O Grande Palácio de Bangkok não é um palácio, mas sim um conjunto de palácios e templos e que serviu de moradia para a família real até o meado do século XX. A construção do palácio começou no ano de 1782 durante o reinado do rei Rama I.
O palácio começou a ser construído depois da transferência da corte, vale lembrar que ate o ano de 1767 a capital não era Bangkok e sim Ayutthaya que foi invadida e destruída pelos birmaneses. São muitos templos e palácios dentro do complexo mas um dos mais conhecidos é o templo do Buda de esmeralda.
Leia também : Melhores templos de Bangkok
Já disse que o Buda de esmeralda na verdade não é de esmeralda? Ele é feito de outra pedra verde, a jade! Fotos não são permitidas no interior desse templo e ele não funciona nos mesmos horários do Grande Palácio, fecha as 15h então se for visitar o Grand Palace a tarde, não deixe o Buda de esmeralda por último.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foram essas estátuas com caras horripilantes, apesar da cara assustadora me pareceu que eles eram heróis que guardam o templo ou coisa do tipo. Senti falta de um guia explicando um pouco mais a história do templo, aliás se eu pudesse voltar no tempo eu teria contratado um bom guia para me explicar um pouco mais sobre o lugar, eu adoro História e civilizações e ví que as gravuras e estátuas lá contam muito da história do lugar mas sem conhecer muita coisa e sem falar tailandês fica impossível conhecer direito a História do Grande Palácio.
Eu ja ví muitos palácios famosos no mundo mas o Grande Palácio de Bangkok foi sem dúvidas o que mais me impressionou, acho que pela arquitetura completamente diferente de tudo que eu já ví antes, palácios europeus como Versalhes ou o Dolmabahçe em Istambul são fascinantes, mas são exatamente o que você imagina de um palácio, e aqui é tudo muito diferente e para mim que estava na Ásia pela primeira foi incrível ver tudo isso, e perceber como nossa mente ainda vê as coisas de maneira estreita, afinal quando pensamos em palácio o que nos vem à mente ainda é palácios europeus sendo que existem muitos palácios diferentes e arrisco mesmo a dizer que são mais interessantes.
O atual rei, Rama IX não mora aqui no Grande Palácio de Bangkok mas no Palácio de Chitralada. O rei se mudou do Grande Palácio de Bangkok após a morte misteriosa do seu irmão mais velho que aconteceu em um dos palácios do interior do complexo, até hoje as causas da morte nunca foram completamente elucidadas e há uma sombra sobre essa história.
A parte boa é que hoje um dos mais belos palácios que já visitei está aberto ao público, durante a visita é possível entrar em quase todos os prédios, digo quase todos porquê alguns são fechados e funcionam como prédios do governo.
A arquitetura tailandesa com seus telhados pontiagudos está por todas as partes, o engraçado é que a área do Grande Palácio de Bangkok antes da sua construção não era considerada uma área nobre, era onde os chineses moravam e para a sua construção os chineses tiveram que mudar a comunidade para onde fica atualmente a Chinatown de Bangkok.
Informações práticas :
Endereço: Na Phra Lan Rd, Phra Nakhon
Preço: 500 Bath
Horário: 8:30h-15:30h O Grande Palácio abre todos os dias! Um dos golpes mais conhecidos é que um “guia” te para e te mostra um crachá dizendo que é guia e que o Grand Palace está fechado naquele dia por conta de não sei qual feriado budista ou coisa que o valha, é um golpe! Depois ele vai te propor para te levar para passear (para você não perder a viagem!) mas na verdade vai te levar em alguma loja para você comprar algo e ele receber comissão. Nas entradas do Grande palácio mesmo eles explicam com um sintema de caixa de som que o Grande Palácio abre todos os dias, se alguém disser que está fechado é um golpe!
Como se vestir
O Grande Palácio de Bangkok tem uma política de vestimenta um pouco mais restrita, mas nada muito diferente para quem costuma ir a igrejas, templos, mesquitas…É necessário cobrir os joelhos e os ombros e tirar os sapatos no interior dos templos. Para quem foi pego desprevenido há uma solução : alugar uma roupa! As lojinhas próximas do Grande Palácio alugam roupas para os desavisados e assim você pode visitar o palácio numa boa.
Como chegar ao Grande Palácio de Bangkok :
Assim como o Templo do Buda Reclinado que fica bem perto, a melhor maneira de se chegar ao Grande Palácio é pelo rio Chao Phraya. Pegue o Skytrain e desça na estação de Saphan Taksin pois é desse pier que saem os ferrys que fazem as rotas, e desça no pier de Tha Chang Wang Luang. Todas as linhas do ferry param lá e os cobradores do barco costumam gritar “Grand Palace! Grand Palace!” para avisar aos turistas sobre a parada.
[quote font=”helvetica” font_size=”14″ font_style=”italic” bgcolor=”#” color=”#” bcolor=”#” arrow=”no”] Mais posts sobre Bangkok :
[/quote]
Procurando um hotel em Bangkok?
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.