A Bélgica é um país um tanto desconhecido para nós. Muita gente não sabe o que esperar, e além de Bruxelas e Antuérpia, não conhece outras cidades da Bélgica.
Quando eu morava em Londres, eu estava a 2h de trem de Bruxelas, e aproveitei essa facilidade para visitar a Bélgica algumas vezes e conhecer um pouco mais desse país.
Muitas dessas cidades podem ser visitadas num bate e volta saindo de Bruxelas. Você pode pegar o trem de manhã, ir até uma dessas cidades, passar o dia e retornar a noite.
Como sei que você provavelmente está planejando uma viagem pela Bélgica, vou deixar aqui alguns links para complementar
- Onde ficar em Bruxelas : Dicas de hotel
- Trem na Bélgica : Como funcionam
- Trem de Paris para Bruxelas e Amsterdam
Cidades na Bélgica para conhecer
Antuérpia
Taí uma cidade que apesar de grande, não caiu no gosto dos turistas. Antuérpia apesar de ser a segunda maior cidade da Bélgica, não é uma cidade super turística. Uma pena porquê a cidade é linda!
Eu adorei Antuérpia justamente por ela ser uma cidade “de verdade” e não apenas uma cidade fofinha. O centro histórico de Antuérpia tem uma catedral linda, uma praça bem no estilo belga e mesmo um castelo.
Ela é a minha favorita das cidades na Bélgica. Antuérpia tem um passado muito rico, já foi uma das principais cidades da Europa. Hoje ainda tem o comércio de diamantes, mas não é mais como no passado. O centro histórico é lindo, e vale muito a pena se perder por lá.
Brugges
Uma das cidades na Bélgica que os turistas mais visitam! Brugges é daquelas cidades que nem parece de verdade de tão bonita. Imagine casinhas fofas e canais numa cidade que parece ter saído de contos de fadas? Assim é Brugges! Tá certo que eu achei turística demais, mas nem isso tira a beleza dela.
Outra coisa que é legal é que você pode fazer apenas um passeio bate e volta, já que dá para visitar tudo em um só dia. Eu optei por dormir em Brugges, e assim pude conhecer a cidade com calma.
Visitei tudo que podia fazer a pé e conheci a cidade durante a noite, bem mais calma sem tantos turistas. Como é uma cidade com canais, claro que não poderia deixar de fazer um passeio de barco por lá.
Ghent
Um tanto parecida com Brugges, mas com vida própria e muito movimento por ser uma cidade universitária. Ghent é cortada por canais e passear por eles seja de barco ou a pé é o grande barato da cidade.
Eu estive na cidade no meio de setembro e peguei um dos últimos dias de calor antes da chegada do outono e a cidade estava super animada.
Em Ghent também dá para fazer passeio de barco nos canais, mas se você preferir pode andar pela beira dos canais à pé. Eu conheci a cidade das duas maneiras e voltei encantada! Ghent é a mais encantadora das cidades na Bélgica!
Leuven
Saindo de Bruxelas, dá para chegar em Leuven em apenas vinte minutos! A cidade é bem compacta e dá inclusive para se visitar em poucas horas, mas o meu conselhos é de se perder pelas ruelas fofas do centro de Leuven!
O que mais chama a atenção em Leuven é com certeza o prédio da prefeitura da cidade que tem mais de 500 anos e é impressionante. Outra coisa sobre Leuven, é que ela tem a fábrica de várias cervejarias conhecidas na Bélgica, inclusive da Stella Artois.
Mechelen
Localizada a meio caminho entre Bruxelas e Antuérpia, Mechelen fica a vinte minutos de trem das duas, e pode ser facilmente visitada durante um dia.
Mechelen é uma cidade com um centro histórico bonito, a praça central tem vários cafés e restaurantes, e várias ruas fofinhas. Assim como Ghent e Brugges, Mechelen também tem um canal que você pode conhecer fazendo um passeio de barco.
Dinant
Uma cidade pouco conhecida na Bélgica por nós, pequena mas muito fotogênica. Dinant fica a uns 100 km de Bruxelas e uma das atrações dessa pequena cidade é essa igreja ai na pedra, encantadora não é?
A cidade não é grande, mas vale a pena passar um dia lá, conhecer alguns pontos turísticos, almoçar e voltar para Bruxelas ou outra cidade no final do dia.
Liege
A terceira maior cidade da Bélgica fica ja na fronteira com a Alemanha, e é pouco conhecida. A cidade tem alguns pontos de interesse no centro histórico e os arredores são excelentes para quem gosta de turismo de aventura.
Liège é a segunda maior cidade francófona da Bélgica, atrás apenas de Bruxelas. Ela não é assim uma cidade imperdível, mas eu gostei de visitar. Acho que dois dias são suficientes para conhecer os principais pontos de Liège.
Eu fui para Liège em setembro, fiz passeio de barco, visitei vários pontos turísticos da cidade, e ainda fiz um bate e volta para Aachen na Alemanha.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.