O Museu do Design de Helsinque entrou no meu roteiro meio que por acaso, eu já tinha ido aos principais museus da cidade e precisava ir num museu mais “light”, um museu onde não fosse preciso muito tempo e não fosse muito grande, e como eu almocei num restaurante que fica praticamente do lado, eu resolvi emendar ele com uma visita.
São muitas peças, e não só de design de casa, há também móveis de hospitais, fábricas e outras coisas que a gente dificilmente pensa quando ouve a palavra design, é engraçado o eu pensava que teria só peças que dificilmente combinaria com uma casa “normal” achava que tudo seria um pouco extravagante, mais ou menos como vemos os desfiles de moda na passarela e nos perguntamos quem vestiria aquilo. Na realidade ele conta também a história de alguns móveis e como o design foi mudando com o passar dos anos.
Leia também : Kiasma, museu de Arte Contemporânea de Helsinque
No dia que eu fui, havia uma exposição do Eero Arnio, até então eu nunca tinha ouvido falar dele, e vou confessar que sou muito ignorante de arte. Eero Arnio é um finlandês e foi ele que criou essas poltronas com formato de bola que a gente vê muito hoje em dia.
Engraçado é que achava que isso era algo de agora (pra verem como não entendo nada de design!) mas essa cadeira foi criada em 1963! Por ela ser uma obra bem conhecida, ela foi alvo de muito plágio, na exposição eles falam sobre isso e mostram
O Museu do Design de Helsinque fica num prédio bem bonito bairro de Punavuori que é o bairro do design em Helsinque. Não é lá o melhor e maior museu da cidade, e nem é um daqueles programas considerados imperdíveis, mas acho que vale a pena se você gostar de design, ou se tiver tempo de sobra na cidade, como foi o meu caso.
No subsolo tem uma sala de recreação para crianças, com atividades variadas, e ainda uma lojinha e um café que fica na parte de trás da lojinha.
Informações práticas sobre o Museu do Design de Helsinque :
Horário de funcionamento : das 11 as 18 ou das 11 as 20h ( em função do dia e da estação) fechado às segundas.
Preço : 10€
Endereço : Korkeavuorenkatu 23, o ônibus 24 e o bonde 10 passam praticamente na frente.
Eu visitei o museu a convite do Visit Helsinki, com o programa #HelsinkiSecret Residence, mas as opiniões são minhas.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Os países nórdicos são famosos por seu design e seus designers. Achei interessante a sala com atividades para crianças. Ótima dica!!
Olá !
O mais perto que estive da Finlândia foi na Suécia, de facto são países conhecidos pelo seu gosto em design. Obrigado pelo seu post !
Os Museus não só locais que albergam peças arqueológicas, pinturas e esculturas. Também são verdadeiros depósitos de exemplares de outro tipo de criatividade como é o caso do design moderno. Obrigado pela sugestão!
Parece um lugar bem gracinha, mas o que definitivamente chamou a atenção foi pensar no design menos óbvio como fábricas e hospitais. Valeu pela dica, Paula.
Um museu menos óbvio, mas que pode valer a pena a visita! Vou guardar para quando visitar Helsínquia!
A Finlândia está na minha lista de viagens sonhadas faz teeeeempo! Nunca tinha ouvido falar nesse museu, mas achei bem interessante! As fotos também estão ótimas! Valeu a dica! 🙂
Beijinhos
Olá,
Estive em Hensínquia no ano passado e não cheguei a conhecer este museu… Deve ser interessante. Obrigada pela dica.
Que museu mais lindo! Admito que tenho uma queda por design de móveis e estes parecem mesmo verdadeiras reliquias. Não vejo a hora de visitar Filândia <3