um dia excelente para quem está em Atenas. Aegina tem uma cidade pequena e muito charmosa, com seus restaurantes e cafés na frente do mar e suas ruelas e becos estreitos e charmosos.
Onde (e o que) comer em Atenas
Durante o seu passeio, seria legal também se você conhecesse um pouco mais sobre a gastronomia grega, em especial de Atenas. Praticamente você encontrará o Souvlaki em todos os restaurantes que visitar, assim como no Old Tavern Stamatopoulos, porque é uma iguaria muito tradicional por lá. Trata-se de um espetinho de carne que pode ser composto por diferentes tipos de carne.
O Queijo Feta também é bastante comum por lá, e geralmente é servido de entrada em alguns restaurantes. O Gyros também é uma iguaria típica grega, um wrap recheado de tomate, cebola, carne e batata frita.
E aproveite para conhecer um pouco também das bebidas. Lá na Grécia, uma das bebidas mais consumidas é a Ouzo, assim como a cachaça no Brasil. Porém, ela tem um gosto forte de anis, além de teor alcoólico alto que beira os 40%.
Em geral, comer em Atenas não é muito caro, mas isso também depende da região onde você vai fazer suas refeições. No bairro Kolonaki, por exemplo, prepare-se para gastar mais!
Onde ficar em Atenas
Eu fiquei hospedada no Central Hotel que como o nome diz, é super central. O hotel é confortável, tem uma boa relação custo benefício e eu consegui fazer boa parte dos passeios a pé.
O terraço do hotel tem vista pra Acrópole e de noite é uma boa pedida para terminar o dia com vistas de Atenas. Se preferir pode também ver outros hotéis em Atenas.
Booking.comTransporte em Atenas
O sistema de metrô de Atenas é bem eficaz. Eu não arrisquei pegar ônibus porquê achei bem confuso, e nos pontos eu só vi explicações em grego.
Todo o sistema de metrô de Atenas está escrito em inglês, é super fácil usar o metrô e se locomover por ele em Atenas.
Melhor época para conhecer Atenas
A Grécia no geral é um lugar de calor. Atenas é uma das capitais mais quentes da Europa. O verão no geral é muito quente
Eu fui no final de abril e já estava bem quente. Por outro lado, se você vai passar o inverno na Europa e quer um lugar com temperaturas mais amenas, Atenas pode ser uma boa opção.
Compras em Atenas
Uma coisa que vi muito em Atenas foram lembrancinhas. Muito mais e de diferente tipo que nos outros países que já conheci. São ruas e mais ruas com lojinhas de lembranças, e muita coisa feita de pistache também.
Uma coisa que ví em Atenas foi muitas lojas Flormar, que é uma marca de maquiagem barata da Europa, e eu terminei comprando algumas maquiagens por lá, principalmente os esmaltes.
Como chegar em Atenas
Não há voos diretos entre o Brasil e a Grécia, a opção mais simples é com uma escala em alguma cidade da Europa, e de lá um voo até Atenas.
Saindo de Portugal, tanto Lisboa com o Porto tem voos diretos com a Tap e a Aegean. Saindo de outras cidades da Europa, há uma infinidade de companhias aéreas que voam para Atenas, inclusive as low cost como a Ryanair e a Easyjet.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!