Você chega em Londres, cansado da viagem e ainda meio perdido e se depara com o metrô de Londres com suas várias linhas e pensa que nunca vai entender aquilo. Fique calma que depois desse post você vai entender tudinho, preparei um sobre como funciona o metrô de Londres.
Como funciona o metrô de Londres
O metrô propriamente dito aqui não se chama subway mas underground, tube para os íntimos, o apelido de tube se dá pela forma cilíndrica dos trens e dos túneis do metrô. É a forma mais prática e rápida de se locomover em Londres.
São várias linhas conectando o centro de Londres com os demais bairros e mesmo a região metropolitana, como Londres é uma cidade onde não dá para visitar tudo a pé, você certamente vai pegar o metrô pelo menos uma vez.
Outros posts sobre transporte em Londres :
- Como andar de ônibus em Londres
- Emirates Air Line : Teleférico em Londres
- River bus : Passeio de Barco no Tâmisa
- River bus : Putney-Blackfriars
- Linhas turísticas de ônibus coletivo em Londres
Oyster card
A maneira mais barata de viajar em Londres é comprando um Oyster Card que é o cartão de transporte aqui que vale em todos os tipos de transporte, metrô, ônibus, barco e nos trens da região de Londres e até no Emirates Airlines que é o teleférico de Londres.
Um cartão Oyster como esse custa £5 que é reembolsável, basta você passar num guichê antes de voltar pra casa que você pode devolver o cartão e pegar o reembolso.
Para recarregar o seu Oyster Card, você pode usar uma dessas máquinas no metrô ou na rua procurar por mercearias chamadas de off license por aqui onde geralmente eles fazem “top up” que é como chamamos o carregamento do cartão.
O metrô de Londres é dividido em zonas concêntricas que vai da zona 1 que é o hiper centro até a zona 9 e a tarifa varia em função da distância percorrida, assim se você viaja apenas na zona 1 vai pagar uma tarifa, se viajar entra as zonas 1 a 4 por exemplo vai pagar mais caro.
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
A maioria das atrações de Londres se situam entre a zona 1 a 2 então se você for pagar por dia, olhe onde fica as atrações que você quer, porquê o mais provável é que não saia da zona 2.
Preço do metrô de Londres
O Oyster é a forma mais barata de viajar, você vai ver que o pessoal de Londres não vive sem, já que um bilhete avulso na máquina pode custar o dobro do preço. Então aqui vou falar apenas sobre o Oyster card, já que tenho certeza que você não vai querer pagar mais caro.
Só a título de curiosidade : Uma passagem do tipo 1 viagem custa £4,80 se você comprar o ticket de papel e mais ou menos metade se você usar o Oyster Card, então realmente não vale a pena comprar o bilhete avulso.
Tarifas no metrô de Londres
Eu costumo dizer que precisa quase de um PHD para entender como funciona o metrô de Londres e as tarifas, porquê geralmente as pessoas me perguntam quanto vai custar o metrô, mas como já disse anteriormente, depende da distância, do dia, da hora…mas tentei resumir um pouco aqui.
Pay as you go
É o “vale quanto pesa” você paga em função da distância da viagem ou melhor dizendo em função da quantidade de zonas viajadas. Você precisa validar a viagem na entrada e na saída do metrô porquê assim você pagará a tarifa correta, nem tente dar uma de espertinho e não validar na saída porquê aí será descontado o máximo valor daquela viagem.
Você pode notar que mesmo dentro da mesma zona existem preços diferentes, é que as tarifas de Londres funcionam em função do horário também : No horário de pico a viagem é mais cara, o horário de pico é antes das 9:30 e entre as 16: e 19:00, qualquer viagem que você fizer fora desse horário será mais barata por não ser horário de pico.
Travelcard
Você pode colocar um travelcard dentro do seu Oyster e usar ele de forma ilimitada. Existe travelcard de semanal, anual etc…e mais uma vez o preço varia em função das zonas. Dá para escolher as zonas, se quer um travelcard apenas de ônibus, ou ônibus e metrô e ainda escolher quando o seu travelcard começa a valer.
Também é possível ter um travelcard normal e adicionar recarga para usar como pay as you go, eu sempre fazia isso : Com meu travelcard zona 1-2 eu sempre coloco dinheiro a mais caso precise ir em algum lugar que seja fora da zona 1-2, assim fica mais barato que se eu comprar um bilhete avulso.
Tarifa máxima do dia
Na tabela acima, além das tarifas básicas você pode encontrar o preço do “capping” que nada mais é que a tarifa máxima por dia.
Quando você usa o Oyster como Pay as You go, existe um valor máximo a ser descontado por dia que equivale ao valor do travelcard, assim uma vez que você atingiu aquele valor, as outras viagens serão grátis.
