Site iconSite icon No Mundo da Paula

O que Fazer em Amiens e o que Visitar

amiensamiens
 Tenho certeza que a maioria das pessoas nunca ouviram falar de Amiens, e mesmo eu quando morava na França também mal ouvia falar e nunca me interessei. Na França eu sempre preferi conhecer as grandes cidades, e cidades menores como Amiens raramente entravam no meu roteiro já que eu imaginava que não era interessante.

Claro que eu estava errada! Quando decidi ir novamente a Lille eu quis colocar umas cidades próximas e apesar de Amiens ficar já em outra região a distância pode ser percorrida em menos de 1:30 de trem. Quando ví as fotos de Amiens no google tive ainda mais vontade de ir pra lá.

Outro dia me perguntaram porquê de todos os posts sobre a França aqui no blog não tem post sobre Paris, a resposta é simples : Antes de morar em Londres eu morei quatro anos em Paris e na época não tinha blog, adoro Paris e tenho amigos lá mas hoje tenho priorizado conhecer o “interior” da França.
Eu conheço as maiores cidades da França e hoje geralmente vou a França para visitar a família do meu marido que mora no sudoeste e eu sempre aproveito para conhecer alguma cidade da região como foi com Albi no ano passado.
Dessa vez uma promoção do Eurostar me trouxe novamente a Lille e eu aproveitei para conhecer outras cidades da região que não é das mais turísticas mas que sim é interessante então de Lille estiquei até Arras e Amiens já na região da Picardia.
Já na saída da estação eu ví que Amiens era bem maior que Arras, e cheia de lojas com várias ruas comerciais transformadas em ruas com acesso apenas aos pedestres.

O que fazer em Amiens

A Catedral de Amiens 

Por quatro anos eu morei a menos de 10 minutos a pé da Catedral de Notre Dame em Paris mas se vocês me mostrassem essa foto eu nunca ia desconfiar que essa não é a Notre-Dame de Paris mas sim a de Amiens, são iguaizinhas por fora!

Não tenho nem palavras para falar da parte de dentro da catedral, o tamanho impressiona muito e a Catedral de Amiens é uma das maiores catedrais francesas junto com as catedrais de Chartres, de Reims e de Bourges

No post sobre Liège falei do quanto as catedrais góticas são sempre construídas com abóbadas cruzadas e aqui em Amiens não é diferente, sorte de quem passa pois até olhar para o teto é bonito.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

A parte de fora então é ainda mais rica! A gente vê um todo mas quando a gente se aproxima o todo começa a se dividir em milhares de partes e cada parte é um detalhe, um ornamento, uma escultura diferente. Dá para ficar uns bons minutos só admirando a fachada para descobrir detalhes novos que a primeira vista pode não te chamar atenção.

Só para vocês terem uma idéia do tamanho colossal da catedral : Estão vendo essas estátuas aí de reis e rainhas? Pode parecer pequena mas cada uma dessas estátuas tem 3,75m cada e quando a gente tá na frente da catedral a gente mal consegue distinguir porquê a fachada é muito grande e há muitos outros elementos em volta, no entanto só consegui fotografar usando muito zoom.

Amiens, a Veneza do Norte

Quando procurei informações sobre Amiens eu ví que a cidade tinha o apelido de Veneza do Norte, e eu rí alto comigo quando lembrei que Brugges também é chamada de Veneza do Norte assim como várias outras cidades.

Chegando em Amiens eu pensei : Mas esse pessoal nunca foi em Veneza né? Só pode! Amiens tem uns canais bem bonitinhos e umas ruas charmosas mas em absolutamente nada lembra a cidade italiana exceto o fato das duas terem canais.

 

Bairro de Saint-Leu

Amiens tem uns canais bem agradáveis para passear principalmente nos dias de tempo bom, existem alguns barcos de passeio mas dessa vez eu preferi apenas sair andando sem rumo entre os canais. Alguns canais são tão estreitos que tem menos de 1m de largura e outros são mais largos como esses.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Na beira dos canais é onde eu ví a maior concentração de bares e restaurantes e é também aí no bairro de Saint-Leu onde a noite é mais animada em Amiens.

As casas de einxamel que a gente acha que só existe na Alemanha, na verdade tem em vários lugares da Europa onde há casas antigas. Pela proximidade com os canais e com a catedral além de ser a parte mais animada da cidade com seus bares e restaurantes, Saint-Leu que hoje é um das partes mais valorizadas da cidade era antigamente um bairro que ninguém queria morar já que era considerado um dos bairros mais pobres de Amiens.

Em frente a estação de trem de Amiens tem o monumento aos mortos. Na França em 90% das cidades de porte médio ou pequeno tem um monumento aos mortos da duas Guerras Mundiais.

No Brasil a guerra é algo que nós conhecemos apenas pelos livros de História, mas na França quase todo mundo tem um avô ou bisavô que foi para a uma das guerras e nas cidades geralmente tem um monumento com o nome de todos os mortos da localidade, é incrível ver como o país foi dizimado porquê já fui em vilarejos de mil habitantes onde há centenas de nomes escritos já que no pior dos momentos qualquer “homem” de 14 anos ia para a guerra.

Circo Júlio Verne

Vocês acreditam que esse prédio é na verdade um circo? Foi a primeira vez que ví um circo cuja as paredes não são de lona e sim de concreto. Amiens sempre foi uma cidade conhecida pelo circo e artistas circenses e em 1887 a prefeitura com o apoio moral do escritor Júlio Verne que tinha entrado na política decidiu construir um circo de concreto.

O circo hoje leva o nome do escritor e funciona como uma escola de circo, por dentro parece mais um teatro com estofados novos e de veludo, e toda a estrutura mais sólida que os circos comuns.

Para quem gosta de museus Amiens tem a casa de Júlio Verne e o museu da Picardia. Eu passei menos de 24h em Amiens que apesar de não ser uma cidade grande, tem muito o que oferecer para quem quer passar um final de semana na cidade.

Como chegar em Amiens

Amiens é uma cidade fácil de chegar que fica no triângulo entre Paris – Londres e Bruxelas. O trajeto entre Amiens e Paris pode ser percorrido entre 50 minutos a 1:15 de acordo com o trem e pode ser uma boa opção de passeio saindo de Paris ou de Lille.

Outras cidades na França :

Procurando por hotel em Amiens?

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Exit mobile version