O Museum of London Docklands é o museu que conta toda a história da região das docas, e consequentemente boa parte da história comercial do Reino Unido, todo o mercantilismo dessa grande potência que já teve o maior império do mundo. A região das docas fazia parte do porto de Londres, que já foi o maior porto do mundo durante a época imperial, e a principal via de chegada e escoamento das mercadorias do Reino Unido durante séculos, e é justamente sobre todo esse comércio que fala o museu.
Assim que cheguei, a recepcionista me perguntou se eu conhecia o museu, como disse que não, ela me recomendou pegar o elevador e subir até o último andar e começar a visita nesse sentido, eles começam mostrando os navios que passavam pelo Tâmisa, e há muitos documentos, fotos, roupas dos comandantes e um filme que passa o tempo todo com imagens dos barcos da época.
O Museum of London Docklands fica em Canary Wharf, que é um dos centros financeiros da cidade com seus arranha-céus, como não poderia deixar de ser, é na área das docas, e da janela do museu você vê uma parte da Docklands, claro que essa parte não é tão ativa como na época que o porto funcionava a todo vapor, mas ver a região onde tudo isso aconteceu é bem gratificante.
Ainda na parte de cima, eles mostram as principais rotas marítimas que o Reino Unido fazia, principalmente durante a época mais importante de comércio do chá, com os países asiáticos. Tudo isso é contado com áudios e objetos da época e representações de barcos. Eu demorei muito tempo até conhecer esse museu, a verdade é que não imaginava que ele fosse tão interessante, eu sabia que contava a história da região, mas não sabia que era assim o motor da produção comercial do Reino Unido.
Para mim, a galeria mais impressionante foi a London, sugar and slavery (Londres, açúcar e escravidão) retratando um pouco do horror da escravidão. O Reino Unido vendeu e comprou muitos escravos que eram usados na mão de obra da lavoura açucareira (mais ou menos como no Brasil) mas a diferença é que os escravos iam para as antigas colônias caribenhas ( Jamaica, Dominica, Barbados etc..)
O que gostei no museu foi que eles mostraram algo bem raro : mostraram que os africanos já viviam em sociedades extremamente organizadas, e que haviam sua arte, história e esquema político. Também mostraram o efeito nefasto da escravidão e como os descendentes de escravos até hoje colhem os resultados devastadores, e como a população de Londres é extremamente mestiça.
Outra galeria bem interessante é a Trade Expansion, mostrando como o Reino Unido sempre foi um lugar de comércio, e quem diz comércio diz obrigatoriamente navegação, e no caso de Londres a navegação se dava pelo Rio Tâmisa. Já falei que o Porto de Londres foi o maior do mundo, o engraçado é que para muitos de nós, porto faz pensar em mar, e Londres está a uns 60 km do mar, o porto ficava no Tâmisa mesmo, e servia de ligação entre o Tâmisa e o Mar do Norte.
Na Sailortown, a gente passa por umas ruas estreitas que é como era certas partes de Londres na época, Sailortown ficava bem perto das docas, mais ou menos onde é Wapping hoje em dia, e era como o nome diz “a cidade dos marinheiros” lá eles encontravam bares, diversão e lojas especializadas em artigos marinhos. Como os marinheiros viajavam, eles terminavam conhecendo muita coisa diferente, e traziam para a região animais, e outros artigos “exóticos”.
O museu termina mostrando como é a atualidade na região das docas, mostrando como essa região é atualmente e mostrando quais são as atrações da cidade na região. Docklands que teve o seu passado comercial, hoje é basicamente uma região residencial tranquila (com exceção da parte de Canary Wharf)
Informações práticas sobre Museum of London Docklands :
Horário de funcionamento : Das 10h as 18h.
Preço : Grátis.
Transporte : A estação mais próxima é a West India Quay.
[quote font=”helvetica” font_size=”14″ font_style=”italic” bgcolor=”#” color=”#” bcolor=”#” arrow=”no”]
Outros museus em Londres :
[/quote]
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.