Táxi na China : Um Guia para Não se Perder

Táxi na China : Um Guia para Não se Perder

Última atualização

táxi na china

Pegar táxi na China é algo corriqueiro e barato. Mesmo em cidades grandes como Pequim, Shanghai e outras capitais de províncias, o táxi na China costuma ser muito prático, seguro e barato. Arrisco dizer que de todos os países que conheço, a China é um dos que tem mais táxi, já que nunca passei sequer cinco minutos na rua esperando um táxi na China.

táxi na china

Pode parecer assustador num primeiro momento pegar um táxi num país tão diferente e com uma barreira linguística tão grande, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Eu mesma ando muito de táxi na China, e se você tomar alguns cuidados como os que vou citar abaixo, sua viagem de táxi na China vai ser um sucesso.

táxi na china
Tenha sempre o nome do destino anotado

Imagino que assim como eu, você não sabe falar chinês, e que pode ficar com receio de parar assim um táxi no meio da rua. A minha dica é SEMPRE ter o nome do lugar que você quer ir no idioma local! Eu faço isso o tempo todo e nunca tive nenhum problema pegando táxi na China.

Quando você reserva um hotel pelo Booking, ele sempre vai te mostrar o endereço do hotel também em chinês, assim mesmo que você tenha acabado de chegar e queira ir do aeroporto para o hotel, é só mostrar o papel da reserva com o endereço em chinês. Uma vez chegando no hotel, pode pedir na recepção para que anotem para você.

endereço em chinês

Nas grandes cidade, em bons hotéis eles costumam ter um “cartão de táxi” que é um cartão com o nome e endereço do hotel escrito em chinês. Alguns hotéis, além do nome e endereço, tem também o nome de várias atrações do lugar, assim você pode ir de uma para outra sem maiores problemas. Fiquei em um hotel em Shanghai que tinha o cartão do táxi com os principais pontos turísticos escritos em inglês e chinês, assim era só mostrar onde eu queria ir.

Não tenha vergonha de pedir para a recepcionista ou concierge para anotar o nome em chinês, isso é a coisa mais comum do mundo por essas bandas, e eles fazem isso com quase todos os turistas estrangeiros, já estão acostumados. Se por acaso você estiver na rua e não tiver lembrado de pegar o papel, pode também usar uma foto ( se você tiver internet) e se for um ponto turístico super conhecido. Tipo se você estiver em Salvador, e mostrar uma foto do Elevador Lacerda, qualquer taxista te leva lá, na China, se você estiver em Shanghai e quiser ir a Torre de Pérola mas não tiver o nome em chinês, mostre uma foto!

o que fazer em shanghai

Por mais que você ache que vai conseguir pronunciar o nome direito, não vai! Cada palavra em mandarim tem quatro tons diferentes, e mesmo quem estuda as vezes tem dificuldade de diferenciá-los, então nem arrisque! Errar no tom pode te fazer ir para um destino completamente diferente do que você quer.

Também não tente mostrar no mapa, se o mapa estiver escrito em inglês ou em qualquer língua latina. Se eu eu te mostrasse um mapa para você onde aparecesse 北京西站 você entenderia? Pois é, o taxista também não vai entender Beijing West Railway Station no seu mapa, e se você quiser ir para essa que é a principal estação de trens de Pequim, melhor pedir no hotel para anotarem num papel ou simplesmente mostrar o bilhete para o taxista, no bilhete vem escrito o nome da estação.

Escolha aqui seu hotel nas principais cidades chinesas

Shanghai Pequim Nanjing Hangzhou
Tianjin Chengdu  Wuhan Qingdao
Dalian Shenyang Kunming Guangzhou

 

táxi na china

Como pegar um táxi na China

Se você estiver na rua e ver um táxi, basta levantar a mão! Esse é um sinal meio que universal para pegar táxi e sempre funciona. Aeroportos, estações de trem e outros costumam ter filas de táxi, mas quase sempre vai ter alguém furando a fila, tentando pegar na frente dos outros etc…as vezes precisa ter paciência mesmo!

táxi na china

Por dentro de um táxi na China

Acho que a primeira coisa que você vai estranhar, é que a maioria dos táxis tem um espaço separando o motorista dos passageiros, parece quase como um camburão. Na maioria das cidades, eles não permitem passageiros no banco do passageiro, a exceção geralmente é quando é uma mulher a passageira.

São bem limpos no geral, mas raramente você vai ver o cinto de segurança no banco de trás! Uma coisa é que os táxi na China parecem seguirem todos o mesmo padrão de carro, não sei se na teoria é assim, mas quase sempre vai ser mais ou menos o mesmo modelo de carro, diferente do Brasil por exemplo onde os modelos de táxi variam muito.

didi china

Uber na China

Não existe Uber na China, o equivalente ao Uber se chama Didi! Didi Chuxing pra ser exata e agora o aplicativo também tem uma versão em inglês. O Didi nas últimas atualizações ficou bem mais fácil de usar. Ele funciona como o Uber mesmo, e agora no cadastro do aplicativo, eles estão aceitando cartões de crédito estrangeiros ( inclusive cartões brasileiros!)

Uma diferença é que o Didi serve tanto para chamar carro privado quanto táxi na China. Você pode escolher se quer chamar só taxistas normais ou se quer carros privados. O táxi na China é bem barato, e mesmo você escolhendo táxi normal o preço não sai salgado.

Pagamento

Tenha sempre dinheiro trocado com você, já que os taxistas chineses raramente tem troco para grandes somas. Como o táxi é barato, raramente eles vão ter troco para valores acima de 100 yuans. A bandeirada é muito barata, e claro varia de cidade para cidade, em Shanghai são 14 yuans, enquanto em Kunming apenas 8.

No geral, assim que você entra o taxista liga o taxímetro, mas se por acaso ele não ligar, aponte e peça para ele ligar. Além do dinheiro, também é possível usar pagamentos eletrônicos como Alipay e Wechatpay na maioria dos táxis na China sem maiores problemas. 

carro hainan

“Conversas de táxi”

Chinês é um povo super curioso! Mesmo sem ele saber falar inglês, já me aconteceu de alguns motoristas tentarem uma conversa pelo tradutor. Nada demais, apenas coisa do tipo de onde você é e tals. No geral são simpáticos e vão até tentar dizer um “Bem vindo a China. Mesmo sem falar chinês, arrisque a dizer um nihao (oi) quando entrar e um xiexie (obrigado) quando sair.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Ásia, Carro, China, Slides, Transporte
ano novo chinês
Ano Novo Chinês : O que é, Costumes e Tradições

como planejar uma viagem para china
Mitos e Verdades sobre a China

Fechar