Como é voar com a Air Canada
Menos de 3 meses depois da minha primeira vez, eu volto ao Canadá, mas dessa vez apenas por 20h em Toronto. Meu destino final é Boston mas terei a primeira experiência de como é voar com a Air Canada, já que farei dois voos de ida com essa companhia aérea e dois na volta.
Como é voar com a Air Canada
Eu tinha comprado meu voo num erro de tarifa e não estava conseguindo localizar minha reserva no site da Air Canada. Mandei uma mensagem para eles pela página do Facebook e fui prontamente atendida, sanaram minha dúvida e foram amáveis e atenciosos.
A Air canada tem o título de melhor companhia aérea da América do Norte pelo quinto ano consecutivo. Das companhias aéreas da América do Norte eu só viajei com a American Airlines e com a Air Transat e a minha experiência de voar com a Air Canada foi bem melhor que nas outras duas.
Trajeto
Eu fiz um voo longo e um voo médio com eles. O primeiro trecho foi de Hong Kong para Toronto, e em seguida de Toronto para Boston num vôo curto de apenas 50 minutos de duração.
Check-in
Eu usei o serviço de in town check-in disponível em Hong Kong. O in town check in disponibiliza para os passageiros do airport express a possibilidade de fazer check in ainda na cidade, na estação de trem para ser exata (há balcões de todas as companhias aéreas) e você vai para o aeroporto só com a bagagem de mão.
Embarque
O embarque foi super tranquilo, começou uns 10 minutos depois do horário previsto e eles embarcaram todo mundo muito rápido, e bem antes do horário de decolagem a gente já estava pronto.
Ainda na fila de embarque, o pessoal de terra da própria Air Canada checou nossos passaportes, mas não me perguntaram nada sobre a minha autorização de viagem eletrônica para o Canadá (meu primeiro voo era para Toronto) como aconteceu quando fui para Montreal.
Já no segundo voo foi ainda mais tranquilo, poucos passageiros e embarcamos tranquilamente. O voo só não saiu pontual porquê foi necessário fazer um procedimento nas asas do avião para não gelar, em pleno inverno estava fazendo por volta de -8 graus.
Durante o voo
O avião era bem novo, poltronas no estilo 3-4-3 como é comum nesse tipo de voo intercontinental. O voo de Hong Kong para Toronto não estava cheio e vários assentos estavam vazios. Eu estava numa das fileiras de três na janela e uma moça sentou no corredor, então tivemos um assento entre nós e cada uma pode se esparramar um pouquinho mais.
Além de entrada USB, o avião tinha também tomadas, o que facilita a vida de todo mundo num voo de 15h como foi o meu de Hong Kong para Toronto. Pude inclusive começar a escrever esse post porquê tinha carga o suficiente para durar o voo inteiro.
Já de Toronto para Boston o avião era menor, um Embraer operado pela Air Canada Express que é a subsidiária deles para voos curtíssimos. O avião era pequeno e tinha configuração 2-2 que me lembrou o voo que fiz com a Air Baltic, mas a Air Baltic tinha avião ainda menor e de hélice!
Melhores hotéis no Canadá separados por cidades
Entretenimento de bordo
Não sou a pessoa que mais assiste filmes ou coisa que o valha no avião. Eu geralmente trabalho/leio e quando possível durmo durante o trajeto, então são raras as vezes que o entretenimento de bordo é testado por mim.
Como sempre gosto de ver as possibilidades, acabo olhando os filmes e a programação de cada companhia aérea e nesse quesito gostei da Air Canada. Tinha muitos filmes, e muitos filmes independentes também, curtas e filmes de vários cantos do mundo.
Falando em variedade de filmes, tinha uns três filmes brasileiros no repertório, gostei muito de ver. Como o meu voo partia da Ásia, tinha muitos filmes asiáticos (pelo menos uns 15!) e filmes indianos, europeus, árabes, etc…
Atendimento
Já disse que as comissárias são super gentis? Foram super amáveis o tempo todo, e quando tive problema com a tomada que não carregava, elas resolveram rapidamente. Depois a mesma comissária repassou algumas vezes me perguntando se estava tudo ok, são pequenos detalhes de como é voar com a Air Canada que a gente termina gostando da empresa.
