O jardim botânico de Montreal era um lugar que eu queria muito visitar por dois motivos : Ele é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Kew Gardens em Londres, e também porquê eu estive no Canadá no outono, e esperava ver o jardim botânico de Montreal repleto de folhas com cores bem outonais.
Acho que não tem nada que represente mais o Canadá que essa foto, não é? Eu gosto muito do outono por causa da cor das folhas da estação e em Montreal a maioria dos dias foram bem ensolarados e claros apesar do friozinho que já tinha começado.
Le bal des citrouilles
Eu fui pro Jardim Botânico de Montreal no outono, no começo de outubro para ser exata e havia uma programação especial de Halloween chamado de “le bal des citrouilles” ou o baile das abóboras, com abóboras por todos os cantos decorando os jardins e a estufa.
Além das abóboras por toda parte, tinha também um concurso de abóbora decorada por crianças e uma animação infantil com direito a bruxa brincando e fazendo jogos com as crianças. O site diz que essa é uma programação que acontece todos os anos no mês de outubro.
Melhores hotéis no Canadá separados por cidades
Toronto | Montreal | Vancouver | Calgary |
Edmonton | Ottawa | Winnipeg | Quebec City |
Estufa
Logo na entrada do jardim botânico a gente dá de cara com a estufa, são vários ambientes de estufa com plantas de várias partes do mundo, inclusive algumas que certamente vocês conhecem. Sempre que vou em estufas tropicais eu fico feliz de ver plantas que a gente conhece no Brasil, inclusive algumas que minha vó tem até hoje.
Numa das estufas tinha um jardim de inspiração asiática, com arbustos, bonsais e um lago com carpas, me lembrou o Kyoto Gardens que fica dentro do Holland Park.
Eu imagino que o jardim botânico de Montreal fique muito mais bonito e colorido na primavera, na parte de fora a avenida principal fica tomada por canteiros divididos em vários tipos diferentes, tem o canteiro das ervas e temperos, das flores, dos arbustos etc..
Na entrada eles distribuem mapas, mas eu preferi seguir meu próprio caminho lá dentro e ir andando meio sem rumo, não tem muito como se perder já que é tudo muito bem sinalizado. Eu ia vendo as plaquinhas com os tipos de jardim e ia fazendo o caminho de acordo com o que me interessava nas plaquinhas, e como o jardim botânico de Montreal tem várias saídas, sempre dava para me localizar.
O jardim botânico fica ao lado do Parque Olímpico, mas quando eu fui ele estava em reforma e tive que encurtar a visita mas se você for depois do final da reforma, dá para passar o dia inteiro na região e combinar a visita do jardim botânico com biodôme e parque olímpico.
Se for passar o dia inteiro, há uma cafeteria dentro do jardim botânico e foi lá onde almocei, há sempre umas três opções de pratos rápidos e umas três opções de sanduíche com menu e sobremesa.
Jardin de Chine
Essa foi com certeza a minha parte favorita no jardim botânico de Montreal! Parecia que eu tinha sido transportada para a China quando cheguei lá porquê toda a decoração asiática do local com seus dragões e pavilhões, tudo extremamente harmonizado com a filosofia do yin e yang.
Infelizmente esse jardim chinês não fica aberto durante o inverno, eu fui no começo de outubro e ele ainda funcionava mas no site do jardim botânico de Montreal eles avisam que só vai reabrir em maio. Muita gente me falou do jardim japonês (que também é lindo!) mas eu fiquei mais impressionada foi com o chinês, talvez por não ter costume de ver esse tipo de jardim nos lugares onde vou.
Insectarium
Eu comprei o ingresso que dá direito a visitar o Insectarium, que como o nome mesmo diz é um centro sobre insetos. Eu achei que não ia gostar muito, afinal fala sobre insetos, né? Mas no final acabei até gostando porquê o insectarium é bem didático e a gente aprende muito sobre os temidos insetos.
Nessa foto são besouros de vários tipos, e quem diria que eu ia achar uma foto de insetos bonita! Tem uma parte bem interativa onde a gente pode conhecer um pouco mais sobre os insetos e de qual parte do mundo eles vem, mostram também a importância dos insetos para o ecossistema e como diferenciar um inseto de outros animais pequenos.
Informações práticas sobre o jardim botânico de Montreal
Endereço : 4101, rue Sherbrooke Est. A estação de metrô mais próxima é a Pie-IX.
Preço : 20,25 CAD
Horário de funcionamento : 9h as 17h
Outros posts sobre o Canadá
- Onde comer em Montreal
- Como ir do aeroporto de Montreal ao centro
- Como é voar na Air Transat
- Francês canadense
- Onde comprar cosméticos no Canadá
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.