Brasileiros precisam de visto para ir ao Japão, mas não se preocupe porquê tirar o visto para o Japão não é nenhum bicho de sete cabeças, principalmente se você já tirou outros vistos mais complicados como e o caso do visto dos USA por exemplo.
Basicamente você só precisa da passagem de ida e volta, reservas no hotel, itinerário da sua viagem detalhado e comprovante que você tem dinheiro suficiente para se manter lá durante a sua viagem. Eu tirei o meu visto no consulado de Londres, mas é mais ou menos o mesmo processo do consulado de São Paulo.
Como tirar o visto para o Japão
Para esse post, eu coletei as informações no site do consulado de São Paulo, para quem vai como turista ou visitar amigos que são os casos mais comuns. Essa lista não tem caráter oficial, e eu recomendo sempre quem em caso de dúvida, o consulado é o lugar ideal para pedir informações.
Visto de Turismo ou Visita a Amigo
※ Apresentar todos os documentos em formato A4, sem impressão no verso
(via de regra, não serão aceitos documentos em impressão frente e verso)
- Passaporte (original)
- Formulário de Solicitação de Visto (original)
• assinado conforme o passaporte
• menores de 18 anos, assinatura do responsável
• RG do responsável acima (cópia simples) - Uma foto 4,5X4,5cm ou 3X4cm nítida e recente
- Carteira de Identidade RG ou RNE(cópia simples)
- Passagem de ida e volta ou print de reserva de todos os trechos (original e cópia
simples) - Cronograma de viagem (original)
- Comprovante de renda (original e cópia simples)
• Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de
entrega) e extratos bancários dos 3 últimos meses (ex.: extrato de
aplicações, poupança, investimentos)
• Outros comprovantes de renda
Dependente de pais, filhos ou cônjuge
• Comprovante de renda do financiador da viagem
• Documento que comprove a relação familiar (cópia simples)
Observações sobre o visto japonês
- Validade do visto: a partir da emissão de visto, o solicitante tem 3 meses para
entrar no Japão. - Validade do passaporte: via de regra mais de 3 meses.
- Países isentos de visto, vide site: www.mofa.go.jp
- No caso de visita a Okinawa, se apresentar documento que comprove que irá
para Okinawa como passagem aérea ou reserva de hotel, será isento de
pagamento da taxa consular de emissão de visto. - Todos os documentos apresentados estão sujeitos à análise e se necessário,
outros podem ser solicitados.
Dependente de pais, filhos ou cônjuge
- Comprovante de renda do financiador da viagem
- Documento que comprove a relação familiar (cópia simples)
Sobre o itinerário detalhado
É preciso detalhar direitinho o que você vai fazer, não basta dizer “Tóquio, Kyoto ou Hiroshima” e a data, é preciso dizer o que você vai fazer ou ver na cidade.
Eu tinha colocado as datas e no papel escrito apenas Tóquio e a mulher do consulado me perguntou porque eu não tinha detalhado mais, eu disse que estava acompanhando meu marido numa viagem a trabalho e que ficaria apenas em Tóquio com ele e ela me disse que Tóquio era muito grande e que eu precisava detalhar mais.
Dai eu escrevi “data tal visita ao Palácio Real de Tóquio” “dia tal compras em Shibuya” etc… se você ainda não tiver montado seu roteiro dia por dia (eu também não tinha feito isso!) basta você olhar os pontos principais da cidade em algum guia ou no blog para completar esse formulário.
Comprovação de fundos
Eu mandei o extrato da minha conta corrente e da poupança, para poder comprovar que teria condições financeiras para me manter durante a viagem. Não me fizeram absolutamente nenhuma pergunta, eu disse que iria acompanhar meu marido numa viagem a trabalho e a unica coisa que me pediram foi uma cópia do documento dele e uma carta onde ele dizia que iria a trabalho.
Preço do visto japonês
O visto tem preço diferente em função da quantidade de entradas. O visto de uma entrada custa R$97 e o de múltiplas entradas R$ 194.
Como tirar o visto do Japão morando no exterior
Quando fui para o Japão, estava morando em Londres. É possível tirar o visto do Japão morando no exterior sim, mas é necessário estar residindo legalmente no país. No geral eles pedem o documento de residência para comprovar, mas sugiro entrar em contato com o consulado japonês de onde você mora.
O consulado em Londres não marca horário, basta chegar lá e entregar todos os documentos e foi assim que eu fiz, eles conferiram os documentos e pegaram meu passaporte, me deram um recibo e eu voltei para buscar meu visto uma semana depois, bem rápido e simples.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Muito obrigada Paula!
Moro aqui na Inglaterra também e queria muito saber como tirar o visto morando aqui. Você sabe se é possível enviar tudo pelo correio ou é necessário ir até Londres?
Abraços
Flávia
Vou ficar te devendo a resposta pq não sei! Como moro em Londres eu fui até lá mesmo, recomendo que vc entre em contato com eles pra saber. Se eu tivesse q dar um palpite, eu diria q pode ser pelo correio, já que eles não pegaram minhas digitais e nem nada que precisasse da minha presença, mas é só um palpite mesmo 🙂
Oi Paula, tudo bem?
Eu vi o seu post na internet sobre o visto no Japão, e estou com uma duvida.
Eu estou estudando inglês em Cambridge desde 14 de julho, e fico aqui até 7 de outubro, depois vou viajar pela Europa 20 dia e pretendo ir ao japão no final de Outubro, mas precisamente no dia 23 de outubro.
O problema e que não consegui tirar o visto no Brasil pois o japão só fornece o visto para 3 meses. E estou querendo tirar este visto aqui em Londres, será que eu consigo?
Lembrando que fico no Japão 15 dias e depois retorno para a França e no dia seguinte volto ao Brasil.
Agradeço muito se me esclarecer isso.
Willian
Se entendi bem, você entrou como turista né? Nesse caso você não pode, porquê pra pedir em Londres tem que ser britânico ou ter direito de residir aqui, inclusive levei uma cópia do meu resident card.
Paula, tudo bem?
Sou Andreza e atualmente moro nos EUA, estou indo fazer uma viagem pra Thailandia e minha escala será em Tokyo, uma longa espera. Por isso estou pensando em sair do aeroporto e visitar um pouco Downtown. Vi que você tirou seu visto em Londres, foi tranquilo? Digo pelo fato de estar fora do Brasil e tudo mais, seria a mesma coisa?
Andreza
Foi sim, a única coisa mais dificil que e pediram foi um roteiro detalhado de cada dia
Fala Paula,
Pra pedir o visto em Londres vc teve q ir muito cedo la?
Preciso saber quant tempo demorou o atendimento pra coordenar com meu horario de trabalho.
Obrigado!
Leonardo
Não, tava quase vazio lá…como os britânicos não precisam de visto pra turismo, raramente tem muita gente! Tinha apenas umas 3 pessoas na minha frente