A Calçada dos Gigantes foi um dos lugares mais incríveis que conheci esse ano. Fui pra Belfast na Irlanda do Norte para passar o final de semana, e eu terminei não conhecendo muito Belfast porquê fiz um passeio bate e volta para a Calçada dos Gigantes, que é uma “calçada” feita com colunas de basalto.
Parece um grande quebra-cabeça ou um favo gigante, com as rochas em formato mais ou menos hexagonal, a gente tem a impressão que elas foram colocadas ali uma por uma, mas na verdade elas foram criadas por uma atividade vulcânica.
Esse passeio eu fiz por uma agência, que sai de Belfast cedinho pela manhã e retorna no final da tarde, e além da Calçada dos Gigantes, tem também outros passeios. Tem vários tipos diferentes. Clique aqui para ver os preços.
História da Calçada dos Gigantes
A Calçada dos Gigantes foi formada a mais de 60 milhões de anos, sabe aquela coisa da deriva dos continentes? Só para dar uma ideia pra vocês do quanto é velha : Quando a Calçada dos Gigantes foi criada, a Europa e a América do Norte ainda estavam praticamente juntas.
Mesmo sendo assim tão antiga, só no século 17 que se tomou real conhecimento da existência dela. Foi quando chegou a noticia em Londres de que tal lugar existia e que começou a se estudar.
ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!
GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!
Passeio saindo de Belfast
O passeio não se resume a Calçada dos Gigantes, há também a visita a uma destilaria de whisky, a gente faz uma pequena parada para tirar fotos nas ruínas de um castelo, e atravessa uma ponte super alta que fica sob um desfiladeiro, mas quer saber?
Eu achei todo o resto bem dispensável, e se pudesse faria só a Calçada dos Gigantes mesmo e o passeio pela costa irlandesa, que achei linda e fiquei com vontade de voltar para conhecer mais.
A ida a destilaria de whisky eu achei muito básica, a gente entra, tem uma degustação e uma explicação muito rápida sobre o lugar e como se faz whisky, eu imaginava que a gente ia ver um pouco do processo de como fazer whisky, mas nada disso acontece, se alguém comprar o passeio só por causa da destilaria vai ficar meio decepcionado.
Eu não fazia ideia que a Irlanda do Norte fosse tão bonita, sabe? Durante o passeio a gente fica mais tempo dentro do ônibus que fora dele, mas a gente atravessa um bom pedaço da costa e passa por vilarejos lindos.
Todo o passeio a gente faz com um guia, que vai contando mais sobre a história do lugar e o meu guia era ótimo porquê sempre tinha umas anedotas fantásticas.
A lenda da Calçada dos Gigantes
Uma lenda irlandesa conta que um gigante chamado Finn MacCool queria enfrentar numa luta um gigante escocês chamado Benandonner, mas havia um problema: não existia uma embarcação grande o suficiente para atravessar o mar e levar um ao encontro do outro.
A lenda diz que MacCool decidiu construir uma calçada que ligava os dois lados, usando enormes colunas de pedra e assim resolvendo o problema do duelo. Benandonner aceitou o desafio e viajou pela calçada ate à Irlanda do Norte
Quando Benandonner chegou à casa dos dois e viu o bebê, pensou: “Se o bebê é grande assim, imagina o pai!”, e fugiu correndo de volta para Escócia.
Viaje Conectado!
SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.
Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.
Benandonner era bem mais forte e maior do que MacCool, percebendo isso a esposa de Finn MacCool, de maneira muito inteligente decidiu vestir seu marido gigante como um bebê.
Para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacCool destruiu a estrada enquanto corria, restando apenas as pedras que agora formam a Calçada do Gigante.
Ainda na Calçada do Gigantes, há um centro de informações, com tours e explicações dadas por um guia e material interativo sobre a Calçada do Gigantes, é necessário pagar um bilhete a parte para conhecer esse centro com exibições, mas eu decidi não fazer isso, preferi passar meu tempo explorando e admirando a beleza do lugar.
Eu estive na Calçada dos Gigantes durante a primavera, e apesar de não estar tão frio, estava ventando muito e dava uma sensação bem desagradável, mesmo porquê o lugar é aberto.
Então sempre vá um pouco mais agasalhado que o normal, mesmo porquê é muito melhor tirar uma camada de roupa, que passar frio durante todo o dia já que o passeio costuma durar o dia inteiro.
O passeio sai pela manhã e volta no finalzinho da tarde, geralmente dura umas 8-9h e você precisa além de estar bem agasalhado, levar um sapato bem confortável porquê é bem difícil andar pela Calçada dos Gigantes.
Eu recomendo que você leve um tênis e uma mochila com água e alguma comida, há uma parada para comer, mas possa ser que você sinta fome antes, e como dura o dia todo, é bom levar uma merenda, já que os lugares por onde o ônibus passa, não são lugares com muitas lojas, uma garrafinha de água também é bem vinda.
Se você costuma enjoar, leve também um remédio, o ônibus passa por algumas estradas pequenas e sinuosas, eu não tenho problema com isso, mas para quem costuma enjoar em viagens, acho que pode se sentir mal.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!