Eu já contei aqui no blog que o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é o meu favorito e se você está lendo esse post você deve pelo menos gostar do filme ou estar curioso para assistir.
Em 2008 quando me mudei para Paris eu fui no café da Amélie e pude passear em alguns lugares mostrados no filme e eu como grande fã a cada vez que passava num lugar do filme ficava meio emocionada.
Recentemente voltei a capital francesa a passeio e pensei em fazer um passeio com os lugares do filme Amélie Poulain em Paris, assim se você for fã vai poder ir conhecer os lugares também, e no final vou colocar um mapa.
Lugares do filme Amélie Poulain em Paris
Café Les 2 Moulins
De todos os lugares do filme Amélie Poulain, o café da Amélie é sem dúvidas o mais conhecido. Ele existe de verdade e você pode ir tomar um café ou fazer como eu fiz : pedir crème brûlée de sobremesa, escolhi justamente essa sobremesa porquê no filme dos pequenos prazeres da Amélie é justamente quebrar a crosta do crème brûlée.
Não deixe de ir ao banheiro do café, tem uma vitrine com pôster e alguns objetos da casa da Amélie como o abajur de porquinho que ficava no quarto dela. Tem também alguns cartões-postais que o anão do jardim do pai dela mandou, e alguns recortes de jornais da época de lançamento do filme.
Pont des Arts
Logo depois de ajudar Dominique Bredoteau, o filme mostra Amélie numa cena onde ela é descrita como estando “em harmonia total”. É também nessa cena que ela decide passar sua vida ajudando as outras pessoas e a cena se passa enquanto ela atravessa a Pont des Arts.
Sabe quando a Amélie sai na rua guiando o cego? O cego aparece duas vezes no filme : Na primeira cena Amélie encontra com o cego que está tocando um disco na vitrola na estação de Abbesses e na segunda cena onde ela ajuda o cego a andar pela rua, Amélie deixa ele exatamente na estação da foto acima que é a Lamarck-Caulaincourt.
Também é na estação de Abbesses que Amélie vê Nino pela primeira vez, quando ele está procurando por fotografias rasgadas numa cabine de fotos automáticas.
Outro lugar que aparece diversas vezes no filme é a Gare du Nord, aparece primeiro quando Amélie vai pegar o trem no domingo para visitar seu pai, depois quando Nino vê o “homem do tênis vermelho” que é o técnico da cabine de fotografias e quando Amélie vê o cartaz que o Nino fez sobre a bolsa de fotos que ele perdeu.
Escolha aqui seu hotel nas principais cidades francesas
Paris | Lyon | Marselha | Bordeaux |
Toulouse | Strasbourg | Lille | Nice |
Nantes | Montpellier | Rennes | Reims |
Montmartre e a essência de Amélie Poulain
Mas, de todos os lugares do filme, o mais importante é o bairro de Montmartre, que é onde toda a história se passa, onde a Amélie mora, onde ela trabalha e onde acontece a maioria das cenas que vemos no filme. Andar pelas ruelas de Montmartre é um pouco como relembrar pequenas cenas do filme.
Para entregar o álbum de fotos Amélie marca um encontro com Nino no carrossel de Montmartre que fica abaixo da escadaria que sobe para a Basílica do Sacré-Coeur que é vista algumas vezes nessa cena.
O Nino ainda usa um dos telescópios que fica no alto da escadaria, então a gente vê a vista de Montmartre, as escadarias e um pouco da Basílica do Sacré-Coeur por várias vezes nessa cena.
Ainda na cena da entrega do álbum do Nino, a Amélie marca um encontro com ele no carrossel de Montmartre, e de lá usa uma cabine telefônica para dar as instruções a ele. A cabine telefônica na verdade foi apenas usada para o filme, já o carrossel de Montmartre existe e continua ao pé da Basílica do Sacré-Coeur.
Ainda em Montmartre na Rue des Trois Frères fica a quitanda do Collignon, o vizinho de Amélie e seu ajudante Lucien. A quitanda que é bem antiga se chama Au Marché de la Butte e tem vários pôsteres do filme.
Quando Amélie pede a Nino para ele seguir as flechas azuis é por esse caminho que ele sobe até chegar no alto da escadaria da Basílica do Sacré-Coeur.
A estação onde Amélie encontra o cartaz “onde e quando?” deixado por Nino é Bir-Hakeim que também é uma das estações para quem vai a Torre Eiffell.
Catedral de Notre-Dame
Logo no começo do filme, a mãe de Amélie que se chamava Amandine leva a menina para a catedral para que ela possa pedir um irmãozinho. Quando elas saem da catedral uma turista do Québec se joga do alto matando na hora a mãe de Amélie
Canal de St Martin
No filme um dos prazeres da Amélie é jogar pedras no canal de Saint Martin. No filme ela aparece no meio de uma das eclusas mas como na vida real é proibido aos passantes de chegar até a eclusa, tirei a foto do alto da ponte do canal mesmo.
Leia também : 10 cenários de filme para visitar em Paris
Mapa com os lugares do filme Amélie Poulain em Paris
Procurando hotel em Paris?
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Amei assistir Amelie e entender aqui no seu post os lugares que passaram no filme… Post muito legal!
=) que bom que gostou!
Adorei o post. Vai ajudar muito no roteiro. ♥️