O Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros é o evento mais esperado do ano pelos blogueiros que moram na Europa, a gente espera o ano inteiro para poder encontrar e conhecer pessoalmente os outros blogueiros do velho continente que admiramos.
O ano passado participei pela primeira vez do evento, era a segunda edição e aconteceu no Porto. Foi unânime a opinião de que os encontros além de fortalecer amizades, faz surgir projetos, trabalhos e parcerias entre os blogueiros, e nos inspira a trabalhar cada dia mais.
Esse ano, o pessoal do Agenda Berlim e Brasileiros Mundo Afora decidiram organizar o encontro, e desde o ano passado estávamos todos já ansiosos para ir a Berlim, eu como sempre resolvi ir alguns dias antes do evento e voltar depois da programação oficial, para poder aproveitar um pouco mais de Berlim.
Ir antes é legal porquê a gente tem mais tempo livre para visitar a cidade, e vários outros blogueiros fizeram o mesmo, assim na véspera do encontro já éramos um grupo legal e a Nicole do Agenda Berlim nos levou para um tour em Kreuzberg.
Kreuzberg é um bairro predominantemente turco, e vocês já sabem que sou apaixonada pela Turquia não é verdade? Aproveitei para passar na feirinha e comer comida turca e conhecer essa outra face de Berlim.
O primeiro dia do III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros foi dedicado a palestras, foram diversas palestras com temas interessantes para nós blogueiros, de SEO a mídias socias, de parcerias a Snapchat, e os palestrantes dividiram um pouco do conhecimento conosco.
De todas as palestras, a que achei mais interessante foi a do Erick Weicker do Euro Dicas, o Erick falou sobre SEO, que é o calcanhar de Aquiles da maioria de nós blogueiros, e algo fundamental para um blog que quer crescer, palestra muito interessante, tenho certeza que poderíamos escutar por horas.
Outra palestra que gostei muito foi sobre parcerias e projetos, algo extremamente importante para nós blogueiros, e a escolha não poderia ter sido mais acertada : Juliana Guimarães do Eu Ando pelo Mundo e Rita Branco do O Porto Encanta, as duas fizeram dois projetos muito legais recentemente, e tiveram a gentileza de dividir um pouco do conhecimento conosco.
A noite tivemos um jantar no Scandic Hotel, e eu passei uma noite super divertida com os outro blogueiros, foi o momento de colocar mesmo os papos em dias, já que durante o dia estávamos concentrados nas palestras.
Além dos comes e bebes no Scandic, ainda rolou sorteio com brindes oferecidos pelos parceiros e presentes típicos que cada blogueiro trouxe do país onde mora. Claro que eu, pessoa sortuda assim não ganhei nada, e olha que foram muitos os brindes e quase todo mundo ganhou, mas como minha mãe sempre dizia : “Você não é todo mundo! hahahaha
Geralmente o segundo dia dos encontros é dedicado a passeios, e a conhecer um pouco mais da cidade e dessa vez não foi diferente, subimos no Panorampunkt, que é um arranha-céu que fica bem no centro de berlim, na Potsdamerplatz.
De lá, a gente tem uma das vistas mais incríveis da cidade, dá para ver os principais pontos turísticos de Berlim, e tivemos a sorte de pegar um dia de céu azul, então a alegria foi completa, tirei muitas fotos e farei um post exclusivo desse passeio!
Já falei que uma das coisas mais legais do EEBB é poder estreitar amizades da blogosfera, e depois de um ano eu pude reencontrar a Mônica e a Renata, que conheci no ano passado, e viramos amigas. Como nós chegamos alguns dias antes do encontro oficial, aproveitamos para matar as saudades e passear por Berlim.
Nós recebemos da Visit Berlin o Berlin Welcome Card que dá direito a usar o transporte ilimitado durante o período de duração do cartão, além de centenas de gratuidade e descontos em algumas atrações de Berlim, farei depois um post explicando melhor como funciona.
A tarde, a Nicole do Agenda Berlim foi a nossa guia, ela faz passeios guiados em Berlim e mais uma vez nos levou para conhecer a cidade. Nosso grupo se encantou com Prenzlauer Berg, as cores, fachadas e os cafés charmosos do bairro, aliás o bairro foi uma das coisas que me motivaram a querer voltar o mais breve possível, quero muito conhecer um pouco mais essa área.
Durante o passeio, aprendi um pouco sobre a triste história dessas plaquinhas douradas, elas sinalizam pontos onde pessoas foram capturadas, se você olhar com atenção vai ver que tem o nome da pessoa, e no caso dessas quatro pessoas, mostra que elas foram deportadas para Auschwitz.
A visita seguiu pelo bairro judeu, e apesar do frio foi legal conhecer tanta coisa
Não poderia terminar o post sem uma foto minha no Muro de Berlim, não é mesmo? Essa aqui foi no Mauerpark, o parque que foi “criado” com a queda do muro, já que antes ele era a “faixa da morte”.
O IV EEBB será em Paris, cidade que amo e morei durante 4 anos, mas antes disso tenho certeza que voltarei a Berlim, tenho uma lista de coisas para fazer e visitar na cidade que quero colocar em prática djá! Se quiser ver mais fotos do evento, é só procurar na #IIIEEBB2016
O IIIEEBBB não seria possível sem a ajuda dos nosso parceiros :
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Que bom que você curtiu o III EEBB e os passeios, Paula!! Fico muito contente! 😀
Obrigada pelo belo relato.
Abraços e até Paris, se não em outro canto do mundo 😉
Paula, sempre de bom-humor, sempre positiva. Obrigada por ter nos ajudado durante a organização com a página do face. Adorei seu relato e as fotos! Nos vemos em Paris 🙂 Beijos, Claudia
Este encontro parece ter sido realmente incrível, estou fascinada 🙂