Quem lê esse blog com alguma frequência já sabe, mas se essa é a sua primeira vez aqui, eu vou te contar um segredo : Eu sou apaixonada pela Turquia!
Esse amor pela Turquia, me levou a Istambul três vezes apenas esse ano, e uma dessas vezes eu fiquei um mês inteiro na cidade, e enquanto eu estava programando as datas eu percebi que estaria em Istambul durante o Ramadã.
Para quem não sabe, o Ramadã é o mês sagrado do Islamismo, o nono mês do calendário islâmico, o mês em que acredita-se que o profeta Maomé recebeu a revelação da parte de Alá.
É também um mês de recolhimento espiritual, uma espécie de purificação, onde as pessoas fazem mais caridade, e durante o dia se abstem de “coisas impuras” e jejuam, por isso meu receio de estar em Istambul durante o Ramadã!
Em Roma, faça como os romanos! Eu já tinha me preparado psicologicamente para não comer ou beber em público durante o dia, almoçaria sempre em casa.
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
Também levei algumas blusas de mangas compridas e mangas 3/4, apesar de Istambul ser uma cidade bem liberal, eu nunca tinha estado em Istambul durante o Ramadã e isso me preocupava um pouco.
O que muda em Istambul durante o Ramadã :
No primeiro dia do Ramadã, saio de casa com minha blusa de mangas 3/4 e já embaixo do apartamento que aluguei, vi os mesmo senhorzinhos bebendo chá, andei poucos metros e cheguei na Avenida Istiklal que é uma das mais movimentadas da cidade, e vi gente fumando, tomando chá etc…
Absolutamente nada havia mudado! Pessoas tomando chá, comendo, praticamente tudo como dantes no quartel de Abrantes, e depois de alguns dias eu também relaxei, e voltei a usar camisetas depois que vi varias turcas de barriga de fora.
Por estar viajando sozinha, eu naturalmente tive mais reservas, mas percebi que pouquíssima coisa até o momento havia mudado.
Para nós turistas, praticamente nada muda! Tanto em Taksim como em Sultanahmet, os restaurantes funcionam normalmente, as atrações turísticas também, a um ponto que se você não souber que é Ramadã, dificilmente perceberá algo diferente.
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
Se você estiver hospedado em algum bairro que não seja turístico, ai sim pode encontrar um ou outro restaurante fechado para o almoço, geralmente abrem para o Iftar que é o jantar de desjejum do pôr do sol, geralmente celebrado, mas mesmo em bairros não turísticos, vai ter muitos restaurantes abertos, e lugares onde você pode comprar comida.
Para ser sincera, a maior diferença que notei durante o Ramadã em Istambul, foi que alguns bares e discotecas estavam um pouco mais vazios, como é um momento de retiro espiritual, as pessoas costumam sair menos e beber menos, e passar mais tempo em família, então aconteceu de eu ir em bar frequentado na sua maioria apenas por turcos e ele estar meio vazio.
Em lugares como Sultanahmet, Taksim, ou Ortakoy há jantares de Iftar e qualquer pessoa pode participar mediante pagamento, eles organizam uma mesa comunitária gigante e todo mundo celebra a quebra do jejum. Há também em vários outros bairros de Istambul, e em Taksim também havia concertos e apresentações.
Não há muita diferença entre Istambul em meses normais e Istambul durante o Ramadã, principalmente para nós turistas, exceto se você estiver hospedado em uma casa com uma família turca e que eles sejam praticantes, então nesse caso talvez seja melhor viajar numa outra época.
Eu sai com amigos turcos, gente jovem na casa dos vinte e tanto a trinta e poucos, e como muitos jovens de Istambul, eles não são praticantes do Islamismo, aliás muitos dos meus amigos são agnósticos ou ateus, e até riram quando eu falei que estava preocupada com isso, eles sempre me disseram que em Istambul é “de bouas” principalmente por eu ser turista, e realmente foi essa a experiência que tive.
Outros post sobre Istambul :
- Como é Viajar Sozinha para a Turquia
- O que Fazer em Sultanahmet
- O que fazer em Istambul : Dicas do que ver e visitar
- Torre da Donzela
- Comidas Típicas da Turquia
- 10 Coisas para Fazer em Istambul
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!