Um dos meus programas favoritos em Istambul é fazer um cruzeiro no Bósforo, eu arrisco a dizer que uma viagem a Istambul sem fazer o cruzeiro pelo Bósforo não está completa, afinal o estreito de Bósforo é uma das “mágicas” da cidade, e a graça é justamente poder ir da Europa para a Ásia em questão de minutos numa travessia de ferry.
A grande vantagem para mim é ver um pouco mais da cidade, além das partes turísticas de Sultanahmet e conhecer um pouco de Istambul fora da rota turística tradicional, além de poder ver a cidade de longe, coisa que é extremamente linda principalmente no final da tarde onde a gente vê o sol se pondo nas colinas por detrás dos minaretes.
Claro que um dos pontos alto do passeio é quando o ferry cruza a Ponte do Bósforo, que além de ser um dos cartões postais de Istambul, liga dois continentes diferentes. Do lado esquerdo da foto fica Ortaköy um bairro na Europa, e do lado direito da ponte o bairro de Beylerbeyi na parte asiática.
Uma simples ponte ligando dois continentes representa bem a minha visão de Istambul, uma cidade de contrastes.
A minha primeira vez na Ásia não foi quando fui para Tailândia mas sim quando estive em Istambul pela primeira vez. Há várias linhas de ferry (vapur como eles chamam) que fazem a travessia para os diferentes pontos do estreito de Bósforo, e funcionam como transporte público, inclusive na maioria das rotas é possível pagar usando o cartão de transporte da cidade.
Cruzeiro no Bósforo
O cruzeiro pelo Bósforo ainda passa pelo Palácio de Dolmabahçe, que foi o primeiro palácio em estilo europeu construído em Istambul. O palácio é incrível e eu o visitei nas duas vezes em que estive na cidade, ele foi moradia de alguns sultões do Império Otomano e abriga um dos salões de baile mais bonito que eu já ví.
Também é famoso por ser o lugar onde Atatürk, o primeiro presidente e “pai” da Turquia passou os seus últimos dias.
No ferry a gente vê palácios, castelos e ainda conhece um pouco de alguns bairros de Istambul que dificilmente a gente veria se não fosse esse cruzeiro no Bósforo, e ainda dá para ver os pontos turísticos tradicionais como a Torre de Gálata por exemplo de outro ângulo.
Eu adoro fazer passeio de barco em cidades, mas de todos os que fiz eu ho o cruzeiro no Bósforo como um dos meus favoritos.
A Torre de Leandro (ou Torre da Donzela) é mais um dos pontos turísticos que a gente pode ver durante o cruzeiro, essa torre foi originalmente construída em 408 A.C. como uma espécie de torre de pedágio para controlar o movimento dos barcos no Bósforo.
A torre viu Bizâncio se transformar em Constantinopla e essa ser tomada pelos Turcos e virar a Istambul que conhecemos hoje. Muitas lendas envolvem a torre onde hoje funciona um restaurante e um café onde é possível ter vistas lindas de Istambul e do Bósforo.
Como escolher o passeio de barco em Istambul
Existem muitas opções de cruzeiro no Bósforo, e tenho certeza que assim que um de vocês pisar os pés no pier de Eminönü, uma multidão de vendedores vão se apressar para venderem diversos tipos de cruzeiro.
Eu já fiz quatro diferentes cruzeiros no Bósforo e não recomendo que vocês comprem os cruzeiros com os vendedores, eles vendem cruzeiros em barcos menores (e que balançam mais) nem sempre tem explicações e áudio guia e além de tudo o cruzeiro no Bósforo geralmente é mais curto e vai até a segunda ponte.
O tipo de cruzeiro no Bósforo que eu gostei e recomendo, é feito pela Sehir Hatlari que é a empresa oficial de ferries que operam em Istambul. Essa empresa além de ter os maiores e melhores barcos, ainda tem os percursos mais longos.
Os percursos dependem da época do ano, se é alta ou baixa temporada e mesmo com essa empresa oficial eu já fiz dois passeios diferentes por causa da diferença proposta de acordo com a data.
Dentro do ferry há bastante espaço para sentar, e possui até um café onde é possível comprar bebidas e alguns salgadinhos, além dos vendedores que passam vendendo chá e café.
Cruzeiro no Bósforo : Longo ou curto?
A primeira vez que fiz o cruzeiro no Bósforo com eles, era um ferry que saia as 10:30 de Eminönü e terminava por volta do meio-dia, já dessa vez que fui em fevereiro e por consequência na baixa estação, o cruzeiro foi um pouco diferente, ele teve uma parada em Anadolu Kavagi que é praticamente o final do Estreito, o último porto antes do Mar Negro.
A parada em Anadolu Kavagi não foi uma parada banal como outras, foi uma parada de 2h durante as quais todos os passageiros precisam descer do barco. Se você pegar esse cruzeiro de baixa temporada com a parada, vai ser programa para um dia inteiro já que o ferry sai às 10:35 e só volta depois das 16h.
Eu e uma amiga chegamos em Anadolu Kavagi e não sabíamos bem o que esperar, o lugar era como uma vila de pescadores perdida mas que com a chegada do turismo começou a ter restaurantes e lojas.
