Faz algum tempo que queria falar um pouco mais sobre São Paulo, e achei que um post sobre a Avenida Paulista seria perfeito sobre esse assunto já que nos últimos dois anos eu fiquei hospedada perto da região. Para esse post, eu terminei convidando o Douglas e a Laís que são blogueiros do Viagem Lado B e moram na cidade, por isso conhecem muito de São Paulo!
O Viagem LadoB é um blog de viagens que gosta de aproveitar com mais tempo os lugares visitados. Além dos pontos turísticos, procuramos visitar lugares menos conhecidos pelos turistas e mais frequentados pelos locais.
Também achamos legal aproveitar as viagens para ir a exposições e shows, na maioria das vezes se torna uma experiência incrível!
Roteiro sugerido pela Avenida Paulista
Descer na estação Paraíso do metrô, ir a pé até a avenida Paulista, passando pela avenida Bernardino de Campos. Andar é o mais indicado para aproveitar os lugares e sentir o clima da cidade. Mas vale lembrar que ao longo da avenida Paulista tem mais 3 estações de metrô (Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação), e mais uma que fica na rua da Consolação, quase esquina com a avenida Paulista (Estação Paulista).
A Avenida Paulista é um dos mais famosos símbolos de São Paulo, é um ponto de encontro da cidade. Ali tem de tudo: museus, cinemas, lojas, restaurantes, bares e botecos, cafeterias, bancos, escritórios, shopping centers, faculdade, livrarias, consulados de vários países e muito mais. Conhecer esse lugar é obrigatório!
Se você visitar a avenida durante a semana, perceberá que as pessoas sempre estão com pressa.
Aos sábados e domingos, a vida anda um pouco mais devagar. Inclusive, ela é fechada aos carros aos domingos e se torna um grande lugar de diversão ao ar livre. Os pedestres e os ciclistas se apropriam do espaço.
Antigamente haviam casarões de famílias ricas, que foram destruídos para dar lugar aos prédios.
Casa das Rosas
Dos casarões, é possível ver somente quatro deles, sendo a Casa das Rosas a mais famosa e preservada dentre eles. Os outros casarões são: no número 709, o palacete é uma agência do banco Santander. No número 1811, a mansão é uma agência do banco Itaú. O castelinho (como é conhecido) fica no numero 1919 e não é aberta a visitação.
Logo no início, após a praça Oswaldo Cruz, tem a Casa das Rosas. A Casa das Rosas é linda! Ela foi projetada por Ramos de Azevedo para ser residência de uma de suas filhas e ficou pronta em 1935. Atualmente ela é um centro cultural aberta ao público, com exposições e eventos. Veja a programação aqui
O jardim super bem cuidado tem rosas de várias cores é um convite ao descanso. Do outro lado da avenida fica o Hospital Santa Catarina, com o prédio antigo e o novo lado a lado.
Itaú Cultural
No quarteirão seguinte, na calçada da Casa das Rosas, fica o Itaú Cultural. Ali sempre tem exposições temporárias interessantes e gratuitas, normalmente de arte brasileira.
A maioria das exposições são de curta duração, então mesmo que você conheça o local, vale sempre a pena voltar, já que sempre tem coisa nova.
Você certamente já viu a foto da escadaria em algum lugar! O Itaú Cultural é um prédio super bonito, e que muita gente aproveita para tirar fotos instagramáveis. Vale a pena dar uma olhada! Veja a programação aqui
Ao longo da avenida, há muitos cafés, restaurantes e lojas para descansar um pouco. Quase na esquina com a rua Pamplona fica o prédio da FIESP. No andar térreo sempre há exposições temporárias, normalmente são interativas e gratuitas. Se houver alguma mostra, dê uma passadinha lá.
MASP
Mais dois quarteirões dali fica o grande símbolo da cidade, o MASP – Museu de Arte de São Paulo. O prédio é grandioso e parece flutuar sobre as quatro pilastras vermelhas. Ele foi projetado pela Lina Bo Bardi e inaugurado em 1968.
