Como é a internet na China
Se você está planejando uma viagem para China, provavelmente já leu em algum lugar que o Facebook é bloqueado lá. E Whatsapp. E Instagram, e Google e um monte de site e aplicativos que usamos todos. A “Grande Muralha” da censura atinge também o Youtube e praticamente a maioria das coisas que acessamos todos os dias.
A censura na China é grande! Não vou entrar no mérito político da coisa, a intenção desse post é apenas informar o turista que precisa usar internet na China. O objetivo é criar um pequeno guia com dicas de internet na China.
Santo Google Maps!
Lembra quando disse que o Google é bloqueado na China? Mas não é só o site de pesquisas, é tudo que eles tem! Se o seu email for gmail, não vai conseguir abrir. Nem o Google drive, e principalmente o santo protetor do viajante perdido : Google Maps!
O Google na China é o Baidu e eles tem um aplicativo de mapas. Na China todo mundo usa, mas ele está todo em chinês e fica impossível de usar se você não lê chinês. Se você tiver um iphone, o Iphone maps funciona relativamente bem, e é o que eu uso. Se você usa Android, o Maps.me é o mais recomendado.
Não esqueça de baixar esses aplicativos ANTES de chegar na China, uma vez que o bloqueio da China não vai te deixar acessar essas coisas depois que você já tiver chegado.
Redes Sociais na China
Quando digo que as redes sociais são bloqueada na China, não quero dizer que os chineses não usam redes sociais. Logo a China vai chegar na marca de 1 bilhão de usuário, é o país com a maior quantidade de usuários do mundo.
Não tem Google mas tem Baidu. Não tem Youtube mas tem YouKou. E Renren seria o equivalente do Facebook. Nesse caso, eles usam tudo e não sentem falta, porquê eles tem as redes sociais deles, e os amigos também usam as mesmas redes sociais.
Lembra quando a gente tinha Orkut? Orkut não fazia sucesso fora do Brasil, mas a gente tinha e aquilo era o máximo. Mais ou menos assim para eles, para nós que viajamos e queremos usar internet na China é que a coisa complica.
Leia também : Como tirar o visto pra China
Internet em Hong Kong
Se você for a Hong Kong, consegue acessar absolutamente tudo lá! Hong Kong tem leis diferentes da China e a internet lá é como se fosse outro país qualquer. A mesma coisa acontece em Macau, outra região administrativa especial, internet não é bloqueada. As regiões administrativas especiais (Hong Kong e Macau) tem leis diferentes.
Escolha aqui seu hotel nas principais cidades chinesas
Shanghai | Pequim | Nanjing | Hangzhou |
Tianjin | Chengdu | Wuhan | Qingdao |
Dalian | Shenyang | Kunming | Guangzhou |
Wi-fi
Wi-fi não é um problema na China! Tem wifi na maioria dos lugares, hotéis, restaurantes, e todos os lugares como em outros países. Nas grandes cidades não vai ter problema nenhum em se conectar. A China e a Ásia em geral é vidrada por internet e celulares, é bem tranquilo.
Claro que em regiões mais remotas e tals a coisa é mais difícil. Ainda assim, pelo menos no seu hotel vai ter internet.
Como usar internet na China sem censura
Usar 3G
Pode não parecer a solução mais simples, mas hoje, cada dia mais tem empresas com roaming free para outros países. Quem mora na Ásia principalmente deve ter isso entre os planos.
Quando eu vou para China, sempre uso o meu 3G no celular, assim posso acessar Instagram, Facebook, Whatsapp e outros. No caso, meu facebook não é bloqueado porquê ele usa a internet gerada por um servidor que está fora da China, no meu caso em Hong Kong.
A internet na China funciona bem assim, consigo usar coisas bloqueadas como o Facebook e o Whatsapp. A única coisa negativa é o Google Maps, que eu até consigo usar, mas que ele não consegue me localizar direito no ponto correto.
Se você usar o o wifi do hotel ou do restaurante, as redes sociais e o Google vai estar bloqueado. Se você usar o 3G (que não seja de um chip chinês!) você vai estar usando a internet gerada em outro país, e por isso vai conseguir acessar sites bloqueados. Todas as vezes que usei meu 3G consegui acessar numa boa.
Sobre o wifi, pode acontecer de você se hospedar em um hotel e ele ter um VPN (explico mais abaixo o que é) e você se conectar normalmente. Não é sempre mas pode acontecer.
No geral, minha experiência com hotéis com VPN na China é : Redes ocidentais e hotel quatro estrelas ou mais. Claro que pode acontecer de um hotel chinês simples ter, mas nunca ou vi falar. Se você se hospeda por exemplo num grande hotel de rede ocidental, não quer dizer que vai ter VPN obrigatoriamente, mas a possibilidade de ter é maior.
VPN
Sigla em inglês para Virtual Private Network ou rede virtual privada para nós. VPN nada mais é que um dispositivo que “mascara” seu IP. Você está usando um provedor chinês, mas ele mascara isso e faz como se você estivesse usando um IP de outro país. Assim você consegue acessar sites boqueados na China.
Existe vários tipos de VPN, pagos e gratuitos. Praticamente todo expatriado tem um VPN na China, para conseguir usar todos os sites que estamos acostumados. A depender do VPN você pode conectar de um até 20 dispositivos na internet. Se você quiser comprar VPN para usar livremente a internet na China, lembre-se de fazer isso ANTES da viagem, porquê claro que não dá para comprar VPN de dentro da China.
Vale a pena usar VPN na China?
Como turista, depende muito da necessidade de cada um, muitos turistas decidem por não comprar/usar. Um dos motivos para não usar VPN é porquê muita gente aproveita o bloqueio e faz meio que um detox de redes sociais.Uma outra coisa sobre internet na China : Usar VPN é ilegal na China!
Eu nunca usei VPN em minhas viagens pela China, pelo simples fato de eu poder usar meu 3G. Se eu morasse na China continental eu provavelmente teria que usar, uma vez que seria impossível blogar lá sem usar sites e serviços do Google. Muitos turistas reclamam que o serviço gratuito ou o mais barato além de cair toda hora, ainda trava o celular.
VPN em hotéis na China
Alguns hotéis usam VPN como disse acima. Esse final de semana fiquei em um hotel com VPN em Shenzhen e por isso acessei tudo. Não é uma regra e nem é a coisa mais comum do mundo, mas é bem mais provável em grandes redes de hotel ocidentais.
Alguns anos atrás, a maioria dos hotéis de rede ocidental tinham VPN, já que turistas ocidentais querem acessar sites bloqueados. O problema é que nos últimos anos a internet na China está mais restrita, e alguns hotéis pararam de usar VPN.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.