Uma das coisas que mais me impressionou em Tóquio foi a quantidade de verde na cidade! Quando cheguei na cidade e vi o quão grande ela era, e a quantidade de arranha-céus, não poderia imaginar que ela fosse tão verde, que tivesse tantos parques e jardins.
Como eu fiquei bastante tempo na cidade, tive tempo de ir com calma a vários parques e jardins, e tive a sorte de ir no outono, quando as folhas ganham tons lindos e muitos japoneses saem para fotografar a folhagem.
“Qual o parque mais bonito de Tóquio?” Ouvi essa pergunta algumas vezes, e sinceramente? Não sei responder, visitei vários parques e jardins, praticamente há uma área verde a cada quadra em Tóquio, e eu selecionei nesse post 5 parques para conhecer em Tóquio, que foram os meus favoritos durante a minha estadia em terras nipônicas.
Uma coisa que foi curiosa para mim, acostumada com os parques de Londres, foi o fato que alguns parques e jardins cobram entrada! Nada absurdamente caro, mas fiquei surpresa de ter que pagar para ir a um parque. Muitos deles recebem uma manutenção intensa, já que jardins no estilo japonês tem que ter sempre arbustos aparados, tudo mais certinho…
Dessa minha lista de 5 parques para conhecer em Tóquio, três são pagos e dois grátis, coloquei um mapinha no final do post para vocês poderem se localizar e saber onde fica cada um dos parques.
Outra coisa que notei foi que, com exceção do Rikugien e do Ueno, todos os outros parques são um tanto vazios, mesmo sendo outono e os japoneses terem costume de ir aos parques fotografar a mudança de cor nas folhagens.
5 Parques para conhecer em Tóquio
1- Parque Ueno
É bem verdade que ele já tinha perdido muito de sua beleza quando fui, já no começo de dezembro, mas depois de ver fotos dele em outras épocas, e principalmente na primavera, quando os corredores ficam lotados de cerejeiras, eu resolvi incluir o Ueno.
O Ueno fica num complexo enorme, que inclui templos, o Museu Nacional de Tóquio, zoológico e outras atrações. Tem um lago com pedalinhos e outras atrações, mas infelizmente eu fui em dezembro e essa parte já não funcionava. O Ueno é um dos parques de Tóquio mais concorridos para ver a floração das cerejeiras.
2- Shinjuku
Foi o primeiro parque pago que fui em Tóquio, vi no meu guia da cidade que ele era um dos principais da cidade e fui. Fiquei boba com a beleza do lugar, os jardins de estilo japonês sempre são lindos, mas ver todo um parque nesse estilo era a minha primeira vez.
A maioria dos parques que visitei, são parques de alta manutenção já que as árvores e arbustos precisam ser podados com frequência, também li que antes das árvores serem plantadas, eles fazem um planejamento para ver qual árvore tem a folhagem que dura mais etc… o resultado é lindo porquê os parques de Tóquio sempre tem um degradê incrível de cores, vou ser repetitiva e dizer que conhecer os parques no outono foi ainda mais especial, mesmo sabendo que na primavera fica lindo com a floração das cerejeiras.
Observação de folhas no outono
Foi também no Shinjuku que ví pela primeira vez muitos japoneses fotografando as folhas, não exatamente as árvores mas as folhas! depois de conversar com alguns japoneses eu descobri que isso é quase uma mania nacional, e que muita gente durante o outono faz viagens fotografando a folhagem.
Como eu estive no Japão durante o outono, eu pude ver muita gente fotografando nos parques, as vezes tinha filas de gente com tripés tentando capturar o colorido das folhas, que aliás mesmo com minhas viagens e conhecendo vários lugares, ainda não ví um lugar com um outono tão bonito como em Tóquio.
Achei o Shinjuku um tanto vazio, não sei se é porquê a entrada custa 200 ienes, mas apesar de grande tinha pouca gente visitando o lugar. São vários jardins diferentes e alguns lagos, algumas partes são árvores como num parque qualquer, e outras partes apenas jardim japonês, com arbustos redondinhos, lago com carpas etc..
3- Parque de Hibyia
Eu já tinha lido sobre o Hibyia, mas cheguei assim totalmente por acaso : Eu estava no jardim do palácio imperial, e fui andando e cheguei lá.
Foi um dos lugares mais comentados no meu snapchat (nomundodapaula) porquê as folhas pareciam pintadas uma a uma e o degradê que uma árvore fazia com a outra era incrível.
Ele fica do ladinho do Jardim Imperial, e acho que isso termina ofuscando o Parque de Hibyia, enquanto os jardins do Palácio Imperial tinha turistas, poucos eram os passantes pelo Hibyia que para mim está entre os parques mais bonitos de Tóquio.
4- Rikugien
Acho muito difícil escolher um como o parque mais bonito de Tóquio, mas se você me perguntar qual foi o que mais me surpreendeu, sem dúvida foi o Rikugien. Rikugien na verdade era uma casa de férias da família do fundador da Mitsubishi e foi posteriormente doado a cidade de Tóquio, e hoje ele é considerado o parque mais bonito da cidade.
Antes mesmo de entrar, eu já tinha percebido o quanto ele era concorrido, passei quase meia hora na fila para comprar o ingresso para esse parque, sim, ele é mais um dos parques pagos da cidade, e é necessário desembolsar 300 yenes para entrar.
Um jardim em forma de poema
Ainda na entrada eu tinha lido que o Rikugien era um jardim em forma de poema e não entendi bem, mas depois li mais sobre o assunto e descobri que ele fala sobre a forma de um antigo poema tradicional japonês, é mais ou menos como se eu dissesse que o Parque do Ibirapuera tem formato de um soneto, seria estranho, mas se a gente visse que certas partes do parque “lembram” poemas famosos seria mais fácil de ligar, mas o problema é que eu não conheço poesia japonesa.
Então o Rikugien representa 88 cenas de poemas japoneses tradicionais, e eu não sou super entendida de arte nem nada, mas algumas partes dele eram realmente poéticas, era tão lindo que parecia uma pintura.
O parque em sí não é tão grande, mas é muito bonito e a gente tem uma espécie de “trilha” para caminhar, e dá para fazer vários percursos diferentes, e boa parte do percurso a gente segue por alguma parte de água/lago e fica ainda mais bonito porquê sempre tem carpas enormes, peixes diferentes etc…
Além de serem fotogênicos, os parques de Tóquio também são uma boa opção de passeio em família, a maioria tem cafeterias/lanchonetes, são bem tranquilos, tem uma grande área verde e lagos para as crianças verem peixinhos e alguns tem até brinquedos.
5 – Hamarikyu
É o parque com mais pontos água ao redor, porquê além de todos os lagos do parque, ainda tem o Rio Sumida que passa por dentro do parque, e a Baía de Tóquio que está bem do lado e termina sendo uma continuação do parque, e uma atração a mais.
O Hamarikyu tem uma das paradas do passeio de barco de Tóquio, o Tokyo Water Bus que passa por vários pontos da cidade, e dá para programar um passeio de barco logo depois da visita ao parque.
É possível participar de uma cerimônia do chá no Hamarikyu, mas nesse caso eu acho melhor reservar com certa antecedência e ver em quais horários existe em inglês.
Outros posts sobre o Japão
- Tokyo Tower
- 10 Coisas para fazer em Tóquio
- Narita Express : Como ir do aeroporto de Narita ao centro.
- Comidas estranhas no Japão
- Como é ser uma turista negra no Japão
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.