O acervo permanente é maravilhoso e tem obras de importância internacional, são mais de 8.000 peças e é considerado o museu de arte mais importante do hemisfério sul. Lá tem obras de Van Gogh, Degas, Monet, Manet , Cézanne, Goya, Rembrandt, Candido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret etc.
As obras ficam penduradas nos cavaletes de cristal (como é conhecido). Ele foi planejado também por Lina e foi uma forma revolucionária de expor as pinturas em um vidro vertical preso em um bloco de cimento. Com isso o espaço não tem paredes, é aberto, não tem um roteiro determinado, o visitante escolhe o trajeto e ordem das obras que quer ver.
Também há exposições temporárias, veja a programação aqui.
O vão livre sempre é ocupado por pessoas e aos domingos tem uma feirinha de artesanato e antiguidades.
P.S. Se você for ao Masp no final da tarde, pode aproveitar pra fazer uma boquinha ou tomar um chopp numa chopperia que fica do lado do Masp. A Chopperia Opção fica coladinha no Masp e tem cerveja e petiscos por um preço bom, sempre vou lá quando estou em São Paulo.
Parque Trianon
Logo em frente ao MASP, fica o Parque Trianon. Essa área verde no meio de tantos arranha-céus é oásis com passarinhos cantando. O parque é bem cuidado, com bancos e pessoas circulando. O curioso é que uma rua corta o parque ao meio e uma ponte liga os dois lados do parque.
Continuando mais uns quarteirões, na esquina com a alameda Ministro Rocha Azevedo tem o novo parque Mario Covas. Ali tem um quiosque com informações turísticas (tourist information), bancos para descansar e banheiros.
Andando mais um pouco, na mesma calçada fica o Conjunto Nacional. Esse complexo mistura no mesmo lugar residências, salas comercias, lojas, restaurantes, livrarias, teatro e cinema.
Ele ocupa um quarteirão inteiro, foi inaugurado em 1956 e sua arquitetura mostra características dessa época. No saguão térreo, sempre tem alguma exposição sobre temas variados. Vale a pena dar uma passada.
Em uma das esquinas do Conjunto Nacional fica a rua Augusta. Essa rua é muito movimentada, com muitos restaurantes, lojas, cinemas, bares, baladas, etc.
Instituto Cervantes
Indo para o final da avenida, fica o Instituto Cervantes onde há exposições temporárias sobre assuntos do mundo hispânico. Logo em frente fica a praça do Ciclista, lugar onde se tornou um ponto de encontro, principalmente, entre as pessoas que gostam de pedalar.
A avenida Paulista é onde tudo acontece em São Paulo, desde a festa de ano novo, manifestações, comemorações, a corrida de São Silvestre e muito mais. Essa avenida conta um pouco da história da cidade e de seus cidadãos.
Japan House
O que não falta em São Paulo (e principalmente na Paulista) são centros culturais! Esse aqui veio para somar e coloca a cultura nipônica no centro. Engraçado que eu jurava que ficava na Liberdade, só depois descobri que na verdade era na Avenida Paulista.
São três andares de exposições, café, biblioteca, lojinha e tudo relacionado a cultura japonesa. São Paulo foi a primeira cidade do mundo a receber a Japan House, existem outras duas no mundo, uma em Londres e outra em Los Angeles.
Sesc Paulista
Uma das atrações mais recentes da Avenida Paulista é o Sesc Paulista. Ele foi aberto em 2018 e tem 17 andares de exposição, oficinas, apresentações, cafés e um mirante bonitão para tirar fotos.
Tem muita coisa legal acontecendo lá, e a entrada é gratuita! Se o seu objetivo é apenas tirar foto, pegue o elevador e vá diretamente pro 17 andar. Lá tem um café legal e é lá que fica o mirante.
Esse mirante se transformou num dos melhores lugares para tirar fotos de São Paulo. Ainda por cima quase na frente fica o mural do Oscar Niemeyer feito pelo Kobra, deixando a sua foto lá de cima ainda mais bonita.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Paula, foi muito bacana escrever esse Guest Post.
Gostamos muito do seu blog e das suas dicas de viagem!