Se você quiser comprar lembrancinhas para a família, lá é o ideal porquê algumas coisas custam metade ou até mesmo um terço do preço do Gran Bazaar por exemplo.
Anadolu Kavagi não tem um fluxo gigante de turistas como em outras partes de Istambul, então os preços são bem mais baixos. A loja que eu sempre compro se chama Last Shop e como o nome indica, é uma das últimas lojas do pequeno vilarejo
Nós passamos as duas horas de pausa do cruzeiro almoçando e tomando chá, com essa vista aí do nosso restaurante, um mar azul sem fim. Para os mais corajosos, há umas ruínas de um castelo no alto da colina mas não é assim de tão fácil acesso e por isso eu desisti de ir.
Informações sobre o cruzeiro no Bósforo :
Horários : a saída é sempre as 10:35 na alta e na baixa temporada para o cruzeiro longo. O cruzeiro curto ele sai as 14:30.
Local de saída : No Pier de Eminönü, o guichê mais a esquerda quando você estiver de frente para o mar.
Preço : 25 TL ida e volta (longo) e 12 o curto. 10 com o áudio guia (não há opção em português)
Procurando hotel em Istambul?
Booking.com
Outros posts sobre Istambul
- Museu de Arte Moderna de Istambul
- O que fazer em Istambul : Dicas do que ver e visitar
- Como é viajar sozinha para a Turquia
- Onde comprar cosméticos em Istambul
- Banho turco
- 10 Coisas para fazer em Istambul
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Paula, que post explicativo! Fiquei com vontade de fazer esse cruzeiro!
Ana Grassi
Ana querida, Vamos? Tenho certeza que vc ia adorar!
Eu tb acho que estando em Istambul tem que conhecer o lado asiático da cidade e fazer um passeio de barco no Bòsforo, um ponto geográfico importantíssimo!!! Aliás, adoro passeios de barco em qualquer lugar! Passeio lindo – certeza que vou fazer quando for a Istambul!
Lindo passeio! Quando a viagem até Istambul estiver na iminência de acontecer, volto para buscar as suas dicas! 😉
Sou louca pra fazer passeios assim, mas morro de medo. Sempre me enjoa =/
Lugar lindo Paula.
Olá, Paula.
Mas minha experiência em Istambul foi muito negativa e não recomendo esta cidade para ninguém.
Eu desembarquei à noite no aeroporto de Istambul (IST). Antes do voo, eu tinha comprado um serviço de transfer para o traslado único do aeroporto ao hotel, no valor de 32 libras esterlinas.
Na chegada ao aeroporto, não encontrei o motorista no local combinado e falei com um motorista que estava lá. Mostrei a ele o nome e número de telefone da pessoa que deveria me buscar. Ele ligou então e do outro lado da linha alguém se passou pelo motorista que me esperava, dizendo que houve um engano e que eu deveria fazer a corrida com aquele motorista que eu tinha encontrado. Foi colocado o preço de 3590,00 liras turcas e que o pagamento seria aceito por cartão de crédito e que haveria reembolso. Como eu estava muito cansado, era tarde da noite e não sabia a cotação da lira turca, acabei aceitando. Na saída do aeroporto, o motorista chamou um colega seu para acompanhar a viagem.
No caminho, eles pararam no primeiro caixa eletrônico e fui forçado a sacar o dinheiro. Naquele momento, vi que era um golpe e que corria risco de vida. Ao chegar ao hotel, tirei uma foto da placa do carro e pedi ajuda aos recepcionistas. Não consegui dormi naquela noite.
Na manhã do dia seguinte, fui ao posto policial para turista – localizado no centro histórico da cidade. Contei o que tinha acontecido, mas não foi feito boletim de ocorrência e o agente de polícia disse apenas que iria localizar o proprietário do veículo com base na placa e falar com ele para devolver o dinheiro.
Na noite do dia seguinte à ida à delegacia, um representante do proprietário do veículo foi ao hotel e o gerente do hotel intermediou o contato e negociação. Os dois, representante e gerente, disseram que caberia a mim apenas 85,00 euros, pois haveriam taxas a serem cobertas. Eu paguei o equivalente a 225,00 euros pela corrida criminosa e recebi apenas 85 euros ao final. Não tive boletim de ocorrência registrado. Fui coagido e roubado. É totalmente absurdo tudo isso. O crime e a impunidade prevaleceram. O gerente do hotel disse que há uma grande máfia no transporte por carro no aeroporto de Istambul.
Além disto, eu tinha comprado um city tour a pé pelo centro histórico, mas o guia não apareceu. O serviço que você recebe no hotel é inferior ao valor pago. Na cidade, eles sempre querem tirar algum proveito e cobrar a mais. Você precisa estar o tempo inteiro confirmando e checando os preços de produtos e serviços. Isso é muito desagradável. Sem falar que as pessoas de lá são mais mal educadas… percebi isso já no voo de ida na companhia aérea turca. A comida é bem diferente e não tem qualidade e sabor próximos à do Brasil.
Enfim… uma grande decepção e péssima experiência. Não recomendo Istambul e Turquia a ninguém. Certamente há opções melhores no exterior.