O Jardim Botânico de Madri não está entre as principais atrações da cidade, geralmente quando a gente fala de área verde ou natureza na cidade as pessoas vão apenas ao Parque do Retiro, mas não muito longe dali, coladinho no Museu do Prado fica o Jardim Botânico de Madri, que eu conheci na minha última visita.
Eu estive em Madri em maio, bem no meio da primavera e quis aproveitar para ver um pouquinho da minha estação preferida na cidade, então decidi que além do famoso Parque do Retiro, colocaria também o Jardim Botânico de Madri no meu roteiro pela cidade.
Tudo bem que visitar o jardim botânico não é assim um desses “passeios imperdíveis de Madri” mas achei um passeio legal para aqueles dias onde a gente quer fazer algo mais leve, principalmente se for na primavera, também acho uma opção legal de passeio com crianças, dá para passear e aprender ao mesmo tempo.
A ala das rosas me interessou muito, gostei de ver vários tipos de rosas, e mesmo algumas flores que eu jamais poderia imaginar que era um rosa, devido ao fato de serem bem diferentes das rosas que estamos acostumadas.
Não chega ser como o Regent’s Park e toda a sua coleção de rosas, mas a Rosaleda ocupa quatro quadras do jardim, e é uma referência na criação de rosas antigas, pra gente ter uma noção, praticamente todas as rosas que conhecemos hoje são um resultado do cruzamento com rosas asiáticas, e aqui no Jardim Botânico de Madri eles mostram exemplares de rosas antigas, antes da espécie cruzar com outros tipos de rosas, por isso que achei as flores bem diferentes, e algumas eu jamais imaginaria que era uma rosa.
Ter ido a Madri durante a primavera me motivou a conhecer o jardim, lembro que ainda estava bem frio em Londres, e Madri já estava com temperaturas mais amenas e muitas flores nos canteiros, e como sou fã da primavera, quis aproveitar o máximo dessa estação enquanto estava em Madri.
Uma das minhas partes favoritas era o jardim dos bonsais, que fica na parte alta do jardim. Uma centena de bonsais estão expostos, muitos deles foram feitos por grandes mestres japoneses do bonsai, e por ficar no alto do jardim, a gente tem uma vista legal do Jardim Botânico de Madri.
O Jardim Botânico de Madri é separado em diversas alas, tem uma parte por exemplo só de plantas ornamentais, uma só de árvores, outro de ervas aromáticas, e etc…
Gostei do fato de ter plaquinhas explicando, acho bem importante que a gente não só veja, saiba de onde cada tipo de planta vem, e tenha alguma informação básica sobre as mesmas.
Essa parte coberta é uma estufa, onde a gente pode ver várias plantas que vivem em ecossistemas um tanto diferente daquele que encontramos em Madri.
Aqui são plantas que vivem em zonas áridas, úmidas, e dentro dessa dessa estufa elas conseguem sobreviver, já que eles reproduzem um pouco o ecossistema do lugar, e assim as plantas de outros climas conseguem se desenvolver.
Toda vez que vou a esse tipo de lugar, a parte que mais gosto é a da estufa, acho que porquê vejo plantas que eu conheço, plantas tropicais que tinha na casa de minha vó, plantas que minha mãe tinha, coisa que a gente conhece bem, lembro que quando fui no Aquário de Copenhague, vi uma parte que me lembrava também a infância com plantas que tinha na minha escola.
Informações práticas sobre o Jardim Botânico de Madri :
Horário de funcionamento : 10-18h
Preço : 4€
Transporte : A estação mais próxima é a Atocha.
Mapa do Jardim Botânico de Madri :
Outros posts sobre Madri
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.