O Monte Saint Michel é um dos lugares mais visitados na França, mais de três milhões de vistantes passam por lá todos os anos. O monte que vira ilha tem uma história de mais de mil anos de fé e peregrinação e foi um lugar de resistência aos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos.
A história do Monte Saint Michel como culto cristão começa no ano de 709 quando foi construído um santuário para São Miguel Arcanjo (Saint Michel em francês) daí começou a abadia e as peregrinações, na época medieval ele era o maior centro de peregrinagem da Europa, vinha muita gente de toda a França, Inglaterra e da Europa do Norte. Pouco a pouco o vilarejo em torno do santuário foi se desenvolvendo e já chegou a ter mil pessoas morando na parte interna.
Eu estava viajando pela região da Bretanha e tinha decidido ir ao Monte Saint Michel no domingo, mas lembrei que talvez estivesse muito lotado e inverti minha visita : no domingo fiquei em Saint Malo e na segunda fui ao Monte Saint Michel que estava um pouco mais tranquilo que aos domingos, então se você pretende visitar o Monte Saint Michel e pode evitar o final de semana, evite! Fica bem lotado!
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
Outra coisa que fiz foi ir um pouco mais cedo para tentar evitar os grupos de excursões, eu cheguei um pouco antes das 10h e quando desci ví que que havia vários grupos subindo e que estava lotado.
Uma coisa curiosa é que apenas um terço dos visitantes que vão ao Monte Saint Michel, visitam a abadia. A subida se faz de forma tradicional, pelas ruas estreitas e íngremes do vilarejo que são cheias de lojas que vendem lembrancinhas e restaurantes. O vilarejo em sí me lembrou Carcassonne por ter essa estrutura medieval e ser fechado com lojas de lembrancinhas dentro da parte fortificada.
Para entrar na abadia é necessário pagar um ingresso de 9€ e você pode ver que lá em cima não era só uma abadia mas uma cidade pras centenas de monges que viviam lá. A abadia teve uma construção difícil por causa da forma de pirâmide do monte, então ao mesmo tempo que eles construíam a abadia, eles envolviam a rocha com outras construções criando assim uma lateral que servia para equilibrar todo o resto.
Eu adoro ver os claustros das catedrais, há quem diga que são todos iguais mas eu adoro esse enfileirado de colunas, e aqui o claustro era o ponto central da abadia levando a vários outros pontos e também o ponto inicial das procissões dos santos. O que gostei nesse claustro é que ele tem uma espécie de vão onde é possível ver o mar em momentos de maré alta.
O Monte Saint Michel fica na região da Normandia, quase na fronteira com a Bretanha então é possível ver muita influência bretã no que diz respeito a comida principalmente, há várias creperias dentro do monte e nas cidades vizinhas assim como lojas que vendem doces e biscoitos tipicamente bretões.
O Monte Saint Michel é um monte com a maré baixa, e quando a maré sobe ele vira uma ilha já que a maré sobe até 15m e inunda tudo isso. A maré é inacreditavelmente rápida, sabe aquela maré que leva algumas horas até encher? Aqui leva poucos minutos, os franceses costumam dizer que a maré do Monte Saint Michel é mais rápida que um cavalo que galopa e é verdade, uma vez ví na televisão um cavalo que corria e mostrava a velocidade do cavalo e o da maré do Monte Saint Michel e no final a maré avançava muito mais rápido!
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
O pessoal de lá tem uma preocupação muito grande com a subida da maré e todos os dias eles mostram a tábua de marés e sinalizam até onde a maré sobe naquele dia e a que horas, não são raros problemas com pessoas que deixam o carro em lugar onde a maré chega e quando voltam o carro está parcialmente coberto de água ou turistas que voltam correndo quando percebem a velocidade da subida da maré.
Como chegar ao Monte Saint Michel usando transporte público :
Eu aluguei um carro e essa é sem dúvida a maneira mais fácil, porquê ainda por cima dá para visitar pequenos vilarejos da região, mas como sei que nem todas as pessoas tem a possibilidade de ir de carro, vou explicar como ir usando o transporte público
Saindo de Paris você pode pegar um trem TGV que vai até Rennes ou até Saint Malo. Se pegar o que vai a Rennes, na frente da estação de trem tem ônibus que vai para o Monte Saint Michel, são 4 ou 5 ônibus por dia que saem em horário que combina com a chegada dos trens de Paris e o trajeto dura 1:20h saindo de Rennes.
Para o trem de Saint-Malo, o melhor é descer em Dol de Bretagne e de lá pegar um ônibus que vai até o Monte Saint Michel em apenas 30 minutos de trajeto. Para maiores informações, consulte o site da empresa de ônibus que faz o trajeto.
[quote font=”helvetica” font_size=”14″ font_style=”italic” bgcolor=”#” color=”#” bcolor=”#” arrow=”no”] Posts sobre a Bretanha :
[/quote]
Procurando hotel próximo do Monte Saint Michel?
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!