Refeições a bordo
Foram servidas três refeições, o que achei ok num voo de 15 horas. Decolamos as 16:30 horário local e quase duas horas depois foi servido o jantar. A carne e o purê estavam bons, mas achei o pão e o bolo bem sem gracinha, padrão comida de avião.
No meio do voo foi servido um lanche, as comissárias passaram com cup noddles para os passageiros, e também um pedaço de sanduíche de peito de peru. O cup noddles acredito que é por se tratar de um voo originado em um país asiático.
O cardápio todo tinha três opções sempre, sendo uma asiática. Voltando ao cup nodles, é bem comum os viajantes asiáticos levarem em viagem (de ônibus ou trem) porquê água quente é fácil de encontrar em todo canto por essas bandas daqui. A parte ruim é que durante dez minutos o avião ficou com cheiro de miojo.
Já o voo de Toronto para Boston que durou 50 minutos, foi servido um pacotinho de pretzel e uma bebida.
Programa de milhas
A Air Canada faz parte da Star Alliance. Para acumulhar milhas você pode usar o programa deles ou de alguma companhia aérea parceira, eu usei o meu número da Tap para pontuar com milhas
Para onde a Air Canada voa
O principal hub da Air Canada é o aeroporto de Toronto. Se você for para outra cidade canadense, provavelmente vai precisar passar por lá. No Brasil a Air Canada opera São Paulo – Toronto diariamente, mas a Air Canada voa para vários destinos internacionais inclusive é uma das que muitos brasileiros pegam para viajar para a Ásia.
Aeroporto de Toronto Pearson
O aeroporto é o principal do Canadá, e provavelmente você irá passar por ele. A Air Canada tem um processo diferente de despacho de malas, e se sua viagem tiver origem na América do Sul você tem que pegar a mala e despachar novamente se Toronto não for seu destino final.
Imigração em Toronto
Muito rápido e eficiente, muitos guichês estavam abertos quando eu cheguei e não esperei nem cinco minutos na praticamente inexistente fila. Vários policiais além do inglês falam também francês, que é o segundo idioma oficial do Canadá.
Expliquei que iria passar menos de 24h no Canadá e de lá iria para os Estados Unidos. O policial me perguntou para qual cidade e qual era o objetivos da viagem. Tudo simples e rápido e ele me liberou.
Opinião final sobre como é voar com a Air Canada
Eu fiquei muito satisfeita com o serviço da Air Canada. Nunca tinha voado com a empresa, mas tinha ouvido falar coisas boas a respeito, e sempre achei que era uma empresa bacana e essa minha última viagem pude conhecer e saber como é voar com a Air Canada, e hoje posso recomendar para todo mundo.
Outros posts sobre o Canadá
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Oi Paula! Estou programando uma viagem que faco conexao no aeroporto de toronto, vi ali que vc escreveu sobre termos que retirar as malas de despachar novamente.. sera que eu consigo despachar logo que chego? Pergunto isso porque pretendia sair do aero para tentar conhecer algo na cidade e fazer isso com as malas seria impossível km
Silvana
Se o seu voo for no mesmo dia consegue sim, muitas vezes fica um funcionário ali na parte da esteira para ajudar nessas questões.
Boa viagem!
Oi Paulo, obrigada pelo post, muito esclarecedor.
Uma dúvida: você que foi pros EUA, fez a imigração americana já no Canadá?
Eu vou pra Washington em novembro, mas tenho escala em Toronto também queria saber como é.
Obrigada!
Carol
Eu fiz no Canadá sim, mas só percebi isso quando cheguei. Ainda em Toronto passei na imigração e qdo cheguei em Boston, parecia um voo nacional sem imigração nem nada, foi bem tranquilo e melhor do que eu imaginava.