Por exemplo : se você viajar zona 1 ou zona 1-2 o capping é £6,40, o que quer dizer que é o máximo que você vai gastar usando o seu Oyster card pay as you go, uma vez que você atingiu esse limite (depois de 2-3 viagens) você entra com seu Oyster, mas ele não vai mais descontar o valor, não importa o quanto você viajar nesse dia.
Se localizando nas estações do metrô de Londres
Uma coisa que pode confundir o turista é que aqui quando você pega o metrô, a direção não é o nome do último destino e sim a direção que o trem segue.
Vou explicar melhor : a linha azul mostrada na foto acima é a Piccadilly Line, a estação onde estamos está em negrito que é a Hammersmith.
O metrô não indica como direção a última estação que no caso seria Cockfosters e sim Eastbound (sentido leste) mas não leste não necessariamente leste no sentido absoluto mas leste em relação a estação que estamos, sacou?
O problema é que o turista que chega em Londres não tem a menor ideia do que isso quer dizer, já que ele ainda não sabe como funciona o metrô de Londres
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
Então você sempre vai ver as direções marcadas como eastbound, westbound, nothbound ou southbond, a minha dica é antes de entrar no metrô, olhe no mapa em qual estação você está e qual vai descer, e se a que você for descer estiver mais pro norte, você sabe que provavelmente será a direção northbound.
Placas em todo lado
Em todas as entradas do metrô tem sempre um mapa com todas as estações, onde você pode olhar se tiver dúvida sobre qual linha pegar, e antes de chegar na plataforma tem placas indicativas como essas aí indicando por quais estações cada linha vai passar.
Geralmente nas estações fechadas, na plataforma também tem uma lista com todas as estações da linha, então apesar de parecer complicado, é bem simples e basta observar as placas.
Algumas linhas tem bifurcações, então se você vai pegar alguma dessas linhas, além de olhar a direção, precisa olhar qual o ponto final da linha, para saber qual trem vai para cada direção, basta olhar o painel eletrônico na plataforma.
A Northern Line por exemplo tem essa bifurcação e é um tanto complicado de entender no começo, mas depois de um tempo você começa a entender como funciona o metrô de Londres.
Como saber qual metrô pegar em Londres
Para quem vem como turista, e para os novatos na cidade eu recomendo o site TFL que é o site do sistema de transportes daqui, em Journey Planner você pode planejar a sua rota, você coloca onde você está, e onde quer chegar que o site vai te dar a rota com várias opções possíveis entre ônibus, metrô, trem…
Ainda é possível planejar com bastante detalhes dizendo a hora que você chegar por exemplo, ou dando uma rota que seja acessível a cadeirantes, dá para saber exatamente como funciona o metrô de Londres.
Além de usar o site para planejar, há vários aplicativos de transporte de Londres, alguns são apenas ônibus, alguns metrô e ônibus, baixar pelo menos um deles pode ajudar bastante a se locomover pela cidade.
Regras de cortesia no metrô
Stay on the right : Nas escadas rolantes, fique sem do lado direito. O lado esquerdo deve sempre ficar livre para as pessoas que preferem caminhar, se você estiver com amigos, cada um deve ficar em um degrau a direita e não lado a lado, do contrário você terá que suportar a fúria do londrinos e ouvir alguns “excuse me” nada simpáticos.
Quando o metrô chegar, não se acomode na frente da porta e sim nas laterais, o meio da porta deve ficar livre para quem desce, se você estiver subindo espere nas laterais da porta. Falando nisso, espere sempre as pessoas descerem e só depois suba no metrô.
Evite de ficar amontoado na entrada da plataforma ou próximo dela, nos horários de pico atrasa muito o pessoal e dificulta a vida de todos, a plataforma é grande e você pode esperar seu trem usando toda a extensão da plataforma.
Não deixe de para procurar seu Oyster card quando estiver na frente da catraca, provavelmente a estação estará cheia você vai acabar atrasando a pessoa que está atrás de você, se tiver que procurar o cartão na bolsa por exemplo, faça o longe da catraca para não atrapalhar os outros passageiros.
Por mais que pareça complicado num primeiro momento, você vai entender como funciona o metrô de Londres, e depois de algumas viagens vai ficar feliz de usar esse que é um dos mais antigos metrôs do mundo!
Metrô de Londres 24h!
Algumas linhas do metrô de Londres funcionam 24h no final de semana (a partir de sexta a noite). Nem todas as linhas funcionam, mas cinco linhas funcionam ( jubilee, piccadilly, nothern, central e victoria) para quem quer curtir a noite e voltar de metrô.
Durante a madrugada, o intervalo que cada trem passa é bem maior que durante o dia, mas ainda assim a cada 10 minutos em média tem um trem.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!