O vilarejo favorito dos franceses
O que fazer e o que visitar em Eguisheim
Por ser um vilarejo, não há exatamente grandes pontos turísticos ou atrações propriamente ditas em Eguisheim, a cidade é a atração. O legal é mesmo sair andando e fotografando tudo no vilarejo que mais parece saído dos contos de fadas de tão bonito que é.
Casas de Einxamel
Eguisheim fica na região da Alsácia, que já pertenceu a Alemanha, e o vilarejo fica a menos de 30 km da fronteira com a Alemanha e por isso a arquitetura, comidas e costumes em geral lembra tanto o país vizinho. A coisa é tanto que nas cidades da Alsácia, todo mundo que trabalha com turismo fala alemão.
As casinhas fofas de Einxamel são uma das principais atrações de Eguisheim, que parece saída de um livro de contos infantis de tão bonita que é. Mesmo eu indo no inverno, o vilarejo estava relativamente florido, e as janelas enfeitadas davam um charme todo especial.
No centro do vilarejo funciona a igreja de São Pedro e São Paulo, falando em igreja, foi em Eguisheim que nasceu o papa Leão IX. Existe até um pequeno palácio falando sobre ele lá e sua vida religiosa, não estava aberto no dia que eu fui mas como tudo na cidade, parece muito bonito.
Mercado de Natal de Eguisheim
Como eu fui durante o mês de dezembro, tive a sorte de conhecer a cidade na época do mercado de Natal, que dentre as regiões francesas, tem uma tradição muito forte na Alsácia.
Apesar do frio que estava em dezembro, eu adorei conhecer esse vilarejo incrível. As luzes natalinas e as decorações deixaram Eguisheim com um clima ainda mais mágico do que já é. Tudo fica ainda mais fotogênico, as casas que já são bonitas, ficam ainda mais com o cima natalino.
Na pracinha central o mercado de Natal com suas barraquinhas de madeira estava funcionando desde cedo, nesse o pessoal tava vendendo bastante foie gras e é engraçado que foie gras para mim é algo do sudoeste, da região de Toulouse mas a Alsácia tem produzido cada vez mais foie gras.
Outra coisa que adoro e que estavam vendendo é o pain d’épices que é um pão feito com farinha de centeio, mel e especiarias que eu adoro, ele é docinho mas sem ser enjoativo e eu adoro comer com foie gras.
Olhem o tamanho da porta, alguém me explica como os moradores fazem para entrar? Essa não foi a única porta pequena que vi por lá.
Amei esse vilarejo! Depois de passar por Eguisheim eu resolvi ir até Riquewihr que também é um vilarejo no mesmo estilo e com mercado de Natal, mas isso é assunto pro próximo post!
Como ir de Colmar para Eguisheim
Por ser um vilarejo minúsculo, Eguisheim não tem um sistema de transporte público eficiente, e a melhor maneira para ir de Colmar para Eguisheim ainda é de carro. Muita gente aluga carro para fazer a Rota dos Vinhos e a vantagem é poder conhecer outros vilarejos lindos da Alsácia como Riquewihr, Ribeauvillé, Kaysersberg e outros.
Ônibus de Colmar a Eguisheim
Durante a época natalina, que é quando acontece o mercado de Natal e a cidade fica cheia de turistas, o órgão de turismo de Eguisheim disponibiliza as chamadas “navettes” que são ônibus que ligam Colmar a Eguisheim e outras cidades.
Nessa época de Natal, tem ônibus que sai da estação ferroviária de Colmar e vai para Eguisheim e outros vilarejos fofos com mercado natalino. Sobre os horários do ônibus : Eles mudam todo ano de acordo com a data do mercado de Natal e com a demanda, mas quando fui tinha ônibus a cada meia hora mais ou menos.
Os ônibus da linha que vão a Eguisheim saem da estação de trem de Colmar e passam a cada duas horas, já o ônibus que vai para outros vilarejos como Riquewihr por exemplo passam a cada meia hora. O bilhete custa 5€ e funciona o dia inteiro, dá para ir e voltar quantas vezes quiser e ir para outros vilarejos com o mesmo bilhete.
Durante o ano letivo (excluindo férias escolares e final de semana) há um serviço de ônibus escolar (mas qualquer um pode pegar) ligando Colmar a Eguisheim. Mas quer um conselho? Evite! Os horários são super escassos (horário de escola!) e as informações um tanto desencontradas.
Se você não for durante a época natalina e não tiver carro, pode ainda pegar um táxi! Eguisheim fica a apenas 7km de Colmar. Os mais corajosos podem alugar uma bicicleta e ir pedalando.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Oi Paula,
Parabens pelo post!! Muito linda essa cidade. Gostaria de esclarecer uma dúvida com você: no dia 02/03/18 (sexta) estarei em Colmar e pretendo conhecer algumas cidades no entorno (pelo menos Eguisheim e Riquewihr). Ouvi dizer que os ônibus não circulam nos fins de semana. Você sabe me dizer se é verdade? De qualquer modo (se não tiver ônibus no fim de semana), deixo minhas bagagens no hotel e vou na sexta (02/03/18). É tranquilo ir de uma cidade para outra? Não falo nada de francês e fico receosa de não saber como fazer…
Desde já agradeço pela sua ajuda!!
Continue a postar sobre as belas cidades que você visita!!
Um abraço,
Ariadne
Ariadne
Obrigada por me lembrar, vou atualizar esse post com algumas informações. Fui olhar no site de turismo de Eguisheim, e realmente não há ônibus no final de semana, os ônibus funcionam como transporte escolar e por isso é só durante a semana (exceto na época de Natal)
Eu achei tranquilo, mas eu tinha já tudo certinho onde pegar o ônibus e tal, e era a época de Natal quando tem muitos turistas indo pra lá. Acho que se vc planejar tudo direitinho, dá para ir sem problemas. Boa viagem!