Mulhouse : O que Fazer e o que Visitar

mulhouse
No último final de semana de novembro quando os mercados de Natal começaram a abrir eu fui passar três dias na Alsácia. Ir para Colmar na época de Natal era uma grande vontade minha mas que só esse ano consegui realizar e decidi colocar Mulhouse no meio do roteiro, ela que é a segunda maior cidade da Alsácia
mulhouse
mulhouse

Quem lembra um pouco das aulas de História vai lembrar que durante muitos anos as regiões da Alsácia e da Lorena passaram das mãos da França para as mãos da Alemanha várias vezes e só no final da Segunda Guerra e que voltaram a pertencer oficialmente a França. Então claro que a região é um misto desses dois países já que durante muito tempo ela pertenceu a Alemanha, além de fazer fronteira com a Alemanha.

mulhouse

Além das casas de einxamel tão comuns na Alemanha, a culinária alsaciana também tem como carro chefe chucrute e flammekueche (tarte flambée) que é bem típico dos dois lados da fronteira, e apesar da arquitetura de Mulhouse não ser tão próxima da alemã, é possível notar a influência alemã em todo lado, afinal Mulhouse está a apenas 20 km da fronteira da Alemanha.

mulhouse

Eu passei pouco menos de 24 horas na cidade debaixo de uma chuvinha fina e chata que incomodou bastante. Mulhouse não é uma cidade imperdível mas se você tiver tempo acho que vale uma viagem bate e volta se você estiver em Colmar, Strasbourg, Basel ou Freiburg já que Mulhouse fica bem perto dessas cidades e dá para ir a todas elas de trem mesmo.
mulhouse
Um dos atrativos da Alsácia são os mercados de Natal, na época natalina as cidades da região se enfeitam e quase todas tem mercados de natal, alguns famosos como o de Strasbourg e o de Colmar e outros menos famosos.
mulhouse

Mercado de natal é uma tradição germânica apesar de hoje ter em quase toda a Europa, aqui em Londres tem o Winter in Wonderland que é o mais famoso deles mas há versões menores em várias cidades.

mulhouse

mulhouse

O mercado de Natal de Mulhouse fica bem na praça central, Place de la Réunion com a catedral de Mulhouse como pano de fundo. Lá dezenas de barraquinhas de madeira vendiam comida tradicional, vinho quente, artesanato local e muitos doces, de crepes a churros passando pelos deliciosos waffles com nutella.

mulhouse

Mulhouse

mulhouse

A noite o centrinho ficou ainda mais charmoso com a iluminação natalina, tudo muito bonito e bem feito para os padrões de uma cidade de médio porte. Achei uma pena que os mercados não funcionem até tarde, as 8h da noite as barraquinhas fecharam e as ruas ficaram praticamente desertas, nem parecia que era uma noite de sexta-feira!

Mulhouse

mulhouse

Essa catedral é na verdade um templo protestante. A França é um país de maioria católica mas como já disse toda a região da Alsácia oscilou entre as mãos da França e da Alemanha por muitos anos e por influência germânica o templo é protestante, sendo o mais templo protestante da França.

mulhouse

A cidade tem vários museus, alguns importantes como é o museu do automóvel mas não é exatamente o tipo de passeio que eu estava interessada.

mulhouse

Onde se hospedar em Mulhouse

Eu reservei um apart-hotel em Mulhouse que fica bem no centro, localização perfeita para quem quer conhecer Mulhouse. O Residhotel Mulhouse Centre me atendeu super bem nos dias que fiquei na cidade, tem em vários tamanhos e eu fiquei em um que era um pouco maior que uma kitchenette com uma cozinha pequena mas bem prática.

 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente Paula, eu tive a mesma decepção: os mercadinhos de Natal da Alsácia fecham cedo demais e depois vira cidade fantasma!, rs… eu visitei o de Colmar há uns 4 anos atrás. Agora, mercado de Natal mesmo, tem que ser na Alemanha, eles são demais! No mais, quero muito conhecer Mulhose, é até perto de casa, mas ainda não calhou de eu visitar. Vou tentar ir no próximo verão! Bjs

    • Eu tô indo essa semana pra Alemanha visitar alguns mercados =)
      Engraçado que até o começo do ano eu não conhecia a Alemanha ainda…de lá pra cá já fui 3x e essa vai ser a 4ª vez só esse ano!

      bjos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.