A cidade de Ayutthaya não é muito conhecida do povo brasileiro. Quando falamos em Tailândia vem à cabeça as praias paradisíacas de Koh Phi Phi e Phuket ou Bangkok, mas raramente Ayutthaya.
A cidade no entanto não é tão desconhecida assim, e tenho certeza que se você já viu fotos de algum templo de Ayutthaya sem nem saber onde era. Ayutthaya é a antiga capital do Reino da Tailândia (Sião) entre os anos de 1350 e 1767, que foi o ano da destruição da cidade pelos birmaneses.
Sãão muitos os templos de Ayutthaya e seria necessário pelo menos uns dois dias para visitar, mas a maioria das pessoas escolhem fazer apenas um passeio bate e volta de Bangkok para Ayutthaya, saindo de manhã e voltando no final da tarde.
Eu selecionei previamente na minha cabeça alguns templos que queria ver, e outros eu fui totalmente por surpresa. Você vai notar que os templos de Ayutthaya sempre se chamam Wat alguma coisa, é que na verdade Wat nada mais é que templo em tailandês.
Wat Chai Watthanaram
Esse é certamente o templo mais conhecido de Ayutthaya, o Wat Chai Watthanaram. O templo foi construído em 1630 pelo rei Prasat Thong para servir de memorial a sua mãe. Foi para mim o mais bonito e o mais impressionante dos templos de Ayutthaya que visitei apesar de ter algumas partes bastante destruídas.
O templo possui mais de 120 imagens de Buda em tamanhos diferentes, algumas só restam o corpo mas ainda assim é impressionante a beleza do templo com seus chedis em torno da parte principal do templo.
Wat Lokayasutharam
Esse é o Buda reclinado de Ayutthaya, quando a cidade ainda era a capital também era na proximidade desse templo que ficava o palácio real. Ayutthaya que já chegou a ter mais de 1500 templos foi completamente destruída e já contei no post sobre o buda reclinado de Bangkok que os birmaneses destruíram uma grande estátua de um Buda reclinado que ficava em Ayutthaya.
Essa não é a imagem original ( já que ela foi destruída!) mas a Phra Bhuddhasaiyart que é o nome da estátua é bem grande mas infelizmente o nível de conservação da imagem não é dos melhores, a tinta está completamente desgastada. Atrás do grande Buda tem algumas outras imagens mas o que realmente vale a pena nesse templo é o grande Buda.
Wat phu khao
Do templos de Ayutthaya, o wat phu khao thong ganha a categoria de melhor vista, do alto das suas escadarias é possível ter uma bela vista da cidade, inclusive do rio. Nao é o templo mais bonito mas a vista compensa a subida e no interior há uma grande quantidade de Budas espalhados nos corredores da parte interna do templo.
O templo também é conhecido pelo nome de montanha dourada por causa da sua forma e do chedi com detalhes dourados no topo.
Viharn Phra Mongkol Bophit
De nome um pouco diferente, acreditam que esse templo foi construído no ano de 1538. O templo em si é muito parecido com o Grande Palácio de Bangkok e o que chama a atenção é uma grande estátua dourada de Buda que deve ter quase 15 metros de altura.
A estátua ainda é a original da época da construção do templo mas originalmente a estátua ficava do lado de fora do templo, até que no início do século XVIII a estátua foi atingida por um raio e decidiram colocar ela na parte interna por questões de conservação.
Foi nesse templo onde “conversei” com um monge, e esses poucos minutos de palavras trocadas me surpreendeu muito porquê achava que os monges seriam muito mais discretos e fechados, e apesar de falar pouco inglês ele me fez entender que gostou muito do meu cabelo (cachos é algo muito distante dos tailandeses) e ele repetiu isso varias vezes e me perguntou de onde eu era, tudo de uma maneira muito simpática e sorridente.
Wat ratchaburana
Esse templo tem uma história triste e de inveja por trás da beleza : Foi construído pelo rei Ratchathirat II em 1424 no lugar onde seus dois irmaos morreram, os irmãos morreram num duelo entre eles para disputar o trono de Ayutthaya.
É um dos templos mais bem conservados de Ayutthaya embora não tenha tantas coisas interessantes para ver na parte interior porquê o templo foi saqueado nos ano 50 e levaram muitas imagens de Buda e relíquias que no final totalizavam mais de 100kg de ouro.
Lembram que falei dos dois irmãos que terminaram morrendo por causa da disputa do trono? O irmão deles que se tornou rei mandou contruir dois chedis no templo que representam os dois irmãos como vocês podem ver na foto acima.
Wat Yai Chaimongkol
Esse foi outro templo que me impressionou, não sei se foi por ter sido o templo com mais visitantes ou se foi por ele ter sido o mais conservado dos templos com centenas de imagens de Buda vestidos com a tão conhecida túnica laranja dos monges.
O lugar era um monastério real, aliás o seu nome quer dizer grande monasterio de sorte e vitória em referência a vitória sobre os birmaneses que já tinham invadido a região.
Como ir de Bangkok a Ayutthaya :
Em cada esquina da parte turística de Bangkok tem uma agência turística onde é possível comprar o passeio para Ayutthaya, se estiver interessado em um pacote pode pedir no seu hotel que com certeza eles terão uma brochura com os passeios. Eu fui para Ayutthaya por conta própria e vou explicar para vocês.
Dá para ir para Ayutthaya de trem mas pelo que lí as vans são muito mais práticas e confortáveis e todas tem ar condicionado.
Eu fui de van e custou 60 baht, se você quiser também pegar uma van e ir de maneira independente, as vans saem da estacão Victory Monument mas ficam um pouco escondidas entao quando você sair do metro continue andando ate o final da passarela e só desça já no final porque fica mais facil ja de ver as vans e dai pode perguntar qual van vai para Ayutthaya.
Para facilitar um pouquinho eu fiz esse mapa para mostrar de onde saem as vans.
Se locomover entre os templos de Ayutthaya
Chegando em Ayutthaya é necessário providenciar um transporte já que apesar de um ou outro templo ser próximo, eles são na maioria um tanto distantes um do outro e não é possível percorrer os maiores templos a pé.
Ví muitos turistas alugando bicicleta, é a maneira mais econômica de fazer o passeio se você for uma pessoa muito ativa e não se incomodar em pedalar durante horas sob o sol ardente da Tailândia, as outras opções são táxi e tuk tuk.
Resolvemos pegar um tuk tuk, aqui diferente do que acontece em Bangkok há muito motorista de tuk tuk sério, o que escolhi era mesmo registrado no escritório de turismo da cidade e cobrava 200 baht a hora, exatamente o preço que o escritório de turismo me disse que era o normal.
Preço de entrada dos templos : varia, alguns são gratuitos e outros variam de 20 a 50 bahts.
Procurando hotel na Tailândia?
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.